Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

RS14

JJ SLB

Não sei se já colocaram isto em algum outro tópico:
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/eusebio-vinha-para-o-sporting-mas-foi-desviado-pelo-benfica-no-aeroporto-de-lisboa

Aqui fica. Já sabíamos a verdade, mas nunca é demais ter mais um link que clarifica a história inventada (e a referência ao poder do sporting na altura do fascismo)

JackWhite

Que jogo do Eusébio me aconselham ver? Penso que nunca vi um jogo inteiro, só fragmentos.

Alexandre1976

Para começar os 20 minutos em que jogou na final do Torneio de Paris em 1961 contra o Santos de Pélé, em que marca 3 golos.

Alexandre1976

Não sei é se na net existem esses jogos completos ou só os resumos.

Goldberg

Citação de: JackWhite em 09 de Junho de 2019, 23:48
Que jogo do Eusébio me aconselham ver? Penso que nunca vi um jogo inteiro, só fragmentos.
os 5-3 na final com real, jogo com a coreia, final do mundialito de 72 com brasil e o único que nunca consegui ver grande coisa um jogo com a inglaterra em 65 de apuramento para o mundial. Foi o dia que o baptizaram como pantera negra.

Se alguém arranjar esse jogo completo, agradecido, sempre quis ver.

Alexandre1976

Goldberg,o jogo com a Inglaterra em que o Sr. Eusébio foi baptizado como Pantera Negra foi no apuramento para o Mundial de 62 no Chile,acho eu.

Goldberg

Citação de: Alexandre1976 em 09 de Junho de 2019, 23:57
Goldberg,o jogo com a Inglaterra em que o Sr. Eusébio foi baptizado como Pantera Negra foi no apuramento para o Mundial de 62 no Chile,acho eu.
certo enganei-me já agora lembrei-me do 5-1 ao real em 65, talvez até tenha sido melhor que os jogos que mencionei mas só me lembrei agora.

Alexandre1976

Esses 5-1 ao Real na antiga Catedral... :drool: :drool:

heart_slb

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A9bio#O_in%C3%ADcio

Alguem pode corrigir este artigo??? Os largatos andaram lá a dizer que tinha sido raptado...

Existe esta entrevista:
https://www.sabado.pt/desporto/futebol/detalhe/eusebio-estive-escondido-12-dias-num-hotel
Que na 1ª pessoa diz claramente que não!!!!

Anti-Corruptos

marte1904

https://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/799299/40/

EMIGRANTES LUSOS NÃO DEIXARAM ESTÁTUA DE EUSÉBIO IR PARA O LIXO

O que liga uma pequena localidade, com pouco mais de 20 mil habitantes, do interior do estado de Massachusetts, EUA, ao Estádio da Luz e ao Benfica? Ambos têm algo em comum: uma estátua de Eusébio. A autêntica, e primeira a ser construída, em 1991, está em Lisboa, em frente a uma das entradas principais do recinto encarnado; a outra, uma réplica que durante anos esteve junto ao Gillette Stadium, em Foxboro, onde o Benfica hoje joga com o Milan, está em Ludlow.

Mas por que razão saiu do Gillette Stadium? A BOLA explica. E afasta um dos rumores: que fora Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, o autor da ideia, em 2014, depois de celebrar um protocolo com o New England Revolution, a equipa da MLS que joga no Gillette Stadium.

Mas a estátua saiu mesmo do seu local e A BOLA descobriu agora a razão, contada por quem sabe, os emigrantes portugueses que estiveram envolvidos no salvamento. Jonathan Kraft, filho do dono dos Patriots e dos New England Revolution, telefonou para o Pioneers, clube  impulsionado por uma grande comunidade portuguesa e que joga no Estádio Lusitano, a perguntar se desejavam ficar com a estátua. Iam retirá-la do Gillette por causa das obras de construção de uma zona comercial e não a queriam mais. E que iria para o lixo se ninguém a quisesse. Então, os emigrantes Alcino Pereira, Tony Vítor e Celso Pereira foram buscá-la. Descobriram-na no estaleiro, suja, cheia de resíduos e cimento, com mão e pé partidos. Estava maltratada no meio do entulho.

Encheram-se de brio e levaram-na para o lugar atual, a praça frontal do Estádio Lusitano. Mas não sem que antes necessitasse de um ano de trabalho. Limpeza, reparação, devolução do brio que o pantera negra merece.

A história foi contada a A BOLA por emigrantes portugueses.  Por Alcino Pereira, o tal benfiquista que esteve no resgate, e pelos sportinguistas Frederico Grelha e João Bernardo. Só há dois anos é que está, impecável, no local que vemos na fotografia. «É um orgulho ter aqui um tão grande embaixador de Portugal e do futebol português», contam, em sintonia, os três portugueses, orgulhosos pela obra e por terem contribuído para a recuperação de um símbolo nacional.

A história de Eusébio à porta de um estádio norte-americano pode intrigar, mas tem explicação simples. A estátua que se encontra na Luz foi mandada construir por um emigrante português residente na zona de Boston, Vítor Batista, cujo pai era amigo e fã incondicional de Eusébio. Se mandou fazer uma, porque não fazer duas? Foi o que fez. Onde a colocar? Como Eusébio jogou, em 1975, no Boston Minutemen, equipa da antiga NASL, a liga de futebol norte-americana antecessora da atual MLS, mas sobretudo por ter estado no primeiro jogo de futebol disputado no antigo Foxboro, em 1972... num dérbi entre Benfica e Sporting, Batista resolveu oferecer a estátua ao museu do New England Revolution.