Heorhii Sudakov

Médio, 23 anos,
Ucrânia
Equipa Principal: 1 época (2025-), 17 jogos (1295 minutos), 4 golos
Em 2025/2026: 17 jogos (1295 minutos), 4 golos

Sequel

Citação de: xico17 em 29 de Agosto de 2025, 12:19

Nota-se no percurso o momento em que o Porto quase conseguiu desviar o atleta.

Mas com os nossos Ruies ninguém brinca.

É por isto que pago pelos serviços móveis.

Redady2

Citação de: Sequel em 30 de Agosto de 2025, 10:02
Citação de: jorslb em 30 de Agosto de 2025, 00:45
Citação de: Sequel em 30 de Agosto de 2025, 00:00Questão honesta: porque raio não houve nenhum clube da Premier League a comprá-lo? O que é que escapou?

Já que tem tanta boa referência, é estranho.

E o Gyokeres?

O que é que isso tem a ver com a minha pergunta?

O Sudakov tem apenas 22 anos, é diferente.
Esteve sempre nas cogitações de clubes ingleses e europeus, mas o seu valor de mercado era de 60M a época passada. O Nápoles ofereceu 40M em Maio mas eles não aceitaram.

https://www.getfootballnewsitaly.com/2025/napoli-agree-personal-terms-with-shakhtar-donetsks-georgiy-sudakov/

No entanto, os Bianconeri enfrentam concorrência pela contratação de Sudakov, principalmente de vários times da Premier League inglesa. De acordo com uma reportagem do Calciomercato, Arsenal, Chelsea, Manchester City e Brighton demonstraram interesse no jogador e estão monitorando de perto seu progresso. O perfil de Sudakov claramente atraiu atenção significativa no mercado de transferências.

https://www.juvefc.com/premier-league-clubs-are-competing-with-juventus-for-sudakov/

TFFS

Citação de: Sequel em 30 de Agosto de 2025, 10:02
Citação de: jorslb em 30 de Agosto de 2025, 00:45
Citação de: Sequel em 30 de Agosto de 2025, 00:00Questão honesta: porque raio não houve nenhum clube da Premier League a comprá-lo? O que é que escapou?

E o Gyokeres?

O que é que isso tem a ver com a minha pergunta?

O Sudakov tem apenas 22 anos, é diferente.
É diferente... A favor do Sudakov ;D

Redady2

Acreditem, só veio para nós devido às boas relações entre os clubes, e ao facto de termos o Trubin que é um grande amigo dele.

O sonho do rapaz é jogar na Premiere league, como todos, aliás foi ele que contou numa entrevista.

Entrevista de Rebrov

O técnico da Ucrânia, Serhiy Rebrov, não gosta de falar sobre indivíduos.

Questionado sobre o motivo de ter escolhido o goleiro Anatoliy Trubin, de 22 anos, em vez de Andriy Lunin para a segunda partida da Euro 2024, ele desvia o assunto e elogia a habilidade de seus três goleiros (o outro sendo Georgiy Bushchan ). Outra pergunta, após a vitória de virada da Ucrânia por 2 a 1 sobre a Eslováquia , sobre o jovem e empolgante núcleo de sua seleção, recebe o mesmo tratamento.

Mas ele quebra, brevemente, o protocolo quando se trata do meio-campista Heorhiy Sudakov .

"Foi o time mais jovem que escalamos", disse Rebrov à ESPN. "Esses jovens jogadores têm um futuro brilhante. Acho que o que o Heorhiy está fazendo é dar muita energia em campo. Ele entende muito bem de futebol, tem espírito. Ele pode jogar em várias posições, o que é muito importante."

Sudakov é um dos jogadores mais cobiçados da Europa. O jogador de 21 anos tem grande interesse em transferências de Tottenham , Arsenal , Liverpool e Chelsea , enquanto seu clube, o Shakhtar Donetsk, recusou propostas de Juventus e Napoli em janeiro , na casa dos € 40 milhões. O Shakhtar espera mais ofertas, e o CEO Serhii Palkin disse em abril: "Ele definitivamente se transferirá para um clube europeu de ponta neste verão."[\b]

Mas por que tanto entusiasmo em torno de um jogador tão jovem e com pouca experiência no futebol de alto nível? Conversando com aqueles que treinaram Sudakov, tudo se resume a uma palavra que Rebrov mencionou brevemente: compreensão.

"Ele é um cara inteligente e se adapta a qualquer ambiente e a qualquer estilo de futebol", disse o chefe de desenvolvimento do Shakhtar, Oskar Ratulutra, à ESPN. "Ele está pronto para dar mais um passo e realizar seu sonho."

O impacto da guerra

Há lembranças da guerra por toda parte na Euro 2024: os 1,1 milhão de refugiados que fugiram da Ucrânia para a Alemanha após a invasão, os livros em língua ucraniana nas bibliotecas locais. Há também as cenas viscerais da guerra: as bandeiras e faixas na multidão homenageando os soldados e um conjunto de assentos do Estádio Sonyachny em Kharkiv que está sendo transportado por todo o país para onde quer que a Ucrânia esteja jogando. Os 21 assentos azuis e amarelos destroçados estão destruídos; estilhaços rasgaram o plástico. "Um Estádio de Kharkiv, construído para a Euro 2012, destruído por bombas russas em 2022", diz uma faixa acima deles.

Esta geração de jovens jogadores na Ucrânia precisa amadurecer rápido. Sudakov está no Shakhtar Donetsk desde 2017, mas nunca jogou em seu estádio, no leste do país. "Nunca estive lá, só ouvi falar e vi na TV", disse Sudakov à Associated Press . "E entendo a importância disso para o nosso país, para a nossa equipe, para o nosso clube e para o seu presidente."

O time teve que se mudar da Donbass Arena em 2014 devido ao conflito que precedeu a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. A cidade natal de Sudakov, Bryanka, entre Luhansk e Donetsk, foi tomada por separatistas russos e a região agora foi anexada pela Rússia.

O Shakhtar conquistou seu 15º título ucraniano na temporada passada, além da Copa da Ucrânia, garantindo vaga automática na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA . No entanto, o time principal manda seus jogos em casa, a 1.200 km de distância, em Lviv, e suas partidas europeias serão sediadas em Hamburgo, na Alemanha, na próxima temporada. A academia do clube fica nos arredores de Kiev, em um subúrbio chamado Sviatoshyn. Lá, os melhores talentos que conseguem chegar à academia aprendem o estilo Shakhtar.

"Estamos longe de casa desde 2014 e sei que não é fácil jogar fora de casa o tempo todo, mas preparamos jogadores que estarão prontos para tudo", disse Ratulutra, que atua no clube em diversas funções desde 2006. "E como o futebol e a vida nem sempre são justos, precisamos nos concentrar nas coisas mais importantes nesse período. Então, apenas explicamos aos nossos jogadores para controlarem o que podemos controlar e focarem no nosso trabalho. Jogadores de elite precisam progredir em um bom ambiente, e é isso que fazemos."

Foi a reputação impressionante do Shakhtar que levou Sudakov a se juntar ao time aos 14 anos. "Acho que todos os grandes clubes da Ucrânia queriam contratá-lo, mas nossa base conseguiu", diz Ratulutra. "E estamos muito felizes por termos conseguido."

Fernando Valente foi técnico do time sub-21 do Shakhtar e diretor esportivo da base de 2019 a 2021. O primeiro time naquela época, sob o comando do bilionário ucraniano Rinat Akhmetov, tinha 11 brasileiros no elenco — o dono viu valor futuro na contratação de talentos como Fred , Fernando e Bernard , e se voltou para esse mercado para realizar seu sonho de ver o Shakhtar jogar um futebol divertido e influenciado pelo samba.

Euro 2024: Notícias, destaques e reações

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias, resultados e cobertura da Euro 2024 : Calendário | Elencos | Previsões (E+)
Embora talentos impressionantes como Mykola Matviyenko (2018-19) ocasionalmente chegassem ao time principal, a base não estava necessariamente alinhada com a equipe principal; ambos jogavam futebol diferente, com jogadores entrando e saindo. Mas Sudakov cruzou a linha: ele tinha o conjunto de habilidades que o permitia se adaptar a diferentes sistemas táticos e um cérebro capaz de processar isso.

"Percebi que Sudakov e os outros caras se sentem confortáveis", diz Valente à ESPN. "Por quê? Porque, claro, eles têm talento, e também dominam a técnica. Mas o mais importante é que eles entendem o que queremos. Eles entendem o jogo."

Normalmente, há muitas influências na juventude, e acho que o pai dele jogava futebol, então ele sempre teve essa compreensão. Mas o que o diferenciava também era o profissionalismo. Ele sabia que precisava ganhar músculos, então priorizava a academia. Depois, ele queria ser bicameral, então trabalhou o pé mais fraco. Quando ele começou a se destacar, conversei com alguns brasileiros — falamos português — e eles ficaram surpresos com a qualidade dele, porque ele se sentia muito à vontade jogando com eles.[\b]

A base e o time principal do Shakhtar estão agora muito mais alinhados e têm um estilo de jogo unido. Ratulutra se lembra de uma partida contra o Dínamo de Kiev, na qual Sudakov mostrou que estava pronto para subir ao time principal.

"Quando ele tinha uns 17 anos, ele jogava no sub-19", diz Ratulutra. "Ele era o jogador mais jovem a participar e marcou dois gols naquele jogo. Acho que perdemos, mas ele fez a diferença, e sabíamos que ele estava pronto."

Sudakov é um meia-atacante, mas pode jogar nas posições de camisa 6, camisa 8 e camisa 10. "Ele é um jogador muito habilidoso e inteligente", [\b] diz Ratulutra. "Ele toma decisões muito boas no ataque e na defesa. Sempre foi o melhor jogador em cada faixa etária."

Sudakov admira James Maddison e Phil Foden , do Tottenham ; ele costumava usar uma camisa de Cristiano Ronaldo e é um grande fã de Luka Modric . Mas quando perguntam a Ratulutra com qual jogador o meio-campista mais se parece, ele se volta para uma estrela belga: "Eu diria que talvez seja como Kevin De Bruyne . Ele joga de box a box e faz de tudo. Ele está sempre em campo."[\b]

Valente também destaca a incrível inteligência futebolística de Sudakov. "Sua qualidade mais importante é a tomada de decisões, isso faz a diferença", diz ele. "E sua personalidade: ele não tem medo de ter a bola; ele sempre quer a bola. Tentamos jogar um jogo posicional, e o resto do time o seguiu nisso, pois ele teve a iniciativa de fazer a diferença."

"A forma como ele ataca é brilhante, mas ele faz a diferença para o time porque sabe a importância de equilibrar isso. Às vezes, você precisa defender com seus companheiros, e aí, quando você pega a bola, você consegue olhar para cima novamente."

Sudakov às vezes se viu no ataque da Ucrânia na Euro 2024 — ao lado de Artem Dovbyk ou Roman Yaremchuk —, mas quando Valente assumiu o time sub-21, ele desafiou Sudakov a jogar na ponta esquerda.

"Quando ele tinha uns 17 anos, o colocamos no sub-21 e ele fez a diferença, entendendo melhor o jogo", diz Valente. "Normalmente, ele joga no meio, como um meio-campista, mas naquele momento tínhamos mais jogadores e bons jogadores no meio. E eu o coloquei na lateral porque ele conseguia cortar por dentro e ainda jogar pelos espaços. Então, ele pode jogar em qualquer lugar, na verdade."[\b]

Essa experiência não durou muito — principalmente porque o melhor amigo de Sudakov, Mykhailo Mudryk, assumiu a vaga. "Os dois sempre ficavam até tarde nos treinos", diz Valente. "Eles queriam ficar em campo praticando arremessos, técnica e bolas paradas. Eles são muito focados e queriam melhorar e aprender."

Sudakov e Mudryk conversam todos os dias. Mudryk conta a ele sobre a vida na Premier League e como está se adaptando após sua transferência de € 100 milhões (€ 70 milhões, com € 30 milhões em complementos) para o Chelsea em janeiro de 2023. Sudakov o mantém atualizado sobre a vida na Ucrânia, onde mora em Kiev com sua esposa Yelyzaveta e sua filha pequena Milana. Mas não é fácil. "Não existe um lugar seguro na Ucrânia hoje", disse Sudakov em entrevista à iNews em maio. "Todos estão com medo. Mentalmente é difícil. Toda vez que minha filha ouve as sirenes [de ataque aéreo], ela corre para se esconder debaixo do cobertor. É difícil aceitar isso. Tenho a oportunidade de mudar minha família para fora da Ucrânia."

Uma das atuações mais memoráveis ��de Sudakov pelo Shakhtar foi contra o Barcelona, ��pela Liga dos Campeões, em novembro, onde ele comandou o jogo e ajudou o time a vencer por 1 a 0. Ele foi eleito o Jogador do Ano da equipe por quase 80% dos torcedores, terminou a temporada com seis gols e quatro assistências, e também foi eleito Jogador do Ano pelos clubes.

"É incrível ter que gerenciar tantas peças móveis e ainda assim ter um desempenho tão bom e se tornar um jogador de futebol tão brilhante", diz Ratulutra.

Como o Shakhtar já havia antecipado, a expectativa é que Sudakov vá para um dos principais clubes da Europa neste verão. Mas, como seu amigo Mudryk descobriu, a adaptação à vida na Premier League não é fácil.

"Eu estava dizendo ao Misha [Mudryk] o quanto eu queria jogar na Premier League e como seria ótimo jogar no mesmo time", disse Sudakov à iNews. "O Misha me disse que eu não estava pronto para o tipo de pressão que acontece na Inglaterra e que, se eu for, preciso estar preparado. Mas estou. Minha atitude é a seguinte: cheguei o mais longe que pude no Shakhtar, me desenvolvi o máximo que pude como jogador e estou pronto para seguir em frente."

Valente está convencido de que Sudakov está pronto para dar o próximo passo.

"Pela qualidade dele, pela compreensão do jogo, pelo estilo que ele promove, ele será ótimo", diz. "Ele entende tudo e acho que pode fazer a diferença. Eles [Shakhtar] vão exigir muito dinheiro [pela transferência dele], mas isso só demonstra a qualidade dele."

https://www.espn.com/soccer/story/_/id/40428009/why-ukraines-sudakov-one-most-sought-players-europe

S-Line

Há dezenas , aliás centenas de casos assim @Sequel .

Quantos jogadores por ano são vendidos para grandes ligas ?

Eles próprios já admitiram que PT tem dos melhores scoutings do mundo .

A resposta deles foi , que jogam mais á base de comprar já jogadores feitos .

Ainda teem aquela cena da autorização de trabalho e tudo .

BERNA_1961

Pelo que vi e li, não tem grande intensidade e compromisso defensivo...
Se jogar a 8 vai ser pior que o Kokçu...

Redady2

Citação de: BERNA_1961 em 30 de Agosto de 2025, 10:39

Da entrevista que está postada

Sudakov é um meia-atacante, mas pode jogar nas posições de camisa 6, camisa 8 e camisa 10. "Ele é um jogador muito habilidoso e inteligente", diz Ratulutra. "Ele toma decisões muito boas no ataque e na defesa. Sempre foi o melhor jogador em cada faixa etária."

Bertolucci Kasparov

Se jogar a 8.
E se o Odegaard jogar a 8, serve?

_JonasThern_

Penso que pode ser a peça chave para o Benfica carburar à grande. A ligação que faltava. Permite ao Ríos engolir o meio campo sem preocupação excessiva a nível de criação de jogo e permite ao Pavlidis não descer tanto, preocupando-se quase exclusivamente com a tarefa ofensiva.

BERNA_1961

Citação de: Bertolucci Kasparov em 30 de Agosto de 2025, 10:47

Se jogar a 8.
Incomparáveis...
Só digo que, pelo que vi, se jogar a 8... o Kokçu é melhor...
A 10 é outra coisa...
Espero que não flope...

Redady2

Citação de: bnfc em 30 de Agosto de 2025, 02:40
Citação de: r0aGe em 30 de Agosto de 2025, 02:34
Citação de: joao_bruno em 30 de Agosto de 2025, 02:31
Citação de: poliban em 30 de Agosto de 2025, 02:30
Citação de: The Eagle 10 em 30 de Agosto de 2025, 02:26Segundo nojo só temos 75% do passe.

Não sabem o que são mais valias.
Misturam tudo.

Sabem sim...mas fazem de propósito. Desinformação pura e dura. Desse jornal nao se espera outra coisa
na sic disseram o mesmo, amanhã logo se verá.

Não precisamos de esperar. A FIFA proíbe a partilha de passes. É impossível que o Benfica tenha comprado "75% do passe" de quem quer que seja.

Mesmo que o Shakhtar tenha direito a 25% de uma futura transferência, continua a ser errado falar em 75% do passe, havendo o mínimo de rigor na linguagem. E o mais provável é que seja 25% de mais-valias, que é de longe a opção mais comum. Em relação ao Trubin, que tb veio do Shakhtar, são 40% de mais-valias.

Estou confuso, porque entendo o que dizes, mas lembro-me da situação da compra do Samu, em que eles adquiriram 60% (não me recordo do valor exacto) dos direitos do rapaz, e o remanescente era do Atlético. Não poderá ser o mesmo aqui?

dtfstoko

Citação de: BERNA_1961 em 30 de Agosto de 2025, 10:56

Se jogar a 8.
Incomparáveis...
A 10 é outra coisa...
Espero que não flope...

E se jogar a LE o Jurasek até é capaz de ser melhor que ele...
Ele vem para 10.

Bertolucci Kasparov

Citação de: BERNA_1961 em 30 de Agosto de 2025, 10:56

Se jogar a 8.
Incomparáveis...
A 10 é outra coisa...
Espero que não flope...

Mas por que raio haveria de jogar a 8 ???

Para 8, temos 3 ou 4 no plantel!

Ele foi contratado para 10

Redady2

Eu acho que em breve o onze do Benfica será

Trubin

Dedic    António.   Otamendi.   Dahl

Enzo

Aursners       Rios.          Sudakov

Ivanovic
                  Pavlidis

Ou

Ou.

Trubin

Dedic    António.   Otamendi.   Dahl

Rios.    Enzo

Aursners        Sudakov.      Scheldrup

Pavlidis

o Noruego

Citação de: S-Line em 30 de Agosto de 2025, 10:21

Há dezenas , aliás centenas de casos assim @Sequel .

Quantos jogadores por ano são vendidos para grandes ligas ?

Eles próprios já admitiram que PT tem dos melhores scoutings do mundo .

A resposta deles foi , que jogam mais á base de comprar já jogadores feitos .

Ainda teem aquela cena da autorização de trabalho e tudo .
e dpois há mais jogadores no Mundo do que as da Liga Inglesa, não podem estar lá todos ao mesmo tempo.

Os plantéis chegam ali a um patamar de recursos humanos e os orçamentos fecham a torneira.

Com vinte equipas com à volta de 25, 26 cada uma dá 500, 520 jogadores na Premier League.
Há mais jogadores no mundo. Em diferentes fases de carreira.