José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 30 jogos (18 vitórias, 7 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 19 jogos (12 vitórias, 4 empates, 3 derrotas)

Red Bullet

Citação de: joaoaria em 11 de Dezembro de 2025, 21:26O Mourinho é uma espécie do Chanquete do Verão azul à deriva num submarino nuclear no meio do oceano.
Um marinheiro completamente ultrapassado para manobrar um equipamento desta indole, mas olhando para a tripulação é o único que sabe navegar no meio do oceano perante passageiros que não fazem a mínima ideia do que é que está ali a fazer nem como sobreviver nequele meio.

É uma boa analogia, mas acho q são poucos os "putos" daqui q sabem quem é a personagem q tu estás a falar.

Festivus

Citação de: Red Bullet em 11 de Dezembro de 2025, 22:45
Citação de: joaoaria em 11 de Dezembro de 2025, 21:26O Mourinho é uma espécie do Chanquete do Verão azul à deriva num submarino nuclear no meio do oceano.
Um marinheiro completamente ultrapassado para manobrar um equipamento desta indole, mas olhando para a tripulação é o único que sabe navegar no meio do oceano perante passageiros que não fazem a mínima ideia do que é que está ali a fazer nem como sobreviver nequele meio.

É uma boa analogia, mas acho q são poucos os "putos" daqui q sabem quem é a personagem q tu estás a falar.
Eu tenho 35 anos e não faço ideia de quem ele está a falar nem do que é o Verão Azul??

hlamar

Del barco de Chanquete, no nos moveran"!

Red Bullet

Citação de: Festivus em 11 de Dezembro de 2025, 22:46

Eu tenho 35 anos e não faço ideia de quem ele está a falar nem do que é o Verão Azul??

putos do crl!  :rir:

É uma da melhores série juvenis dos anos 80.

Sea_Shepherd

Citação de: Kaká em 11 de Dezembro de 2025, 21:15
Citação de: Festivus em 11 de Dezembro de 2025, 17:55
Citação de: Kaká em 11 de Dezembro de 2025, 11:33
Citação de: Festivus em 11 de Dezembro de 2025, 00:45Parece  que fomos o 2º clube desportivo mais googlado a nível mundial este ano. o 1º foi o PSG. De resto foram uns  quantos clubes indianos de cricket e uma equipa ou outra da NBA.

Efeito Mourinho?

Não. Efeito mundial de clubes porque foi ai que se deu o pico daquilo que me lembro.
O Mundial de Clubes é assim tão popular?

https://trends.google.com/trends/explore?q=SL%20Benfica

Confirma-se que é mais do que muita gente julga. É imperial jogar sempre nesse Mundial.

Festivus

Citação de: Sea_Shepherd em 11 de Dezembro de 2025, 22:50
Citação de: Kaká em 11 de Dezembro de 2025, 21:15
Citação de: Festivus em 11 de Dezembro de 2025, 17:55
Citação de: Kaká em 11 de Dezembro de 2025, 11:33
Citação de: Festivus em 11 de Dezembro de 2025, 00:45Parece  que fomos o 2º clube desportivo mais googlado a nível mundial este ano. o 1º foi o PSG. De resto foram uns  quantos clubes indianos de cricket e uma equipa ou outra da NBA.

Efeito Mourinho?

Não. Efeito mundial de clubes porque foi ai que se deu o pico daquilo que me lembro.
O Mundial de Clubes é assim tão popular?

https://trends.google.com/trends/explore?q=SL%20Benfica

Confirma-se que é mais do que muita gente julga. É imperial jogar sempre nesse Mundial.
Tendo em conta que agora é a cada 4 anos e são sempre muitas equipas, diria que será mais difícil não irmos a um Mundial do que ficar de fora dele.

Bethinho

Citação de: Red Bullet em 11 de Dezembro de 2025, 22:49

putos do crl!  :rir:

É uma da melhores série juvenis dos anos 80.

sem duvida,só a musica fica na cabeça.não sei porque sempre achei piada á Desi.

Alento

puto

Secret B

Citação de: hlamar em 11 de Dezembro de 2025, 22:47

Del barco de Chanquete, no nos moveran"!
"Porquese barco es toda mi vi_i_da, no nos moveram..."
Fdx, não me lembro do que almocei ontem, mas há merdas que ficaram gravadas na pedra :)

AlexandreFernandes

Citação de: ShockWave em 11 de Dezembro de 2025, 16:19
Citação de: AlexandreFernandes em 11 de Dezembro de 2025, 16:02Ontem a equipa foi muito pragmática.

Não houve cá saída de bola desde o guarda-redes.

Esteve compacta, segura e letal (ou praticamente).

esteve bem sim senhor, acho que vamos muito por ai, mas nao acho que a equipa esteja montada ao seu gosto.
Falta um drogba la na frente, nao acho o pavlidis nesse nivel nem o ivanovic o é.
Faltam creativos versáteis, estilo derlei, joe cole, dybala, capazes de garantir rendimento em qualquer zona do ataque. Andamos a pisar esses terrenos com medios centro que nao produzem jogo ofensivo, e o unico extremo que tinha de nivel ta no estaleiro por 2 meses. Sudakov para mim é 10, nao é extremo nem segundo avançado, nem tem velocidad para isso, o unico que vejo nesse perfil é o lukebakio, prestianni idem.
Falta um lateral esquerdo de nivel, estou contente com o dedic mas o dahl ainda é work in progress e curto para as exigencias. um guerreiro a custo zero ou baixo custo seria mel para garantir experiencia e rendimento para já enquando o dahl e o neto maduram, e pode ainda por cima jogar mais a frente ou mais interior (lodi igualmente, mas teve parado desde o verao).

Tal e qual.

Diagnóstico preciso.

Pode ser que a nossa direção leia e decida agir a tempo.

komytis

Conversa de velhos ó caralho!

Benfanatic

Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 18:01
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 17:29
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 16:29
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 16:09
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 16:06
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 14:47
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 13:17
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 11:19
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 10:15
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 10:06Está atento aos miúdos, melhorou os nossos laterais defensivamente, inventou o duplo pivot Ríos-Barreiro, alargou o raio de acção do Enzo, está a melhorar as transições defensivas...isto tudo em pouco mais de dois meses, com pouco tempo de trabalho entre jogos e com um plantel que não escolheu. Impossível pedir mais.

Realmente estar afastado do título em dezembro e ser preciso um milagre para passar a CL...era impossível pedir mais.
E já agora a invenção do Barreiro a 10 não foi dele....

O homem é treinador e não milagreiro...só dois meses para desfazer toda a merda que o outro burro fez já é quase um milagre.

Claro que foi por causa do outro que empatou dois jogos em casa contra das equipas mais fracas da liga ou que perdeu 3 jogos seguidos para a CL.
Aliás ainda vai dizer que não passou a CL por causa do Quarabag.

Apanhou uma equipa descrente, passarinhos sem mentalidade competitiva e cultura tática, hábitos de merda estilo sair a jogar pelo centro, jogadores fora de posição, falta de jogadores em determinadas posições...essas coisas levam tempo a mudar, mesmo que sejas o melhor treinador do mundo.

Hehehe tudo de mau é culpa do anterior.
Tudo o (pouco) de bom é graças ao actual.
Isto enquanto tem piores resultados que o anterior.

Com este notam-se melhorias, se o anterior ainda lá estivesse era sempre a cair...e isto não é uma especulação mas sim uma certeza.

Uma certeza baseado em nada.

Baseada em factos bastante sólidos...o anterior era um cona mole sem exigência, sem "ratice", a nivel comunicacional valia zero, não se fazia respeitar, os jogadores insultavam e no jogo seguinte eram titulares, achava que não eram precisos extremos, a equipa era taticamente anárquica e descompensada, não acertava com a posição de alguns jogadores (Ríos à cabeça)...de facto tinha tudo para correr bem  ::)

Gostava de saber que mudanças fez o Mourinho.
Até copiou a colocação do Barreiro a 10 e o sudakov á esquerda...

Para já parece ter desvendado um dos grandes mistérios da humanidade: a real posição do Ríos. E parece ter descoberto tb as reais valências do Ivanovic.

fdpdc666

José Mourinho: o atual grupo que é dos "melhores da carreira" e o tipo de treinador que "começa a ser raro"
Treinador do Benfica fala de futebol de forma mais genérica, entre passado e presente.

Foto: Luís Manuel Neves

Spoiler
José Mourinho esteve no arranque da Benfica FM, onde falou do seu lado menos conhecido, mesmo aquele que diz respeito ao futebol. O treinador do Benfica falou daquilo que é a sua rotina, do gosto pelo treino e, pelo meio, deixou um enorme elogio à sua equipa técnica: "este meu grupo é muito profissional, fantástico. Não quero dizer que é o melhor que tive em 25 anos porque seria ofensivo para os outros, mas é seguramente um dos melhores."

A cama do Seixal é mais confortável?

"Não (risos). A cama lá de casa é ultra confortável. É importante que me comece a preparar para o nosso dia. Quando a família não está, obviamente que tenho prazer de dormir em 'casa', em Londres. Aí tenho mais prazer de estar com a 'outra' família e facilita-me. Aqui é só descer a escada ou o elevador".

Primeira coisa que faz quando acorda? Não lê jornais...

"Não não, de todo. Ler jornais não. A primeira coisa que faço... Bem, durmo tarde. Não durmo sem dar a volta pela família. Se estiver com ela [dou a volta] de um modo, senão de outro modo. Não durmo sem o meu filme ou o meu episódio de alguma série que esteja a seguir. Mas o mais relaxado possível. Mas de manhã, quando o despertador toca, sofro. É um momento de sofrimento, tenho ali dois ou três minutos de sofrimento. Ponho ali no limite, não tenho tempo para ficar mais um bocadinho".

Organização...

"Relativamente ao treino, as coisas ficam organizadas no dia anterior. Aproveito para dizer que este meu grupo é muito profissional, fantástico. Não quero dizer que é o melhor que tive em 25 anos porque seria ofensivo para os outros, mas é seguramente um dos melhores. Não saímos [do trabalho no dia anterior] sem que tudo esteja preparado. Mas gosto de estar lá no dia seguinte, ver quem chega mais cedo, mais tarde... Imediatamente começar a acelerar as coisas".

Acorda com esta vontade de treinar?

"É inquestionável. É uma das coisas que eu e os mais próximos nos questionamos. Não gosto de generalizar, mas às vezes há a sensação de que a nova geração, seja jogadores ou treinadores, não gosta muito de treinar nem de futebol, ou daquilo que o futebol pode dar. E honestamente, continuo igual. Não consigo vislumbrar o dia em que tenha mudado alguma coisa. Não consigo. E recordo sempre uma conversa que já tive quando estava no Real Madrid, em 2012/13, com Sir Alex Ferguson, e antes do jogo perguntava-lhe como era a evolução das coisas. E ele disse-me 'esquece, para gente como nós é igual. O dia-a-dia é igual, a paixão, o nervosismo antes do jogo, a alegria depois de ganhar, a tristeza depois de perder... Para nós não muda nada'. Já vamos em 2025 e ele tem razão..."

É isso que separa os bons e os excelentes?

"Se calhar não é entre os bons e os excelentes, é entre os jogadores e treinadores de momento e os jogadores e treinadores de carreira. E os de carreira há cada vez menos. Ancelottis, Fergusons... Começam a ficar mais raros. Aparecem rapidamente e desaparecem muito rapidamente. Estava em Istambul e um treinador muito bom pediu-me para estar três dias comigo a conversar. Uma das coisas que ele queria muito saber era sobre a fadiga, porque ele cansava-se muito. Cada vez que tinha oportunidade, aproveitava uma semana internacional para desaparecer. E eu disse-lhe 'podemos estar aqui a falar de muitas coisas, mas sobre isto vai ser difícil explicar-te. Porque se precisas de descansar com 40 anos...'.

Em Londres o tempo era bem pior?

"Em Manchester sim..."
[fechar]

Por André Santos in Record

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/jose-mourinho-o-atual-grupo-que-e-dos-melhores-da-carreira-e-o-tipo-de-treinador-que-comeca-a-ser-raro?ref=Ultimas%20Noticias_BlocoUltimas

MuchoG

Nunca vi um treinador beneficiar tanto da desculpa que entrou a meio da época e que o plantel não é o dele. Curiosamente o penúltimo campeonato que vencemos foi por um treinador que entrou no mesmo contexto, curiosamente o que o Mourinho substituiu. E na altura não se queixou, trabalhou com o que tinha, lançou os putos e foi campeão.

Mas já sabemos que o Mourinho está sempre muito preocupado em criar narrativas a justificações que o pintem a melhor imagem possível.

Também não compro esta filosofia que está a implementar de futebol mais direto, físico, de ganhar duelos. Funcionou bem contra o Nápoles e pode funcionar em jogos deste calibre mas para ganhar 8 pontos ao 1º classificado? Historicamente no Tugão ter um ataque poderoso vale mais, nos últimos 10 anos o campeão foi o melhor ataque 9 vezes e a defesa 7 vezes. E em muitos desses anos a 1ª e 2ª melhor defesa estava só separada por 1 ou 2 golos enquanto nos ataque víamos diferenças mais declaradas.

Claro que não isto não é fixo, o Porto está em 1º e está a sobreviver a este período de menos fulgor porque simplesmente não sofre golos. Mas somos nós que temos de recuperar esta desvantagem e isso implicaria sermos quase perfeitos nestes 2/3 de campeonato que faltam. E simplesmente não acredito que isso seja possível com esta filosofia de jogo.