João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Star

Tiago1982

Citação de: Far(away) em 13 de Outubro de 2014, 22:15
Aquele jogo de Alvalade, aquele 3-6... esse jogo confere-lhe o registo de imortal para mim. Por muitas razões. Épico, irrepetível. Nunca mais vamos assistir a algo semelhante.

Foi o jogo da vida de muita gente!

Para quem tem entre 30 a 40 anos entra sem grande dúvida nos 5 melhores jogos de sempre.

A par do 4-4, do canto do Valdo para o golo do Vata (ouvido na rádio!), do bis do César Brito (idem) e do 3-1 contra o Porto na época passada.

Star

Citação de: Tiago1982 em 16 de Outubro de 2014, 11:41
Aquele jogo de Alvalade, aquele 3-6... esse jogo confere-lhe o registo de imortal para mim. Por muitas razões. Épico, irrepetível. Nunca mais vamos assistir a algo semelhante.

Para quem tem entre 30 a 40 anos entra sem grande dúvida nos 5 melhores jogos de sempre.

A par do 4-4, do canto do Valdo para o golo do Vata (ouvido na rádio!), do bis do César Brito (idem) e do 3-1 contra o Porto na época passada.

para mim os melhores jogos sao sem duvida o 6-3 aos lagartos e o melhor de todos o 4-4 ao Leverkussen (tenho o jogo em K7 e vi isso mais de 50 vezes de certeza, foi o jogo mais emocionante da minha vida).

Num patamar um pouco abaixo esta o 3-1 em Londres ao super arsenal da altura con Ian Wright na frente (que maquina) e nos com Rui Bento a lateral direito

AG

Citação de: VALEBEM em 16 de Outubro de 2014, 09:12
O João Pinto, quando saiu, estava a mais no Benfica. Era má influência! Boicotava jogadores, derrubava treinadores, queria mandar em tudo... Não condeno a decisão que foi tomada.
Acho que as coisas podiam ter sido feitas de outra forma, numa venda após o Europeu. Podia ter sido vendido, mas lá está, ele nunca quis ir para o estrangeiro.
Sem dúvida que o melhor para todos e para o JVP, devia ter sido a saída para o Deportivo em 1998, ficaria perto do Porto e jogaria num clube bastante competitivo na melhor liga do Mundo à época, só atrás da italiana.
Os últimos 3 anos de João Vieira Pinto no Benfica foram penosos para toda a gente, até para ele próprio, cada vez menos motivado - vidé expulsões por agressão cada vez mais recorrentes, até bombeiros agrediu. Foi um mau capitão, ao nível das equipas que teve de 96 em diante, nem mais nem menos.
É só comparar com outro colega de equipa, Michel Preud'homme. A diferença de classe é abissal.
Não tenho dúvidas em afirmá-lo - porque vivi esse tempo - era um ídolo com pés de barro, só porque fez um jogo extraordinário - e fez - contra a lagartagem, que abriu caminho ao título de 93/94. E agora que penso nisso, talvez essa seja a razão. Se tivesse sido contra o FCP teria muito menos impacto. E depois como entrámos em jejum longo de títulos, os últimos momentos de glória são sempre hiperbolizados, é normal.

Roy Kent

Citação de: VALEBEM em 16 de Outubro de 2014, 09:12
O João Pinto, quando saiu, estava a mais no Benfica. Era má influência! Boicotava jogadores, derrubava treinadores, queria mandar em tudo... Não condeno a decisão que foi tomada.

Eu também acho que estava, aliás as duas últimas épocas dele no Benfica foram deprimentes, mas nunca devia ter sido dado ao Sporting, deviam ter feito as coisas de outra maneira.

E eu também acho que ele não foi dar tanto assim ao Sporting, o Campeonato que ganhou lado foi todo do Jardel, mas mesmo assim nunca deveria ter sido permitido que fosse para lá.

Ele devia ter saído no final da época 95/96, o Corunha queria o João Pinto, tinha sido bom para ele, e tinha sido bom para o Benfica, também pior que aquilo que aconteceu era difícil.

Chefe

Eu sei que sim. Foi um dos meus também

Star

Entao agora o Joao Pinto so fez um jogo de jeito?...esta boa essa esta.

Podem fechar este topico mas e, para isto mais vale ele nem ter topico aqui no forum, leio coisas aqui que deviam dar direito a cadeia

Tiago1982

Citação de: Star em 16 de Outubro de 2014, 12:42
Expandir...

para mim os melhores jogos sao sem duvida o 6-3 aos lagartos e o melhor de todos o 4-4 ao Leverkussen (tenho o jogo em K7 e vi isso mais de 50 vezes de certeza, foi o jogo mais emocionante da minha vida).

Num patamar um pouco abaixo esta o 3-1 em Londres ao super arsenal da altura con Ian Wright na frente (que maquina) e nos com Rui Bento a lateral direito

Nem me lembrava do 3-1 de Londres! Lindo e visto na televisão!!!

dfernandes

Cada um sabe de si, e cada um tem direito à sua opinião, obviamente.

Mas ninguém me tira a minha: João Pinto: Ídolo. Imortal. Ontem, hoje e sempre.

SLB-1904

Nunca o aplaudiria, como também nunca o assobiaria. Passou.

Tenho pena, mas gostava e saber se lhe apontaram uma arma à cabeça para assinar pelas osgas!!!

Sent from my iPad 3 using Tapatalk

dfernandes

A culpa de ele ter assinado pelo Sporting foi do Benfica, que o dispensou. Fez ele muito bem em continuar a carreira em Portugal, onde se sentia bem, e num clube competitivo.

Chelas

Citação de: dfernandes em 16 de Outubro de 2014, 17:59
A culpa de ele ter assinado pelo Sporting foi do Benfica, que o dispensou. Fez ele muito bem em continuar a carreira em Portugal, onde se sentia bem, e num clube competitivo.

Eu faria o mesmo , doa a quem doer

SLsinde

este esteve em 2 jogos da minha vida. o 3-6 e o 4-4. o outro foi benfica marselha do Vata. JVP a imortal

PésDeCoentrão

Citação de: Gottschalk em 13 de Outubro de 2014, 21:57
Foi genial em 3 das 8 épocas que nos representou, a última das quais com Mário Wilson em que realmente foi enorme.

Ficou sempre a sensação que podia ter sido muito mais, quer pelas fracas equipas que o Benfica teve a partir do consulado Damásio, quer pela sua falta de motivação dentro de campo que foi notória de 96 para a frente.

Tu achas que a melhor época dele é com Mário Wilson ??

Eu não vi essa falta de motivação pós-96, aliás, em equipas constantemente remendadas e com um vaivém de entradas e saídas, podia perfeitamente relaxar-se e viver do estatuto. Mas não. Não há um único jogo em que não desse o litro, em que não fosse o exemplo e o grande capitão daquele Benfica.

E concordo em absoluto que podia e devia ter sido mais. Muito mais.

Não sei se se recordam do Mundial'89, ele (2 anos mais novo que os outros) era a coqueluche. Em '91 continuava a ser o maior, mesmo existindo Figo, Peixe e Rui Costa. O pequenino que todos conheciam e admiravam era o camisola 14, JVP. Que além de já ser pai, era mais jogador que todos os outros. Arrisco dizer que se tivesse saído na altura certa e para o clube certo teria sido maior que o Figo.

Assim, e com contratos vitalícios para aqui e para acolá, e por ter sido escorraçado da Luz para Alvalade, passa a ser menosprezado até pelos benfiquistas. É pena não haver youtube na altura para se poderem ver as centenas de jogos em que JVP carregou o Benfica aos ombros e a forma como Benfica foi sinónimo de JVP e JVP sinónimo de Benfica.

Dentro do campo foi o maior génio que vi vestir o Manto Sagrado.

pguerreiro

Custa um bocado ver o JVP maltratado por aqui, só quem se lembra do verão quente sabe o quanto representou o puto maravilha ter ficado na Luz depois do Paulo Sousa ter saído. Estúpido nunca foi, puxou a brasa à sua sardinha e recebeu o dele, mas valeu a pena porque a época dele em 1993/94 foi à Benfica, num contexto particularmente difícil, problemas de tesouraria e muitas convulsões internas, apesar das dificuldades o JVP manteve-nos sempre ligados à máquina com momentos de magia e com esse hino ao futebol.