Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

cernache1

Fazia anos nesta data.

Eternas saudades e gratidão.

Descança em Paz, Eusébio !

Benfica, sempre.

Mikaeil

Faria hoje 82 anos



Descança em paz, Rei Eusébio!


Faroleiro

Eterna Saudade.

Sempre serviu o Benfica e nunca se serviu do Benfica.

24-7SLB

Parabéns para o REI! A maior figura da história do Sport Lisboa e Benfica, o único que deu mais ao Benfica do que o Benfica lhe deu a ele e por isso o único com direito a uma estátua à porta! Descansa em paz!

O MAIOR DE TODOS! Nunca se esqueçam disso!

fdpdc666


Goldberg

nasceu no dia final para o fehér, até arrepia.

Outra curiosidade que nunca tive tempo para verificar foi a quantidade de partidas que Eusébio fez com a nossa camisola no dia do seu próprio aniversário.

Eduardo Gomes


HB

#18022
Benfica recorda aniversário de Eusébio: «A vida é breve, o Rei é eterno»



Antiga glória dos encarnados e do futebol nacional faria 82 anos

O Benfica assinalou esta quinta-feira o 82.º aniversário do nascimento de Eusébio da Silva Ferreira, antiga glória encarnada que partiu há uma década.

CitaçãoSL Benfica
@SLBenfica
👑 A vida é breve, o Rei é eterno. Eusébio faria hoje 82 anos.

#EPluribusUnum


«A vida é breve, o Rei é eterno. Eusébio faria hoje 82 anos», lia-se na publicação partilhada nas redes sociais do clube da Luz, evocando o antigo internacional português.

A data também foi destacada pela Federação Portuguesa de Futebol, pela FIFA e pela UEFA nas respetivas contas na rede social X.

CitaçãoPortugal
@selecaoportugal
𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗦𝗘𝗠𝗣𝗥𝗘, o Dia do Rei. 👑 Eusébio faria hoje 82 anos. 🌟 #VesteABandeira


CitaçãoFIFA World Cup
@FIFAWorldCup
Remembering the great Eusebio. ❤️


CitaçãoUEFA.com em português

@UEFAcom_pt
Eusébio 👑

#UCL |
@SLBenfica

Vídeo: https://twitter.com/UEFAcom_pt/status/1750473079988347331

Recorde-se que o Pantera Negra partiu a 5 de janeiro de 2014, deixando o futebol nacional de luto.

in abola

bruno cardoso


Eduardo Gomes

@OFuraRedes

«Em Lourenço Marques, os janeiros eram quentes, asfixiantes, quase incómodos. Havia manhãs em que parecia que um cobertor de papa, daqueles velhos cobertores que se amontoavam nos baús dos avós, tapava a cidade.
Num bairro dessa cidade, o bairro da Mafalala, vivia D. Elisa Anissabani, a mãe de Eusébio. Antes dele, já tivera 3 rapazes. Queria uma menina, agora. O dia 25 de janeiro de 1942 não lhe fez a vontade. Nasceu-lhe outro rapaz. Chamou-se Eusébio. Da Silva Ferreira. O mundo saberia, em devido tempo, decorar-lhe o nome. E pronunciá-lo de todas as formas. Euzibiú, Ózébio, Iuzibiô, Ouzébiou... O mundo não tardou a confundi-lo com Portugal.

"Chego a convencer-me de que, enquanto os outros bebés aprenderam a andar, eu aprendi a chutar", diria Eusébio, 19 anos depois, numa entrevista concedida a Carlos Miranda. Um ano depois de chegar a Lisboa e à Metrópole, como então se dizia, Eusébio já era "O Eusébio" e tinha uma história completa para contar:
"Não me lembro de brinquedos, não me lembro de jogos ou de partidas. Lembro-me da bola. Sempre da bola. A trapeira, se coisa melhor não se conseguia arranjar, lá nos coqueiros, em desafios sem fim, sem prazos de tempo nem balizas medidas. Jogar à bola, fosse como fosse, era tudo quanto desejávamos." conta Eusébio

"Eu já andava numa escola, claro, e algumas vezes, bom... houve umas gazetas, a minha mãe não gostava nada que eu andasse enfronhado no futebol, apertava comigo, que me importasse com a escola e me deixasse dos pontapés na bola, mas eu não sei explicar, havia qualquer coisa que me puxava, sentia um frenesim no corpo que só se satisfazia com bola e mais bola. O resultado de tudo isto era uns puxões de orelhas bem grandes e, uma vez por outra, umas sovas que não eram brincadeira nenhuma." De nada serviu. Os irmãos estudam, Eusébio não. Alguns chegam a completar o liceu, ele desiste no fim da 4a classe. Estava escrito: seria doutor em futebol. Honoris causa!

O pai morre-lhe cedo. Angolano de nascimento, trabalhava nos Caminhos--de-ferro de Lourenço Marques e jogara futebol no Ferroviário. Tinha 37 anos: o tétano não escolhia idades. Chamava-se Laurindo António da Silva Ferreira, natural de Malanje. Não chegou a ver jogar o filho.

Lá, na Mafalala, Lourenço Marques, Moçambique, em 1958, D. Elisa gritava por Eusébio, mas Eusébio não vinha. Ficara de ir buscar o jantar da família, agora maior: D. Elisa tivera a menina que tanto queria, tivera até mais duas, e já somava seis rapazes. No regresso, faltava um. Faltava um no campo da bola de terra vermelha, estavam dez para onze, Eusébio era preciso. Esqueceu o jantar, esqueceu a família. O chamado da bola era mais forte do que a voz da mãe.

E, ainda por cima, a Mafalala ganhara um clube de futebol: Futebol Clube Os Brasileiros.
"Não se falava noutra coisa. Brasil, campeão do Mundo, o futebol fantástico, os dribles, os golos. Além disso, tinham sido equipas brasileiras a deixar mais cartel em Lourenço Marques, nas poucas vezes em que éramos visitados por clubes estrangeiros. Por isso batizámos o nosso clube de FC Os Brasileiros. E cada um de nós tinha o seu nome de guerra correspondendo aos grandes craques. Um era o Didi, outro o Garrincha, outro o Zagalo, e por aí fora. E eu? Tenho de contar tudo, não é? Então não faz mal dizer que eu era o Pelé..."»

Fonte: jornal I


Festivus

Só agora reparei que o Féher faleceu no dia de anos do Rei.

slbenfever

Eterna saudade! Para sempre Rei Eusébio!

Baron_Davis


Andris


Eduardo Gomes

#18029
@slbindependente

🎬 "Há sempre tempo para celebrar Eusébio"

🔴 "Eusébio é um Imortal"
🎙Sr. Toni

Spoiler