Petar Musa

Avançado, 27 anos,
Croácia
Equipa Principal: 2 épocas (2022-2024), 66 jogos (2009 minutos), 17 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

ajnogueira

Citação de: bnfc em 10 de Junho de 2023, 10:08
Citação de: ajnogueira em 10 de Junho de 2023, 09:49
Citação de: bnfc em 10 de Junho de 2023, 03:59
Citação de: djhifi em 10 de Junho de 2023, 03:54
Citação de: bnfc em 10 de Junho de 2023, 03:50
Citação de: Jpedroc23Araujo em 09 de Junho de 2023, 12:46Passou de cepo a idolo

Não é cepo nem é ídolo. É um jogador com limitações evidentes mas que foi cumprindo nos minutos de que dispôs. Fez por merecer nova oportunidade, mas claro que o Benfica precisa de jogadores de outro nível, mesmo como alternativa aos titulares.

Comparatiavamente é muito mais alternativa aos titulares um Musa do que um Chiquinho.

Eu colocaria os dois ao mesmo nível. Embora completamente diferentes, ambos estão a um nível inferior àquilo que gostaria de ver no Benfica.

Eu gostava de perceber como é que o pessoal tira estas conclusões.

O Musa raramente foi titular, e mesmo assim andava sempre a molhar a sopa e a mexer com o jogo.
Tem mais golos por minuto que o Ramos.
Veredicto: "não tem nível para Benfica".

Chama-se a isso "ver o futebol praticado", como domina uma bola, como decide, como se movimenta, e não apenas chegar ao zerozero e contar os golos que marcou. Sei que este conceito é algo complicado para certas pessoas, mas é assim mesmo.

Aconselho a que facas então o que dizes, porque se tiveres visto o Musa jogar com olhos abertos, verias que até em jogos onde não marcou golos mexeu sempre com o jogo e criou sempre desiquilíbrios que ajudaram a equipa a desbloquear jogos.

Já para não falar da forma como desvalorizas o acto de marcar golos num... Ponta de lança.

bnfc

Citação de: ajnogueira em 10 de Junho de 2023, 11:23
Citação de: bnfc em 10 de Junho de 2023, 10:08
Citação de: ajnogueira em 10 de Junho de 2023, 09:49

Não é cepo nem é ídolo. É um jogador com limitações evidentes mas que foi cumprindo nos minutos de que dispôs. Fez por merecer nova oportunidade, mas claro que o Benfica precisa de jogadores de outro nível, mesmo como alternativa aos titulares.

Comparatiavamente é muito mais alternativa aos titulares um Musa do que um Chiquinho.

Eu colocaria os dois ao mesmo nível. Embora completamente diferentes, ambos estão a um nível inferior àquilo que gostaria de ver no Benfica.

Eu gostava de perceber como é que o pessoal tira estas conclusões.

O Musa raramente foi titular, e mesmo assim andava sempre a molhar a sopa e a mexer com o jogo.
Tem mais golos por minuto que o Ramos.
Veredicto: "não tem nível para Benfica".

Chama-se a isso "ver o futebol praticado", como domina uma bola, como decide, como se movimenta, e não apenas chegar ao zerozero e contar os golos que marcou. Sei que este conceito é algo complicado para certas pessoas, mas é assim mesmo.

Aconselho a que facas então o que dizes, porque se tiveres visto o Musa jogar com olhos abertos, verias que até em jogos onde não marcou golos mexeu sempre com o jogo e criou sempre desiquilíbrios que ajudaram a equipa a desbloquear jogos.

Já para não falar da forma como desvalorizas o acto de marcar golos num... Ponta de lança.

Não desvalorizo, simplesmente faço uma coisa que não sabes o que é: dou importância ao contexto. Marcou golos em 10 jogos. Excepção feita aos jogos com o Inter, Estrela e Caldas, foram todos jogos com vitórias folgadas, em que entrou numa altura em que já ganhávamos ou goleávamos, com o adversário cheio de espaços na defesa. E com isto não quero tirar-lhe o mérito dos golos. Como disse, é trabalhador e marcou-os. Simplesmente não me limito a dividir o número de minutos pelo número de golos. Tecnicamente, tem claras limitações ao nível do domínio da bola, por exemplo. Deixava-o no plantel, mas não como alternativa directa ao titular. Para isso, gostaria de ver bem melhor no Benfica.

Armani

Simpatizo com o rapaz mas é curto para nr. 2. O Ramos precisa de concorrência mais forte.

GTtdi_SLB

Citação de: Armani em 10 de Junho de 2023, 13:15Simpatizo com o rapaz mas é curto para nr. 2. O Ramos precisa de concorrência mais forte.
Casper Tengstedt, só aqui estão enterrados uns 12M

Darkboy

O Musa custou 6,5M€ (tudo incluído, mecanismo de solidariedade, comissões, etc). O negócio cheira a esturro mas ele demonstrou que vale mais do que isso. Em 2023, 6,5M€ por um ponta de lança não é nada. E ter chegado à seleção croata com 25 anos ainda o valoriza mais.

Os números dele foram ótimos:
- no total, 1.111' com 11 golos e 2 assistências;
- no campeonato, 640' com 7 golos e 2 assistências;
- na Liga dos Campeões, 124' com 2 golos (Maccabi Haifa e Inter).

Mexeu com o jogo em grande parte dos jogos onde entrou. Não é um craque mas é uma boa solução para ter no plantel. Revelou-se dinheiro bem gasto.

Armani

Citação de: GTtdi_SLB em 10 de Junho de 2023, 13:18
Citação de: Armani em 10 de Junho de 2023, 13:15Simpatizo com o rapaz mas é curto para nr. 2. O Ramos precisa de concorrência mais forte.
Casper Tengstedt, só aqui estão enterrados uns 12M
O Casper é uma incógnita total. Não me sinto nada tranquilo com as segundas linhas.

CreedBratton

Tem lugar garantido no plantel e bem.

Obviamente que saindo Ramos temos de ir ao mercado.

arfm14

Citação de: Peficago em 10 de Junho de 2023, 10:05Se o Casper Tengstedt se afirmasse na pré época, assumindo que foi essa a intenção da sua contratação, não era de vender o Musa e aproveitar a valorização?

Ficariam no plantel Ramos (ou contratação de novo avançado com o mesmo nível, dado que se perspectiva uma venda desta natureza depois de Julho), Tengstedt e Henrique.

Não.

O Musa é um jogador com características dificeis de encontrar.

Tem um físico muito bom, tem presença na área, com bom jogo de cabeça e bom instinto goleador.

Não é um portento técnico, mas também não é um cepo. É um jogador que sabe segurar a bola e dar continuidade às jogadas de ataque.

Deveria ter sido mais vezes titular na época que passou. Nisso, tem razão.

Como diz, na pré-época partem do zero. O que estiver melhor que jogue. A mim, nomes não me dizem nada.

Bekambol

Não é um grande jogador, mas penso que se ficar, pode-nos ser muito útil, sobretudo se jogar mais jogos e se conseguir mostrar mais do seu valor.

slbfan4you

O Musa esta perfeito para segunda opcao, visto que nao fica amuado e entra sempre a 200% e nao deve ganhar muito.
O Tengsted esteve meio ano a treinar neste momento o Roger ja sabe se é flop se pode dar alguma coisa, eu acredito nas escolhas do Roger tirando alguns erros durante os jogos todos os dispensas foram acertadas.

Bekambol

Citação de: slbfan4you em 10 de Junho de 2023, 16:01O Musa esta perfeito para segunda opcao, visto que nao fica amuado e entra sempre a 200% e nao deve ganhar muito.
O Tengsted esteve meio ano a treinar neste momento o Roger ja sabe se é flop se pode dar alguma coisa, eu acredito nas escolhas do Roger tirando alguns erros durante os jogos todos os dispensas foram acertadas.

Certo, muito certo, concordo contigo.

Mestre

Citação de: bnfc em 10 de Junho de 2023, 10:17
Citação de: Mestre em 10 de Junho de 2023, 10:09

Eu gostava de ter o halland como suplente do Ramos

Eu não. Comigo, o Haaland seria titular. Considero essa tua opinião muito esquisita. Se calhar, devias pensar melhor no assunto. Para alternativa ao Ramos, queria apenas um jogador que tivesse condições para ser titular de um Benfica forte, se necessário. Não tem que ser um Haaland, mas tem que ser claramente melhor que o Musa.

São opções, acho que estás errado, quer sobre o Musa quer sobre o Halland comer banco face ao Ramos

bnfc

Citação de: Mestre em 10 de Junho de 2023, 17:32
Citação de: bnfc em 10 de Junho de 2023, 10:17
Citação de: Mestre em 10 de Junho de 2023, 10:09

Eu gostava de ter o halland como suplente do Ramos

Eu não. Comigo, o Haaland seria titular. Considero essa tua opinião muito esquisita. Se calhar, devias pensar melhor no assunto. Para alternativa ao Ramos, queria apenas um jogador que tivesse condições para ser titular de um Benfica forte, se necessário. Não tem que ser um Haaland, mas tem que ser claramente melhor que o Musa.

São opções, acho que estás errado, quer sobre o Musa quer sobre o Halland comer banco face ao Ramos

Agora que falas, até posso estar enganado. Em relação ao Haaland.

Jomoco

Se o Ramos sair (espero que não) por mim era apostar no Musa, sempre que entrou rendeu e marcou alguns golos, tem características que eu acho que um avançado do Benfica tem de ter: alto, bom jogo aéreo, lutador, abre espaços e combina bem... Henrique Araújo no banco (e se è fora de série como dizem vai sentar o Musa durante a época), agora o dinamarquês não me pareceu grande pistola mas espero estar enganado

ruichi

O Tengstedt será um jogador para substituir o Ramos na titularidade, quando o Ramos não puder jogar.
Tal como o Ramos, joga bem fora da área. Dos jogos e vídeos que vi dele, pareceu-me muito bom jogador, mesmo. Veremos se, e como, se adapta.

O Musa deverá continuar a ser jogador para saltar do banco. Algo que já provou fazer muito bem, mexendo com jogo.