Estádio da Luz

fabioLupi

Citação de: Kampz em 04 de Setembro de 2022, 00:36
O ambiente ontem, fora ali o golo do Neres e uns minutos e o prolongamento, foi do mais morto a que já assisti... Até o Enzo mandou vir com a falta de apoio.

Esta história dos NN só veio complicar, eu estou ali ao lado e não consigo acompanhar, começam os do 0 com um cântico, os do 3 com outro ao mesmo tempo, mais um do outro lado. Não se percebe um cacete!!!

Depois claro, a malta a cantar ou celebrar e o imbecil do atrasado do Farol a meter umas músicas de merd@ aos berros. Todos os jogos, antes do jogo começar, corta um "SLB SLB SLB" para meter 10 segundos amorfos dos Queen que nem ao refrão chegam antes do apito inicial. Todo o santo jogo, burro do cacete.

Infelizmente, em parte, acho que é geracional, estou certo que em toda a Europa os ambientes se têm tornado mais artificiais, mas com 1 (e só 1) claque a sério e um animador que não fosse atrasado já era uma enorme melhoria.
Mas porque estão uns no piso 0 e outros no piso 3? Não faz sentido nenhum. Não há um líder para agregar tudo?

Ricardo Oliveira

Muito gosta a malta de meter a responsabilidade do apoio nas claques. Eu que sempre as apreciei pelos espectáculos de cores, fumos, tochas e voz... Mas o que muitos costumam chamar de " Inferno da Luz" vinha dos adeptos comuns e do barulho que a grande massa dos adeptos presentes no estádio fazia. Os adeptos levavam bandeiras, mesmo que pequenas, batiam com os pés no chão, assobiavam os adversários e árbitros ensurdecemente, gritavam "Benfica Benfica..."

Hoje grande parte está com o telefone na mão à espera de filmar um golo e pôr no Instagram.
Hoje em dia querem paineis leds no estádio, como se isso fosse uma merda super importante ( eu só uso para ver o tempo de jogo, sinceramente não vejo a relevância de um ecrã no estádio), e wifi no estádio...e depois as claques é que são uma merda

Ru10

Citação de: Funki38 em 04 de Setembro de 2022, 00:43
O ambiente ontem, fora ali o golo do Neres e uns minutos e o prolongamento, foi do mais morto a que já assisti... Até o Enzo mandou vir com a falta de apoio.

Esta história dos NN só veio complicar, eu estou ali ao lado e não consigo acompanhar, começam os do 0 com um cântico, os do 3 com outro ao mesmo tempo, mais um do outro lado. Não se percebe um cacete!!!

Depois claro, a malta a cantar ou celebrar e o imbecil do atrasado do Farol a meter umas músicas de merd@ aos berros. Todos os jogos, antes do jogo começar, corta um "SLB SLB SLB" para meter 10 segundos amorfos dos Queen que nem ao refrão chegam antes do apito inicial. Todo o santo jogo, burro do cacete.

Infelizmente, em parte, acho que é geracional, estou certo que em toda a Europa os ambientes se têm tornado mais artificiais, mas com 1 (e só 1) claque a sério e um animador que não fosse atrasado já era uma enorme melhoria.
Mesmo...os NN parecem que agora tem dois grupos, já no Bessa fizeram a mesma merda, uns lá em cima começavam uma música e outro grupo cá em baixo começava outra propositadamente, Enfim...
Não falem à toa. No Bessa muitos compraram bilhetes a 35€ ao Boavista. Sim esses que vocês chamam de chulos e que recebem por trás sacaram de 35 paus para irem para fora da ZCEAP. Logo ficaram em baixo.
Entretanto o Boavista ainda mudou as condições de entrada e alguns acabaram ainda por ir para a bancada visitante de cima.

Funki38

Citação de: Ru10 em 04 de Setembro de 2022, 10:20
Citação de: Funki38 em 04 de Setembro de 2022, 00:43

Mesmo...os NN parecem que agora tem dois grupos, já no Bessa fizeram a mesma merda, uns lá em cima começavam uma música e outro grupo cá em baixo começava outra propositadamente, Enfim...
Não falem à toa. No Bessa muitos compraram bilhetes a 35€ ao Boavista. Sim esses que vocês chamam de chulos e que recebem por trás sacaram de 35 paus para irem para fora da ZCEAP. Logo ficaram em baixo.
Entretanto o Boavista ainda mudou as condições de entrada e alguns acabaram ainda por ir para a bancada visitante de cima.
Ok, mas a parte de estarem a cantar outras músicas propositadamente não é falado à toa, porque eu estava lá, e se não tem dois grupos gostava de saber o porquê de estarem uns no piso 0 e outros no piso 3 no estádio da luz...

Grand Moff John

Divergências internas.

Eles não acordaram um dia e decidiram ir para o piso 3 so porque sim.

iloy

Querem aumentar a capacidade do estádio quando nem um jogo da LDC consegue colocar 50 mil!!

Cão

E antes da separação, qual era a desculpa para a total apatia que o "adepto comum" demonstrava durante todos os jogos?

Kampz

Citação de: Blitz em 04 de Setembro de 2022, 01:08
Enquanto o Topo Sul for palco para os papagaios como alguns que aqui andam irem para lá para fazerem lives no Instagram, nada vai melhorar certamente.

Cada vez mais a bancada está minada de chavalada de 15 anos que não largam o filho da puta do telemóvel e que não cantam uma única música.

Além disso, quando tentam cantar, fodem o ritmo todo das músicas e fica uma confusão descomunal.

Há que repensar muitas coisas no clube. E isso estende-se, como é óbvio às claques que, apesar de todas essas questões que apontam (falta de liderança, divisão nos pisos, etc), ainda têm lá centenas ou milhares que, como eu, amam o Benfica e estão desde o minuto 1 até ao minuto 102 (como foi o caso na sexta) a berrar pelo nosso grande amor.

Nós fazemos isto. E vocês, que tanto criticam, o que fazem pelo clube? Critiquem menos e apoiem mais. Larguem os filhos da puta dos telemóveis, das luzinhas e do caralho a sete. Apoiem o vosso clube. Não precisam de estar no Piso 0 da Sagres ou da MaisVantagens para cantar. Podem cantar em todo o lado. Mas têm vergonha, não é?

Eu não tenho vergonha nenhuma. E se for o único a berrar aos 100 minutos pelo nosso grande amor, falo-ei sempre com muito orgulho. Até que a voz me doa.

Nunca me pronunciei sobre esta questão das claques mas é tanto o disparate e a injustiça que um dia teria de postar aqui o desabafo.

Critiquem menos e ajudem a apoiar. A equipa precisa. Caguem na vergonha. Se os velhos ao vosso lado vos mandarem calar, mandem-nos para o caralho que os foda.

Percebo o teu ponto mas acho que há aí algumas premissas erradas.

Tenho cativo na central há mais de 10 anos e sempre cantei quando quis, sempre me calei quando me apeteceu, e nunca vi ninguém a olhar e julgar.

Aliás, partilhei aqui o único episódio em que um casal (claramente recente) mudou de lugar ao intervalo porque se sentiram incomodados com a cantoria e c@r@lhadas ao árbitro.

Aquilo que sempre vi na central, quando a equipa jogava com vontade e qualidade (que muitas vezes faltou), foi um número considerável de adeptos a acompanhar os cânticos, muitos com só palmas, muitos a cantar, nenhuns a refilar.

A única coisa que vejo é quando a malta se mete em pé, ainda neste jogo me mandaram sentar. Mas, por mais que me irrite, é verdade que há idosos e crianças que assim não vêem nada.

O problema que relatei é que neste momento é impossível perceber quais os cânticos e eu estou poucos sectores ao lado. Por vezes estão 3 em simultâneo e completamente descompassados.

Não é responsabilizar as claques mas é uma utopia achar que um adepto sozinho na central inicia um cântico, quanto muito uns gritos por "Benfica!" como faço muitas vezes, agora mais do que isso é impossível até fazer-se ouvir.

Não sei nada das claques, já não vou para os NN há uns 20 anos, mas parece-me factual que enquanto nós andamos a segregar DV/NN0/NN3, os outros têm claques mais coesas que animam muito mais o estádio.

Por exemplo, no último ano do Jonas, para quem nunca tivemos cânticos, descobri que os criminosos dos SD tinham um cântico específico para cada jogador, incluindo Loums e afins.

Ou seja, as claques não devem nada aos adeptos da central e vice-versa, mas é natural que sejam grupos organizados a liderar a animação e não adeptos individuais espalhados pelo estádio a fazê-lo.

E assim sendo, era importante serem uma força única e audível e não 3 ou 4 focos de apoio pífio em competição propositada.

Kampz

Citação de: Cão em 04 de Setembro de 2022, 16:03

E antes da separação, qual era a desculpa para a total apatia que o "adepto comum" demonstrava durante todos os jogos?

Qual apatia?

Depende, eu tenho sido crítico dos ambientes da Luz mas quando comecei a ir à bola com 8 anos lembro-me que eram só homens, de ver porrada, de ser ameaçado para dar o meu lugar, etc.

Os tempos mudam, este último jogo levei o meu de 3 anos e a minha Mãe, vi muitas pessoas de muita idade, muitas mulheres, grupos de raparigas adolescentes.

Os anos passam, a diversidade de pessoas que vai aos jogos (felizmente) também e a conectividade com o mundo exterior (infelizmente) é muito maior hoje em dia - até já um mano a dar infos real-time para apostas tive ao meu lado.

O inferno da Luz está morto e enterrado, até por juntar a péssima acústica do estádio novo aos pontos acima, mas não sinto uma "apatia" generalizada.

Se me disserem em alturas em que já fomos com o carai e só cumprimos o calendário, ok, muitas vezes até fui lá eu de trombas levar com exibições vergonhosas dos "profissionais".

Agora quando jogamos com vontade e a equipa faz a sua parte, não sinto uma apatia como dizes, não é um inferno de antigamente mas vejo as centrais a acompanharem bastante os topos.

E já levei adeptos de outros clubes que ficam loucos com o apoio que damos, os mais recentes do Bayern que eles se queixa que nem 1/3 da Luz é hoje em dia.

PS - Não querendo ser anti-Vieirista, mas sendo-o, acho que estes 20 anos de conversão adepto-cliente com lugares garantidos a incompetentes (eg. Farol) e azeite em todas as interações forçadas não ajudou também.

DACOSTA97

Gostava de ver uma claque do Benfica fazer o que fazem as claques na Alemanha. Tambores, bandeiras, coreografias, bancada atrás da baliza cheia, tudo a cantar...

tambores? 0
bandeiras? 0
coreografias? só se for o Benfica a fazer no Estádio completo
bancada cheia? só clareiras e cadeiras brancas à vista

sesudo

Apesar de critica fazer parte de um pais democratico acho que o importante e mesmo partilhar ideias e tentar chegar as mesmas a direcao do clube , na minha opiniao acho que o Benfica precisa sim de um grupo organizado e legalizado , um grupo que se distancie da imagem de grupo "Gang" e que pelo contrario tente chamar a si jovens apenas com o intuito de apoiar o clube , viver em um grupo organizado pode muito bem ser aglotinador de jovens dadas as vantagens que este pode oferecer , pertenca de famila , partilhar tarefas (coreografias para jogos , novos canticos etc) , deveria sim existir um sitio especifico para essa mesma claque , sitio esse sem cadeiras , o speaker deveria sim ser enfiado num paquete e enviado para a Antartida , mas como digo , acho que os grupos de apoio teem que mostrar uma pocicao e pensarem um pouco no papel que realmente querem ter no clube , continuar assim ou passar a fazer realmente parte de um todo....

van33

Citação de: Grand Moff John em 04 de Setembro de 2022, 14:03
Divergências internas.

Eles não acordaram um dia e decidiram ir para o piso 3 so porque sim.
Até podiam quer os de baixo e os de cima irem todos para o caralho.

_Huji_Slb

Ambiente morto ao intervalo na sexta.

Peficago

O ambiente no Estádio da Luz é algo que a
Direção do Benfica tem mesmo que pensar como melhorar significativamente.

Não é nem de perto nem de longe um ambiente "temível" para os adversários. Inclusive, o ambiente em jogos fora é quase sempre muito mais impactante e não devia ser.

Há muito para fazer e a Direção deveria ter um papel ativo nesta mudança.

ABenficaC

Mas foi esta direção que fomentou este ambiente, porque mudariam?