Rafael Obrador

Defesa, 21 anos,
Espanha
Equipa Principal: 1 época (2025-), 1 jogo (67 minutos), 0 golos
Em 2025/2026: 1 jogo (67 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos
Em 2025/2026: 2 jogos, 0 golos

cmarg1971

Quantas posições faz?
Já não estou habituado a especialistas de uma só posição.

lucasslb1904

Citação de: LR em 10 de Julho de 2025, 10:16https://x.com/InvaderStats/status/1943234110811488662

Rafael Obrador chegou ontem à noite a Lisboa para assinar pelo SL Benfica, envolvido no negócio de Álvaro Carreras para o Real Madrid.

O que vale o ex-Castilla e como se compara a Carreras? A investigar na thread que se segue.



Numa movimentação por poucos esperada ou veiculada, o Benfica prepara-se para fechar a lateral-esquerda com a contratação de Rafael Obrador, jovem do Real Madrid que actuou na passada temporada por empréstimo ao serviço do Deportivo, onde realizou 33J, não tendo marcado qualquer golo e conseguindo uma assistência.

O jovem era tido, até há bem pouco tempo, como uma das esperanças Espanholas na posição - à frente de Carreras inclusivé - mas as últimas temporadas têm-lhe tirado o fulgor e holofotes que trazia da formação.

À primeira vista parece uma opção arriscada dos encarnados - o mesmo talvez pudesse ser dito de Carreras há 18 meses - mas como se compara com o compatriota e o que poderá trazer à banda esquerda das águias?

Os dados confirmam, com alguma naturalidade, o risco associado à contratação, na medida em que Obrador perde para Carreras praticamente em toda a linha, equivalendo-se ambos no desempenho ligado às métricas de performance física.




Começando por aí, ambos de estatura elevada para lateral e com perfis físicos com algumas semelhanças, Carreras destaca-se com a sua passada mais larga e maior imponência física. Obrador por outra, apresenta-se mais explosivo nos primeiros metros não se descurando igualmente de utilizar o corpo.

Apresentam ambos boa capacidade cardiovascular ao longo dos 90, capazes de vai-vens constantes e não sendo absolutamente evidente uma quebra no último terço da partida.

Observando os heatmaps de ambos, é possível igualmente confirmar o que é facilmente perceptível na análise e nos números.

Obrador explora menos terrenos interiores, sendo mais prevísivel nas suas acções e priveligiando o corredor para investidas ofensivas com e sem bola. Tenta o cruzamento de forma frequente e precoce, raramente tentando a solução criativa junto à linha - algo igualmente confirmado pelo heatmap.

No capítulo do passe é notório igualmente que parte atrás de Carreras.

Tenta menos passes não só pelo menor tempo de posse da sua equipa mas igualmente por passar e depender menos de si a construção.

Isto acaba por se reflectir a toda a linha e em todo o tipo de passes, sendo mais notório nos passes para terço final - que tenta manifestamente pouco, privilegiando o passe curto - o que não beneficiava a equipa em muitas das situações observadas.

O mesmo se reflecte no seu acerto, perdendo igualmente para Carreras em toda a linha e mostrando-se mais errático na entrega.

Apresenta no entanto maior verticalidade de passe, procurando quase sempre o colega à frente ou na diagonal, de modo a poder avançar no terreno com recurso a combinação rápida. Ajuda igualmente a explicar estes números o facto de Carreras nas suas incursões pelo meio ter necessidade frequente de deixar atrás para o colega quando não tem espaço para avançar.

No capítulo das assistências não se mostrou igualmente tão profícuo quanto Carreras, não só por culpa da maior debilidade ofensiva da sua equipa mas também da menor capacidade para encontrar colegas no último terço na profundidade, algo em que Carreras conseguia adicionar.

Apresenta ainda, e de forma algo surpreendente, o dobro das assistências para remate quando comparado com Carreras (1.08 p/90 vs 2.21 p/90).

Algo que se pode explicar com a maior urgência com que os seus colegas procuravam a baliza - oposto ao futebol mais paciente dos encarnados - bem como da insistência no cruzamento, que muitas vezes terminou em remate mas finalização infeliz. Ainda no que toca ao cruzamento, apesar de o tentar por vezes de forma um pouco previsível, demonstra boa qualidade na batida e colocação.

Pouco há a dizer no capítulo do golo, não tendo marcado nenhum nem esteve perto de o fazer, totalizando 0 xG. Investe pouco na procura pela baliza, procurando o remate com muita timidez (0.13 remates p/90 vs 0.58 de Carreras) - ao contrário de Carreras que consegue ser uma ameaça à baliza contrária com algum espaço.

No que toca à criatividade com bola, é um jogador que - e um pouco à semelhança de Carreras - alarga bastante a sua probabilidade de sucesso no drible caso esteja em velocidade, momento em que é dificil de travar. Tenta o drible com menos frequência que Carreras, demonstra-se competente q.b. em espaços curtos mas é em velocidade e explosão que mais facilmente consegue ultrapassar o adversário, contornando-o.

Tenta invariavelmente incutir velocidade no jogo quando recebe o esférico, mesmo na primeira fase de construção.

Chega à área com natural menor frequência do que Carreras (apenas 0.6 toques na área p/90 vs 1.62).

No aspecto defensivo apresenta ainda algumas debilidades. Perde para Carreras igualmente em toda a linha, mas por bastante pouco a nível de números (e com ajuste à posse).

É voluntarioso e concentrado e não foge do duelo - disputa menos duelos, tanto ofensivos como defensivos, do que Carreras mas apresenta números razoáveis neste aspecto a nível de % sucesso.

No entanto, demonstra-se ainda muito 'verde' na disputa de bola e no tackle. É driblado com uma facilidade que custará caro num contexto de maior exigência. Apesar de demonstrar awareness e concentração, tende igualmente a demorar a posicionar-se de modo a fechar a zona central quando necessário, expondo muito o central do seu lado.

Apesar da altura também não se apresenta como um grande activo no jogo aéreo, disputando poucos duelos e vencendo bem menos de metade dos que disputa.

A nível de curiosidade, deixa-se igualmente um comparativo entre os dois intervenientes da análise e as 3 opções (de diversos price points) que foram sugeridas pelo Invader no Transfer Planning de Verão, publicado no mês passado - Melvin Bard 🇫🇷, Jaouen Hadjam 🇩🇿 e Keita Kosugi 🇯🇵.



Resta saber os moldes desta negociação, mas Obrador apesar do perfil físico interessante - e em grande demanda no futebol Europeu - e de apresentar capacidade e potencial para chegar a outro nível, parece partir um degrau abaixo do Álvaro Carreras (na altura Fernandez) que chegou ao Benfica há 18 meses e cuja análise e observação mostrava uma maior capacidade para o imediato e um potencial mais evidente.

Parece clara a confiança que se deposita em Dahl como sucessor de Carreras, mas sendo o Sueco igualmente um atleta ainda em desenvolvimento, seria de esperar uma outra opção, talvez mais experiente, para fechar a lateral esquerda dos encarnados.

Quiçá o ex-Castilla possa surpreender.


Meu rico Kosugi...

Mariachi

Tanto pode ser bom, como não ser. Ou até mais ou menos.

Eu acho que anda algures aí no meio.


Stigmat

Vai ser outro a "obrar" na tola do Lage?

Frodo

É contratar 50 montes e rezar que um cole.
No entretanto, enche-se o cú de comissões.


Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Jeremy em 08 de Julho de 2025, 19:44É muito bom jogador

Jeremy, qual a apreciação global do que conheces?

Vincent

Cheira-me que no ultimo dia de mercado estamos a contratar um defesa esquerdo á pressão.

lucasslb1904

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Julho de 2025, 11:19
Citação de: lucasslb1904 em 08 de Julho de 2025, 19:45I like it, bom prospects

É mesmo?

Só vi dois jogos, na altura quem mais me chamou a atenção foi o Yeremay Hernandez...mas não tinha desgostado do Abrador também, mas os adeptos do deportivo com certeza têm mais conhecimento do que eu, e os comentários acerca do jogador não são muito animadores. Vale o que vale, a ver como vai evoluir no Benfica.

Tom_Joad

O lateral esquerdo será o Dahl e parece-me que vai dar conta do recado. Este vem para crescer como alternativa.

Carton de Wiart

O Carreras era uma "incógnita" avaliada em 6.5M, que custou 6M, e que tinha passado das categorias de base do Real Madrid para um United que depois o empresta para ser um dos melhores jogadores do Preston no Championship (faz 42 jogos e 6 assistências) e o empresta de seguida ao Granada, na 1ª divisão espanhola onde, em meia época, faz 14 jogos.

O Obrador é uma "certeza" avaliada em 0.5M, que vai custar 5M, e cujo passado se limita à passagem do Mallorca para as categorias de base do Real Madrid para um Depor na segunda divisão espanhola a lutar para não descer à 3ª (33 jogos, uma assistência).

Mas o pior é mesmo os moldes em que se chega a estas contratações.

O Carreras vem como resultado de observações do scouting e da convicção de que é um jogador com condições para singrar.
O Obrador vem como forma de diminuir o valor a pagar pelo Real Madrid, atenuando a obviedade de que não vamos receber a cláusula, nem perto - contrariando a info privilegiada dos cartilheiros do Record que há semanas atrás diziam que só saía pela cláusula. O Benfica vai receber uns 35M e vai pagar uns 5M pelo Obrador. Vão publicitar, com a maior lata, que são operações independentes - o que ajudará a justificar o pagamento de intermediação duas vezes.

Mas tem mais.
O Benfica vai ao Mundial de Clubes com Carreras e o jogador, aliciado pelo Real Madrid, presta-se a tudo para não jogar.
O Benfica vê-se privado do jogador na competição. E mesmo assim, vai facilitar a venda ao Real Madrid, resolvendo-lhes um problema chamado Obrador, para o qual tinham de arranjar colocação e vendendo Carreras abaixo da cláusula.

Enfim. Mais uma merda.

o ultimo moicano

#911






Estatísticas ou perfis nunca dizem tudo, um jogador é muito mais do que números.

Ainda assim, acima segue mais uma avaliação do jogador.

No que é possível observar nos vídeos possui algumas valência bem positivas, mas é muito curto para se saber mais. Convém não esquecer que ter sido jogador da formação do Real Madrid não costuma ser péssimo indicativo.

Confesso que o acho muito promissor, se der jogador com a velocidade que tem, não sei não.

P.S: Ao contrário do falado por muitos: "Rafael Obrador era um alvo há muito identificado para a posição de lateral-esquerdo" .

Jeremy

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Julho de 2025, 11:20
Citação de: Jeremy em 08 de Julho de 2025, 19:44É muito bom jogador

Jeremy, qual a apreciação global do que conheces?
vi jogos do Deportivo porque quería seguir o Yeremay e dos jogos que vi esteve muito bem. Bom com a bola nos pes, jogador bastante ofensivo. O que eu nao gostei é que depois dos 60 minutos ja parecía muito cansado.
Agora é bom lembrar que ele tem poucas asistencias porque o Depor era fraco.

Jeremy

Citação de: lucasslb1904 em 10 de Julho de 2025, 11:22
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Julho de 2025, 11:19
Citação de: lucasslb1904 em 08 de Julho de 2025, 19:45I like it, bom prospects

É mesmo?

Só vi dois jogos, na altura quem mais me chamou a atenção foi o Yeremay Hernandez...mas não tinha desgostado do Abrador também, mas os adeptos do deportivo com certeza têm mais conhecimento do que eu, e os comentários acerca do jogador não são muito animadores. Vale o que vale, a ver como vai evoluir no Benfica.
os adeptos do Depor criticavam bastante o Yeremay o ano passado e este ano fez uma epoca muito boa. Eu nao sou muito de fiar nos comentarios dos adeptos (basta ver o que se diz de alguns jogadores do Benfica no forum)
Vamos ver se é capaz de chegar e mostrar que pode ser um bom jogador no Benfica

sergio19azb

Por estes valores, tinha preferido o Lelo. Português, vinha ganhar um saco de tremoços, experiente mas ainda jovem para fazer 2 ou 3 épocas como suplente até querer saltar para outro clube.