Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

rpcbslb

#17385
Citação de: Holmesreis em 05 de Janeiro de 2019, 17:44
No quinto aniversário da morte do nosso King, um episódio totalmente desconhecido da sua carreira:

:winner:
(Notícia de 30 de outubro de 1978, semanas antes de ter assinado pelo...União de Tomar)

Que se cheguem à frente os albicastrenses do fórum.
Sou albicastrense e desconhecia isto..
Enorme gratidão <3

JM21


rpcbslb

Até ao King o Vieira o iludiu.. Uma das coisas que me entristece muito como benfiquista que sou é que depois do falecimento a atitude do Benfica perante Eusébio tem sido de uma desconsideração total onde oiço ao falar disto "rei morto, rei posto".. 😮😮
Para mim Eusébio será e é REI Eternamente!! ❤

Mikaeil


Naruto

Citação de: Cor_rubrum em 07 de Janeiro de 2019, 22:12
.

Descreve-nos por favor do que te lembras das vezes que viste o Eusébio a jogar futebol, mesmo já tendo sido na década de 70. :)  :amigo:



Cor_rubrum

Citação de: Naruto em 08 de Janeiro de 2019, 15:26
Citação de: Cor_rubrum em 07 de Janeiro de 2019, 22:12
.

Descreve-nos por favor do que te lembras das vezes que viste o Eusébio a jogar futebol, mesmo já tendo sido na década de 70. :)  :amigo:




Peço desculpa nem me apercebi deste desafio.
Vivendo relativamente longe de Lisboa, vi o Eusébio ao vivo em algumas ocasiões, mas a maior parte das minhas memórias derivam da velha e minúscula TV, a preto e branco, do rádio e do Jornal "A Bola" que só saía 3 vezes por semana (às segundas, Quintas e Sábados).
Vou dividir este desafio em vários posts.
O primeiro jogo que vi, foi em Outubro de 1972, em Coimbra no Calhabé, frente à União de Coimbra, 4ª jornada. Ganhámos por 4-0, com golos do Jordão, Toni, Eusébio e Adolfo.
O Eusébio marcou o terceiro já na segunda parte, e tanto quanto é possível afirmar da memória de um puto de 10 anos, iria jurar que foi com um "barrote" após um cruzamento da direita.
Nesse dia, tudo foi especial para mim. Tinha 10 anos. Nunca mais me esqueci daquele fim de tarde, de ver os meus ídolos de perto e o "pantera negra" em particular.
Uma coisa engraçada é que me lembro da música (instrumental) que tocou antes e no intervalo do jogo, não sei identificar os autores mas se a ouvir de novo reconheço-a logo.
O Toni era um "monstro" naquele meio-campo e jogava também o saudoso Jaime Graça entre outros (Simões, Malta da Silva, Humberto...).
Sentia-me perante um banquete com imensas iguarias e a principal era o Eusébio.
Enchi a barriga nesse dia.
Voltarei ao tema.

Cor_rubrum

#17391
Não há muito a dizer em termos de futebol propriamente dito, de um jogo de futebol visto pelos olhos de uma criança de 10 anos e revisto 46 anos depois.
Como é óbvio, não saberia, na altura, dizer nada das nuances técnico-tácticas daquela equipa de 1972, comandada pelo mister Jimmy Hagan.
Agora, arriscando-me a ser atraiçoado pela memória, diria que se jogava num 4x4x2, com sabores da época, ainda marcada por um desportivismo naíve, sem os autocarros, o antijogo e o fedor de corrupção que infestam o futebol moderno.
Um 4x4x2 festivo, com Néné, Jordão, Eusébio e Simões, como setas apontadas à baliza adversária e ainda havia Jaime Graça, que jogava um pouco mais atrás, mas só aqui tínhamos 5 homens de vocação ofensiva!
E o meio-campo? Bem, no meio campo havia um Toni que jogava por três!
Mas isto é o tópico do Rei Eusébio e convém não fugir muito do tema, só lembrando que é importante ter em conta o contexto da época, porque ao contrário do que os nossos adversários gostavam de apregoar aos quatro ventos, o Benfica não era só Eusébio.
Mas há histórias deliciosas desses tempos, como aquela contada mais tarde também pelo Cajuda, que explicavam como alguns defesas adversários se colocavam de costas nas barreiras, não para proteger os genitais mas para verem melhor os golos do Eusébio nos livres.
O Eusébio tinha força, velocidade e arte. Tinha paixão pelo jogo. Entregava-se a todos os lances , no máximo das suas capacidades. Os adversários bem tentavam travá-lo mas era muito difícil para eles, essa tarefa exigia-lhes um esforço sobre-humano e muita sorte.
Nesse jogo de Coimbra, no início da década de 70, o Eusébio só marcou aos 76 minutos, o nosso terceiro.
E não foi tão fácil o jogo, como faz supor o resultado final. A União tinha bons jogadores e deu boa réplica.
Mas nesse ano, foi um campeonato perfeito. Esse jogo foi à 4ª jornada e antes já tínhamos despachado o Beira-Mar com 9-0 à terceira jornada e o Leixões por 6-0, na Luz a abrir o campeonato.
O Eusébio foi o melhor marcador com 40 golos (!).
O Belenenses do Argentino Scopely ficou em 2º. O V. Setúbal foi o 3º, o Porto o 4º e o Sporting 5º. Ora aqui está uma classificação com laivos de justiça divina! Que pena não ter sido repetida mais vezes...
Como era o futebol nesse tempo ? Muito diferente do de hoje. Menos técnico mas seguramente mais puro. Senão vejam o Benfica 3-Sporting 2, no Jamor, na final da Taça de Portugal do ano transacto ao que aqui focamos:

https://www.youtube.com/watch?v=vFC39N_arHU




Cor_rubrum

#17393
O meu despertar para o futebol coincide com o final da carreira do Eusébio no Benfica.
Nasci em 1962 e portanto a nossa década de ouro vivi-a de bibe. Mas tenho algumas memórias difusas dos relatos na rádio e das conversas em casa que respirava Benfica por todos os poros.
Nessa altura metia-me confusão o Eusébio jogar na mesma equipa do Damas e do Hilário, pois a ideia do Benfica precedia o conceito de selecção e de Portugal, o Benfica era manifestamente maior que o mundo ao redor.

O TAXISTA QUE GRITOU GOLO DO BENFICA NA AVENIDA FERNÃO DE MAGALHÃES
Na época de 1972-1973, vi finalmente o Benfica e o Eusébio ao vivo.
Dessa época, para além do jogo que vi em Coimbra, lembro-me de mais um episódio.
No dia 1 de Abril de 1973, deslocava-me na companhia da minha mãe, a bordo de um taxi, vindo do Hospital Rodrigues Semide, no Porto, onde estava internada uma tia minha.
Perto do então Estádio das Antas, o taxista gritou golo do Benfica.
Nessa altura e dadas as circunstâncias, nem fazia ideia, do Benfica estar ali a disputar o jogo que nos daria o título dessa época. Só mais tarde como me martelava essa imagem no cérebro é que investiguei o assunto e descobri que tinha sido o golo do 2-1, marcado por Eusébio. O Porto acabaria por empatar (2-2) já perto do final mas o Benfica acabaria por ser campeão nesse dia.

A FESTA DE HOMENAGEM AO EUSÉBIO
No dia 25 de Setembro de 1973, Eusébio teve a sua primeira homenagem formal na Luz.
Numa Terça-feira à noite,  o Benfica defrontaria um misto mundial. Resultado final 2-2.
Esse jogo marcaria a despedida de Hagan do comando da equipa em virtude de um incidente com Humberto e Toni. Supostamente na manhã desse dia, durante o treino, esses jogadores contornaram por dentro ("cortaram terreno") um painel publicitário e não por fora como o treinador pretendia. Em virtude desse desaguisado, o treinador excluiu os dois jogadores do jogo. Na 2ª parte, o presidente Dr. Borges Coutinho, a pedido dos jogadores, autorizou que eles jogassem e o Hagan apresentou logo a demissão e nem assistiu à 2ª parte.
Lembro que estávamos a caminho de um tetra que acabaríamos por falhar...
Esse jogo foi transmitido pela RTP e lembro-me de o ver numa tasca da aldeia, acompanhado de alguns comparsas. O episódio era contado em várias versões díspares pelo locutor e repórteres de serviço e foi o que dominou o jogo. Não me lembro de muita coisa, mas julgo ter visto alguns adversários a abrir alas ao Eusébio antes e durante o jogo.
Imaginem uma velha TV, minúscula e quase monocromática, que de vez em quando era acometida de crises de grande mal epiléptico. Mas a minha imaginação juntava-se á dos meus colegas e juntos víamos um espectáculo a sério. Por isso mesmo, para o meu cérebro, essa foi a primeira vez que vi um jogo do Benfica numa TV OLED 4K.

Confiram um outro jogo, dessa mesma época.

https://www.youtube.com/watch?v=dOEnqHp_e-s

Mzungo

O nosso Rei faria hoje 77 anos...

Muitos Parabéns King!

Olha por nós...

diob121


Mikaeil


slbenfever

Eterno Rei Eusébio! Símbolo maior do Sport Lisboa e Benfica!

RedVC

Muita pena de já não ser possível dar os parabéns a uma lenda viva.
Eusébio é uma lenda do Sport Lisboa e Benfica, de Portugal, do Futebol.
Obrigado, Eusébio.

Naruto