João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Samu

Citação de: Darkboy em 19 de Janeiro de 2013, 16:48
 

não tens tb os golos na final do jamor em que vencemos por 3-1 as osgas com dois golos dele?

flexluis

Citação de: Freire em 18 de Janeiro de 2013, 07:25
Citação de: flexluis em 12 de Janeiro de 2013, 13:58
Muito já se disse sobre JVP e o seu lugar no serbenfiquista.

Há coisas inexplicaveis.

Foi votado meu caro. Democracia. Para mim era ex-funcionário.

http://www.youtube.com/watch?v=H_l0XnCCG_Y

Sei disso mas, para mim, continua a ser inexplicavel. Ou melhor, explica-se pelo facto de ter escolhido o sportem para dar continuidade à carreira pois, se tivesse escolhido outro clube, a votação teria sido diferente.

sagan1976

Citação de: flexluis em 20 de Janeiro de 2013, 11:41
Citação de: Freire em 18 de Janeiro de 2013, 07:25
Citação de: flexluis em 12 de Janeiro de 2013, 13:58
Muito já se disse sobre JVP e o seu lugar no serbenfiquista.

Há coisas inexplicaveis.

Foi votado meu caro. Democracia. Para mim era ex-funcionário.

http://www.youtube.com/watch?v=H_l0XnCCG_Y

Sei disso mas, para mim, continua a ser inexplicavel. Ou melhor, explica-se pelo facto de ter escolhido o sportem para dar continuidade à carreira pois, se tivesse escolhido outro clube, a votação teria sido diferente.
Podia ter sido bem pior...

RedVC

Citação de: Darkboy em 19 de Janeiro de 2013, 17:02
 


Um dos dias mais felizes da minha vida.
Uma das chapadas mais estrondosas que a arrogância verde alguma vez recebeu.
Imortal. Citando o Daniel "Ontem, hoje e sempre".

RogerWaters

Por mim merecia um jogo de homenagem na Luz

Chelas

Citação de: RogerWaters em 20 de Janeiro de 2013, 18:36
Por mim merecia um jogo de homenagem na Luz

Para que? Para muitos dos que votaram aqui para ele ser saudade  ou ate mesmo ex-funcionário e não imortal, irem lá assobiar, não vale a pena

_JonasThern_

E porque é que haveria de ter um jogo de despedida? Não me lembro de nenhum jogo de despedida ultimamente, exceptuando o caso ridículo do Mantorras...

RedVC

#5407
A tradição de jogos de despedida é longa no nosso clube.
Pelo que sei terá começado na década de 40, muito provavelmente até antes.
Os tempos eram outros e podendo existir trocas ocasionais de camisola os grandes jogadores quando chegavam ao Benfica faziam quase toda a sua carreira no nosso clube.
Hoje é difícil que isso aconteça.
Ainda assim temos alguns jogadores no actual plantel, mesmo estrangeiros, cuja contribuição mereceria sem dúvida uma festa de despedida.
No entanto não acredito muito que isso venha a acontecer.
No caso de João Vieira Pinto não creio que isso faça sentido. Já passaram anos e pelo que se vê as feridas ainda são muitas. Note-se que nunca ouvi João Vieira Pinto denegrir ou desconsiderar de alguma forma o nosso clube. Só me lembro de duas coisas básicas de João Pinto enquanto jogador do Benfica:

1) classe, talento e enorme dedicação
2) escorraçado pelo mais abjecto presidente que tivemos - tanto quanto é da minha memória ou conhecimento.

Escolheu o Sporting, pois escolheu. Porquê?
Bem, nota prévia, não sou amigo, conhecido, advogado ou tenho qualquer interesse na sua defesa mas ainda assim existem algumas razões que me vêm à cabeça:

a) querer continuar a carreira em Portugal - é sabido a sua aversão em voltar a experimentar o estrangeiro;

b) ser um chefe de família querendo estar perto e criar os seus filhos no seu país;

c) escolher o clube que lhe fez a melhor proposta (presumivelmente pois não sei se o FCP também lhe propôs algo e quanto, comparativamente ao SCP). Com 29 anos ia escolher um Braga ou um Boavista com o que lhe podiam pagar?! Isso seria bom para mim ou para quase todos os não passa de adeptos, ele era um profissional com mercado entre os grandes e com mais alguns - poucos - anos de carreira pela frente.

Num ponto de vista pessoal fiquei contente de não ter ido para o FCP. Dada a sua história teria sido provavelmente uma decisão estúpida a vários níveis pois custa-me a crer que aquela gente pudesse admitir um único jogo mau sem lhe cobrar a sua origem. Foi também uma decisão inteligente do ponto de vista da sua imagem no Benfica. Hoje existem algumas pessoas no nosso clube que não lhe perdoam a camisola verde. Imagino quantas mais seriam se tivesse vestido a camisola azul. Se calhar criava-se uma categoria abaixo do ex-funcionário.

De João Vieira Pinto fui sempre, desde o tempo do Boavista, admirador das suas qualidades enquanto jogador. Tenho pelo que se sabe hoje e pelo que fui vendo, a noção de alguns dos seus defeitos que aliás ficaram patentes quer no Benfica quer na selecção. No entanto, ainda assim acho que este jogador (não o homem, não o comentador, não mais nada) honrou a camisola rubra. Deu-nos momentos inesquecíveis que se fundem de forma perene com a nossa vida pessoal. Aquela letra da camisola "papoila saltitante" de Luis Piçarra ainda hoje me vem à cabeça quando revejo os célebres 3-6. Mas existiram muitos mais jogos. E por isso merece a minha admiração.

Os que suaram a camisola do Benfica com a enorme dedicação que ele teve e que nunca o difamaram ou o denegriram merecem a minha admiração.

Foi um grande jogador e no final foi escorraçado.

Alguém alguma vez colocou o cenário, o exercício de imaginação, de que João Vieira Pinto não tivesse sido escorraçado e tivesse acabado a sua carreira no Benfica? Existe um video no youtube em que ele diz que a vontade dele era cumprir o contrato que tinha com o Benfica. Pela sua duração isso significava o resto da sua carreira. Era caro? Pois era e agora pergunto quanto custou ao nosso clube as carroças de jogadores sem metade do seu talento que foram contratados para a sua posição?

Foi escorraçado aos 29 anos. Jogou ainda mais oito anos.  Se os tivesse feito ao serviço do nosso clube como era sua vontade hoje estaria no patamar de Chalana, Néné, Toni, etc. Para mim apenas existe um patamar superior no nosso clube no qual estão apenas dois jogadores - em perfeita igualdade: Eusébio e Coluna.

JVP é um imortal. Que saiba honrar com as suas palavras e gestos o seu passado no nosso clube.

Samu


fyure

Para mim também é imortal. Foi o primeiro jogador que idolatrei e por causa disso o meu numero favorito é o 8... Também idolatrei Michel Preud'homme, mas o João Pinto foi uma coisa diferente, visto que era a nossa referência dentro e fora do campo, era o capitão.

Passados tantos anos já lhe perdoei a escolha dele, mas a culpa nessa situação toda foi de quem o mandou embora, a esses não perdoo.

Virus

Simplesmente o melhor jogador que vi envergar a camisola e a braçadeira de capitão do Benfica nos meus 32 anos de Benfiquista e aquele que mais emoção e prazer me deu ver jogar, era nele em que depositava todas as minhas esperanças jogo a jogo.

:cry2:

Cilio

Como é possivel no topico "melhor jogador que viram jogar pelo Benfica",estar o nome do JVP a cada 5 posts e este ser apenas saudade???

faneca_slb4ever

Citação de: Cilio em 29 de Janeiro de 2013, 10:45
Como é possivel no topico "melhor jogador que viram jogar pelo Benfica",estar o nome do JVP a cada 5 posts e este ser apenas saudade???

E que tal acabar com essa discussão? Já foi votado. Cada um com os seus Imortais, Saudade, etc etc.

Bailey

Citação de: Cilio em 29 de Janeiro de 2013, 10:45
Como é possivel no topico "melhor jogador que viram jogar pelo Benfica",estar o nome do JVP a cada 5 posts e este ser apenas saudade???

porque a maior parte de quem viu jogar a década de 90 toda ou quase toda, logicamente sabe o que era o JVP no Benfica. Fôssemos a ver a faixa etária na "votação"....

P.S --> não discuti nada, só respondi à dúvida, legítima do Cilio