Michel Preud'homme, Le Saint

Guarda-redes, 66 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 5 épocas (1994-1999), 199 jogos (17939 minutos), 0 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

FTG

Citação de: Covenant em 23 de Fevereiro de 2025, 01:20
Citação de: Boddicker em 22 de Fevereiro de 2025, 23:47
Expandir...
Citação de: fdpdc666 em 22 de Fevereiro de 2025, 11:39Michel Preud'homme reconhecido pelo Benfica: «Sinto-me em casa»
Antigo guarda-redes das águias foi homenageado pelo clube e recordou os cinco anos em Portugal, agradecendo o reconhecimento e o apoio dos adeptos.

Michel Preud'homme deixou de treinar em 2019/20, o seu último clube foi o Standard Liège. Foto: IMAGO

Michel Preud'homme foi convidado-surpresa na Cerimónia de Entrega de Anéis de Platina, no Pavilhão Fidelidade, destinados aos sócios do Benfica que cumprem 20, 50 e 75 anos de filiação ao clube. Após ter subido ao palco, o antigo guarda-redes das águias falou à BTV e agradeceu bastante esse reconhecimento do clube e dos adeptos.

«Sim, é incrível. Esta é a primeira vez que eu regresso, porque tinha muitas coisas para fazer como treinador, portanto não tinha tempo. Voltei a descobrir hoje o estádio, então é uma alegria estar aqui e receber este carinho dos sócios do Benfica. Penso que o Benfica é uma alma, como sempre disse. Penso que os adeptos viram que eu dei tudo de mim, do meu corpo, da minha alma, do meu coração, pelo clube e penso que é por isso que há esta ligação com eles», começou por dizer, afirmando que só ter conquistado um título em cinco épocas foi pouco.

«Eu ganhei uma Taça de Portugal com o Benfica, um título para mim é uma desilusão na minha carreira, mas era um tempo difícil para o clube e tive muito trabalho como guarda-redes nesse período. Mas mesmo em tempos difíceis do clube, os adeptos puderam ver que eu tentei ajudar o clube da minha maneira, por isso é que há este reconhecimento», explicou, mostrando-se feliz por regressar a Portugal.

«Penso que a história do Benfica é tão grande, com tantos títulos que ganhou. O Benfica ganhou tudo no futebol e quando um estrangeiro vem aqui cinco anos e recebe este reconhecimento... para mim é uma coisa incrível. Quando regresso aqui tenho muitos amigos por Lisboa, mas hoje vi mais uma vez que... sinto-me em casa. Sinto-me em casa quando estou aqui», acrescentou, colocando os encarnados num patamar dos maiores do Mundo.

«É uma instituição, há alguns clubes no mundo que são uma instituição, como o Benfica. Ser do Benfica para a gente é como pertencer a uma família. É uma coisa importante da vida quando eu falo no Benfica, a minha experiência em Portugal, mas aqui, tudo se vive com uma paixão incrível», disse, admitindo que não tem acompanhado a atualidade do clube, mas feliz por assistir ao vivo o jogo deste sábado na Luz frente ao Boavista.

«Eu tenho de dizer que não conheço muito bem a equipa neste momento, nos últimos anos deixei um pouco o futebol. Sei que ganharam títulos, que se qualificaram contra o Mónaco há poucos dias, que estão a dois pontos do Sporting na tabela. Penso que o Benfica regressou ao seu nível de antes e espero que tudo corra bem, cheio de títulos. Antes no antigo estádio às vezes tínhamos 60 mil pessoas, agora está sempre cheio, grande ambiente e alegro-me de ver o jogo desta noite», finalizou.

Rafael Batista Reis in A Bola

LENDA!

Lembro me de o pedir muitas vezes aqui para treinador quando andava a ganhar títulos na Bélgica.

Ele ganhou sempre títulos por onde foi passando mas tenho ideia que não treinou muitos anos
É dirigente do Standard, mas é um clube muito complicado.

E esteve como vice e treinador ao mesmo tempo em 2019

Kampz

Este fim-de-semana vim para fora de Lisboa celebrar o aniversário da senhora, acho que foi o primeiro jogo que perdi esta época.

Não imaginam a minha dor de saber que o Saint Michel foi homenageado e não estive lá.

Apaixonei-me pelo Benfica aos 2 anos, por causa dos meus colegas de escola, ninguém na minha família queria saber de bola e até tenho antecedentes de fundação lagarta.

Já não sei com que idade, mas muito pequeno, só me queria mascarar de guarda-redes do Benfica, tenho várias fotos com o equipamento do Neno.

Tornei-me guarda-redes de vez quando este Monstro se juntou ao nosso clube, foi um ídolo da minha infância só equiparado a JVP, sobre o qual pedia às minhas avós para bordarem mantas com o número 8 com as quais dormia.

Tinha uma pancada tal pelo MPH que me lembro perfeitamente da minha mãe me dizer "achas que o Preud'homme se assoa assim?!" e, apesar da minha má memória, todos os anos no dia 24 de janeiro me lembro do aniversário dele.

Aguardava este dia há anos, talvez só como aguardo o do Cardozo, não acredito que o falhei, ainda que por valores mais importantes. Quando me lembro só sinto um nó na barriga.

Fica aqui a minha homenagem a um dos principais culpados do meu Benfiquismo!

Carlos Barbosa

Pelos vistos, enquanto dirigente portou-se mal com o Benfica.

Aconselho a verem o podcast do José Gabriel quaresma no YouTube.

E sabe do que fala

24-7SLB

Citação de: Carlos Barbosa em 23 de Fevereiro de 2025, 16:32Pelos vistos, enquanto dirigente portou-se mal com o Benfica.

E sabe do que fala

Fez o quê?

Xanghai

Citação de: Andris em 23 de Fevereiro de 2025, 00:09

Temos de puxar o João Vieira Pinto para a vida ativa do clube. É o símbolo de uma geração inteira, merece estar connosco. Façam por isso.

vinsanity

ver o reencontro do Michel com o JVP fez-me cair umas lágrimas  :cry2:

Woodwaid

Citação de: vinsanity em 23 de Fevereiro de 2025, 19:45ver o reencontro do Michel com o JVP fez-me cair umas lágrimas  :cry2:
Aqui estou só a cortar cebolas 🥺

Carlos Barbosa

Citação de: 24-7SLB em 23 de Fevereiro de 2025, 16:59
Citação de: Carlos Barbosa em 23 de Fevereiro de 2025, 16:32Pelos vistos, enquanto dirigente portou-se mal com o Benfica.

E sabe do que fala

Fez o quê?

Vê o podcast

Imortal10

Citação de: Carlos Barbosa em 23 de Fevereiro de 2025, 20:32
Expandir...

E sabe do que fala

Quem fez o que? E que podcast?

Fez o quê?

Vê o podcast

vinsanity

Citação de: Carlos Barbosa em 23 de Fevereiro de 2025, 20:32
Expandir...

E sabe do que fala

Fez o quê?

Vê o podcast
que tal pores o link aqui em vez de dizeres às pessoas para andar à procura, ajudava digo eu ou então dizeres qual é o episódio, o que encontrei foi conversas dele com a Maya e Fátimas Lopes e outras entrevistadas (todas mulheres)  não estou a ver qual das entrevistadas poderá ter alguma relação com o que disseste acima mas pronto

https://www.youtube.com/@ExpressoParaOOriente-gk1jy/videos

Nirvana_87

Citação de: Andris em 23 de Fevereiro de 2025, 17:59

Às vezes o Bieiristão faz coisas decentes.
Bonitas homenagens às lendas. :flagglorioso:

Ninguém reconhece o Mauro Airez. Tá gordinho. 😅
E o Tiago parece o Tom Cruise no Collateral.🤣

Mais dia menos dia vão ter que homenagear o menino de ouro.
Fazer as pazes. Lamentar o que se passou.
Ele e o Michel são o simbolo dos miúdos Benfiquistas naquela década de 90.