Estádio da Luz

Cosme2001

Lindíssimas estas últimas páginas de Benfica  :flagglorioso:

Alcaide

O nosso querido estádio da Luz. O real. Mítico. Este não. E tenho cativo há 16 épocas. Mas a velhinha Luz era outra coisa.  No dia em que se aprovou a sua demolição, começaram a matar o Benfica. O Sport Lisboa e Benfica. Era intocável. Era ADN. Não se podia mexer. Como não se toca no Bernabéu, ou no Campo Nou.
Ainda sonho com a velha luz. Marcou me de tal forma a infância que amiúde sonho que estou a chegar à luz nova e, ao lado, lá está a antiga pronta para receber um jogo.
É uma tontice. E desculpem alongar me com isto. Mas o tema Estádio da Luz mexe em demasia comigo. As filas na rampa 3, nas portas 11 e 12 só para sócios. O apertar constante para caber mais um. Lembro me como se fosse hoje da primeira vez que subi aquela escadaria e espreitei para aquele mundo. Diz o meu querido pai que ficou até preocupado porque durante largos minutos não falei com ninguém e não parava de olhar fixamente em meu redor.
Não me podiam ter tirado o Estádio da Luz. Não podiam.
Abraço a todos.
Viva o Benfica.

mgn70

Citação de: Red2802 em 17 de Julho de 2022, 00:50
Esta imagem representa a maior assistência de sempre de um clube de futebol na Europa.

Benfica-Porto em Janeiro de 1987. 3-1 com hattrick de Rui Águas.

Estima-se que estiveram 140 mil pessoas, com cerca de 30.000 portistas.

Foi a minha segunda ida à Luz. Um dia inesquecível.

Era um ambiente alucinante.

Ya...também lá estive...sim o ambiente era especial...

Não levem a mal, mas considero que no novo não se consegue recriar nem em metade esses ambientes...

immoreofadogperson

Citação de: Alcaide em 17 de Julho de 2022, 14:05
O nosso querido estádio da Luz. O real. Mítico. Este não. E tenho cativo há 16 épocas. Mas a velhinha Luz era outra coisa.  No dia em que se aprovou a sua demolição, começaram a matar o Benfica. O Sport Lisboa e Benfica. Era intocável. Era ADN. Não se podia mexer. Como não se toca no Bernabéu, ou em Campo Nou.
Ainda sonho com a velha luz. Marcou me de tal forma a infância que amiúde sonho que estou a chegar a luz nova e, ao lado, lá estava antiga pronta para receber um jogo.
É um tontice. E desculpem alongar me com isto. Mas o tema Estádio da Luz mexe em demasia comigo. As filas na rampa 3, nas portas 11 e 12 só para sócios. O apertar constante para caber mais um. Lembro me como se fosse hoje da primeira vez que subi aquela escadaria e espreitei para aquele mundo. Diz o meu querido pai que ficou até preocupado porque durante largos minutos não falei com ninguém e não parava de olhar fixamente em meu redor.
Abraço a todos.
Viva o Benfica.

Que testemunho bonito, e que páginas incríveis, as últimas.

O Benfica é, de facto, muito mais do que um clube, para muita gente. Talvez por isso seja tão revoltante quando os que lá estão se servem dele.

Jay-C

Estive várias vezes na antiga Luz quando ainda era miúdo. Mas na minha memória está o 6-2 contra o Farense e o último jogo no estádio contra o Santa Clara!

https://youtu.be/2Yecy9oVswE

Gsound

O nosso querido estádio da Luz. O real. Mítico. Este não. E tenho cativo há 16 épocas. Mas a velhinha Luz era outra coisa.  No dia em que se aprovou a sua demolição, começaram a matar o Benfica. O Sport Lisboa e Benfica. Era intocável. Era ADN. Não se podia mexer. Como não se toca no Bernabéu, ou em Campo Nou.
Ainda sonho com a velha luz. Marcou me de tal forma a infância que amiúde sonho que estou a chegar a luz nova e, ao lado, lá estava antiga pronta para receber um jogo.
É um tontice. E desculpem alongar me com isto. Mas o tema Estádio da Luz mexe em demasia comigo. As filas na rampa 3, nas portas 11 e 12 só para sócios. O apertar constante para caber mais um. Lembro me como se fosse hoje da primeira vez que subi aquela escadaria e espreitei para aquele mundo. Diz o meu querido pai que ficou até preocupado porque durante largos minutos não falei com ninguém e não parava de olhar fixamente em meu redor.
Abraço a todos.
Viva o Benfica.

Como te entendo companheiro. Só espero conseguir guardar essas memórias o máximo possível.

rui costa10

Alguem me pode ajudar:

Queria levar o meu garoto de 5 anos ao estadio da Luz
Ele nem sabe jogar nem gosta de bola mas gosta tanto dos animais que queria ver a aguia!
Se fizer uma visita do estadio da para tirar fotos com a aguia? Ao ver a aguia?
Obrigado pelas vossas respostas.

iloy

Abraço a todos.
Viva o Benfica.

Obviamente quem conheceu a verdadeira catedral no seus melhores momento não vê nada de especial no estádio atual

melanda72

Citação de: rui costa10 em 17 de Julho de 2022, 14:22
Alguem me pode ajudar:

Ele nem sabe jogar nem gosta de bola mas gosta tanto dos animais que queria ver a aguia!
Quando foi deu para tirar.
Nao sei como esta agora mas penso que continua igual.

Kampz

Alguem me pode ajudar:

Fui com o meu de 3 e na volta as 3 águias costumam estar no relvado e dá para as ver e tirar fotos ao longe.

Não sei se dá para pedir para tirar fotos com elas mas nervosas como elas estavam também não recomendo...

A volta em si é curta e tranquila, faz-se bem com miúdos pequenos. E eles gostam da sala de imprensa por exemplo.

melanda72

Ainda hoje guardo religiosamente todos os bilhetes do antigo estádio da luz.
O mais mitico sem dúvida o Benfica x Marselha 120 000.
Claro que vai sempre ficar guadado da memoria dos mais velhos.
Na altura nao sei se seria possivel pensar numa remodelação.

Stigmat

Alguem me pode ajudar:

5 aninhos é muito novo para gostar de futebol. Quando for mais velho pode ser que ganhe o gosto.

MOSTO1975

Abraço a todos.
Viva o Benfica.
Percebo muito bem o que dizes. Concordo a 200% com a comparação com Barnabeu ou Camp Nou. Foi o início da época do betão. Começou com a demolição da luz. A luz que intimidava quem cá viesse jogar. Intimidava a sério. Isto que temos agora é um brinquedo para bebés, comparado com o antigo monstro de betão. Tinha obrigatoriamente de ser renovado. Percebo que os mais novos tenham dificuldade em perceber, mas que la esteve em grandes noites como Steaua (88) ou Marselha (90), encara a demolição como um ato terrorista. Viva o Benfica.

rui costa10

Obrigado pelas respostas
Pronto vou la fazer a visita e logo se vê se ele gosta ao nao
Pelo menos espero ver a aguia .

Obrigado a todos 👌👍👍

Pedro Nunes 28

O ambiente no antigo Estádio da Luz era único e será inigualável por muito que se tente! Era de facto um INFERNO para quem la ia e por algum motivo existem vários testemunhos a comprovar isso como o do Papin por exemplo.
Jogos memoráveis para mim Benfica - Marselha, que ambiente minha nossa senhora....ainda hoje me arrepio só de pensar! Benfica - Parma e Benfica - Roma.....enfim nada a ver com o actual ambiente do Estádio, nada mesmo !