Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

joker17

Theroux

brazio

Citação de: Simao88 em 05 de Janeiro de 2014, 19:42
Citação de: Calvin em 05 de Janeiro de 2014, 19:41
Citação de: Benfiquismo em 05 de Janeiro de 2014, 19:37
Amanhã o jornal A Bola vai ter um jornal só dedicado a Eusébio.
vou comprar e guardar para Sempre
quanto custará?

Nem que seja 10 euros..

É comprar e emoldurar.

Soundwave

CrazySLB

Até sempre Rei Eusébio! Descansa em Paz.

MAGICAL ONE

UEFA President Michel Platini was saddened to learn of the death of Eusébio – an ambassador, legend and one of the game's all-time great players.

"Today football has lost one of the greatest players ever," said Mr Platini. "On the field, Eusébio was a true legend, both in the colours of Portugal and Benfica. But also off it, he was a true ambassador for Portuguese football on the international stage. He was more than a footballer. A good and charming man, Eusébio will be sadly missed."

The former SL Benfica and Portugal star was the third recipient – after Alfredo Di Stéfano and Sir Bobby Charlton, and followed by Raymond Kopa, Gianni Rivera and Franz Beckenbauer – of the UEFA President's Award.

Speaking at the award ceremony in February 2010, the UEFA President said of Eusébio's early career: "That fine Benfica team was the only team that could measure up to the great Real Madrid in the early 60s. That team had a hero – his name was Eusébio, he came from Mozambique and he became famous as the Pantera Negra [or Black Panther].

"Eusébio's worldwide reputation began in May 1962 in the European Champion Clubs' Cup final against Real Madrid. Eusébio scored two goals and gave a superb exhibition, showing all the skills which made him popular – astonishing speed and a powerful shot."

novais_acf

Citação de: Soundwave em 05 de Janeiro de 2014, 19:44
Bernardino Soares :clap1:
Cunhal, Amália, Eusébio por esta ordem serão os funerais com a maior multidão de sempre no nosso País.

mmartins1

Morre a pessoa fica o Mito.

Obrigado King

D@MP

Penso que não se deveria mudar o nome do estádio, mas acho que seria um gesto bonito dar o nome dele a uma bancada...

MAGICAL ONE

Julio Machado Vaz: "Um Sorriso Largo no Céu"

1942 - 2014.

Quando fui trabalhar para a Suíça, a primeira pessoa a entrar-me no consultório sorriu, quando lhe perguntei em que podia tentar ajudar. Era um agente de seguros, o hospital não permitia que eu exercesse sem se proteger de eventuais "pontapés na gramática psiquiátrica". Quando soube que estava em presença de um português, levou a mão ao bolso do casaco e retirou, orgulhoso, uma fotografia autografada de Eusébio, que um dia jogara em La-Chaux-de-Fonds e fizera uma exibição memorável.

Aconteceu-me por todo o mundo. Em 66 estava em Inglaterra e vi, num dos meus amados pubs, ingleses, eufóricos com a vitória, moderarem os festejos perante as lágrimas dele. Fui um privilegiado - ao longo da minha adolescência, na década de sessenta, demandei Lisboa para ver o Benfica "dele" jogar. Na altura era demasiado novo para me aperceber da dimensão estética do espectáculo, queria ganhar e ele, ajudado por jogadores de excepção e trabalhadores incansáveis, fazia-me a vontade.

Os anos e o replay desnudaram outra dimensão - o seu futebol era belo. Porque continha a elegância que a força não remete para a segunda plateia e uma alegria infantil, que tresandava a trapeira. Pesa-me que nem sempre a sua saúde tenha sido devidamente consolidada, perante as imposições contratuais, períodos houve em que o Benfica não o abraçou com o carinho que merecia. Hoje, toda a gente o chora e honra. Mas, a curto prazo, todos podemos prestar-lhe, e ao Desporto que amava, uma singela homenagem - tudo fazer, antes, durante e depois, para que no Domingo "apenas" aconteça um grande jogo de futebol no Estádio da Luz.

E não esqueçam! - a partir de agora, quando olharmos o céu, se olharmos com muuuita atenção..., veremos um sorriso largo como pano de fundo do voo da águia.
Fiquem bem.

Julio Machado Vaz

Benfiquismo

Citação de: brazio em 05 de Janeiro de 2014, 19:44
Citação de: Simao88 em 05 de Janeiro de 2014, 19:42
Citação de: Calvin em 05 de Janeiro de 2014, 19:41
Citação de: Benfiquismo em 05 de Janeiro de 2014, 19:37
Amanhã o jornal A Bola vai ter um jornal só dedicado a Eusébio.
vou comprar e guardar para Sempre
quanto custará?

Nem que seja 10 euros..

É comparar e emoldurar.
O diretor da A Bola disse que vai ser uma edição para colecionadores, certamente valerá a pena.