Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Mercurio_10

Citação de: MiguelPalma92 em 05 de Janeiro de 2014, 18:32
Citação de: Calvin em 05 de Janeiro de 2014, 18:31
Citação de: flavioslb em 05 de Janeiro de 2014, 18:29
Pinto da Costa vai falar às 20h, no Porto Canal, sobre a morte do Eusébio.

que faça uma coisa decente uma vez na vida
Lembro-me de ele ter estado bem na morte do Feher tambem

Já na vida do Fehér, tratou-o abaixo de cão...

Kyoto

Old Trafford com bandeira portuguesa a meia haste e aplausos de pé a Eusébio

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=451414

gigantes

MiguelPalma92

Citação de: Mercurio_10 em 05 de Janeiro de 2014, 18:33
Citação de: MiguelPalma92 em 05 de Janeiro de 2014, 18:32
Citação de: Calvin em 05 de Janeiro de 2014, 18:31
Citação de: flavioslb em 05 de Janeiro de 2014, 18:29
Pinto da Costa vai falar às 20h, no Porto Canal, sobre a morte do Eusébio.

que faça uma coisa decente uma vez na vida
Lembro-me de ele ter estado bem na morte do Feher tambem

Já na vida do Fehér, tratou-o abaixo de cão...
Como eu disse, esteve bem na morte dele, mas como pessoa, foi, é e sempre será um ser execrável

benficaslb1

Quando ainda nem tinha completado o meu 15º aniversário, era comum baldar-me ás aulas para passar tardes a dar voltas ao estádio da Luz. Ia ver os treinos e tentar ganhar uns autógrafos dos meus ídolos daquele tempo. Quem como eu se lembra daqueles tempos, lembra-se certamente do caminho que tinha que se percorrer a pé ate chegar ao campo de treinos, onde abordávamos os jogadores e tirava-mos fotografias etc. Um desses dias no final de um treino o Eusébio estava lá, vinha a sair com os jogadores, e eu pedi-lhe um autógrafo, ele acedeu de imediato e vendo-me com a mochila da escola ás costas, perguntou-me se eu não devia estas nas aulas. Eu meio envergonhado como se fosse o meu pai a repreender-me disse que sim, ele sorriu e disse-me, o que fizeste é errado mas como é pelo Benfica eu entendo perfeitamente. E isto passou-se.

Meses mais tarde, andava eu simplesmente ás voltas pelo estádio ( o estádio antigo tinha algo de deslumbrante para mim ) e entrei como muitas vezes fazia, pela única porta que estava sempre aberta para os visitantes verem o estádio. Depois de olhar o relvado por uns minutos saí e fui ate á casa de convívio que ali existia, os senhores de mais idade jogavam snooker e bilhar, outros jogavam damas e outros havia que jogavam cartas ou dominó, algumas vezes existiam "conflitos" entre adeptos com opiniões diferentes sobre o jogador x ou o árbitro Y. Nas mesas da sala existia sempre o jornal A Bola que eu aproveitava e lia de uma ponta á outra.

Fui num desses dias que ouvi alguém dizer, que vinha uma comitiva do estrangeiro ver o museu e o Eusébio ia lá estar também, sai a correr e dirigi-me á porta que dava acesso ao museu, pelo meio ainda vi um contentor das obras cheio de revistas (agora não me lembro o nome mas era do tipo da mística ) e que iam ser destruídas, perguntei se podia tirar uma e o senhor deu-me duas, estava feliz tinha trazido uma coisa do meu clube e de borla, essa tarde no estádio já tinha valido a pena.

Cheguei então á porta do museu e esperei. Passadas duas horas chega uma camioneta e saem de lá de dentro um grupo enorme de pessoas das quais eu só conhecia o Eusébio, reparei que a maioria falava em inglês. Pus-me de mansinho atrás delas a ver se conseguia entrar, felizmente correu bem e o segurança/porteiro/funcionário apesar de olhar para mim com ar de desconfiado deixou-me entrar e não me dirigiu palavra, foi um dia de sonho ver o nosso museu antigo, as taças estavam todas umas em cima das outras, ao longo de várias salas e divididas (mas mal) por modalidades, aquela desorganização fascinou-me porque olha-se eu para qualquer lado existiam taças e mais taças. As dos campeonatos estavam expostas todas ao lado umas das outras o que é uma imagem espectacular, as das taças de portugal a mesma coisa e depois as duas das taças dos clubes campeões europeus. E essa tarde passou-se a uma velocidade que nem o carro do poborsky conseguia igualar.

Mas o ponto alto da tarde estava para vir, quando saímos do museu fomos pela porta principal e  fomos ao relvado da Luz, nessa altura um dos funcionários do Benfica olhou para mim e reconheceu-me das muitas tardes que por lá passei no estádio e impediu a minha entrada, comecei a chorar e o Eusébio apercebeu-se, ele foi ter com o funcionário e disse-lhe, deixe o miúdo entrar, ele foi visitar o museu connosco e não arranjou nenhum problema, ele só quer estar ao pé dos seus ídolos, você nunca foi criança? Ele meio contrariado lá deixou, pisei então assim pela primeira vez o relvado da Luz e no final ouve uma entrega de recordações e o Eusébio ia chamando um a um os presentes ao centro do relvado. Começa a chamar Bobby Charlton, Di Stefano e muitos outros. Na altura com 15 anos a informação que eu tinha era outra, e não fazia ideia de quem eram aquelas pessoas, quando 3 anos mais tarde tiv o meu primeiro computador e comecei a fazer pesquisas sobre o Benfica e o Eusébio é que eu percebi com quem estive naquele dia, foi um dia único que muito poucos poderão dizer que tiveram apesar de não ter a noção disso. Tudo graças ao Eusébio.

Desculpem o longo texto e os erros de gramática.

R.I.P Eusébio

Pedro_ElMago_10

Citação de: Fever em 05 de Janeiro de 2014, 18:32
O que esse senhor quer sei eu.

O Porto como instituição é uma coisa agora Pinto da Costa merece zero respeito faça o que fizer.

Concordo, fico contente com a homenagem do Porto(clube) agora desse gajo.

Gimenez

Grizzli

Este gajo que falou na tvi bem que podia dizer que era adepto do porto ou sporting..lol

P∑T∑7

Citação de: Fever em 05 de Janeiro de 2014, 18:32
O que esse senhor quer sei eu.

O Porto como instituição é uma coisa agora Pinto da Costa merece zero respeito faça o que fizer.

Completamente. Esse asqueroso nunca poderá ter perdão. É um cancro do futebol e neste dia só a hipocrisia nojenta o fará falar. Nojo.

Benfica_Azorianfan

MiguelPalma92

Nunca tive nada contra as instituições do FCP e SCP
Tenho sim odio pelas pessoas que representam esses clubes nestas ultimas décadas, nomeadamente no FCP

Mas hoje celebra-se uma vida, um deus

Kyoto

Citação de: brankinho_gaspar em 05 de Janeiro de 2014, 18:32
Adepto do Porto a prestar homenagem na TVI24.
o GR do Porto B, Kadu tb lhe prestou uma homenagem no Fb

Keiroxes

Por muito que o Eusébio signifique para o Benfica, o Benfica está e estará sempre acima do Eusébio, por isso a questão de mudar o nome do estádio, nem devia ser sequer equacionada, na minha modesta opinião.