Eleições 2025

_1962_

Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 17:02Tudo contra o voto electrónico... Mas então como vota a malta que está no estrangeiro (como eu)?

Já me responderam que anteriormente era por voto através do site. Esse método não é mais possível face aos novos estatutos.

O artigo 48.º, n.º 2, estabelece que o voto é feito em boletim físico, podendo haver "a possibilidade de voto eletrónico, desde que decidido por unanimidade dos representantes das listas".

E o n.º 3 do mesmo artigo determina que "sempre que a opção for de voto eletrónico, os resultados do voto eletrónico têm de ser verificados pelos votos em urna fechada, contados e verificados por uma Comissão Eleitoral"

Ou seja, com ou sem voto eletrónico terás de te deslocar a algum lugar para votar.

Não existe nenhuma vantagem (a menos que me esteja a escapar algo) no voto eletrónico face ao voto físico a não ser saber os resultados mais rapidamente, embora os votos imprimidos tenham de ser contados sempre.

A meu ver nem devia de existir qualquer menção ao voto eletrónico, só gera confusão.

João Norte

Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 17:02Tudo contra o voto electrónico... Mas então como vota a malta que está no estrangeiro (como eu)?
Como votas para as eleições do país?

Honestamente e não me leves a mal, eu se tivesse no estrangeiro e sem possibilidade de vir cá para votar, preferia não votar a pôr em causa umas eleições livres por causa do voto electrónico. E conheço vários sócios que estão fora e têm esta posição.

João Norte

Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 19:50

Já me responderam que anteriormente era por voto através do site. Esse método não é mais possível face aos novos estatutos.

O artigo 48.º, n.º 2, estabelece que o voto é feito em boletim físico, podendo haver "a possibilidade de voto eletrónico, desde que decidido por unanimidade dos representantes das listas".

E o n.º 3 do mesmo artigo determina que "sempre que a opção for de voto eletrónico, os resultados do voto eletrónico têm de ser verificados pelos votos em urna fechada, contados e verificados por uma Comissão Eleitoral"

Ou seja, com ou sem voto eletrónico terás de te deslocar a algum lugar para votar.

Não existe nenhuma vantagem (a menos que me esteja a escapar algo) no voto eletrónico face ao voto físico a não ser saber os resultados mais rapidamente, embora os votos imprimidos tenham de ser contados sempre.

A meu ver nem devia de existir qualquer menção ao voto eletrónico, só gera confusão.

A tua ultima frase responde a tudo o que tem acontecido.

Não é por acaso, essa confusão é propositada. Eles sabem bem o que foi aprovado nos estatutos e com que espírito.

Capitao Moura

Eu vejo com muitos bons olhos este desespero à volta do voto electrónico. É sinal que já não lhes cabe um feijão pelo cu.

Dito isto, a minha cobrança a JNL - se porventura se efetivar como presidente - começará no dia 1.

Não vou perdoar se não levar até as últimas consequências a perseguição a esta corja toda. TODOS.

Quem tenha metido um euro do Benfica ao bolso tem de ir bater com os costados lá dentro e ser humilhado na praça pública. Menos que isso é mais uma derrota do Benfica.

Farto desta corja de merda. Vivemos mesmo uma ditadura na instituição mais democrática do país.
Vergonhoso

Capitao Moura

Como votas em todas as outras eleições do país?

Pelo tinder?

DACOSTA97

João Diogo Manteigas:

Considero o Regulamento Eleitoral hoje apresentado um mau serviço ao Clube e uma oportunidade perdida, sobre o qual falarei após a próxima reunião de preparação com o acto eleitoral, agendada para o dia 9.

Lamento ainda que a BTV espere por obrigações derivadas do regulamento eleitoral ao invés de tomar a iniciativa de informar os sócios, que merecem uma democracia viva.

Dada a ausência de promoção de debates pelos órgãos de Comunicação Social tradicionais, aceitei o desafio do projecto @VVermelha! Aguardo a resposta dos restantes candidatos.

Vamos a isto,@MartimBCMayer @jnoronhalopes @Cristovaocostac Rui Costa e Luis Filipe Vieira? - jdm
#BenficaVencerá

https://x.com/BenficaVencera/status/1963315775072342073?t=9RqgTJCl1xNf-bRcFafQzg&s=19

DACOSTA97

João Noronha Lopes:

A Mesa da Assembleia Geral do Benfica revelou hoje a proposta de Regulamento Eleitoral apresentada pela Direção.

Para minha estupefação, essa proposta consagra como regra o voto eletrónico à distância nas eleições de outubro de 2025.

É importante relembrar dois factos:
Os novos estatutos, aprovados pelos sócios, não prevêem o voto eletrónico como regra.
O voto eletrónico só é possível com o consenso de todos os candidatos. E duas candidaturas, incluindo a nossa, já rejeitaram, em inúmeras ocasiões, essa solução.

Perante isto, o foco devia estar em preparar, com responsabilidade, as eleições mais participadas da história do clube: com a instalação de urnas em todo o território nacional, e igualmente nas Regiões Autónomas, e no estrangeiro. É isso que os sócios esperam. É isso que os estatutos exigem. E é nisto que a MAG já devia estar a trabalhar.

Em vez de mapear locais de voto, contactar Casas do Benfica, contratar espaços e dar aos Sócios informação clara sobre onde poderão votar, prefere-se alimentar um folhetim eleitoral com promessas de voto online que não têm base estatutária nem consenso para avançar.

A nossa candidatura já se disponibilizou para ajudar a identificar e garantir mais de 40 secções de voto em Portugal e no estrangeiro, como indicado pela MAG em reunião com as candidaturas. Até agora, nada se sabe sobre como vai a MAG assegurar que o máximo número de sócios do Benfica podem participar nas próximas eleições.

O Benfica precisa de eleições justas, transparentes, fiáveis e acessíveis ao maior número possível de sócios. Da nossa parte tudo faremos para que isso aconteça e para que todos os sócios de Faro a Vila Real, da Guarda a Ponta Delgada, de Geneve a Newark possam exercer o direito de voto.

https://x.com/jnoronhalopes/status/1963315868009451786?t=AAX0Bpm7uBbQV5Dbf-5Xyg&s=19

Golo do Jonas

Bem tanto o JDM como o JNL decidem falar praticamente no mesmo minuto 🤣

Capitao Moura

Citação de: J_PN em 03 de Setembro de 2025, 17:44Espero que o PMAG seja confrontado com esses alegados tweets e posts de facebooks antigos na próxima AG.

Teremos um lobo em pele de cordeiro?

O "?" é redundante

_1962_

Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 20:05Bem tanto o JDM como o JNL decidem falar praticamente no mesmo minuto 🤣

Muito importante isso, podem ter ideias diferentes para o Benfica mas simultaneamente podem estar do mesmo lado para defender umas eleições transparentes e justas.

Gostei, this is the way.

samarras

Citação de: Golo do Jonas em 03 de Setembro de 2025, 20:05Bem tanto o JDM como o JNL decidem falar praticamente no mesmo minuto 🤣
Um com bem mais conteúdo que outro.

O foco da candidatura do JDM é debates/oratória.

Capitao Moura

Citação de: samarras em 03 de Setembro de 2025, 20:09

De forma inteligente.

Sabe que é onde é mais forte que qualquer outro candidato

Ferguson

Noronha Lopes tem de ser firme e assertivo, acabar com a fantochada vigente, chamar a policia se preciso for, e lamento dizer que os Benfiquistas das palminhas e pedidos de autógrafos a Rui Costa são cumplices disto

Golo do Jonas

Citação de: samarras em 03 de Setembro de 2025, 20:09

O JDM diz que irá falar após a reunião de todas as candidaturas na próxima terça-feira, onde certamente já terão novos dados e poderão dar uma opinião mais completa.

Cada um opta pelo que acha melhor, nenhum está errado.