Marcos Leonardo

Avançado, 22 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (2024-2024), 24 jogos (550 minutos), 8 golos

fdpdc666

A incrível história de Marcos Leonardo, agora alvo do Benfica.
O ponta de lança brasileiro salvou um rival de ser agredido por adeptos do Santos; frustrado, também protagonizou ato de indisciplina; em forma e sereno, é máquina de golos e pode chegar para as águias.

Marcos Leonardo, ponta de lança de 20 anos do Santos, está na lista de potenciais reforços para o Benfica, já este mês de janeiro. Em 2023, pelo Peixe, marcou 21 golos e fez 4 assistências em 49 jogos.

A imprensa brasileira avança que os encarnados já sondaram o jogador e que agora preparam uma proposta alta, entre €15 e €20 milhões por Marcos Leonardo.

A BOLA foi conhecer um pouco melhor este jovem que reentrou na órbita das águias.

No final de um jogo da Copa do Brasil entre Santos e Corinthians, em julho de 2022, adeptos do Peixe invadiram o relvado da Vila Belmiro, a correr na direção de Cássio, guarda-redes do Timão, para o agredir. Num ápice, Marcos Leonardo, então com 19 anos, colocou-se entre os agressores e o jogador do maior rival evitando uma tragédia. Naquele momento, o possível reforço do Benfica, que havia decidido o clássico, minutos antes, batendo um penálti com frieza de veterano, mostrou que era muito mais do que um promissor jogador.

Conhecido em família apenas por Léo, o atacante saiu da árida Itapetininga, no sertão da Bahia, onde se destacou no Atletas de Cristo e Coroas Country Club com golos atrás de golos, rumo ao estado de São Paulo. Lá, em São José dos Campos e em Taubaté, continuou a furar redes até uma escolinha dos Meninos da Vila desta última cidade o levar para o centro de treinos Rei Pelé. No dia 4 de outubro de 2020, pouco depois de fazer 17 anos, marcou o primeiro golo profissional pelo Santos, em Goiânia, numa vitória sobre o Goiás para o Brasileirão.

De então para cá, mesmo com o Santos vivendo um dos períodos mais instáveis da história, Marcos Leonardo foi evoluindo no Brasileirão: 18 jogos e quatro golos em 2020, 16 e cinco golos em 2021 e 13 tentos nas últimas duas épocas, que o tornaram quinto melhor marcador da prova em 2022 e 2023. No verão, esteve com um pé na Roma de José Mourinho por 12 milhões de euros mas a venda de Ângelo e Deivid Washington para o Chelsea encheram os cofres santistas e abortaram o negócio.

Marcos Leonardo, o moleque maduro que impediu uma agressão ao rival um ano antes, passou então por momentos de frustração – além de não rumar a Itália, ficou às portas da seleção principal do Brasil e sofreu, mais do que nenhum outro, as agruras da época desastrosa do seu clube. Até setembro, ainda lutava pelo título de goleador do Brasileirão taco a taco com o ex-dragão Tiquinho, do Botafogo, mas a partir daí estagnou, perdeu a titularidade e viu-se ultrapassado por Paulinho e Hulk, do Atlético Mineiro, e Suárez, do Grêmio.

João Almeida Moreira • correspondente de A BOLA no Brasil

Slb098

Slb098

Slb098

Citação de: Cosme Damião SLB em 02 de Janeiro de 2024, 19:48
Citação de: Slb098 em 02 de Janeiro de 2024, 19:47
Citação de: Cosme Damião SLB em 02 de Janeiro de 2024, 19:47
Citação de: Slb098 em 02 de Janeiro de 2024, 19:46Não me parece que vá acontecer.

Ainda bem.
Longe!!!
também disseste o mesmo do pavlidis. E se calhar agora

Disse? Onde?
não sei. Mas houve vários users a querer o Beltran. E o pavlidis não prestava.

Cosme Damião SLB

Citação de: Slb098 em 02 de Janeiro de 2024, 19:49
Citação de: Cosme Damião SLB em 02 de Janeiro de 2024, 19:48
Citação de: Slb098 em 02 de Janeiro de 2024, 19:47
Citação de: Cosme Damião SLB em 02 de Janeiro de 2024, 19:47
Citação de: Slb098 em 02 de Janeiro de 2024, 19:46Não me parece que vá acontecer.

Ainda bem.
Longe!!!
também disseste o mesmo do pavlidis. E se calhar agora

Disse? Onde?
não sei. Mas houve vários users a querer o Beltran. E o pavlidis não prestava.

Pois mas não fui eu de certeza.

adryy

Começou a época das novelas e dos adeptos fervorosos por elas.

:2funny:  :2funny:  :2funny:

GGG

Eu então acho que o Benfica não anda sequer a pensar em contratação de avançados. Acho que os que temos irão continuar até final da epoca e só aí se irá avaliar saídas e entradas.

Acho que o Benfica perguntou por este miúdo, até porque o Santos desceu e poderia ser uma opção interessante, mas por valores que se fala é mesmo para esquecer! Nunca na vida o Benfica se vai por num negócio de 20 milhões.

+1benfiquista

Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Janeiro de 2024, 16:58Não conheço, mas o que sei é que o Benfica não se pode dar ao luxo de voltar a falhar na contratação de um avançado, ainda para mais custando mais de 10M€.

E teria sempre ser na óptica de recuperar (pelo menos em grande parte) do valor investido no Arthur Cabral para contratar um avançado que entrasse de caras ou vendendo o Musa e investindo o mesmo valor, num jogador que desse mais perspectivas de se assumir como titular, pelo menos.

O Benfica vai continuar a falhar contratações como todos os outros clubes do mundo. Sejam de 10, 1 ou 100M.

Rivero

Se vier, que não seja por 20 milhões. Que seja por 19 ou 21 ou 5kg de arroz.
Se vier por 20 milhões já sabemos que será barrete.

ShockWave

torço sempre o nariz a este perfil, ja levamos com um gabi sem gol que era parecido..

acredito que o facto do santos ter descido possa ter influenciado, de qualquer forma mesmo mais caro acho que um pavlidis, ioannidis, orban, akor adams, denkey dava mais garantias sem periodo de adaptaçao..

por outro lado pode ser um clutch estilo falcao/lisandro, se bem que esses vinham de outro campeonato

mixed feelings