Estádio da Luz

MTrigueiros

A questão da lotação está sempre ligada à performance.

Em épocas más vai parecer grande, em épocas boas vai parecer pequeno.

Acho que antes de se pensar na ideia de aumentar a lotação, devemos primeiro tentar tirar melhor aproveitamento dos topos. Retirar os lugares sentados e colocar as stands que já se fala há algum tempo pode ser o começo.

A partir daí, e dependendo dos resultados dessa medida, começar a avaliar se faz sentido o aumento da lotação.

JMJ1976

Citação de: GuilhermeMFC em 25 de Julho de 2022, 13:59
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Julho de 2022, 13:54
Citação de: GuilhermeMFC em 25 de Julho de 2022, 13:44
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Julho de 2022, 13:23
Citação de: GuilhermeMFC em 25 de Julho de 2022, 13:12
Citação de: Mjölnir em 25 de Julho de 2022, 13:04
Citação de: GoldenState em 25 de Julho de 2022, 12:55
Antes de aumentar a capacidade talvez fosse melhor procurar melhorar as assistências.

Um aspecto que o Benfica deveria dinamizar era o de atrair turistas para os jogos.
O estádio já é uma das atrações de Lisboa, estamos próximo do aeroporto, com bons acessos, temos ainda um museu.

Captar esses turistas acho que seria importante. O turismo desportivo também é uma ferramenta de promoção do clube que permite alcançar adeptos que de outra forma seria impossível. Além de que são na sua maioria adeptos com um poder de compra superior ao nosso, pelo que uma ida ao estádio / museu, a aquisição de um camisola, etc, são experiências / souvenires pelos quais facilmente estão dispostos a dispender dinheiro.
E o clube também cresce assim.
A mesma conversa outra vez?... A época ainda nem começou e há uma semana que não arranjas bilhetes para um jogo de apresentação. Mais 10.000 lugares significam preços mais baratos, maiores receitas e claro maior impacto no ambiente de um jogo. Tem é que haver equilíbrio e bom senso para se fazer as coisas.

Inícios de época são sempre assim, ainda por cima com algum hype... agora tens é que olhar para as médias anuais, onde nem 50k atingimos. Mas sim, bora aumentar o estádio para 80k para termos 50% todos os jogos quase.

MENTIRA!

Media do Benfica
19/20 52k
18/19 53k
17/18 53k
16/17 55k
15/16 50k
14/15 49k

Isso são médias da liga, eu estou a falar das médias globais, contando com as taças.

Continuo a afirmar que não faz sentido aumentar para 70k, quanto mais 80k. Seria uma diferença de quase 30k em relação ao que costumamos ter. E haveria montes de jogos em que teríamos 50% do estádio cheio, uma absoluta vergonha.

Eu sei que gostam de medir pilinhas com real madrids, barcelonas e bayerns, mas não temos população nem interesse dos adeptos para ter um estádio dessa dimensão.

Gostava muito de ter um estádio parecido à antiga luz, mas vocês têm que meter na cabeça que estamos em 2022. O acesso à informação e à TV é muito maior hoje em dia, e não temos tanta gente interessada em ir ao estádio. 65k está mais que em linha com a nossa realidade. Tem é que se investir na modernização do estádio e não na sua expansão, é um investimento que não faz sentido, já para não falar na manutenção aseguir.

Mas para crl interessam as taças na discussão? Vais conceber lotações de estádios em função de jogos nas taças à terça à noite? Isso é argumento para alguma coisa?

Aumentando para 75/80, desde que o Benfica esteja competitivo, a média aumenta organicamente para 60k e manténs a mesma percentagem de ocupação. Com a diferença que a média aumentou.

O mundo mudou, mas não mudou ao ponto de o Benfica ser o único clube português a reduzir a sua dimensão, enquanto Fcp e Scp mantém exatamente o que tinham.

Se não me engano, tanto sporting como Porto também reduziram os seus estádios. Tenho ideia que os 3 grandes o fizeram aquando do euro04.

Continuo a não achar que seja viável esse aumento. O rumo em toda a Europa é o de reduzir e modernizar estádios. É mais um investimento que o nosso clube vai fazer, para se endividar ainda mais, quando a receita que viria daí, demoraria décadas até pagar esse aumento, que a realidade mostra que não é preciso. Se estivéssemos a bater nos 60k, a conversa faria sentido, mas temos 45k-50k. É uma não discussao

Sobre os estádios antes do Euro2004, convém lembrar que andavam às moscas. Nenhum grande enchia o seu estádio desde que a televisão entrou a sério no futebol.

Paralelamente, percebeu-se que rende muito mais um camarote alugado a uma empresa que um sector inteiro de uma bancada. Esses clientes pagam muito dinheiro quer usem ou não o camarote e isso foi decisivo na arquitectura dos estádios do Euro. Isso e a quebra generalizada de espectadores nos finais dos anos 90 levou a que os grandes diminuíssem as capacidades dos estádios.

Hoje em dia, o que se vê é uma evolução no sentido contrário. Os estádios estão a ser construídos com maiores assistências mas mantêm grandes áreas de camarotes empresariais. Arsenal e Tottenham ou Atlético de Madrid e Athletic Bilbau tiveram que construir um estádio maior. Liverpool aumentou o seu e ainda vai aumentar mais. Man Utd está a estudar aumentar ainda mais. Chelsea tem planos para construir um novo com mais 25% de capacidade.

O exemplo alemão - Borussia, Bayern e outros - demonstrou a importância da ligação ao público, à experiência de ir ao jogo, para criar os fãs que ficam para a vida. Daí a aposta em "Safe Standing", que permitiu aumentar a capacidade dos estádios e baixar os preços de admissão, ao mesmo tempo que melhora a experiência para no estádio e na televisão e tem os seus reflexos na competitividade do clube.

O caminho do Benfica deve ser o de apostar na melhoria da experiência sensorial do jogo: Novo sistema de iluminação; novas bancadas safe standing; mais gente no estádio com preços mais acessíveis.

Polygraph

Esta conversa está a fazer-me lembrar o Carlos, indivíduo cuja família chegou a ser rica, mas agora é de classe média.

O Carlos ganha 900€/mês e anda num Ford Focus jeitosinho, que está em ótimo estado e é económico.

Decide endividar-se para comprar um BMW que não precisa, que gasta 9 litros aos 100 só para tentar manter o estatudo que outrora teve.

Benfica, não sejas como o Carlos.


rdr10

O Benfica tem um grave problema de lotação, nenhum clube tem "n" jogos por época esgotados com 50k como nós, é completamente demencial.

Dortmund, Ajax, etc têm um sistema onde há fila de espera para comprar bilhete de época, se falhares um número de jogos ficas sem o lugar, obviamente que era isso que devia acontecer cá, e por isso é que o Dortmund tem uma taxa de ocupação de 99,8% e nós sempre nas médias dos 45k-50k com bilhetes completamente esgotados ha semanas.

Para confirmar, o jogo de amanhã está mais que esgotado, e vamos ver se passamos os 45k.

gsync13

Citação de: rdr10 em 25 de Julho de 2022, 14:58
O Benfica tem um grave problema de lotação, nenhum clube tem "n" jogos por época esgotados com 50k como nós, é completamente demencial.

Dortmund, Ajax, etc têm um sistema onde há fila de espera para comprar bilhete de época, se falhares um número de jogos ficas sem o lugar, obviamente que era isso que devia acontecer cá, e por isso é que o Dortmund tem uma taxa de ocupação de 99,8% e nós sempre nas médias dos 45k-50k com bilhetes completamente esgotados ha semanas.

Para confirmar, o jogo de amanhã está mais que esgotado, e vamos ver se passamos os 45k.
Concordo, quem falhar um certo número de jogos deveria perder o lugar no próximo ano, não faz sentido agora que temos a possibilidade de vender ou dar, isto ainda acontecer..

thiagorosa84

Citação de: adeptoBancada em 25 de Julho de 2022, 12:08
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Julho de 2022, 11:44
Citação de: iloy em 24 de Julho de 2022, 22:17
Aumentar a capacidade do estádio tem 2 pontos positivos:
Ter mais benfiquistas no estádio e mais receitas na bilheteria sobretudo nos red pass.

Os pontos positivos vão bem para além desses 2.

Ponto prévio para desfazer alguns mitos que continuam aí a ser espalhados por adeptos do benfiquinha e infiltrados que aqui andam em pânico com a possibilidade que o Benfica volte a ter um estádio à sua dimensão:



Façam o favor de ler. Retiro daqui duas ou três partes essenciais.


- Sobre o mito de não ser concretizável em termos práticos e não termos como aumentar a lotação:

"Sim, quando construímos a Luz em 2003 garantimos a capacidade de haver mais espaço na parte de cima (...) Na estrutura atual temos a capacidade, em termos de betão, para mais um nível no topo, a toda a volta."


- Sobre 65k ser o tamanho ideal e pensado pelos dirigentes da altura como adequado:

"quando construímos a Luz em 2003 garantimos a capacidade de haver mais espaço na parte de cima. Na altura não fizemos isso porque não tínhamos tempo nem dinheiro, mas o Mário Dias disse logo "havemos de o ter".

Vou voltar a repetir para quem estivesse a esfregar os olhos: não fizemos isso porque não tínhamos tempo nem dinheiro... !!!

Traduzindo por miúdos, temos um estádio de 65k hoje porque em 2003 estávamos tesos como carapaus, não tínhamos dinheiro para fazer maior, mas previmos tudo para poder aumentar quando tivéssemos meios. Fazer maior era o objetivo de todos, inclusive de Mário Dias, mas na antura não dava. Em 2003 já todos reconheciam que um estádio de 65k era pequeno para a nossa dimensão, mas por razões de força maior na altura teve que se fazer assim.

"O estádio foi feito muito, muito depressa, com custos baixos em termos internacionais, mas quando o fizemos pensámos em termos de espaço para o futuro."


Quanto ao mito de estar bem assim, porque a média não atinge a lotação e tal:

"Sabemos que há muita gente que quer vir aos jogos e não consegue bilhetes"...



Resumindo. É falso que não tenhamos como aumentar o estádio. E é admitido por Mário Dias e arquiteto da obra que só temos um estádio tão pequeno como temos porque não tínhamos dinheiro para mais e que era ambicionado pelo próprio ´"pai" do Estádio da Luz aumentá-lo mal que possível.

Relativamente aos teus dois pontos positivos, estás certíssimo, mas vai para além disso.

Primeiro, o clube do povo deve ter lugares para o povo ver futebol. E demasiadas vezes não tem. Logo aí alguma coisa está mal muito mal.

Segundo, é uma questão de rentabilidade.

Terceiro, é uma questão de identidade, de mística, de grandeza, de imponência. É uma questão de ter uma casa à dimensão da grandeza do clube. Coisa que neste momento não temos.

E tal vai ter resultados facilmente tangíveis, como o aumento da média de assistências e receitas que daí advêm. Mas intangíveis também, como a maior intimidação que provocará nos adversários. O maior fascínio que provocará no adepto do futebol em geral e nas crianças muito em particular. Será um boost enorme no orgulho e na mística de um clube que sempre teve na grandeza do seu estádio uma das suas imagens de marca.
Não acho que faça sentido.

O estádio enche quantas vezes por ano? 3?  e mesmo essas vezes há sempre lugares vazios. Malta com redpass que não vai, ou lugares de empresas que não vão. Primeiro que aumentar a lotação convém ser mais eficiente, em garantir que o estádio enche mesmo.

Depois os acessos ao estádio, no exterior e interior e o estacionamentos são o caos já assim. Imagine-se com mais 15 mil lugares.

É fácil encher o estádio... basta colocar a "Onda Vermelha" em marcha... e isso faz-se com conquistas!

Veja-se as médias crescente de e espectadores nos 4 anos do Tetra...

2013/14 - 43.613
2014/15 - 48.520
2015/16 - 50.322
2016/17 - 55.952

Imaginem se o Benfica tem feito o Penta...

Ponham o Sport Lisboa e Benfica a jogar bem e a ganhar títulos que facilmente as médias atingem o atual limite do estádio!

rdr10

Citação de: gsync13 em 25 de Julho de 2022, 15:01
Citação de: rdr10 em 25 de Julho de 2022, 14:58
O Benfica tem um grave problema de lotação, nenhum clube tem "n" jogos por época esgotados com 50k como nós, é completamente demencial.

Dortmund, Ajax, etc têm um sistema onde há fila de espera para comprar bilhete de época, se falhares um número de jogos ficas sem o lugar, obviamente que era isso que devia acontecer cá, e por isso é que o Dortmund tem uma taxa de ocupação de 99,8% e nós sempre nas médias dos 45k-50k com bilhetes completamente esgotados ha semanas.

Para confirmar, o jogo de amanhã está mais que esgotado, e vamos ver se passamos os 45k.
Concordo, quem falhar um certo número de jogos deveria perder o lugar no próximo ano, não faz sentido agora que temos a possibilidade de vender ou dar, isto ainda acontecer..

É o MAIOR problema do Benfica actualmente, um gajo compra um RP por 190€ e vai a 2\3 jogos por época, e estou-me a cagar se ele é de Lisboa, do Porto, de Badajoz ou do Rio de Janeiro.

Somos o único clube do mundo que nos temos que preocupar em sermos um clube "do mundo", por amor de Deus.

Conheço muito boa gente da Covilhã, de Faro, de Viseu que está todos os jogos na luz seja a que horas for, e malta de Lisboa com RP que nem aos jogos vai.

Dito isto, limitar os redpass a 30K, colocar restrições e penalizações por se faltar.. Assim acontecem duas coisas, se a época correr mal os 30k estão lá obrigatoriamente se não na época seguinte ficam sem lugar, se a época correr bem tens sempre 63k no estádio.

Saveloy

Citação de: rdr10 em 25 de Julho de 2022, 14:58
O Benfica tem um grave problema de lotação, nenhum clube tem "n" jogos por época esgotados com 50k como nós, é completamente demencial.

Dortmund, Ajax, etc têm um sistema onde há fila de espera para comprar bilhete de época, se falhares um número de jogos ficas sem o lugar, obviamente que era isso que devia acontecer cá, e por isso é que o Dortmund tem uma taxa de ocupação de 99,8% e nós sempre nas médias dos 45k-50k com bilhetes completamente esgotados ha semanas.

Para confirmar, o jogo de amanhã está mais que esgotado, e vamos ver se passamos os 45k.


Têm de implementar isto antes, se levar a estádios cheios então podemos falar de aumentar.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Polygraph em 25 de Julho de 2022, 14:50
Esta conversa está a fazer-me lembrar o Carlos, indivíduo cuja família chegou a ser rica, mas agora é de classe média.

O Carlos ganha 900€/mês e anda num Ford Focus jeitosinho, que está em ótimo estado e é económico.

Decide endividar-se para comprar um BMW que não precisa, que gasta 9 litros aos 100 só para tentar manter o estatudo que outrora teve.

Benfica, não sejas como o Carlos.

O Carlos há uns anos foi ao pito à namorada, não tinha contraceptivo e engravidou-a. Não estava nos planos. Viviam num T0, tiveram que tentar arranjar algo jeitoso, não dava tempo para muito.

Como trabalhavam há pouco tempo não tinham grande margem de manobra para escolher e lá arranjaram um T1+1 porreiro, foi o que se arranjou, mas prometeram tentar arranjar algo melhor se a família crescesse.

Entretanto o tempo passou, a família aumentou. O espaço era pouco, mas deu para desenrascar. Dois filhos juntos no mesmo quarto, porque não? Até dá jeito, o autocarro passa aqui ao pé, já estavam habituados áquela zona, porque não ficar?

É mais um filho menos um filho, assim também fazem companhia um ao outro a dormir, é tudo uma questão de adaptação. O importante é estarmos aconchegados e quentinhos e ao menos a casa nunca parece vazia.

rdr10

Citação de: Saveloy em 25 de Julho de 2022, 15:05
Citação de: rdr10 em 25 de Julho de 2022, 14:58
O Benfica tem um grave problema de lotação, nenhum clube tem "n" jogos por época esgotados com 50k como nós, é completamente demencial.

Dortmund, Ajax, etc têm um sistema onde há fila de espera para comprar bilhete de época, se falhares um número de jogos ficas sem o lugar, obviamente que era isso que devia acontecer cá, e por isso é que o Dortmund tem uma taxa de ocupação de 99,8% e nós sempre nas médias dos 45k-50k com bilhetes completamente esgotados ha semanas.

Para confirmar, o jogo de amanhã está mais que esgotado, e vamos ver se passamos os 45k.


Têm de implementar isto antes, se levar a estádios cheios então podemos falar de aumentar.

Não é "se", basta olhar para as evidências dos últimos largos (pelo menos desde 13\14).

O Benfica tem constantemente jogos esgotados com 50k, e não é contra Portos e Sporting, é mesmo contra Aroucas e Tondelas.

Polygraph

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Julho de 2022, 15:10
Citação de: Polygraph em 25 de Julho de 2022, 14:50
Esta conversa está a fazer-me lembrar o Carlos, indivíduo cuja família chegou a ser rica, mas agora é de classe média.

O Carlos ganha 900€/mês e anda num Ford Focus jeitosinho, que está em ótimo estado e é económico.

Decide endividar-se para comprar um BMW que não precisa, que gasta 9 litros aos 100 só para tentar manter o estatudo que outrora teve.

Benfica, não sejas como o Carlos.

O Carlos há uns anos foi ao pito à namorada, não tinha contraceptivo e engravidou-a. Não estava nos planos. Viviam num T0, tiveram que tentar arranjar algo jeitoso, não dava tempo para muito.

Como trabalhavam há pouco tempo não tinham grande margem de manobra para escolher e lá arranjaram um T1+1 porreiro, foi o que se arranjou, mas prometeram tentar arranjar algo melhor se a família crescesse.

Entretanto o tempo passou, a família aumentou. O espaço era pouco, mas deu para desenrascar. Dois filhos juntos no mesmo quarto, porque não? Até dá jeito, o autocarro passa aqui ao pé, já estavam habituados áquela zona, porque não ficar?

É mais um filho menos um filho, assim também fazem companhia um ao outro a dormir, é tudo uma questão de adaptação. O importante é estarmos aconchegados e quentinhos e ao menos a casa nunca parece vazia.

Essa história é muito bonita. A questão é que o Carlos tem um T3 e só tem 1 filho. Sobram quartos na casa do Carlos...

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Polygraph em 25 de Julho de 2022, 15:12
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Julho de 2022, 15:10
Citação de: Polygraph em 25 de Julho de 2022, 14:50
Esta conversa está a fazer-me lembrar o Carlos, indivíduo cuja família chegou a ser rica, mas agora é de classe média.

O Carlos ganha 900€/mês e anda num Ford Focus jeitosinho, que está em ótimo estado e é económico.

Decide endividar-se para comprar um BMW que não precisa, que gasta 9 litros aos 100 só para tentar manter o estatudo que outrora teve.

Benfica, não sejas como o Carlos.

O Carlos há uns anos foi ao pito à namorada, não tinha contraceptivo e engravidou-a. Não estava nos planos. Viviam num T0, tiveram que tentar arranjar algo jeitoso, não dava tempo para muito.

Como trabalhavam há pouco tempo não tinham grande margem de manobra para escolher e lá arranjaram um T1+1 porreiro, foi o que se arranjou, mas prometeram tentar arranjar algo melhor se a família crescesse.

Entretanto o tempo passou, a família aumentou. O espaço era pouco, mas deu para desenrascar. Dois filhos juntos no mesmo quarto, porque não? Até dá jeito, o autocarro passa aqui ao pé, já estavam habituados áquela zona, porque não ficar?

É mais um filho menos um filho, assim também fazem companhia um ao outro a dormir, é tudo uma questão de adaptação. O importante é estarmos aconchegados e quentinhos e ao menos a casa nunca parece vazia.

Essa história é muito bonita. A questão é que o Carlos tem um T3 e só tem 1 filho. Sobram quartos na casa do Carlos...

Tem um T3 e só tem um filho, mas quando a mãe precisa de lá ir dormir os quartos estão ocupados e tem que dormir no carro. Esquisito.

Dmitry91

Gostava de ver mais lugares de pé no estádio.
Aproximar as pessoas do jogo, à inglesa.

Polygraph

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Julho de 2022, 15:14
Citação de: Polygraph em 25 de Julho de 2022, 15:12
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Julho de 2022, 15:10
Citação de: Polygraph em 25 de Julho de 2022, 14:50
Esta conversa está a fazer-me lembrar o Carlos, indivíduo cuja família chegou a ser rica, mas agora é de classe média.

O Carlos ganha 900€/mês e anda num Ford Focus jeitosinho, que está em ótimo estado e é económico.

Decide endividar-se para comprar um BMW que não precisa, que gasta 9 litros aos 100 só para tentar manter o estatudo que outrora teve.

Benfica, não sejas como o Carlos.

O Carlos há uns anos foi ao pito à namorada, não tinha contraceptivo e engravidou-a. Não estava nos planos. Viviam num T0, tiveram que tentar arranjar algo jeitoso, não dava tempo para muito.

Como trabalhavam há pouco tempo não tinham grande margem de manobra para escolher e lá arranjaram um T1+1 porreiro, foi o que se arranjou, mas prometeram tentar arranjar algo melhor se a família crescesse.

Entretanto o tempo passou, a família aumentou. O espaço era pouco, mas deu para desenrascar. Dois filhos juntos no mesmo quarto, porque não? Até dá jeito, o autocarro passa aqui ao pé, já estavam habituados áquela zona, porque não ficar?

É mais um filho menos um filho, assim também fazem companhia um ao outro a dormir, é tudo uma questão de adaptação. O importante é estarmos aconchegados e quentinhos e ao menos a casa nunca parece vazia.

Essa história é muito bonita. A questão é que o Carlos tem um T3 e só tem 1 filho. Sobram quartos na casa do Carlos...

Tem um T3 e só tem um filho, mas quando a mãe precisa de lá ir dormir os quartos estão ocupados e tem que dormir no carro. Esquisito.

Se isso for verdade (o que não estou certo, confesso) a solução é arrumar a tralha que está no quarto e impede a mãe de lá dormir. Não é aumentar a casa nem procurar uma maior acima das suas possibilidades.

(Ps. Já valeu a pena, só pelo jogo das metáforas  :bow2: ;D)

Jack Bauer

Citação de: rdr10 em 25 de Julho de 2022, 14:58
O Benfica tem um grave problema de lotação, nenhum clube tem "n" jogos por época esgotados com 50k como nós, é completamente demencial.

Dortmund, Ajax, etc têm um sistema onde há fila de espera para comprar bilhete de época, se falhares um número de jogos ficas sem o lugar, obviamente que era isso que devia acontecer cá, e por isso é que o Dortmund tem uma taxa de ocupação de 99,8% e nós sempre nas médias dos 45k-50k com bilhetes completamente esgotados ha semanas.

Para confirmar, o jogo de amanhã está mais que esgotado, e vamos ver se passamos os 45k.


E há muito boa gente que se queixa dos bilhetes. Quando a coisa apertar diz que o Benfica deixou de ser dos sócios e é só para quem tem dinheiro.


Com mais lotação, até poderia abrir a franja de adeptos.




O Benfica tem uma taxa de sensivelmente 70% do estádio vendido com de RP. Não vou a corporates ou coisa que valha. Na prática, mete à venda por jogozmenos de 25% da lotação do estádio.


E ainda falam das lotações.


Depois, os Benfiquistas, queixam se que os RP não vão à jogo e não há bilhetes.


Os infiltrados riem se. Como um fdp que aqui anda é que é Andrade e tem conta no portal dos ladrões.