Porque sendo o maior clube do país, não formamos mai e melhor?

mikedoom

Preocupa-me o facto de ver outros clubes de muito menor dimensão ter nas suas camadas jovens promessas e consagrações constantes e regulares. Nós temos tido alguns, mas na minha opinião nunca suficientes, ou pelo menos à escala da nossa grandesa. O que raio se tem passado? Essa lacuna tem que ser rapidamente corrigida! Os talentos têm que aparecer às dezenas anualmente, tem que ser prioritário! O Benfica tem que saber formar mais e melhor que toda a gente!

Menino Do Rio

Não acho que o Benfica tenha que formar tantos jogadores assim. Na verdade, clubes como o Benfica e  Porto, que disputam títulos a sério época após época, são os que menos têm que se preocupar com a formação, em tese. Por disputarem títulos, têm que se preocupar em ter o melhor plantel possível, sendo que para lançarem um jogador, ou esse jogador é fenomenal, ou há necessidade de um jogador com as suas características no plantel. Normalmente um jogador oriundo da formação para ser lançado necessita que uns 2 ou 3 que possam jogar naquela posição se lesionem, ou fiquem castigados, ou algo do género.

É uma vergonha, isso sim, que clubes médios e pequenos, especialmente da Liga de Honra para baixo, que têm pouquíssimo dinheiro, formem tão poucos jogadores. Preferem gastar o pouco dinheiro que têm em brasileiros vindos de clubes de 5ª categoria, jogadores de qualidade duvidosa, sem sequer darem oportunidades aos jovens da formação. Cada equipa da Honra para baixo, deveria ter pelo menos uns 10/12 jogadores oriundos da formação.

A culpa pode ser dos clubes, mas também é da Liga e da FPF que não incentivam a formação de jogadores. Acho que tinha que ser obrigatória a utilização de jovens portugueses em clubes que estejam em competições organizadas pela FPF (II e III Divisões). Na Liga de Honra, um clube tinha que ter pelo menos 8 ou 10 jogadores vindos da formação.

No caso do Benfica, penso que a formação está mal aproveitada. Penso que até têm saído alguns jogadores de qualidade, que se tivessem oportunidade conseguiriam vingar, mas infelizmente não há quem os lance. João Pereira, foi um dos esteios do Benfica campeão do Trappatoni. O Manuel Fernandes também, sendo uma das maiores promessas portuguesas dos últimos tempos. Mas há muitos mais que esses. E tem que ter alguém que lance pelo menos um jogador de qualidade por época, para que futramente a maior parte da nossa equipa seja de qualidade, e venha da formação.

judeu

menino o melhor pro benfica e pro porto era acabarem com a formaçao
assim sempre podiam aplicar o dinheiro k gastam la a ir buscar jogadores cuja qualidade deixa muito a desejar
fenomenos?????????????
so conheço os ronaldos
;D

mikedoom

É sem dúvida uma ideia muito coerente e segura, mas na minha opinião de quem observa pelo lado de fora, existem mecanismo que ainda estão lentos no Benfica! Um deles é a formação indubitavelmente. Para não fugir muito ao assunto no âmbito deste fórum em concreto é necessário porém colocar a questão do porquê não havendo uma formação de qualidade as opções de contratação têm sido muitas das vezes fracas? Mais uma vez, não consigo entender muito bem essa política desde que se infiltrou um "senhor" chamado Artur Jorge. Levou-se uma série de anos até termos um plantel razoável.
Após ter fugido um pouco ao cerne da questão pergunto o que nos tem faltado e falta para acabarmos com o passivo e termos uma equipa ao nível mundial?

Baggy_29

o real madrid tb é o maior de espanha e tb forma mt pc. o barcelona tem melhor cantera.

mikedoom

O Real tem milhões para gastar e com os "melhores jogadores do mundo" teve anos sem ter equipa!

Menino Do Rio

Tu não entendeste bem o que eu quis dizer. Quem precisa da formação, são os clubes que não têm dinheiro para investir na compra de jogadores de qualidade para a sua equipa. Clubes como o Benfica, Porto e Sporting investem na formação por opção. Lógico que eu acho que o Benfica faz bem em tentar tirar proveito da sua formação, assim como acho excelente o que o Sporting faz ano após ano. O Benfica, por ser o maior clube de Portugal, obviamente tem mais potencialidade em tudo o que diz respeito ao futebol que os demais, tirando somente a questão financeira em que perde para o Porto.

É compreensível que os dirigentes do clube até agora não tenham apostado na formação, mesmo que esta nos tenha trago bons valores no passado, mas também têm que entender que a maioria dos clubes grandes do Mundo não tem tradição na formação de jogadores. Real Madrid, Milan, Inter, Juventus, Lyon, PSV, CSKA de Moscovo, Arsenal, Chelsea, nenhum deles tem tradição em formar jogadores. Clubes grandes que têm tradição na formação são o Ajax, o Manchester United, o Barcelona, o Bayern Munique, Boca Juniors e River Plate, e acho que só.

Eu acho que o Benfica tinha que apostar mais na formação, basta leres tudo que tenho postado por aí. Só acho que é natural, para um dirigente do maior clube de um país, ter medo em apostar na prata da casa.

Menino Do Rio

Citação de: mikedoom em 01 de Novembro de 2006, 01:08
O Real tem milhões para gastar e com os "melhores jogadores do mundo" teve anos sem ter equipa!

Não tinha equipa, mas tinha jogadores de classe mundial!

judeu

pode ser q agora com as novas condiçoes o benfica comece a apostar mais na formaçao
e em lançar novos jogadores q alguns devem ter qualidade para isso
é esperar mais 2 ou 3 anos pra ver como vai ser
ou entao q faça protocolos com clubes da liga e da liga de honra pra por a rodar
aqueles em quem deposita mais esperanças e para ver a evoluçao dos mesmos antes dos lançar na equipa principal

mikedoom

Eu entendi e acho, menino, que há muita lógica naquilo que apresentas. Apenas enchem-me de dúvidas toda a política de contratações em deterimento de jogadores provenientes das nossas escolas.

É natural haver receios! Mas para isso é que os dito jogos fáceis servem, para após um periodo satisfatório de jogo trazer um ou outro jogador para ver se serve e se adapta. Não estou à espera que todo o bicho careta sirva para o clube nem que todos se adaptem. Queria ver ainda mais quelidade no nosso plantel. Porque penso que temos potencialidades subaproveitadas e temos tido muita dificuldade no capitulo desportivo...Já para não falar do financeiro.

Menino Do Rio

Citação de: judeu em 01 de Novembro de 2006, 01:27
pode ser q agora com as novas condiçoes o benfica comece a apostar mais na formaçao
e em lançar novos jogadores q alguns devem ter qualidade para isso
é esperar mais 2 ou 3 anos pra ver como vai ser
ou entao q faça protocolos com clubes da liga e da liga de honra pra por a rodar
aqueles em quem deposita mais esperanças e para ver a evoluçao dos mesmos antes dos lançar na equipa principal

Olha, eu já disse isso aqui. Mas ter um novo Centro de Estágios por si só não muda nada. Está bem, melhoram as condições para os nossos jovens, mas o que tem que mudar mesmo é a mentalidade de quem está ao comando do clube. Há que mudar a mentalidade de que "formação, só em último caso", há que pensar nos jogadores vindos da formação como uma solução mais próxima e mais viável que qualquer outra! Há que ter um projecto, que passe do papel! Há que analisar o que temos de bom, o que temos de errado, e fazer o possível para que melhore.

mikedoom

Como, se mudam essas mentalidades, quando e o que é necessário?

Baggy_29

Citação de: Menino Do Rio em 01 de Novembro de 2006, 01:22

e mt poucos canteranos ou então fracos ...

Menino Do Rio

Citação de: Baggy em 01 de Novembro de 2006, 01:37
Citação de: Menino Do Rio em 01 de Novembro de 2006, 01:22

e mt poucos canteranos ou então fracos ...

Concordo, e digo até melhor: tinha poucos canteranos, e todos eles eram fracos.

Baggy_29

ao menos os do barça nao tiveram azar ... ou foram pra ekipa principal e são titulares ha kuase 6 anos (caso do puyol ou xavi) ou foram para outras ekipas importantes (fabregas pro arsenal e piqué pro manchester apesar de estar emprestado). dp ha outros k nunca mais deram axim nas vistas como gabri (no ajax), arteta ou cuadrado. ainda em keepers temos o reina e o valdes