1ª Jornada Nacional Juniores - Benfica vs Estoril no campo 1 C.E.Seixal

ivoivo

-----------------------------------------------------------

Esta mensagem foi apagada por um dos moderadores do serbenfiquista.com por desrespeito
  das regras .
Foi mostrado um ao utilizador em questão.
 ------------------------------------------------------------

FaithNoMore

Foi pena o resultado,entrámos a 'coxear' no campeonato,melhores dias virão

Os lagartos tambem empataram em casa...  ;)

Hocuspocus

Bom, tenho a dizer que fiquei apreensivo com o jogo de hoje. Estive presente nas bancadas, e sinceramente não gostei muito do que vi. Tirando o André Carvalhas, não houve nenhum jogador que me tivesse chamado à atenção.

A equipa até troca razoavelmente a bola, mas chega ao último terço do terreno e é um total deserto de ideias. Não gostei mesmo nada do Romeu (acho que é assim que se chama aquele jogador que actua no meio-campo, julgo que a trinco), fartou-se de distribuir cacetada e não foi expulso porque o árbitro foi condescendente.

Outro aspecto que me chamou à atenção foi a estatura dos nossos jogadores. São tudo jogadores baixos e com pouca capacidade física. Aquele pessoal tem que começar a puxar pelo cabedal urgentemente.

O Estoril pareceu-me uma equipa razoável, mas longe de ser um adversário perigoso. Daí que tenha ficado desiludido com a nossa exibição. O número 11 estorilista (creio que era o Jota) pareceu-me acima da média, teve bons pormenores. 

Quando é o próximo jogo no centro de estágio?

Menino Do Rio

Hocuspocus, noutro tópico até houve uma discussão amigável acerca do físico dos jogadores do Benfica, e a verdade é que em geral é preferível ter um jogador baixo, ágil e habilidoso que um jogador alto, forte e sem um pingo de técnica. O ideal mesmo era constituir uma equipa com pelo menos uns 2 jogadores que puxem mais pelo físico e o resto que sejam melhores tecnicamente.

Mas isso é para outra questão.

Sobre o jogo, eu moro no Rio de Janeiro e naturalmente não tenho como ir aí todo fim-de-semana acompanhar os juniores. Aliás, não tenho como ir nunca, neste momento. Mas acompanho bem os nossos jogadores, e o tal Romeu Ribeiro que tu não gostaste, bem, nunca ouvi falar dele como caceteiro. Sempre ouvi bem, e dizem que tem uma cultura táctica imensa. Aliás, dizem que é um dos mais promissores.

Do resto da equipa, fico triste em saber que o Kaz, que tanto prometia, está a decepcionar todos, já não gostei dele no jogo contra o Estrela (embora só tenha tocado na bola umas 3 vezes). Pensei sinceramente que foi uma grande jogada contratá-lo e valorizá-lo, mas parece que não está a dar certo.

Infelizmente, diga-se de passagem.

Hocuspocus

Lá está, foi a primeira vez que o vi jogar, e não gostei do que vi. Se calhar ontem estava particularmente conflituoso.

Em relação à questão do físico, eu considero ser um factor importante. Porque não basta ter técnica. Se o jogador hoje em dia não tiver força e cabedal torna-se mais complicado singrar nas equipas principais. Isso não quer dizer, obviamente, que os jogadores baixos não possam ser grandes jogadores. Vejam o C. Ronaldo, desde que saiu do Sporting evoluiu bastante, e, a meu ver, uma das razões dessa evolução foi o trabalho que foi feito a nível muscular.

Menino Do Rio

Ser baixo não impede o jogador de ser forte. O que tem que ser feito é, quando o jogador tiver 16 anos, fazer uma avaliação física, e começar-se a trabalhar a muysculatura, para que mesmo baixo, consiga manter a bola em seu controle, consiga aguentar bem a carga do adversário e tudo mais. Foi mais ou menos isso que o Sporting fez co  o Yannick Djaló e é isso que nós temos que fazer com os nossos jovens.

andre_04_SLB

Citação de: Menino Do Rio em 27 de Agosto de 2006, 15:25
Ser baixo não impede o jogador de ser forte. O que tem que ser feito é, quando o jogador tiver 16 anos, fazer uma avaliação física, e começar-se a trabalhar a muysculatura, para que mesmo baixo, consiga manter a bola em seu controle, consiga aguentar bem a carga do adversário e tudo mais. Foi mais ou menos isso que o Sporting fez co  o Yannick Djaló e é isso que nós temos que fazer com os nossos jovens.

:), o Carvalhas é o jogador mais baixo da equipa, mas é o mais forte a nível de remate, força, etc ...

Menino Do Rio

Olhem, eu falei isso por mim mesmo. É porque eu sou muito baixo, e jogava basquete, então desde sempre os meus treinadores me ensinaram a usar o meu corpo para me proteger dos adversários, e é isso o que digo. Eu não sou um poço de força, mas se eu com menos de 1,60 aguento disputar a bola contra gente de mais de 1,90 e pesados, acredito que qualquer um consegue. Só tem é que ser trabalhado.

E o trabalho também tem que ser bem feito para que o jogador não perca agilidade, nem velocidade, nem equilíbrio. São 3 componentes físicas que ajudam muito a boa técnica individual.

Acho que as (teoricamente) maiores promessas dos juniores e juvenis já deviam estar a fazer esse trabalho. Jogadores como o Carvalhas, Miguel Rosa, Kaz Patafta, etc, precisam ser trabalhados fisicamente desde já para que quando terminem a formação estejam num bom nível físico-técnico.

Manuel Costa

os homens não se medem aos palmos

Tyrone Bogues (1,59 m) jogou na NBA desde 1987 até 2001

http://www.nba.com/playerfile/muggsy_bogues/

Menino Do Rio

Com o tempo passei a acreditar nisso também, Manuel. O problema é que não adianta nada eu acreditar se ninguém mais acredita (refiro-me aos técnicos que passaram ultimamente na equipa da minha cidade).

Mas é uma idéia o que falei. Os nossos jogadores não precisam ser altos, e sim técnicos. E aí têm que ser trabalhados de forma a que a pouca estrutura física não atrapalhe as suas capacidades. Embora um jogador alto com técnica também não seja bem-vindo. E ainda acho que cada plantel nosso tem que ter pelo menos um jogador alto, forte, possante, que não seja de todo mau tecnicamente e que possa ser trabalhado.

Bekambol

Citação de: FaithNoMore em 26 de Agosto de 2006, 23:35
Foi pena o resultado,entrámos a 'coxear' no campeonato,melhores dias virão

Os lagartos tambem empataram em casa...  ;)

Concordo contigo.
Eu, até considero positivo o facto de apesar de NÃO TER-MOS GANHO,
NÃO DESISTIMOS DE PROCURAR MAARCAR GOLOS e de pelo menos CONSEGUIR-MOS O EMPATE.

Hocuspocus

Andre_DV04_slb ,

Tu que acompanhas regularmente as camadas jovens diz-me, a equipa que jogou ontem é a equipa normalmente titular? É que o Carvalhas (que considero ter sido o melhor em campo) estava no banco.

andre_04_SLB

Basta leres vários textos para perceber que o Carvalhas apenas efectuou 3 treinos até ao jogo de ontem. Teve uma pubalgia que já o tinha afectado em toda a 3ª fase da temporada passada. O Rúben Lima, defesa-esquerdo, estava na bancada. O Balazic (jogador experiente e esteio da defesa) também estava lesionado. De resto, foram as 1ªs escolhas da época do treinador.