Futsal Feminino 2024/2025

vmf76

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 13:54Entretanto houve mais novidades acerca da competição feminina:

https://www.facebook.com/bitontoc5femminile/posts/pfbid02mZpRhb9TN85akGWqUvMgpM2k2smBn6apKyr2Tb3C1FYt7eZjY3dpXGfCK1qBfkktl

Traduzindo:
"Após a publicação da lista oficial de equipas participantes no Futsal Women's European Champions 2024 e na sequência de algumas polémicas surgidas em Portugal relativamente à ausência das actuais campeãs, entendemos dever fazer alguns esclarecimentos importantes relativamente à forma como organizámos o Torneio e à forma como foi fixado o período de realização do mesmo.
1) Na definição das datas, foram tidas em conta as "janelas oficiais da UEFA", divulgadas internacionalmente pelo organismo europeu. Numa altura em que a proximidade do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino entupia significativamente o calendário internacional de futebol feminino, a semana de 17 a 21 de dezembro não se enquadrava nas janelas da UEFA e, como tal, era elegível para a realização de um torneio internacional.
2) Foram utilizadas sondagens "informais" para permitir o envio do convite oficial aos clubes que mostraram interesse em participar. A fim de assegurar o melhor nível possível de clubes participantes, foram efectuados contactos principalmente com os países cujas selecções nacionais se qualificaram para a Ronda de Elite, incluindo Portugal. Estes contactos revelaram repetidamente a total rigidez da congénere portuguesa em não querer considerar a deslocação de competições ou ralis e, portanto, o total desinteresse em participar. Nessa altura, considerou-se inútil insistir (depois de o ter feito várias vezes!) em convidar alguém que não tinha mostrado interesse em aceitar o nosso convite.
3) Todos os clubes que aceitaram com entusiasmo o convite solicitaram às suas federações a deslocação das competições de campeonatos ou taças em que estavam envolvidos nessa semana, tal como aconteceu com todas as equipas que participaram nas outras edições anteriores. A presença de competições nacionais nunca foi um obstáculo nas edições anteriores, parece-nos curioso que se torne subitamente um obstáculo em 2024.
4) Consideramos que, contrariamente ao que afirma o clube português (a quem renovamos a nossa estima desportiva), é a decisão de não participar por parte do titular que influencia negativamente o julgamento da prova e que, ao enfatizar repetidamente os seus palmarés nacionais, tende a desrespeitar clubes históricos e ilustres que aceitaram participar, modificando os seus calendários já fixados, colocando-se em causa no parquet que continua a ser o único juiz capaz de definir a grandeza ou não de uma equipa.
Estamos convencidos de que a edição de 2024 dos Campeões Europeus de Futsal Feminino será uma grande celebração do desporto e do futsal feminino e marcará ainda mais o crescimento do movimento a nível nacional e internacional.
Esperamos ver-vos a todos de 18 a 21 de dezembro no Palaflorio!"

Tirem as vossas conclusões

JAAP

Não é dificil tirar conclusões.... mais uma situação que nos desprestigia

IPASLB

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 13:54Entretanto houve mais novidades acerca da competição feminina:

https://www.facebook.com/bitontoc5femminile/posts/pfbid02mZpRhb9TN85akGWqUvMgpM2k2smBn6apKyr2Tb3C1FYt7eZjY3dpXGfCK1qBfkktl
Segundo a versão da organização, foi o SLB que decidiu não participar.

Alguém não está a dizer a verdade, ou a verdade toda.

Parece-me claro que o SLB abdicou, não importa as razões para tal, mas abdicou.

Cada um com a sua opinião, a minha é que o SLB teria de ter participado com a melhor equipa possível, mesmo se ficasse no terceiro lugar.

Mas quem realmente manda é a secção de Futsal do SLB, e só tenho de aceitar, mesmo discordando completamente.

Aposto que Rui Costa nem sequer sabe de nada disto, não me surpreenderia nada que tal acontecesse, depois quer que o termo "banana" desapareça do vocabulário dos Benfiquistas...

Pena ser o próprio clube a desprestigiar (e até a desvalorizar, pelo menos para mim jamais será desvalorizada) a própria competição onde é o atual detentor do Título de Campeão...

Enorme tiro no pé.

MuadHib

Ano passado a vitória nesta competição oficiosa custou-nos algumas jogadoras, aliás, a AC até foi meia lesionada e nem jogou o ultimo jogo (posso estar a confundir).

Ano passado adiaram-se jogos para o clube ir participar, porque nunca tinha ganho.

Existem muitas questões, sejam elas de ordem organizativa, os moldes do torneio, quem joga primeiro, tempos de descanso, etc etc que cabe sempre à equipa que organiza, tal como foi dito aqui por vários users, o Benfica já podia ter organizado isto, ou utilizar a força que tem para organizar isto.
Depois tem a questão que ia implicar que algumas jogadoras que neste momento são o pulmão da equipa fossem sujeitas a mais carga, e temos uma competição em fevereiro para ganhar (Taça da Liga) e agora encaixa talvez noutra questão mais fundamental na minha opinião, que é a seguinte, o plantel está muito curto, mesmo "contando" com a ausência da Inês Fernandes, o plantel é curto, para Portugal chegará (veremos) porque o campeonato não está tabelado por cima, o Nun'Alvares serão praticamente as mesmas mas tem um treinador mto conhecedor da modalidade, a Novasemente mais uma vez em mudanças e um orçamento elevado e render foi zero, os LPS estão a fazer o que se esperava, equipa organizada, muitas boas jogadoras, treinador capaz e estão no 4º lugar.

Acho que desta vez, a desculpa do calendário é legitima, sobretudo porque já se ganhou a competição no ano passado, todos sabemos como o clube atua (lembrando que podíamos no futebol masculino ter continuado a investir para ganhar o penta e não o fizemos), agora a AC vir reinvindicar à UEFA algo que o clube dela não "quis" ir...não sei se fica muito bem na minha opinião, acho que não continuando a ir não melhora em nada a competição oficiosa...

IPASLB

Citação de: wasteoftime em 04 de Dezembro de 2024, 15:18O Benfica precisava de uma justificação para não participar nesta competição
Olhou para o calendário e fez-se luz.

Tenho a ideia de que no ano passado tivemos que adiar um ou outro jogo em virtude da participação neste torneio.

Para mim o verdadeiro motivo é desportivo, ou melhor o que se tem passado dentro das quadras. Ninguém diz mas basicamente para competir a este nível, neste momento temos três jogadoras e meia. Janice, Fifo, Maria e Sara (tecnicamene talvez a melhor do tugão, fisicamente ja vai faltando alguma coisa).

Matos, Detoni não têm andamento para isto, passam pelos pingos da chuva quando a competição esta ao nível abaixo da equipa de Fafe ou quando o nucleo duro esta todo presente por inteiro. Ném falo das juniores porque desconfio que ném o próprio treinador sabe que elas fazem parte do plantel

O jogo de Fafe deve ter contribuido em muito para esta decisão. Viu-se que três jogadoras tiveram que desfarelar-se em quadra para manter a equipa viva no resultado até ao fim. Por alguma razão não fizeram o 5x4.

Tendo em conta a natureza competitiva desta equipa, tenho a certeza que se participasem no torneio, aquelas três e meia deixariam tudo em quadra nos 3 ou 4 jogos, e aí entramos no âmago da questão. Esta equipa no estado em que esta, não aguenta 3 ou 4 jogos altamente competitivos em 4 dias consecutivos.

Tendo em conta a baixa probabilidade de ser competitivo com Burela e Bitonto e o elevado risco de trazer jogadoras lesionadas, que podem deixar os objetivos da época em risco, talvez se tenha tomado a opção que melhor proteja os interesses do Benfica e da secção em particular.

Para alguém que é o campião em título, levar verdadiras pauladas contra adversários que a partida são do mesmo nível, para além de deitarem abaixa animicamente a equipa, também beliscam um niquinha assim a imagem do club
Muito mais belisca a imagem do SLB a não participação do que tudo o resto.

Mesmo com a equipa sem as lesionadas, o SLB não ficaria abaixo do terceiro lugar, pior é o não participar.

IPASLB

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 17:50Ano passado a vitória nesta competição oficiosa custou-nos algumas jogadoras, aliás, a AC até foi meia lesionada e nem jogou o ultimo jogo (posso estar a confundir).

Ano passado adiaram-se jogos para o clube ir participar, porque nunca tinha ganho.

Existem muitas questões, sejam elas de ordem organizativa, os moldes do torneio, quem joga primeiro, tempos de descanso, etc etc que cabe sempre à equipa que organiza, tal como foi dito aqui por vários users, o Benfica já podia ter organizado isto, ou utilizar a força que tem para organizar isto.
Depois tem a questão que ia implicar que algumas jogadoras que neste momento são o pulmão da equipa fossem sujeitas a mais carga, e temos uma competição em fevereiro para ganhar (Taça da Liga) e agora encaixa talvez noutra questão mais fundamental na minha opinião, que é a seguinte, o plantel está muito curto, mesmo "contando" com a ausência da Inês Fernandes, o plantel é curto, para Portugal chegará (veremos) porque o campeonato não está tabelado por cima, o Nun'Alvares serão praticamente as mesmas mas tem um treinador mto conhecedor da modalidade, a Novasemente mais uma vez em mudanças e um orçamento elevado e render foi zero, os LPS estão a fazer o que se esperava, equipa organizada, muitas boas jogadoras, treinador capaz e estão no 4º lugar.

Acho que desta vez, a desculpa do calendário é legitima, sobretudo porque já se ganhou a competição no ano passado, todos sabemos como o clube atua (lembrando que podíamos no futebol masculino ter continuado a investir para ganhar o penta e não o fizemos), agora a AC vir reinvindicar à UEFA algo que o clube dela não "quis" ir...não sei se fica muito bem na minha opinião, acho que não continuando a ir não melhora em nada a competição oficiosa...
Nenhuma desculpa por parte do SLB é legítima.

É a minha opinião.

Dandy

Citação de: Dandy em 04 de Dezembro de 2024, 12:20Se quisessem MESMO participar:

» Não enviar as atletas ao estágio da selecção, alegando "Interesse Nacional Superior" ou o raio que os parta

» Adiar o jogo da Taça ... ou ir ao jogo, na mesma, dependendo do resultado do sorteio (que se realiza hoje)

Entretanto, o sorteio ditou um Aves-Benfica.

Rakutin

Citação de: MuadHib em 04 de Dezembro de 2024, 17:50Ano passado a vitória nesta competição oficiosa custou-nos algumas jogadoras, aliás, a AC até foi meia lesionada e nem jogou o ultimo jogo (posso estar a confundir).

"...a desculpa do calendário é legitima", se os "responsáveis" não soubessem destas datas há meses!

Xonas_14

Basicamente é tudo um monte de coisas que nada ajudaram, seja lesões, calendário e desculpas em cima da hora.. continuo a achar que deviamos ter sido nós a organizar, mesmo que fosse no fim da época.

Mas enfim,agora não há nada a fazer

SERNADA_SLB

Realizou-se, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard.

Nesta fase da prova rainha participam os 32 conjuntos apurados da 3ª Eliminatória, aos quais se juntam os 12 coletivos da Liga Feminina Placard.

A mítica prova do futsal feminino português é disputada em seis eliminatórias e uma "final four.

Eis o resultado do sorteio:

Boticas x Nun'Álvares
Braga x Maia
Os Paulenses x Juventude Ouriense
Leões Porto Salvo x Casa Povo Freixo
Feijó x Oliveira do Bairro
Árvore x Águias Santa Marta
Aves 1930 x Benfica
Candoso x Golpilheira
Lusitânia Lourosa x São João de Vêr
Vidais Futsal x Casa Benfica Charneca Caparica
Torreense x Atlético
Aliados Lordelo x Santa Luzia
Vitória Santarém x Farense
Povoense x Sporting
Novasemente x Casa Benfica Pombal
Escola de Gondomar x Pocariça

Andris

Face ao teor do comunicado do Bitonto C5, clube organizador da Futsal Women's European Champions, o Sport Lisboa e Benfica reitera que a data do torneio foi fechada sem nunca o Benfica ter sido contactado.

Sublinhamos, uma vez mais, que a imagem da modalidade fica manchada em termos internacionais com a ausência do Benfica na competição e lamentamos a leviandade com que o assunto foi conduzido por parte do clube italiano.

O Sport Lisboa e Benfica tudo fará junto da UEFA para oficializar a prova, conferindo-lhe o profissionalismo e o rigor que merece.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/12/06/futsal-feminino-benfica-esclarecimento-futsal-womens-european-champions

IPASLB

Sinceramente, não acredito que o SLB não tenha sido contactado.

Para bem dos dirigentes do SLB, espero que a verdade esteja connosco...

pirolito1

Citação de: IPASLB em 06 de Dezembro de 2024, 12:47Sinceramente, não acredito que o SLB não tenha sido contactado.

Para bem dos dirigentes do SLB, espero que a verdade esteja connosco...
Nunca vamos saber a verdade...

O certo é que não vamos participar e isso é mau para o prestígio do Benfica e é mau para a competição.

Esta época muito dificilmente ganharíamos, mas a participação era obrigatória.

Nunzio

A edição da Futsal Women´s European Champions 2022 foi realizada de 19 a 22 de dezembro.
A edição da Futsal Women´s European Champions 2023 foi realizada de 18 a 22 de dezembro.

O calendário da federação para a época 2024/25 foi publicado a 30 de abril Calendário (pág. 6), já com o estágio de 15 a 18 de dezembro.

É só tirar as conclusões...