Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 93 jogos (65 vitórias, 13 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 17 jogos (14 vitórias, 1 empate, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

tulio_slb

Citação de: Hölderlin em 10 de Dezembro de 2024, 16:26
Citação de: immoreofadogperson em 10 de Dezembro de 2024, 16:06Bruno Lage insiste num erro tático que o manterá, para sempre, no pódio dos treinadores apenas medianos: manter a linha avançada colada à linha defensiva adversária e não pedir aos médios para se colocarem entre a primeira e a segunda linhas de pressão para ajudarem na saída, o que coloca uma grande pressão sobre os laterais para encontrarem soluções para a saída de bola.

Quando não há construção desde trás, dificilmente há boas exibições, principalmente contra equipas que nos pressionam alto.

Uma coisa é pedir, outra coisa é treinar isso. Eu acho que eles pedir pediriam, se soubessem treinar esses momentos de jogo.

A nossa construção melhorou muito com a entrada no 11 do Tomás Araújo e com o Carreras a jogar baixo em construção. Mesmo o Trubin está muito mais participativo que antes.

Há um problema do meio campo, temos poucos médios com boa relação com bola. O principal é Kokçu, Aursnes é bom mas não é exímio, Florentino e Barreiro são limitados.

Há determinadas coisas que não dá para fazer com outros jogadores, neste último jogo vimos a diferença abismal que é ter Kokçu ou Barreiro e frente ao Aves também vamos ver uma ligeira diferença entre Carreras e Beste.

supersueca

Citação de: Ludwig van em 10 de Dezembro de 2024, 16:35
Citação de: Thorondor em 10 de Dezembro de 2024, 13:40
Citação de: Ludwig van em 10 de Dezembro de 2024, 11:41
Citação de: Savicevic em 09 de Dezembro de 2024, 20:07
Citação de: nikas em 09 de Dezembro de 2024, 20:01
Citação de: Savicevic em 09 de Dezembro de 2024, 16:52Pouca evolução colectiva, mas isso não surpreende. É a matriz do Lage, o "treinador da estratégia". Poucos ou nenhuns padrões, trabalha-se para o jogo seguinte e pouco numa identidade, ideia coerente e duradoura. Foi importante no momento em que apanhou a equipa, nesta altura já se pedia mais e começa-se a esgotar. Que dê para levar os resultados até final da época.

Concordo a 200%.
Incrível como evoluiu zero nestes anos.

E isto não quer dizer que não tenha grande mérito nos resultados atingidos até ao momento. O Lage fez exactamente aquilo que era preciso fazer no momento em que pegou na equipa. Esse mérito e esse bom trabalho são indiscutíveis.

A questão é que isso, na minha opinião, não é suficiente para o longo prazo. No longo prazo é preciso outra coisa ao nível da introdução de padrões, de uma ideia consolidada onde a equipa possa sempre regressar além das questões estratégicas de cada jogo.

O Lage não tem isso, nunca teve. Aliás, ao fim de 3 ou 4 meses com ele na equipa, eu ainda não consigo dizer quais são as intenções genéricas da equipa do Benfica.

E isso para mim é preocupante, sobretudo olhando ao calendário da segunda volta e tendo eu a convicção que quanto mais tempo passar mais dificuldades vamos ter para apresentar qualidade de jogo.

Isto é como teres um incêndio, chega um gajo novo para a protecção civil que te apaga o fogo de forma muito eficaz e salva-te bastante área mas que é incapaz de te limpar e organizar a floresta para os verões seguintes. Ou seja, o risco de fogo continua lá e se tens o azar de vir uma onda de calor antes do verão ainda arde o que não ardeu agora antes do verão.
Obviamente que há treinadores mais estrategas e outros mais focados em colocar a equipa a jogar de uma determinada forma.

Não acredito que o Lage abdique de ter uma identidade própria de jogo.

Houve uma série do canal 11 há uns anos em que ele vai a clube mais modestos dar um treino e percebe-se bem que é um treinador com ideias próprias.

No Benfica, ficou provado que um "Schmidt" não funciona. Principalmente em jogos da Champions e contra os rivais é essencial ter alguém capaz de montar uma estratégia adaptada ao rival, sem abdicar do essencial do modelo de jogo da equipa obviamente.

Num Barcelona ou num City dá muito mais facilmente pela qualidade dos executantes.

Estou longe de ser um apoiante do Lage, por razões ligadas ao seu carácter (ou neste caso à falta dele). A nível técnico, não sendo um prodígio, reconheço-lhe competência.

Quererias dizer carisma? Não me parece um mau carácter antes pelo contrário...
Não, queria mesmo dizer carácter.

Vendeu-se ao LFV, numa altura em que tinha imenso crédito com os adeptos.

Mais uma questão de falta de carácter, não que seja má pessoa. Um banana como o seu chefe.

pedrompcosta

Citação de: ruicouto10 em 10 de Dezembro de 2024, 09:43
Citação de: pedrompcosta em 10 de Dezembro de 2024, 09:26
Citação de: ruicouto10 em 10 de Dezembro de 2024, 09:12
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 09 de Dezembro de 2024, 12:23
Citação de: ruicouto10 em 09 de Dezembro de 2024, 12:20
Citação de: alsohugo em 09 de Dezembro de 2024, 11:56
Citação de: ruicouto10 em 09 de Dezembro de 2024, 11:39Muito merito tem um treinador que pega num plantel fraco... e recupera 6 pontos à melhor equipa da galáxia!!!

imaginem com um plantel em condições...

O plantel não é excelente mas nunca foi fraco.

quando o jogador com mais qualidade tem 36 anos...

qunado não tens alternativa a DD nem a DE..

quando os teus PL não fazem golos...

Quando falta um patrão no meio campo..

quando a qualidade da maioria dos atletas não é a exigida para um clube como o Benfica.. sim é um plantel fraco...

e no tugão vai se disfarçando...

mas na champs tivemos um jogo pavoroso em munique, e com o monaco e feyenord só não viu quem não quis... que os jogadores não respondem convenientemente À subida de nivel...
um plantel "fraco" que espetou 4 ao Atletico de Madrid que na altura que veio a liz nao tinha 1 derrota sequer...

O mesmo Plantel que deu um banho de bola ao porto na Luz....

Mas sim...é um plantel Fraco.

Hehehe....

deixa acabar este hippie todo e espetares-te num famalicao desta vida...

tb é o mesmo que levou banho de bola do Feyenoord e quase não ganhava ao monaco com 10..

tenho pena que esses jogos com o atletico e fcp não sejam a constancia...

preocupa-me muitos mais os jogos com o arouca, santa clara e vsc... por ex

ou seja, temos de ser uma equipa invencivel para ser uma boa equipa!
"estamos todos" à espera de um resultado menos bom para dizer "eu avisei", para pôr tudo em causa, pq supostamente nao podemos perder nenhum jogo, jogamos sozinhos!

e já agora , o mesmo feyenoord que esteve a perder no city 3-0 e acabou a empatar (o city é fraco e  o monaco que ainda nao tinha perdido na champions e ganhou ao barcelona (equipa fraca)...
os arguentos valem para os dois lados!

:estrelas:  :estrelas:

É mesmo convicção.
O sporting tb ganhou ao city e vê onde está..

o pessoal entra numa euforia desmedida com uma serie de bons resultados..

depois chega um super basileia ou outro do genero.. e cai a ficha..

se o lage ganhar algum titulo com este plantel... merece uma estatua ao lado do eusébio...

já é a segunda vez que pega em cacos e salva o couro ao grande lider...

derrotas vao acontecer certamente daí a pôr tudo em causa por isso vai uma grande distancia!
equipas invencieveis nao existem. perdemos com feyenoord e perdemos muito bem... como ganhamos ao atletico e muito bem, ganhamos ao porto muito bem... podemos ter um plantel melhor sem duvida... daí a dizer que é fraco vai muita distancia.
qto a mim faltam dois laterais (beste nao é lateral) e falta um medio... no resto acho um plantel muito equilibrado!
só por curiosidade já somos  melhor defesa do campeonato! apesar de tudo acho que diz alguma coisa!

ORMP

Citação de: pedrompcosta em Hoje às 09:20
Citação de: ruicouto10 em 10 de Dezembro de 2024, 09:43
Citação de: pedrompcosta em 10 de Dezembro de 2024, 09:26
Citação de: ruicouto10 em 09 de Dezembro de 2024, 11:39Muito merito tem um treinador que pega num plantel fraco... e recupera 6 pontos à melhor equipa da galáxia!!!

quando a qualidade da maioria dos atletas não é a exigida para um clube como o Benfica.. sim é um plantel fraco...

mas na champs tivemos um jogo pavoroso em munique, e com o monaco e feyenord só não viu quem não quis... que os jogadores não respondem convenientemente À subida de nivel...
um plantel "fraco" que espetou 4 ao Atletico de Madrid que na altura que veio a liz nao tinha 1 derrota sequer...

Hehehe....

tb é o mesmo que levou banho de bola do Feyenoord e quase não ganhava ao monaco com 10..

ou seja, temos de ser uma equipa invencivel para ser uma boa equipa!
"estamos todos" à espera de um resultado menos bom para dizer "eu avisei", para pôr tudo em causa, pq supostamente nao podemos perder nenhum jogo, jogamos sozinhos!

e já agora , o mesmo feyenoord que esteve a perder no city 3-0 e acabou a empatar (o city é fraco e  o monaco que ainda nao tinha perdido na champions e ganhou ao barcelona (equipa fraca)...
os arguentos valem para os dois lados!

:estrelas:  :estrelas:

É mesmo convicção.
O sporting tb ganhou ao city e vê onde está..

o pessoal entra numa euforia desmedida com uma serie de bons resultados..

depois chega um super basileia ou outro do genero.. e cai a ficha..

se o lage ganhar algum titulo com este plantel... merece uma estatua ao lado do eusébio...

já é a segunda vez que pega em cacos e salva o couro ao grande lider...

derrotas vao acontecer certamente daí a pôr tudo em causa por isso vai uma grande distancia!
equipas invencieveis nao existem. perdemos com feyenoord e perdemos muito bem... como ganhamos ao atletico e muito bem, ganhamos ao porto muito bem... podemos ter um plantel melhor sem duvida... daí a dizer que é fraco vai muita distancia.
qto a mim faltam dois laterais (beste nao é lateral) e falta um medio... no resto acho um plantel muito equilibrado!
só por curiosidade já somos  melhor defesa do campeonato! apesar de tudo acho que diz alguma coisa!
Desculpa meter-me na conversa e dar a minha opinião...
O nosso plantel não é nada bom (óbviamente que as avaliações são sempre relativas...). Vamos comparar este plantel com planteis do Jorge Jesus ou do Rui Vitória:
Compara os níveis dos avançados, por exemplo 2016/2017, Gonçalo Guedes, Rafa, Jonas, Sálvio, Mitroglu, Jimenez, Carrillo e Cervi ou 2013/2014, Sálvio, Cardoso, Lima, Rodrigo, Gaitan... até o Bernardo Silva lá estava, para jogar a defesa esquerdo, com o que tens agora...
Desculpa, mas do meu ponto de vista não tem comparação...

bruno_

As vezes o pessoal esquece-se que ele não escolheu o plantel que tem. Temos qualidade, muita, mas o plantel nem sequer foi pensado para esta táctica.

Vamos ver o mercado de janeiro.

TojuFernandes

Não tenhas medo de rodar, não digo a equipa toda, mas pode fazer descansar o turco arktur bem como o aursnes !

Gsound

Citação de: TojuFernandes em Hoje às 10:47Não tenhas medo de rodar, não digo a equipa toda, mas pode fazer descansar o turco arktur bem como o aursnes !

Sim....realmente este é o jogo ideal para encostar duas peças chave  :estrelas:

ORMP

Citação de: bruno_ em Hoje às 09:58As vezes o pessoal esquece-se que ele não escolheu o plantel que tem. Temos qualidade, muita, mas o plantel nem sequer foi pensado para esta táctica.

Ele sempre que esteve no Benfica não escolheu o plantel. Duas vezes pegou no que havia e na única vez que iniciou a época, por ser um gajo "porreiro" ficou com o que lhe deram.

Sousa_slb

Ver se começam a jogar a bola, que os últimos jogos tem sido de uma sofridao.

O que interessa é ganhar claro, mas quando jogas mal estas mais perto de perder pontos

TojuFernandes

Citação de: Gsound em Hoje às 10:51
Citação de: TojuFernandes em Hoje às 10:47Não tenhas medo de rodar, não digo a equipa toda, mas pode fazer descansar o turco arktur bem como o aursnes !

Sim....realmente este é o jogo ideal para encostar duas peças chave  :estrelas:
Não digo encostar, falo em rodar, nao terem o tempo de jogo que estão habituados, só isso

poolshark

Hehehe....

IloveSLB2014

A verdade deve ser dita. É um treinador mediano, para não dizer sofrível. E convém dizer isto enquanto a equipa ainda está a ganhar. Pq depois dos maus resultados, é fácil todos dizerem o mesmo.

Não pode fazer parte do futuro do Benfica a médio e longo prazo. E digo isto mesmo que vença o campeonato, que verdade seja dita, isto está nivelado por baixo...

Quando do outro lado está o Vítor Bruno e o João Pereira....Tá tudo dito

Ghost.Of.Red

Citação de: IloveSLB2014 em Hoje às 13:29A verdade deve ser dita. É um treinador mediano, para não dizer sofrível. E convém dizer isto enquanto a equipa ainda está a ganhar. Pq depois dos maus resultados, é fácil todos dizerem o mesmo.

Não pode fazer parte do futuro do Benfica a médio e longo prazo. E digo isto mesmo que vença o campeonato, que verdade seja dita, isto está nivelado por baixo...

Quando do outro lado está o Vítor Bruno e o João Pereira....Tá tudo dito

Confere.

Não jogamos um chavelho. A sorte é que os outros têm uns pinos ainda piores no banco.

Tosta Mistica

Citação de: bruno_ em Hoje às 09:58As vezes o pessoal esquece-se que ele não escolheu o plantel que tem. Temos qualidade, muita, mas o plantel nem sequer foi pensado para esta táctica.

Não foi ele que escolheu... ufa, do que nos livramos...

PORTUGUESE_GIANTS

Eh pah tanta critica por aqui... nem quero imaginar quando tiverem razão para criticar