Rafa

Avançado, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-2024), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

TotoSalvio

Então, este grande craque a quem os adeptos andaram a venerar a semana passada já assinou com o Al-Shabab? A lista de interessados deve estar a aumentar a cada dia que passa.. já nem tem tempo para jogar pelo seu clube atual...

Bem fiz eu que me menti sentadinho ao minuto 27 e não me levantei quando foi substituído.. um jogador que "caga" para o clube e joga quando quer não merece pode merecer tanto carinho..

30x mais respeito por Gilbertos desta vida do que Rafas....

JoaoRSantos

Citação de: O'Brien em 18 de Maio de 2024, 09:14
Citação de: JoaoRSantos em 18 de Maio de 2024, 09:11Daqui a uns anos, depois de acabar a carreira voltará para mendigar à volta do clube e dos adeptos, como tantos outros, que não tenhamos memória curta nessa altura

Este é o tipo de jogador que termina a carreira aos 35.

Provavelmente se voltar é para o Braga ou para a terra natal dele

Pode até ser, mas o braga não tem o alcance de um Benfica e quando o guito começar a faltar para a roupa de marca é à nossa porta que irá bater.

Di_Maria

Tirem-me esta merda daqui e rápido.

Já não posso com estes gajos.

bruno cardoso

SL Benfica
@slbenfica
Rafa mostra a alma... Benfiquista 🦅
Vê a última entrevista em exclusivo aqui → http://myslb.pt/sqyfnn


Negan Schrute

Adeus, boa sorte.

vermelhao_33

Vai ter mais saudades da equipa e DOS adeptos do que os adeptos do Rafa.

Va para onde for muito provavelmente estranhara a exigencia DOS adeptos. Qué nao SE meta na turquia. O ideal seria a liga Americana.

Darkboy

Oficial.

Boa sorte na próxima etapa.

SousaLB

Tanto carinho pelos adeptos... ;D

Vá, xau. Boa sorte no Al-Aquesefaztarde.

Cob92

Porque tantas criticas ?

O gajo estava com medo de fazer outro jogo de merda e acabar sem brio depois do jogo que fez na semana passada..

Inteligente foi ele, fugiu logo.


fdpdc666

Rafa na hora do adeus: «Não sinto que tenha dado muito ao Benfica»
Jogador deixa os encarnados, "sem mágoa", e garante que não quer qualquer homenagem.




Rafa disputou, na última jornada, frente ao Arouca, o último jogo com a camisola do Benfica. Ao BPlay, após esse encontro no Estádio da Luz, o jogador que alinhou oito anos de águia ao peito fez o balanço.

O que lhe ia na cabeça no último dia: "É difícil... É difícil quando tens de abandonar uma coisa que foi a tua casa durante tanto tempo, não é? Oito anos. As pessoas pensam que é fácil para nós, depois, termos de ir embora, termos de abandonar, que isto é só um trabalho... Mas nós passamos tanto tempo aqui, e tanto tempo com estas pessoas, tanto tempo neste relvado que isto torna-se uma coisa da nossa vida. É sempre difícil, mas saio todo contente porque sei que fiz o meu trabalho e sei que as pessoas que deixo para trás são pessoas amigas e que eu considero muito na minha vida"

Não quis homenagem. Porquê? "Nenhum jogador joga para homenagens. Joga para se evidenciar. Eu acho que nunca, e sempre disse isso... nunca quis câmaras, nunca quis prémios, nunca quis nada disso. Não tive interesse nenhum nisso, nunca vou ter interesse nenhum nisso. O meu interesse sempre foi que as pessoas gostassem de mim como homem, pelo meu caráter, pelo que eu sou, não por o Rafa jogador. Uns gostam, outros não, isso faz parte da vida, mas... homenagens não são para mim. Não quero nada disso."

O público pediu, mas declinou bater penáltis na despedida. Porquê? "Eu sabia que era o meu último jogo, a maior parte das pessoas sabia que era o último jogo, mas para mim o que me interessava era ganhar o jogo. Foi isso sempre que eu fiz em todos os jogos que joguei pelo Benfica, e, quando não pude estar lá dentro, o objetivo era sempre ganhar o jogo, nunca era o que A, B ou C faziam. O individual não conta para nada, e ali, para mim, fazer o golo ou não fazer, não era por aí. Eu nunca bati penáltis, não tinha por que começar agora. Não fazia sentido para mim."

Começar e acabar o percurso frente ao Arouca: "Eu disse isto num grupo nosso que estava a bater tudo certo. A estreia foi contra o Arouca, em Arouca, e que a despedida fosse contra o Arouca, agora em nossa casa... Acho que foi uma coisa perfeita."

Difícil segurar a emoção quando foi abraçado por todos? "É sempre difícil porque estou a abandonar uma coisa que é basicamente quase a minha carreira, são oito anos. As pessoas não têm muita noção do que são oito anos num clube, e acho que é isso que eu senti nesse momento, foi: OK, isto está a acontecer, está na minha hora, decidi que assim o fosse. Mostra que eu tenho uma grande família, fora da família que tenho em casa, e eu sempre disse isso. Para mim o mais importante serão sempre as conexões que eu faço e não o que eu faço como jogador, porque isso a mim não me interessa muito".

Os colegas disseram que queriam ganhar este jogo por Rafa... "Foi o careca [João Mário], o careca disse essa frase e eu gostei de a ouvir, porque é uma pessoa que eu admiro muito, é uma pessoa por quem eu tenho muita consideração, é uma pessoa, um amigo que eu vou levar mesmo para a vida, tal como muitos que deixo, que deixei e que já abandonaram o Benfica. Ouvi-los dizer isso é bom porque, lá está, não é o Rafa jogador. Eles conheceram o Rafa pessoa, e isso para mim é o mais importante."

Relação com os colegas: "Se for a ver, acho que tenho mais amizades no futebol do que tenho fora do futebol. Isso diz muito sobre o que é o futebol, sobre o que é o balneário, sobre o que é a nossa vida cá dentro. Passamos tanto tempo cá dentro que muita gente se torna mesmo tua família, se torna pessoa de casa, se torna pessoa de... Tu sais daqui e queres ir jantar com essas pessoas, tu queres ir almoçar com essas pessoas, ou seja, a tua vida acaba por ser estas pessoas. Para mim, isso demonstra muito o que é o futebol e demonstra muito o que eu levo para a minha vida. O futebol deu-me muitas amizades, e amizades mesmo para a minha vida."

O que deu ao clube e o que o clube lhe deu em 8 anos: "Não sinto que tenha dado muito ao Benfica. O que eu sinto, e o que vou sempre sentir, é: eu senti o Benfica. Estive cá porque quis, eu fiquei cá porque decidi ficar cá, nunca estive obrigado. E, acima de tudo, a minha família foi feliz cá, por isso, se a minha família foi feliz, e passámos maus bocados. Houve, como é óbvio, e há vida. Passámos situações boas, passámos situações más, mas sinceramente não guardo mágoa. Mas acho que uma coisa que também se tem de ter no Benfica, e tem de se sentir, é um bocadinho de respeito e de gratidão, porque nós não somos robôs, nós não somos máquinas. Vi muito colega meu e muitos amigos meus, que deram muito ao Benfica, e as pessoas não têm nem noção do sentimento que criam nas pessoas ao fazerem o que fazem."

O que chegou e o que agora sai. Que Rafa é hoje? "Boa barba. Sou este. Depois de oito anos, aprendi muito. Sem dúvida que sou um conjunto das duas, mas sou muito mais este, porque nós vamos sempre olhar para trás e vamos sempre pensar que somos uma versão melhorada de nós mesmos, e é isso que eu penso de mim. Acho que piorei em alguns aspetos também, mas isso faz parte. Mas, acima de tudo, tentei melhorar as coisas que menos bem fazia e a maneira se calhar menos boa que era. Talvez. Sem dúvida que sou um conjunto das duas, mas sou o jogador que se despediu neste último jogo [com o Arouca], como é óbvio. E a pessoa."

Por Record

slbfan4you

Vai formar um culto de não dizer nada e não mostrar nada, se em 8 anos é isto que tens para dizer mais vale ficares calado.
Ainda critica os adeptos pelas despedidas do xico e pizzi penso eu, importante para ele sao os amigos o futebol era algo que tinha de fazer tipo um trabalho das 8H as 17H.

fmb

Que gajo mais sem sal, fdx. 8 anos aqui e sai daqui sem nenhum carinho pelo clube ou pelos adeptos. Apenas ama os colegas, lol.
Vai pela sombra!

Chris Cornell

Saber quando estar calado é das características que melhor define a inteligência de um ser humano.

Não gostar do Rafa ? Perfeitamente válido. Achas que devia sair ? Perfeitamente válido. Julgar o carácter do jogador porque não esteve num jogo que servia para nada e já se tinha despedido propriamente e com dois golos marcados ... Dizer palavras tão más sobre uma pessoa que representou um clube durante 8 anos ... Diz muito sobre quem as profere.

Triste, mas é o anonimato da internet, em que se acha que exigência é dizer mal de tudo o que mexe. É por isso que mais vale estar calado em certas ocasiões, mesmo que não se goste da pessoa.

SousaLB

Btw, o texto está horrível. Se pagam a alguém para isso, podiam pagar a mim, que por metade do dinheiro fazia uma coisa em condições.

vermelhao_33

E profissional de futebol mas sem nenhuma paixao pelo desporto que lhe deu milhoes.

E ainda ha Malta a bater palmas a isto.