Vata

Avançado, 65 anos,
Angola
Equipa Principal: 3 épocas (1988-1991), 80 jogos (4807 minutos), 39 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

Ramiro Lopes

Shoky

Bem visto.
Foi em Março.

Clau_21

Olha, foi preciso esse erro para descobrir que um grande jogador do Benfica faz anos no mesmo dia que eu :)

Messi87

Em declarações à Benfica TV
Vata: "Gostei imenso deste Estádio e do Museu"

O ex-avançado do Sport Lisboa e Benfica regressou ao Estádio da Luz e visitou ainda o Museu Benfica Cosme Damião. O angolano ficou maravilhado com o que viu.

"Vim cá e encontrei algo muito bonito. No meu tempo o Estádio era outro, agora está mais completo e tem um Museu. Olhei e gostei imenso", afirmou à Benfica TV.

Foi um avançado que marcou muitos golos no Clube, tendo apenas faltado converter um penálti: "Nunca marquei um golo de grande penalidade no Benfica. Foi o que faltou. Na minha altura marcava o Valdo. Deixei de marcar quando ainda jogava no Varzim."

A carreira na Luz ficou marcada para a história por ter apontado o golo decisivo na meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada a 18 de Abril de 1990, frente ao Olympique de Marselha. Vata marcou o tento da vitória ao minuto 83.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/35020/language/pt-PT/Vata-Gostei-imenso-deste-Estadio-e-do-Museu.aspx

RodrigoVivo

18 abril 1990. Grande Dia!

:)

Cyb3rNeo

Hoje é o aniversário do Vata!

Elvis the Pelvis

Parabéns grande Vata!

ppfinder

Vata na bola: "Estávamos só nós e eu não iria mentir ao meu filho. Foi com o ombro."  lol

Grande Vata !!!

pjmatos

Vi jogar o Vata algumas vezes no estádio da Luz, era um verdadeiro animal de área, só via a baliza e muito difícil de marcar para os defesas. Estive no memorável Benfica- marselha

Geovanni95

O meu pai conta que ele não era um matador, mas que tinha um sentido de oportunidade fantástico.  Foi o melhor marcador do campeonato 1988-89.

pcssousa

Citação de: pjmatos em 22 de Março de 2014, 13:01
Vi jogar o Vata algumas vezes no estádio da Luz, era um verdadeiro animal de área, só via a baliza e muito difícil de marcar para os defesas. Estive no memorável Benfica- marselha
Como dizia o Valdo, um matador ou tem aquele algo ou não é matador, e Vata tinha-o. Pelo toque de bola quase nem parecia jogador de futebol. Mas marcava.
Num jogo contra nós meteu 2 golos e, no ano seguinte cá estava, englobado no negócio Miranda. PdC troçou, falou nos "Vatas e Mirandas que o Benfica contratou". A verdade é que Vata marcou mais golos no Benfica que Rui Águas no porto.

_Benfiquista_

Como dizia o Toni, creio eu, no Vitórias e Património do Campeonato Nacional 1988-1989, as bolas iam sempre parar ao Vata e disse que este a bola ainda não tinha entrado e já o Vata gritava golo :)

Mítico!O que eu vibrei.Até me custou a adormecer de tanta felicidade!Ao ser o golo levei com um banho de cerveja no café onde estava.Nem vi o golo tal a expulsão de alegria! :)

Mais, já vi algures, creio eu, sportinguistas e portistas a afirmarem que temos orgulho em termos ido à Final assim.

Sim, tenho orgulho do Benfica ter ido à Final da TCCE sem corrupção, porque isto foi só e apenas um erro do árbitro.Ele não viu a bola.Mais, o Vata estava a ser agarrado, portanto seria penalty!

Foi um gesto instintivo do Vata.Nada a ver com as batotices premeditadas dos de Contumíl!

Festivus

Tenho pena de não ter visto joadores como o Magnusson, o Valdo, o Vata, o Schwarz, o Veloso, o Mozer, etc. a jogar pelo Benfica.