Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

umtipobenfiquista

Perguntei sobre o 3º lugar sem derrotas à versão mais recente do GPT, em modo extended thinking. Pensou durante 1 minuto e meio, consultou fontes. Minha confiança na factualidade: Moderado Alto (é um nível fixe, não é mais porque os LLMs são super unreliable). Aqui vai:

"É raríssimo, mas não é completamente inédito no futebol mundial.

O melhor resumo é este: se contarmos todos os campeonatos masculinos nacionais conhecidos, há alguns precedentes de equipas invictas que acabaram abaixo do 2.º lugar. O levantamento do The Guardian, com apoio de dados da RSSSF, encontrou apenas um punhado de casos; especificamente em 3.º lugar aparecem Industriales, em Cuba 1970/71, Kahrabaa Al-Wusta, no Iraque 1971/72, e LLPP Jeenyo, na Somália 2012.

Mas há uma diferença enorme para o caso do Benfica: esses exemplos são de campeonatos muito curtos ou pouco comparáveis. Industriales fez só 9 jogos; Kahrabaa Al-Wusta fez 7 jogos e ainda há asterisco porque um jogo que tinha perdido 0-2 foi convertido em vitória administrativa; LLPP Jeenyo fez 14 jogos.

O Benfica, por comparação, fez isto numa liga europeia profissional de 34 jornadas: 34 jogos, 23 vitórias, 11 empates, 0 derrotas, 80 pontos, terminando atrás de FC Porto e Sporting. A tabela final mostra Porto com 88 pontos e duas derrotas, Sporting com 82 e duas derrotas, e Benfica em 3.º sem qualquer derrota.

Portanto, eu classificaria assim:

No mundo inteiro: não é "nunca visto", mas é de uma raridade extrema. Há poucos exemplos documentados.

Na Europa relevante/profissional moderna: é possivelmente histórico ao nível de "não encontro precedente comparável" — sobretudo num campeonato de 34 jogos.

Em Portugal: é ainda mais bizarro. Antes deste Benfica, Portugal tinha tido campeões invictos e o Benfica de 1977/78 que foi invicto mas acabou em 2.º; a história portuguesa conhecida era de invencibilidade para campeão ou vice, não para 3.º.

A parte mais rara não é só o "0 derrotas". É a combinação: 0 derrotas + 11 empates + dois rivais com derrotas mas muito mais vitórias + 3.º lugar. Na prática, o Benfica teve uma época "invencível", mas não suficientemente "vencedora"."

Portanto basicamente, nunca aconteceu, porque os outros casos não são minimamente comparáveis. Eu não chamaria o Guiness nem metia placa no museu, mas o Rui não sei se não terá, no mínimo, já pedido para colocar uma frase ao lado do Benfica Pets 2.0 no próximo "programa" eleitoral.

Trapattoni

Citação de: Helder1977 em 16 de Maio de 2026, 23:56O covarde nem uma palavra e ainda se esconda atrás de capangas.
Aprendeu com o mentor.

Di Nes

Citação de: Rúben Gomes em 16 de Maio de 2026, 23:21
Citação de: Di Nes em 16 de Maio de 2026, 23:18Adorava que nem a qualificação da LE acontecesse

Cair na 2° pré-eliminatôria da Liga Europa e perder a 3° pré-eliminatória da Conference.

O que me ria

O que mais me custa é que nem isso ia fazer os 65% mudar de ideias

Dandy

Citação de: umtipobenfiquista em 17 de Maio de 2026, 00:01Perguntei sobre o 3º lugar sem derrotas à versão mais recente do GPT, em modo extended thinking. Pensou durante 1 minuto e meio, consultou fontes. Minha confiança na factualidade: Moderado Alto (é um nível fixe, não é mais porque os LLMs são super unreliable). Aqui vai:

"É raríssimo, mas não é completamente inédito no futebol mundial.

O melhor resumo é este: se contarmos todos os campeonatos masculinos nacionais conhecidos, há alguns precedentes de equipas invictas que acabaram abaixo do 2.º lugar. O levantamento do The Guardian, com apoio de dados da RSSSF, encontrou apenas um punhado de casos; especificamente em 3.º lugar aparecem Industriales, em Cuba 1970/71, Kahrabaa Al-Wusta, no Iraque 1971/72, e LLPP Jeenyo, na Somália 2012.

Mas há uma diferença enorme para o caso do Benfica: esses exemplos são de campeonatos muito curtos ou pouco comparáveis. Industriales fez só 9 jogos; Kahrabaa Al-Wusta fez 7 jogos e ainda há asterisco porque um jogo que tinha perdido 0-2 foi convertido em vitória administrativa; LLPP Jeenyo fez 14 jogos.

O Benfica, por comparação, fez isto numa liga europeia profissional de 34 jornadas: 34 jogos, 23 vitórias, 11 empates, 0 derrotas, 80 pontos, terminando atrás de FC Porto e Sporting. A tabela final mostra Porto com 88 pontos e duas derrotas, Sporting com 82 e duas derrotas, e Benfica em 3.º sem qualquer derrota.

Portanto, eu classificaria assim:

No mundo inteiro: não é "nunca visto", mas é de uma raridade extrema. Há poucos exemplos documentados.

Na Europa relevante/profissional moderna: é possivelmente histórico ao nível de "não encontro precedente comparável" — sobretudo num campeonato de 34 jogos.

Em Portugal: é ainda mais bizarro. Antes deste Benfica, Portugal tinha tido campeões invictos e o Benfica de 1977/78 que foi invicto mas acabou em 2.º; a história portuguesa conhecida era de invencibilidade para campeão ou vice, não para 3.º.

A parte mais rara não é só o "0 derrotas". É a combinação: 0 derrotas + 11 empates + dois rivais com derrotas mas muito mais vitórias + 3.º lugar. Na prática, o Benfica teve uma época "invencível", mas não suficientemente "vencedora"."

Portanto basicamente, nunca aconteceu, porque os outros casos não são minimamente comparáveis. Eu não chamaria o Guiness nem metia placa no museu, mas o Rui não sei se não terá, no mínimo, já pedido para colocar uma frase ao lado do Benfica Pets 2.0 no próximo "programa" eleitoral.

No mínimo, que se façam umas camisolas alusivas para ganhar uns cobres.

"Invictus 25/26"

Vermelho Infinito

Citação de: Di Nes em 16 de Maio de 2026, 23:18Adorava que nem a qualificação da LE acontecesse

Torço por isso até ao osso!!!
Era o fim da macacada

Aka

Portanto, a última vez que o Benfica falhou a Champions League foi quando este gajo escolheu o treinador?

pedro22

Fazer o que ainda não foi feito ....

Ficar em 3.º lugar

Que banana

dmc

Teria que acontecer Benfica ao Sporting, no próximo fim-de-semana.

Nmslb

Este cobardolas vai dirigir algumas palavras aos sócios? Ou não merecem isso!? Pelo menos da uma palavra aos 65% de carneirinhos que votaram em ti, porque os outros já sentem náuseas só de te ver! Dirigente repugnavel, a antítese do q deve ser um líder!
NOJO!!!!!

cm1962

Vocês aqui chateado e ele neste momento já tem as pantufas calçadas.

Está zero preocupado.

sergio19azb

Citação de: cm1962 em 17 de Maio de 2026, 00:12Vocês aqui chateado e ele neste momento já tem as pantufas calçadas.

Está zero preocupado.
Já tá a fumar um iqos na varanda.