José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 27 jogos (15 vitórias, 7 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 16 jogos (9 vitórias, 4 empates, 3 derrotas)

Chris Cornell

Citação de: Ramiro Lopes em 24 de Novembro de 2025, 12:39
Citação de: J_PN em 24 de Novembro de 2025, 10:57
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 24 de Novembro de 2025, 10:56
Citação de: fjorge em 24 de Novembro de 2025, 09:32Nada justifica este futebol do Benfica, o plantel pode ser desiquilibrado, mas este futebol é inexplicável.
O Benfica é uma equipa inofensiva.

Fosse outro treinador estava a ser triturado em todo o lado.

Por menos foi o Lage para o olho da rua.
Estás a ignorar o facto do Lage ter feito 66 jogos.

O Mourinho não foi despedido tal como nenhum treinador seria despedido tendo chegado há 2 meses e com 2 paragens de seleção pelo caminho.

O Mourinho fez 13 e a manter este registo de futebol e resultados, não fará tantos quanto os que o Lage fez...
Mourinho vai para a seleção no verão, o Proença não quer o Martinez e acaba por ser um favor ao Rui Costa e ao proença ao mesmo tempo, pois serviu para o Rui ganhar as eleições e serve para o Proença não despedir um gajo que ganhou um troféu este ano. O Proença nunca quis o Martinez, o timing do despedimento é simplesmente uma questão de timing político.

Benfiquismo

Citação de: Mikaeil em 24 de Novembro de 2025, 12:31Boa notícia para os Costistas. José Mourinho entrou no mundo dos vinhos.
O 'Special One Wine' já está disponível e as primeiras 1000 garrafas vão estar assinadas por José Mourinho.




A equipa continua a apresentar um futebol miserável, mas ao menos, os Costistas, já podem deixar de beber vinho de pacote.
Isto parece saído de uma série, dizemos que os sócios do Benfica são do pacote de vinho, vêm Mourinho e o banana ganha com grande diferença, passado uns dias eis que surge o vinho engarrafado com a marca do Mourinho. É esta a mudança que o Rui banana iria oferecer aos sócios, de pacote para garrafa, com carimbo José Mourinho.

1entremilhoes

Citação de: fdpdc666 em 24 de Novembro de 2025, 10:33O plano do Benfica até janeiro.
Enquanto o mercado está fechado, Mourinho pensa dar prémio a meninos com fome de bola.



Mourinho, treinador do Benfica, com João Tralhão e Pedro Machado, elementos da equipa técnica - Foto Imago

Spoiler
A ideia não é promover uma revolução e apostar de forma desarticulada na formação, mas a falta de soluções no plantel e os indicadores pobres que vários jogadores têm transmitido em alguns jogos, particularmente no mais recente, com o Atlético, para a Taça de Portugal, no final do qual José Mourinho foi muito crítico — «Quem não aproveita a oportunidade e vê miúdos passarem-lhe à frente, depois não me venha bater à porta», disse —, levam o treinador a olhar de forma mais urgente para os jovens do Seixal.

Sabe A BOLA, depois da boa experiência com o lançamento a titular do extremo Rodrigo Rêgo, 20 anos, Mourinho poderá promover até janeiro o lançamento de mais jovens na equipa principal.

O técnico dos encarnados, depois de ter testado várias soluções para fazer crescer a equipa, entende que a fome de afirmação de alguns talentos da formação pode ajudar a potenciar a atitude competitiva e a conseguir resultados.

Mourinho passa muito tempo no Seixal, tem assistido a muitos jogos dos escalões de formação, e está já mais consciente da qualidade que existe, identificando alguns jogadores que, apesar da falta de experiência a nível sénior, poderão ser chamados em breve, da equipa B e também dos sub-23.

Sete na linha da frente

Rodrigo Rêgo, 20 anos, estreou-se com o Atlético, beneficiando não apenas do desempenho nos treinos como da utilização na equipa B como extremo-direito (no início da época) e ala-esquerdo, depois de Nélson Veríssimo ter começado a jogar com três centrais. Ivan Lima, extremo-esquerdo, tem trabalhado com a equipa principal e já foi lançado duas vezes por José Mourinho —16' com o Arouca, no campeonato, um minuto com o Chaves na Taça de Portugal. A escassez de extremos, agravada com a lesão de Dodi Lukebakio, poderá abrir as portas a Eduardo Fernandes, que tem estado em muito bom plano na Youth League e joga nas duas faixas. Olívio Tomé oferece profundidade na esquerda. Mourinho pode recorrer ainda a outros jovens, cujas características podem ser exploradas a jogar pelas alas, como os médios-ofensivos Gonçalo Moreira, utilizado na direita nas duas últimas épocas nos sub-23, ou Federico Coletta, contratado esta temporada à Roma, que também já jogou na direita na Youth League. Tiago Freitas, que desempenha funções de médio-centro na Youth League, já ocupou a posição de médio-interior direito na equipa B. Já se treinou com a equipa principal.

Esta época, Mourinho promoveu as estreias dos extremos Ivan Lima e Rodrigo Rêgo, mas, entre outros, já convocou, por exemplo, Gonçalo Moreira, médio-ofensivo de 19 anos sobre quem confessou «ter um fraquinho», além de mais elogios que lhe fez em público.

José Mourinho deu vários sinais que considera abrir as portas dos Seixal de forma mais assertiva. «Honestamente, para mim, os jogadores não têm idade. Se tiver de lançar um jovem de 17 ou 18 anos não terei problema algum em fazê-lo. [...] Aquilo que procuro fazer é tentar conhecer os jogadores o mais possível. Obviamente que a equipa B está mais perto de nós, circulando os jogadores que vêm treinar comigo. Vou ver os treinos e é mais fácil conhecer os jogadores, mas procuro conhecer ao máximo porque às vezes há jogadores com um potencial tão elevado que queimam etapas. Às vezes é possível que me apaixone por um jogador que não está nos sub-23 e que não está na equipa B e que possa fazer um salto direto, por exemplo, dos sub-18», disse o treinador, no final de outubro.

Exemplos na carreira

Apesar de Mourinho ter construído carreira sobretudo alicerçada em plantéis com jogadores consagrados e de qualidade elevada, a promoção de jovens também foi constante. Quando treinou o Inter apostou, por exemplo, Santon e Balotelli, ainda muito jovens. No Real Madrid: Morata, Diego Llorente, Carvajal ou Joselu; no Chelsea: Christensen, Zouma, Loftus-Cheek ou Solanke ilustram a atenção do técnico às camadas de formação; no Manchester United fez jogar McTominay, Tuanzebe, Angel Gomes; na Roma, Bove, Tahirovic, Huijsen, Afena-Gyan, Volpato, Dimitrios Keramitsis ou Pagano; no Tottenham puxou Troy Parrot para palcos maiores; e mesmo no Fenerbahçe, onde não foi feliz, apostou no promissor Yusuf Akçiçek, quando ele tinha somente 17 anos.

Estrutura trabalha para janeiro

Apesar da atenção que Mourinho está a dedicar à formação e de, como detalhamos, o técnico acreditar que pode encontrar soluções para ajudar a resolver problemas imediatos de falta de alternativas e de atitude da equipa, o reforço do plantel na reabertura do mercado, em janeiro, continua a ser necessidade urgente. A estrutura do futebol profissional dos encarnados, liderada pelo presidente Rui Costa e com o diretor-geral Mário Branco em campo, já trabalha na sinalização dos reforços que considera importantes. A contratação de extremos é prioridade, potenciada pela lesão recente de Dodi Lukebakio — o extremo-direito foi operado e não voltará a competir antes de fevereiro/março do próximo ano. Extremos de raiz restam apenas Andreas Schelderup e Prestianni, que são atacantes que procuram mais zonas interiores do campo e esticam pouco a equipa, como deseja José Mourinho. Mais um avançado e talvez um lateral-esquerdo são outras posições para as quais também pode chegar alguém.

É forte, pois, a possibilidade de José Mourinho surpreender nas próximas semanas com a chamada de mais jogadores inexperientes, mas com qualidade e fome de bola. Um plano que, a ser executado com maior dimensão, casará na perfeição com aquilo que os adeptos mais desejam: apoiar a afirmação de jogadores que crescem no Seixal.

Recorde-se que, porém, o atual plantel principal já integra vários jogadores que subiram dos escalões de formação. Os guarda-redes Samuel Soares, Diogo Ferreira e Leonardo Lopes; o lateral-direito Leandro Santos; os defesas-centrais António Silva, Tomás Araújo, Gonçalo Oliveira e Joshua Wynder; os médios Nuno Félix, Diogo Prioste, João Veloso e João Rego; o extremo Ivan Lima; o ponta de lança Henrique Araújo. E agora também o extremo Rodrigo Rêgo.

Até janeiro, altura em que o plantel será reequilibrado no mercado para transferências, haverá jovens a ter oportunidades de ouro.
[fechar]

Nélson Feiteirona in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/o-plano-do-benfica-ate-janeiro-2025112320240643031


O "plano"...areia para os olhos.

Reverendo_Bonifácio

Gosto da expressão "dar prémio".

De facto jogar pelo Benfica para alguns é como ganhar o Euromilhões, ganham do belo, fazem umas caminhadas durante 90 minutos e saem com uns milhões na conta. É um prémio jeitoso.

joaoreis

Este downgrade do Mourinho também se deve explicar pela equipa técnica que ele tem tido.

Tiago_SLB

Citação de: Sabryyy em 24 de Novembro de 2025, 12:15Capa da bola de hoje é vietnamitica

Calma Sabry, tu demoraste uma eternidade a apertar as botas daquela vez, não queiras ser rasgado na conferência de imprensa novamente.

J_PN

Citação de: joaoreis em 24 de Novembro de 2025, 12:48Este downgrade do Mourinho também se deve explicar pela equipa técnica que ele tem tido.

Todos os anos muda de equipa técnica. Red flag.

zikoli

Citação de: nightcrowler em 24 de Novembro de 2025, 10:45
Citação de: Trapattoni em 24 de Novembro de 2025, 10:01
Citação de: nightcrowler em 24 de Novembro de 2025, 09:56mas alguém acreditava que o Mourinho ia alterar alguma coisa? a sério?
alguém que tenha vista qualquer futebol praticado por uma equipa dele nos últimos 5 ou 6 anos, e perceberia facilmente que é alguém ultrapassado. tenho pena, porque parece-me que é alguém que gosta mesmo de estar no Benfica, tem ganas de ganhar, mas é como se eu fosse agora o novo ponta de lança do Benfica... muita emoção, muito amor, mas golos nem vê-los.

em relação à "aposta" na formação, quem não o conhecer que o compre. em 20 e tal anos de carreira, deve ser dos poucos treinadores que conseguiu apostar ainda menos em formação que o jj, o que é obra. ajudem-me... na carreira deles, que miudos foi ele buscar à formação e apostou a sério? só me lembro do santon, e talvez alguns agora na Roma...

em relação aos "traidores do plantel", é algo visto e visto. vejam noticias sobre o que ele disse do plantel da Roma, o que ele disse sobre plantel do Tottenham, o que ele disse sobre plantel do Fenerbahce (e já agora, o que disse sobre plantel Benfica quando estava do outro lado), e vemos que isto agora é o novo normal. tão simples quanto isto.

o que resulta daqui? o óbvio. nenhuma equipa do Mourinho na última década foi capaz de fazer 5 passes seguidos no meio campo adversário, é muita correria, muita faca nos dentes, muito compromisso defensivo, mas jogar a bola é utópico. e basicamente tem andado de lado para lado a estoirar dinheiro, a mamar indemnizações, a criar confusões com árbitros, com direcções, com jogadores, a fazer um grande barulho, para que se fale de tudo... menos da incapacidade das suas equipas jogarem futebol.
sinceramente, parece-me que seria algo semelhante se tivessemos contratado o cr7 para ponta de lança. a culpa seria dos colegas; o campeonato portugues seria mais díficil que o inglês; etc etc etc.

já agora, corrijam-me se estiver enganado: não foi o Mourinho que no Chelsea dispensou de Bruyne Lukaku e Salah? mera curiosidade, e posso estar enganado.

sinceramente, acho que o Mourinho hoje não é mais do que um Quique Flores. fala muito bem, "trabalho invisível", futebol sem rasgo, muito foco na táctica e nas "ganas", mas posse de bola é física quântica. impensável. e também acho que se chegar um treinador a sério, no próximo ano jogaremos facilmente o dobro, e dobro será pouco. digo próximo ano, porque acho que Mourinho não pode ficar mais um ano, não será bom para ele nem sequer para o Rui Costa, que neste momento devem estar ambos a rezar pelo despedimento do Martinez
Felix Afena-Gyan, Cristian Volpato,  Filippo Missori, Eduardo Bove e Nicola Zalewski só para citar alguns nomes lançados por José Mourinho enquanto treinador da Roma.

dou-te razão no zalewski e no bove. os restantes apostou e ele próprio despachou. vai ser como o rodrigo rego, que lançou e alvitro que no final do ano será emprestado para um lado qualquer. isso não é apostar, para mim.
mas sim, zalewski claramente foi aposta e dou mérito por isso. mas não vejo muitos mais na carreira dele.

comparar com o roger, que só em 2 anos lança antónio silva e joão neves, por exemplo.
Para se lançar miudos 1º tem que os ter para o fazer.
É que o Rêgo por exemplo não acrescenta nada a equipa. E lançar por lançar mais vale estar quieto.

pedro8484

Veio para Portugal, negócio dos vinhos, selecção no horizonte, perto de Setúbal e da família.
Ganhar troféus? Na selva o que acontece a um animal selvagem quando já fez bastantes kills, já venceu e esteve por cima durante anos? Vai definhando até à estocada final.

Posto isto, a Federação Portuguesa deve estar satisfeita, com tudo a correr pela normalidade o Martinez bate contra a parede no Mundial e o Mourinho está ali à mão para a continuação do legado FPF selo de qualidade.

O único que peço ao Mourinho seria apostar em 3 ou 4 jovens até ao final da época para pelo menos aproveitar isso para a próxima época.

E talvez dar a dica ao Otamendi para parar com os penalties, especialmente quando tem Henrique a necessitar de confianca ou o Rego para viver o sonho naquele tipo de jogo.

zikoli

Citação de: rsd em 24 de Novembro de 2025, 11:22
Citação de: pevmac em 24 de Novembro de 2025, 11:20Trunfo eleitoral.

Nada mais que isso...

Trunfo eleitoral apenas num contexto em que os eleitores são burros.

Acabado há 10 anos.
20

Espártaco

Citação de: Mikaeil em 24 de Novembro de 2025, 12:31Boa notícia para os Costistas. José Mourinho entrou no mundo dos vinhos.
O 'Special One Wine' já está disponível e as primeiras 1000 garrafas vão estar assinadas por José Mourinho.




A equipa continua a apresentar um futebol miserável, mas ao menos, os Costistas, já podem deixar de beber vinho de pacote.
Que sarcasmo delicioso.

Benfanatic

Podem dizer o que quiserem, mas o homem está a tentar trazer para o clube algo que nos falta há muitos anos: exigência. E não sou fanboy do homem, de há uns anos para cá até acho que é mais um pré-reformado aburguesado que outra coisa.

zikoli


Red_Wings

Citação de: rsd em 24 de Novembro de 2025, 11:22
Citação de: pevmac em 24 de Novembro de 2025, 11:20Trunfo eleitoral.

Nada mais que isso...

Trunfo eleitoral apenas num contexto em que os eleitores são burros.

Acabado há 10 anos.

Exacto.

Que é o nosso contexto.

Espártaco

Citação de: Benfiquismo em 24 de Novembro de 2025, 12:41
Citação de: Mikaeil em 24 de Novembro de 2025, 12:31Boa notícia para os Costistas. José Mourinho entrou no mundo dos vinhos.
O 'Special One Wine' já está disponível e as primeiras 1000 garrafas vão estar assinadas por José Mourinho.




A equipa continua a apresentar um futebol miserável, mas ao menos, os Costistas, já podem deixar de beber vinho de pacote.
Isto parece saído de uma série, dizemos que os sócios do Benfica são do pacote de vinho, vêm Mourinho e o banana ganha com grande diferença, passado uns dias eis que surge o vinho engarrafado com a marca do Mourinho. É esta a mudança que o Rui banana iria oferecer aos sócios, de pacote para garrafa, com carimbo José Mourinho.
César Costa cumpre.

Mais um projecto com selo Benfica Corporate.