Nicolás Otamendi

Defesa, 37 anos,
Argentina
Equipa Principal: 6 épocas (2020-), 256 jogos (22868 minutos), 17 golos
Em 2025/2026: 24 jogos (2160 minutos), 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

jonas.thern


Bailey

A verdade e que dos dois este e o argentino trintão que devia ficar na próxima época

cajoyzen6


PedroMartins

Quando ele for embora, vamos penar tanto foda-se ...
Infelizmente muitos não dão o devido valor

Marrokinoum

O jogo de ontem foi imperial.
Nao perdeu uma dividida.
De cabeça, mesmo sendo mais baixo que os avançados não me lebro de ter perdido um lançe.

Ele e o Tino ontem estavam em modo Champions.

Moikano


LR

https://x.com/invaderstats/status/1890099214836814261?s=46

Invader 👾 Trivia 🧠

O @slbenfica deverá tornar-se, no próximo sábado, o clube pelo qual Nico Otamendi 🇦🇷 mais partidas realizou na carreira.

🇵🇹SL Benfica: 210 🥇

🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Manchester City: 210 🥇

🇵🇹FC Porto: 125 🥉

(🇦🇷 Argentina: 123)

🇦🇷Vélez Sarsfield: 54

🇪🇸Valencia CF: 36

🇧🇷Atlético Mineiro: 19

Toronto_SLB

Citação de: PedroMartins em 13 de Fevereiro de 2025, 14:47Quando ele for embora, vamos penar tanto foda-se ...
Infelizmente muitos não dão o devido valor
Ja' o foi com o Luisao. Nao so' o que da' a' equipa na defesa e experiencia mas ainda mais a sua capacidade de lideranca.

GTtdi_SLB

Citação de: Bailey em 13 de Fevereiro de 2025, 13:40A verdade e que dos dois este e o argentino trintão que devia ficar na próxima época

sinto-me tentado a concordar, mesmo com a sua lentidão e erros incríveis que cometeu quando cá chegou. Neste momento a liability é o dimaria e otamendi aquele que tem níveis físicos para dar conta do recado. Oxalá não lhe cheguem as lesões.

JustMe

Uma pena não dar para clonar.

areal

A reação dele quando o árbitro apitou para o fim do jogo de ontem, foi igual á minha.
Burros do crl não mataram o jogo.

sbremoved_57202

Está a fazer uma época do caralho.

Rei

Citação de: areal em 13 de Fevereiro de 2025, 18:53A reação dele quando o árbitro apitou para o fim do jogo de ontem, foi igual á minha.
Burros do crl não mataram o jogo.

Tem uma mentalidade de campeão. Não é por acaso que na seleção Argentina tem sido um dos líderes do balneário. É um jogador com uma excelente mentalidade. Os outros deviam aproveitar e aprender um bocadinho com ele.

fdpdc666

Florentino e Otamendi: os bastiões da defesa europeia do Benfica.
Jogadores destacam-se pelos números defensivos que apresentam na UEFA Champions League, que se refletem no próprio rendimento da equipa.




O Benfica está longe de ser a defesa menos batida da UEFA Champions League – 12 golos sofridos em nove jogos, muito graças aos cinco que o Barcelona marcou no Estádio da Luz. Ainda assim, a equipa manteve a sua baliza inviolável em três dos últimos quatro jogos na competição, o que dá ânimo para encarar a 2.ª mão do play-off com o Mónaco e, quem sabe, também os oitavos de final.

Esta base sólida defensiva já coloca o Benfica no topo de alguns dados estáticos revelados pela própria UEFA. Por exemplo, a formação de Bruno Lage já é a segunda equipa da Champions com mais recuperações de bola, 411, curiosamente só atrás dos monegascos (415). Para além disso, as águias também já somaram 68 desarmes concretizados, apenas atrás dos franceses do Brest (71). 

E muitos destes dados têm a preciosa contribuição das performances de dois jogadores em particular, que também surgem destacados pela UEFA: Otamendi e Florentino.

37 anos e sem dar sinal de abrandar
 
O capitão do Benfica celebrou o 37.º aniversário no dia do jogo com o Mónaco, com uma exibição que o deixou no cimo dos jogadores com mais recuperações de bola na prova milionária. Já foram 67 as vezes que Otamendi roubou a bola aos adversários - só Willian Pacho (71) e Isak Hien (73) somaram mais. 

A idade também parece não pesar para o campeão do mundo. Estamos a falar de um jogador que é totalista de minutos na UEFA Champions League - Trubin é a outra águia que atingiu o mesmo parâmetro. E Otamendi tem utilizado esses minutos para cimentar a sua posição como o jogador com mais alívios realizados na prova milionária (50), entre os jogadores ainda em competição. 

O polvo do meio-campo 

As principais qualidades de Florentino também têm sobressaído nesta competição. O médio de 25 anos tem atuado no centro do meio-campo encarnado e, tal como Otamendi, tem recuperado muitas vezes a bola.

Desde logo, Florentino só tem menos cinco recuperações do que Otamendi, apesar de ter jogado menos minutos na prova (711) do que o central argentino. O médio também se destaca nos desarmes efetuados (como tem sido hábito ao longo da sua carreira), somando 29 destas ações na UEFA Champions League. Neste parâmetro, apenas Jude Bellingham, Marc Casadó e Manuel Locatelli superam Florentino. 

Com esta segurança à frente da baliza, o Benfica pode continuar a atingir objetivos na maior prova de clubes do mundo. Por agora, já não falta tudo para as águias regressarem aos oitavos de final - para isso, basta um empate na receção ao Mónaco na próxima terça-feira.

Caso garanta o apuramento e mantenha estes registos defensivos animadores, poderá até encarar com alguma confiança um potencial duelo com o Barcelona ou com o Liverpool, os dois possíveis adversários da equipa nos oitavos.

Afonso Santos in A Bola

Billy the Kid

Dos melhores jogadores estrangeiros que passaram pelo clube.

Na verdade, o que falta só Benfica para ganhar a Champions, não é tanto mais dinheiro para competir com os colossos.

O que falta, é, na verdadeira essência dos termos, raça, crer, ambição e espírito guerreiro.

Quando vencemos as Champions da década 60, não éramos (muito) melhores que o Barcelona ou Real. Os nossos jogadores não eram os mais bem-pagos.

A equipa da primeira passagem de Erikson (um dos melhores Benfica's de sempre) aliava artistas (Chalana, Nené, Carlos Manuel, Diamantino, João Alves) com verdadeiros guerreiros (Álvaro, Veloso, Humberto, Bastos Lopes, Sheu).

No plantel actual, só Otamendi e Di Maria têm o espírito de campeões para entrar no balneário daquela equipa de 83.
Não é uma questão apenas de qualidade (pois isso, a maioria do plantel actual tem-na). Trata-se de "cojones" para ser campeão e querer ganhar, sim ou sim, é fazer de tudo para ganhar (Di Maria jogou lesionado o jogo passado porque não queria falhar um jogo da Champions; jogou lesionado a final do último mundial, que ajudou a decidir. Otamendi jogou uma época inteira no City lesionado, segundo Guardiola; está sempre disponível para competir... e ganhar).

O que falta ao Benfica para vencer a Champions (tal como vimos em várias equipas do FC Porto, ostentando jogadores banais mas a atingir fases adiantadas da Champions) são gajos como Otamendi (e Di Maria), verdadeiros campeões!

Uma vez o Benfica ia jogar com o Bayern para a Champions. Na CI, Thiago Alcântara (na altura jogador do Bayern), questionado sobre a possível ausência de Gaitan que se encontrava em dúvida, por lesão, e era o craque do Benfica, o brasileiro respondeu, rindo-se (sic): "um argentino falhando um jogo da Champions? Não acredito".
E Gaitan jogou.

É disto que falo: fome de ganhar independentemente de lesão ou dores, independentemente de férias. Estar sempre - emocional e psicologicamente - disponível para competir ao mais elevado nível físico.

Tivéssemos "onze Otamendi's", chegávamos a final da Champions!