CN J1: SL Benfica 95 - 94 FC Porto, 08Jun. Dom. 16h30 *BTV | RTP 2*

Competição
Fase
Playoff - Final
Ronda
Jogo 1
Data
Dom, 8 Junho, 2025, 16:30
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV | RTP 2

 

CONSISTÊNCIA RECOMPENSADA COM VANTAGEM NA FINAL


Entrada com o pé direito na final do play-off da Liga Betclic! O Benfica recebeu e derrotou o FC Porto, por 95-94, neste domingo, 8 de junho, no jogo 1 do certame.

 

Casa esgotada no Pavilhão Fidelidade para acolher o começo da decisão do vencedor do Campeonato, com as águias a entrarem em campo com um cinco inicial composto por Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho.

 

Num arranque de jogo muito pontuado, os comandados de Norberto Alves chegaram a liderar por 5 pontos em 4 ocasiões (7-2, 9-4, 11-6 e 13-8), com Makram Ben Romdhane em destaque no ataque.

 

Contudo, o equilíbrio era a nota dominante, e, aos 5', os visitantes empataram a contenda (13-13), que teve sucessivas igualdades até aos 10', momento em que estes chegaram à dianteira pela primeira vez, fechando o 1.º quarto a vencer por 26-27.

 

Após minutos inaugurais do 2.º período nivelados (30-31), os encarnados tornaram a distanciar-se com um triplo de Trey Drechsel, um layup de Aaron Broussard e dois lançamentos livres de Ahmaad Rorie (37-31, aos 5'). Na sequência da resposta adversária (40-37), um lançamento exterior de Makram Ben Romdhane fixou novamente o desnível em 6 pontos (43-37).

 

Ainda assim, fruto de um (sempre) elevado acerto nos lançamentos livres, o FC Porto aproximou-se paulatinamente da equipa da casa, regressando, inclusivamente, à frente (47-48). Todavia, a segundos do intervalo, um afundanço de Nico Carvacho fez com que os benfiquistas recolhessem aos balneários em vantagem (49-48).


O 3.º quarto também teve um início balanceado (53-52), até que um layup de Nico Carvacho e um triplo de Ahmaad Rorie afastaram o Benfica do oponente (58-52, aos 4'). Depois de os forasteiros ripostarem (62-59), dois lançamentos interiores de Nico Carvacho e um triplo de Betinho Gomes dilataram a discrepância para 10 pontos (69-59, aos 8'), a maior registada no encontro.

 

Até ao término deste parcial, os azuis e brancos encurtaram ligeiramente a margem (74-66).

 

O FC Porto viria a levar a melhor no derradeiro quarto, reduzindo gradualmente a diferença entre as duas formações no marcador, que passou a ser de apenas 1 ponto à passagem do 6.º minuto (81-80).

 

Numa fase crucial do duelo, valeu um triplo de Eduardo Francisco, seguido de mais um lançamento interior certeiro de Nico Carvacho (melhor pontuador encarnado), os quais concederam às águias uma assinalável folga de 6 pontos (86-80, aos 8'), importantíssima para manter a liderança no último assalto dos dragões, que voltaram a colar-se aos visitados, mas não evitaram o triunfo dos comandados de Norberto Alves, por 95-94.

 

Nesta terça-feira, 10 de junho, às 14h00, os dois coletivos voltam a medir forças no Pavilhão Fidelidade, no jogo 2 da final do play-off da Liga Betclic.

 

DECLARAÇÕES


Norberto Alves (treinador do Benfica): "É muito difícil, quando é por 1 ponto, dizer que há diferenças. Acho que estivemos melhor nos ressaltos, ganhámos mais ressaltos que eles. Eles tiveram muitos mais pontos de lance livre que nós. Tivemos mais assistências, circulámos bem a bola. É evidente que isto é só um dia para descansar um pouco e ver um ou outro detalhe, mas um ou outro detalhe defensivo temos de melhorar. É muito importante entrar em vantagem no play-off. A equipa do FC Porto é uma excelente equipa, como a gente sabe. Foi muito importante o apoio dos Benfiquistas. Terça-feira, às 14h00, venham aqui outra vez. É o momento para estarmos todos unidos. Hoje realmente foi decisivo, nos momentos em que as coisas não estavam a correr tão bem, mantermos a energia para poder vencer o jogo. Nós estamos a dar tudo desde o princípio da época. Uma época difícil para nós, sempre com ausências. Mas acho que isso também construiu um pouco o caráter que era importante para hoje poder ganhar o jogo, que às vezes estava complicado para nós. Manter esse caráter, não sou adivinho, mas acredito muito nos rapazes, acredito que vamos vencer, mas vai ser difícil, como é evidente. Estamos a falar de uma grande equipa do outro lado. Mas manter este caráter, esta atitude até ao fim e jogo a jogo."

 

Aaron Broussard (base/extremo do Benfica): "Achei que foi um ótimo jogo para a equipa. Entrámos agressivos e continuámos assim durante a maior parte do jogo. Quando eles tiveram bons momentos, respondemos muito bem. E conseguimos manter a vantagem, então foi um grande jogo para nós. Na terça-feira espero o mesmo ambiente. Agradecemos a todos os adeptos que compareceram a este jogo e esperamos vê-los no próximo. Vai ser mais um jogo difícil, precisamos de todos. E vamos lutar ainda mais no próximo jogo. O apoio dos adeptos é sempre importante. É um ambiente ótimo quando toda a gente está aqui, é barulhento, e nós gostamos."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho

 

Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (J), José Barbosa (J), Diogo Gameiro (NJ), Daniel Relvão (J), Betinho (J) e Ivica Radic (J)

 

Pontuadores do Benfica: Makram Ben Romdhane (14), Aaron Broussard (18), Ahmaad Rorie (13), Thomas Drechsel (11), Nico Carvacho (23), Betinho (9), José Barbosa (4) e Eduardo Francisco (3)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/06/08/basquetebol-benfica-fc-porto-jogo-1-final-play-off-liga-betclic

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Terça, 15 Julho 2025


Rui SLB Pedro




eduq

jogo dificil
precisa-se de concentração, foco e dinâmica de jogo

MeteGelo

#5
1 - Castigar o Fayne com "massa" para o desgastar e obrigar a fazer faltas estúpidas e forçar a substituição cedo pelo Delgado.

2 - colocar pressão no Landis para lhe entrar na "mona" que é fraquinha e morde o anzol com facilidade. Rorie e outro base (Barbosa que é mais móvel?) têm que ir alternado na defesa ao Washpun para não se desgastar só 1, porque ele é rápido e faz muitas mudanças de direcção obrigando a desgaste físico elevado e rápido. Fazer faltas sobre ele se for preciso.

3 - Se Stone for a jogo, e não estiver a render no ataque, pelo meno tem que "pegar" no Marble para o condicionar no ataque.

4 - SUPER CONCENTRAÇÃO NOS ATAQUES DELES, NOS BLOQUIEOS DIRECTOS (E NOS BLOQUEIOS STAGGER) PARA LIBERTAR O MARBLE/ WASHPUN/ LANDIS NOS TRIPLOS

5 - Se o Betinho continuar com mão quente nos triplos, jogar para ele nem que seja com extra passes

6 - "cansar" o Douglas com forte pressão defensiva para lhe tirar pulmão.

7 - Se o jogo deles passar muito pelo Marble, lançar o Mingas para cima dele porque é de longe o nosso jogador mais pressionante a defender!

Melhorámos desde há 4/ 5 semanas para cá, por isso acredito que vamos GANHAR!

MeteGelo

Se o porco do Omlid for a jogo, dar-lhe com uma bola no trombil sff.
On behalf of Betinho...

Entendedores, entenderão...


fdpdc666

Benfica e FC Porto em final explosiva no playoff da Liga Betclic.
Playoff começa este domingo sem um favorito claro.




Benfica e FC Porto iniciam este domingo (16h30) na Luz a final do playoff da Liga Betclic, sem se vislumbrar um favorito claro à conquista do troféu, à melhor de cinco jogos.

Os encarnados costumam aparecer fortes nas decisões, são tricampeões nacionais, mas no saldo da temporada estão em défice no confronto direto com os dragões, com 4 derrotas e apenas 1 vitória.

As águias venceram em casa (82-77) e perderam fora (89-103) na fase regular da Liga, e cederam na Taça de Portugal (84-94), Supertaça (93-97) e Taça Hugo dos Santos (95-104), perante uma equipa da Invicta que tem crescido ao longo da temporada.

Prova disso foi o triunfo claro (3-0) frente ao Sporting nas meias-finais do playoff, enquanto o Benfica também aplicou a mesma dose à Ovarense.

Norberto Alves, treinador do Benfica sabe que o desafio não vai ser fácil: "É uma final, e todas as finais são difíceis de vencer. Para vencer as finais, temos de estar nas finais", começou por dizer, à BTV, o técnico dos encarnados.

"Fizemos uma fase regular em que ficámos em 1.º lugar, lidando sempre com as nossas dificuldades e com sacrifício. E é muito justo termos acabado a fase regular em 1.º lugar", sublinhou Norberto Alves.

Ciente da exigência do momento, o treinador pede uma resposta de alto nível: "Agora chega o momento mais importante, em que nos temos de transcender para encontrarmos a excelência que é necessária nestes momentos, para poder vencer."

Toney Douglas confiante

Toney Douglas, trunfo do FC Porto, deu conta do estado de espírito da sua equipa: "Sentimo-nos bem. Vamos procurar seguir o plano de jogo, tivemos bons treinos e estamos preparados. A energia é boa. Se queremos ganhar o campeonato, temos de ganhar fora em algum momento, por isso vamos jogo a jogo, a começar no domingo. Vamos ser uma equipa com muita energia nos dois lados do campo", considerou o base ao site dos portistas.

Toney Douglas disse o que a sua equipa precisa: "Temos de ser enérgicos desde o início, não podemos ficar para trás e depois tentar recuperar. Nos playoffs, sobretudo na final, temos de estar preparados desde o início."

PROGRAMA DA FINAL DO PLAYOFF

Jogo 1: 8 de junho (16h30)

Jogo 2: 10 de junho (14h00)

Jogo 3: 13 de junho (19h00)

Jogo 4: 15 de junho (18h00)*

Jogo 5: 18 de junho (19h00)*

*Se necessário

Por Alexandre Reis in Record

luislima

Citação de: MeteGelo em 07 de Junho de 2025, 12:101 - Castigar o Fayne com "massa" para o desgastar e obrigar a fazer faltas estúpidas e forçar a substituição cedo pelo Delgado.

2 - colocar pressão no Landis para lhe entrar na "mona" que é fraquinha e morde o anzol com facilidade. Rorie e outro base (Barbosa que é mais móvel?) têm que ir alternado na defesa ao Washpun para não se desgastar só 1, porque ele é rápido e faz muitas mudanças de direcção obrigando a desgaste físico elevado e rápido. Fazer faltas sobre ele se for preciso.

3 - Se Stone for a jogo, e não estiver a render no ataque, pelo meno tem que "pegar" no Marble para o condicionar no ataque.

4 - SUPER CONCENTRAÇÃO NOS ATAQUES DELES, NOS BLOQUIEOS DIRECTOS (E NOS BLOQUEIOS STAGGER) PARA LIBERTAR O MARBLE/ WASHPUN/ LANDIS NOS TRIPLOS

5 - Se o Betinho continuar com mão quente nos triplos, jogar para ele nem que seja com extra passes

6 - "cansar" o Douglas com forte pressão defensiva para lhe tirar pulmão.

7 - Se o jogo deles passar muito pelo Marble, lançar o Mingas para cima dele porque é de longe o nosso jogador mais pressionante a defender!

Melhorámos desde há 4/ 5 semanas para cá, por isso acredito que vamos GANHAR!

Ponto 4 super importante. Não cair na armadilha de deixar um homem sozinho no bloqueio, seja o portador da bola ou o jogador grande. Defesa é imperativa nestes jogos!

ForçadoBloqueio

Citação de: Gonçalo Santos em 07 de Junho de 2025, 00:40Já não há bilhetes

Boa!!! Mais um jogo com pavilhão a meio gás! Carrega Ruieeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!

Eterno Benfica

Citação de: ForçadoBloqueio em 07 de Junho de 2025, 19:51
Citação de: Gonçalo Santos em 07 de Junho de 2025, 00:40Já não há bilhetes

Boa!!! Mais um jogo com pavilhão a meio gás! Carrega Ruieeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!
Claramente exagerado o que dizes, mas tens um ponto.

Ainda assim o problema está longe de ser o presidente, neste caso


PP00


andymc

Citação de: Eterno Benfica em 07 de Junho de 2025, 22:02
Citação de: ForçadoBloqueio em 07 de Junho de 2025, 19:51
Citação de: Gonçalo Santos em 07 de Junho de 2025, 00:40Já não há bilhetes

Boa!!! Mais um jogo com pavilhão a meio gás! Carrega Ruieeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!
Claramente exagerado o que dizes, mas tens um ponto.

Ainda assim o problema está longe de ser o presidente, neste caso

Claro que é, porque este problema é recorrente e tem anos.

A direção já devia ter feito algo sobre isso. Penalizar, por exemplo, quem é repetente nessa brincadeira