Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

zefo

Citação de: O Património em 11 de Agosto de 2026, 16:20este gajo está a cavar tão fundo que qualquer dia arrisca-se a encontrar petróleo
O Benfica bem precisa...

HB

fpie

Ó Rui, na campanha disseste que tinhamos ganho pouco e que querias ganhar mais, só para saber, quando é que isso começa?

Red_Wings

Citação de: Semper Fidelis em 11 de Agosto de 2026, 16:18
Citação de: fpie em 11 de Agosto de 2026, 15:00
Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:14JNL para mim foi uma desilusão nos debates. Nao teve tomates para enfrentar um miserável que nem o oitavo ano tem. Agora anda a massajar o ego dos chalupas 65% para ver se ganha votos. Triste...

o Rui sim, é um senhor, ninguem o bate, está a fazer o que ainda não foi feito

REBENTAR COM O MAIOR CLUBE PORTUGUES com as palmas de 65%
dizer que para mim JNL foi uma desilusão e que agora anda com posts que soam a falsidades não quer dizer que se apoie o Ruim Bosta. Entre os dois obviamente prefiro o JNL. Tudo menos o banana

Noronha Lopes foi uma desilusão??

Lol

Sim, quem espera Venturas, Mauros Xavieres e quejandos só poderia ficar desiludido com a sobriedade de Noronha Lopes.

fpie

Citação de: Red_Wings em 11 de Agosto de 2026, 16:28
Citação de: Semper Fidelis em 11 de Agosto de 2026, 16:18
Citação de: fpie em 11 de Agosto de 2026, 15:00
Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:14JNL para mim foi uma desilusão nos debates. Nao teve tomates para enfrentar um miserável que nem o oitavo ano tem. Agora anda a massajar o ego dos chalupas 65% para ver se ganha votos. Triste...

o Rui sim, é um senhor, ninguem o bate, está a fazer o que ainda não foi feito

REBENTAR COM O MAIOR CLUBE PORTUGUES com as palmas de 65%
dizer que para mim JNL foi uma desilusão e que agora anda com posts que soam a falsidades não quer dizer que se apoie o Ruim Bosta. Entre os dois obviamente prefiro o JNL. Tudo menos o banana

Noronha Lopes foi uma desilusão??

Lol

Sim, quem espera Venturas, Mauros Xavieres e quejandos só poderia ficar desiludido com a sobriedade de Noronha Lopes.

este país, só quer é palhaços, os homens sérios e com valor, aqui não se safam, podemos ver como é a classe politica neste momento

+1benfiquista

Citação de: van33 em 11 de Agosto de 2026, 15:48
Citação de: +1benfiquista em 11 de Agosto de 2026, 15:45
Citação de: FuzioN em 11 de Agosto de 2026, 15:14"A partir das 10h00 de amanhã, 12 de agosto, e até sexta-feira, dia 14, os sócios com Red Pass podem aceder à App do Benfica e solicitar, se assim o desejarem, o devido reembolso em carteira virtual."

Gosto particurlarmente desta parte. Como já se gasta pouco anualmente, querem mais uma esmolinha dos sócios.

Para nem falar da vergonha de ir para carteira virtual, ou seja, o dinheiro tem que ser usado obrigatoriamente no clube.

Há muito tapadinho que não vai pedir o reembolso. Outros nem vão tomar conhecimento da opção. Dois dias, tudo anunciado da forma mais discreta possível com metade do país na praia...
Porque é que achas que esta informação não é recebida por sms? ;D

Ficaram sem budget para o serviço de envio de sms depois de terem enviado milhões a relembrar do recorde do Guiness...

Djamb3

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 11 de Agosto de 2026, 15:50O defeso mais surreal que me lembro e recentemente já tivemos outros mauzinhos.

Podemos fazer um top nos ultimos 10 anos

2017 - Vendemos quase 140M, gastamos 10M, e atacamos o penta com Varela na Baliza e Seferovic na frente.

2019 - Vendemos o Super Felix, fizemos 240M. Gastamos 65 em RdT, Vinicius e Chiquinho.

2020 - O ano do super investimento, 115M para o JJ andar a brincar com Cebolinha, Pedrinho e Waldschmidt. Tivemos de vender o Ruben Dias para pagar as loucuras. Safou-se o Darwin.

2021 - o primeiro do Rui. Vendemos 50, Gastamos 25 no Yaremchuck e no Meite. Safou um Joao Mario a custo 0.

2023 - o planeamento 5 estrelas do Rui e mais 100M gastos entre Kokcu, Arthur Cabral, Jurassek e Trubin. E ainda Di Maria.

2025 - outro super ano, com 116M em Rios, Ivanovic, Lukebakio e Dahl, e ainda Enzo e Sudakov para pagar depois. Num ano que troca de treinador à 4ª e na ultima jornada.

2026 - lol.

Semper Fidelis

Citação de: zefo em 11 de Agosto de 2026, 16:23
Citação de: O Património em 11 de Agosto de 2026, 16:20este gajo está a cavar tão fundo que qualquer dia arrisca-se a encontrar petróleo
O Benfica bem precisa...
se ele encontrar petróleo vai tudo para o tabaco. Nao sobra nada para o Benfica

nunofpais

Citação de: CarlosBossio em 11 de Agosto de 2026, 11:24Façam um favor a vós próprios. E perguntem a um AI, quem escolheria para presidente do Benfica.

Deixo aqui o meu prompt.

Quero que actues como um analista político e de gestão especializado em organizações desportivas, com uma abordagem fria, imparcial e baseada em evidência.

Vou dar-te os nomes de vários candidatos à presidência do Sport Lisboa e Benfica. Quero que determines quem seria o melhor presidente para o Benfica, e não quem é mais popular, mais benfiquista ou tem maior capital emocional.

Candidatos

- Rui Costa
- João Noronha Lopes
- João Diogo Manteigas

Critérios de avaliação

Avalia cada candidato de 0 a 10 nos seguintes critérios:

1. Competência de gestão e liderança
2. Experiência executiva e capacidade de gerir uma organização complexa
3. Conhecimento do futebol profissional
4. Conhecimento do Benfica e da sua cultura
5. Governance, transparência e prestação de contas
6. Capacidade de construir uma estrutura profissional e eficiente
7. Visão estratégica e capacidade de planeamento a longo prazo
8. Gestão financeira e controlo de risco
9. Capacidade de montar e supervisionar uma boa estrutura de futebol
10. Capacidade de tomar decisões difíceis e resistir a pressões internas
11. Independência relativamente a interesses, grupos de poder, empresários e estruturas instaladas
12. Capacidade de reformar aquilo que não funciona
13. Credibilidade e capacidade de unir diferentes sectores do Benfica
14. Experiência institucional e conhecimento jurídico/desportivo
15. Adequação global ao cargo de Presidente do Benfica

Regras fundamentais

- Não confundas ser um grande jogador ou símbolo do Benfica com ser um bom presidente.
- Não atribuas pontos por popularidade ou número de adeptos.
- Não penalizes um candidato simplesmente por ser menos conhecido.
- Não assumes que um candidato seria incompetente só porque nunca teve a oportunidade de provar que conseguiria desempenhar o cargo.
- Distingue claramente factos comprovados, declarações dos candidatos, propostas eleitorais e inferências.
- Considera o que cada candidato já fez, não apenas o que promete fazer.
- No caso de Rui Costa, considera especificamente o seu desempenho como presidente entre 2021 e 2025.
- Analisa também os programas eleitorais e a qualidade das propostas apresentadas.
- Dá especial importância à capacidade de criar mecanismos que impeçam concentração excessiva de poder e reduzam conflitos de interesses.
- Não partas do princípio de que continuidade é positiva ou negativa: avalia-a.
- Não partas do princípio de que ruptura é positiva ou negativa: avalia-a.
- Não uses o resultado das eleições como prova de que um candidato era melhor.
- Não uses sondagens ou popularidade como indicador de competência presidencial.

Análise adicional

Depois da avaliação individual, responde:

A. Quem parece ser o candidato mais competente para gerir o Benfica?

B. Quem parece ser o candidato com maior capacidade para reformar o Benfica?

C. Quem apresenta maior risco de continuidade de problemas existentes?

D. Quem apresenta maior risco por falta de experiência presidencial?

E. Qual dos candidatos tem o melhor equilíbrio entre experiência, competência e capacidade de mudança?

F. Se tivesses de escolher apenas um para governar o Benfica durante quatro anos, quem escolherias e porquê?

No final, atribui uma pontuação final ponderada de 0 a 100 a cada candidato.

Explica claramente os pesos utilizados e mostra uma tabela comparativa.

Muito importante

Não quero uma resposta diplomática do género "todos têm pontos fortes e fracos".

Quero que escolhas um vencedor.

Se houver informação insuficiente para avaliar determinado critério, diz explicitamente que não sabes, em vez de inventares.

Pesquisa fontes actuais e credíveis antes de responderes, dando prioridade a:

- documentos oficiais do Benfica;
- programas eleitorais;
- entrevistas dos candidatos;
- resultados e dados financeiros;
- imprensa desportiva credível;
- fontes empresariais e institucionais;
- investigação académica quando relevante.

No final, apresenta também uma conclusão curta

«"Se eu fosse sócio do Benfica e tivesse de votar apenas com base na competência para exercer o cargo de presidente, o meu voto iria para ______."»

Justifica essa escolha em 5-8 linhas.

Claude respondeu:

6. Conclusão
"Se eu fosse sócio do Benfica e tivesse de votar apenas com base na competência para exercer o cargo de presidente, o meu voto iria para João Noronha Lopes."

O Benfica não tem um défice de amor ao clube nem de conhecimento de futebol — tem um défice de gestão profissional, de prestação de contas e de separação entre poder executivo e escrutínio. Rui Costa dispôs de quatro anos e de poder pleno para corrigir isso e, pelo registo público, opôs-se activamente aos instrumentos que o teriam permitido: recusou a divulgação de rendimentos, chamou "perigo" aos estatutos e respondeu à crítica por via judicial. Isso é evidência, não intenção. Manteigas identificou os problemas certos — os €510M e a segurança do estádio — e fê-lo antes de ser conveniente, o que lhe dá crédito real de independência; mas identificar o problema e ter capacidade comprovada para o resolver são coisas diferentes, e no segundo ponto não há evidência. Noronha Lopes é o único que combina competência executiva documentada, uma equipa montada com funções definidas e ausência de dívidas ao poder instalado. Não é a escolha emocional — é a única que resiste ao teste de ponderação em qualquer cenário testado.

Classificação final
Posição
Candidato
Pontuação ponderada (0-100)
1.º
João Noronha Lopes
73,3
2.º
João Diogo Manteigas
52,3
3.º
Rui Costa
48,8

fpie

vai Rui, isto com jeito ainda despachas o Prestiani antes do fecho

no primeiro dia a seguir a fechar o mercado, o Rui vai ao balneario e pergunta:

quem é que estava cá a jogar em Junho?

ouve-se lá atras, eu ,eu

e o Rui olha para o Mario White e pensa, fonix, não foi bom este mercado

nunofpais

Citação de: Benfanatic em 11 de Agosto de 2026, 15:36Mas agora só vai haver castigos de interdição em jogos do Benfica? Sou só eu que acho isto um pouco estranho?
Sim, és só tu. Há que apoiar o projeto

flsb

Este só faz o que os sócios o permitem . Somos uns tótós mansos .

van33

Citação de: +1benfiquista em 11 de Agosto de 2026, 16:30
Citação de: van33 em 11 de Agosto de 2026, 15:48
Citação de: +1benfiquista em 11 de Agosto de 2026, 15:45
Citação de: FuzioN em 11 de Agosto de 2026, 15:14"A partir das 10h00 de amanhã, 12 de agosto, e até sexta-feira, dia 14, os sócios com Red Pass podem aceder à App do Benfica e solicitar, se assim o desejarem, o devido reembolso em carteira virtual."

Gosto particurlarmente desta parte. Como já se gasta pouco anualmente, querem mais uma esmolinha dos sócios.

Para nem falar da vergonha de ir para carteira virtual, ou seja, o dinheiro tem que ser usado obrigatoriamente no clube.

Há muito tapadinho que não vai pedir o reembolso. Outros nem vão tomar conhecimento da opção. Dois dias, tudo anunciado da forma mais discreta possível com metade do país na praia...
Porque é que achas que esta informação não é recebida por sms? ;D

Ficaram sem budget para o serviço de envio de sms depois de terem enviado milhões a relembrar do recorde do Guiness...
não mandam por sms pq uns milhares de pessoas mais idosas se calhar nem sabem aceder à app... e assim ficam sem saber o que se passa ;D

rkc

Citação de: aquaris em 11 de Agosto de 2026, 13:35
Citação de: rkc em 11 de Agosto de 2026, 13:32
Citação de: van33 em 11 de Agosto de 2026, 12:40Imaginem os milhares de euros que vão desaparecer com esta cena de apenas devolver o dinheiro do jogo com o viseu apenas a quem o solicitar ;D

Méquié?

Sempre vão devolver o dinheiro?

(se percebi bem, mas devo estar errado)

Quem tiver Redpass e pedir devolução recebe.
Quem tiver Redpass e não pedir devolução, o mesmo vai ser devolvido na conta de outro titular.

Mas pedir a devolução como?

Formulário? Online? Presencial? Telefonema? Sinais de fumo?

Desculpem chatear mas estou longe e pode ser que dê para tratar online.