Naming do Estádio da Luz

diplomat

Estádio nacional do vieiristão
Era capaz de bater

MTrigueiros

20 anos é um absurdo.

Deixar isto nas mãos de uma empresa que nada diz ao Benfica, é outro absurdo.

O naming não é só "dinheiro a entrar e o estádio mantém-se estádio da Luz". É bom que se tenha noção disso e da consequência que é vender o naming por 20 anos.

A academia do Seixal foi Caixa Futebol Campus durante uns 10 anos e ainda hoje a maioria de nós se refere à academia como Caixa Futebol Campus. Um exemplo do poder que o naming tem/pode ter.

flsb

Citação de: Aka em 17 de Março de 2021, 13:15

Imaginem que daqui a quatro anos entra uma nova direcção que tem capacidade de sacar um negócio melhor.


Para sacar já estão cá estes .

Eagle Heart

Mais um exemplo.
Este retirado do Wiki, por isso vale o que vale.
Mas a ser verdade que isto acontece, di assim: "Allianz Arena (known as Fußball Arena München for UEFA competitions)"

Dito isto apenas digo que deveria ir a uma assembleia de sócios e que o contracto não deveria ser superior a 5 anos.

El Tacuara

Citação de: J_PN em 17 de Março de 2021, 13:00
O Nice renovou já este ano o naming com a Allianz até 2030 por 1,8M/ano.

Os 4M/ano não parecem mal, por comparação a outros. Mas 20 anos é demasiado, talvez 10 fosse mais ajustado.

"falta de ar"...quem vier atrás que feche a porta!

O vieira quer lá saber se são 20 anos. Quer é os €€ para ter alguma liquidez, enquanto se mantem no poleiro.

J_PN

Citação de: Cosme Damião SLB em 17 de Março de 2021, 13:05
Citação de: J_PN em 17 de Março de 2021, 13:00
O Nice renovou já este ano o naming com a Allianz até 2030 por 1,8M/ano.

Os 4M/ano não parecem mal, por comparação a outros. Mas 20 anos é demasiado, talvez 10 fosse mais ajustado.

Realmente não é mau, se virmos bem as coisas na Europa do futebol há uns anos a esta parte não somos mais que um Nice.

Belo exemplo comparativo!

A minha comparação veio da análise dos valores recebidos pelo Nice e os valores máximos praticados na Bundesliga. Ter um valor intermédio (entre 1,8M€ e 6M€) não parece mal.

O Schalke também recebe o mesmo que o Bayern  ;D

nog_ofloda

Calma que esses 20 anos passam a 1 ano porque o dinheiro vai ser usado para pagar a dívida logo vão pedir um factoring aos amigos com um juro de 10%!!
Sacam comissão ao meterem uma empresa no meio e sacam comissão ao fazer o factoring!!! Aprendam! 10 anos à frente!

O pessoal das finanças já vem explicar que é um excelente negócio!

Phils

Citação de: pica_foices em 17 de Março de 2021, 12:56
Citação de: Phils em 17 de Março de 2021, 12:52
Citação de: JustMe em 17 de Março de 2021, 12:44
20 anos é um absurdo. Vinte anos. É preciso ter noção disto.

Será um negócio ruinoso. Just another day at the office, portanto.

O problema não são tanto os 20 anos, é o timing da assinatura.

Se tivessem trabalhado bem e tivessem feito um contrato por 20 ans dois ou três anos atras era comprehensivel, pelo dinamismo economico recente e a situação do clube desportivamente.

Agora assinar por 20 anos no meio duma pandemia, com uma equipa que nem à Champions vai, numa das piores épocas de sempre do clube, é de amador.

Que é o que temos à frente do clube.

Nas provas UEFA não é usado o nome patrocinado de estádios e equipas
Não tem nada a ver com isso mas com a projeção internacional do clube que é ridicula neste momento.

Dizer-me que boas actuações europeias não têm influência no valor comercial do naming não tem sentido nenhum.

Tellmo

Citação de: JJustMe em 17 de Março de 2021, 12:44
20 anos é um absurdo. Vinte anos. É preciso ter noção disto.

Será um negócio ruinoso. Just another day at the office, portanto.


Também não consigo perceber... 20 anos?

Daqui a 10 anos o Porto e o Sporting fazem o mesmo e conseguem um negócio financeiramente superior e depois perguntam como é que isto é possivel acontecer...

5 milhões hoje "valerão" sempre menos do que daqui a 20 anos. Mais do que 10 anos de contrato é incompetência.

A atual direção parece um grupo de drogados em que só interessa o dia de hoje. Ou pelo menos enquanto estes lá estão a chupar tudo o que podem.

Como já li e bem, nem tudo é dinheiro, e o templário nome "ESTÁDIO DA LUZ" deixa de existir... Ou seja, um dos poucos orgulhos que ainda nos restam.

Tenho quase a certeza que o novo nome será da HUAWEI...

PMBMaker

Um par de links com informação interessante sobre o tema:

Um ranking dos 5 maiores, onde faltarão muitos mas os que estão dão alguma ideia de valores.

https://www.90min.com/posts/football-most-lucrative-stadium-naming-rights-deals-ranked

Um report mais antigo de 2019 sobre considerações sobre o tema e valores target para os estádios das equipas da Champions do ano anterior..

https://www.duffandphelps.com/-/media/assets/pdfs/publications/valuation/european-stadium-naming-rights-report-2019.ashx

PaulinhoB

Escandaleira, o bombeiro que vier a seguir só tem que rasgar essa merda e seguir para tribunal.

biumbs

4 Milhões?

Podemos-lhe então chamar Estádio Francisco Vera.

Ovelha

Citação de: Eagle Heart em 17 de Março de 2021, 12:52
Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 11:54
Citação de: Eagle Heart em 17 de Março de 2021, 11:43
Citação de: +1benfiquista em 17 de Março de 2021, 11:29
Citação de: Parasol em 17 de Março de 2021, 10:26
Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 10:20
Citação de: SLBenfica1904 em 17 de Março de 2021, 07:10
Citação de: Maat em 17 de Março de 2021, 01:55
Se o nome fosse importante, quando o novo estádio foi inaugurado seria Estádio da Luz. Não é esse o nome oficial mas é o nome pelo qual o chamamos mesmo assim. Podem chamar-lhe o que quiserem que o chamaremos sempre Estádio da Luz, e um pouco por isso é que nenhuma empresa pagará um valor justo por ter o seu nome numa placa.

O nome que lhe damos, Estádio da Luz,  vai-se perdendo aos poucos. Em todos os meios de comunicação passa obrigatoriamente a ser chamado pelo nome da marca e pouco a pouco deixa de soar. O Meo Arena era pavilhão Atlântico e se hoje perguntar a um jovem pelo segundo nome ele fica a olhar para mim.
Pois, parece-me que as pessoas não têm muito a noção das obrigações que este negócio implica. O Benfica vai ter de dar indicações a todos os media para pararem de usar "estádio da luz", tal como acontece com o Atlético (Wanda Metropolitano), Bayern (Allianz Arena), Juventus (Allianz Stadium). Entretanto, o "Estádio da Luz" passa simplesmente a memória, vai inevitavelmente perder-se o uso da expressão.

Isso é tão verdade que, oficialmente, o estádio nem se chama Estádio da Luz. Podes também falar do Westfalenstadion, que passou a ser chamado de Signal Iduna Park. Para os adeptos terá sempre o mesmo nome.

É uma má altura para se vender o naming, mas acredito que isso já vinha a ser pensado ao longo da última década. A ver no que dá.

Para os adeptos do clube, sim, para os restantes o estádio do Borussia é o Signal Iduna. E vai acontecer o mesmo com o nosso.

A questão é que nenhum dos nossos estádios alguma vez se chamou Estádio da Luz. Sempre foram Estadio Sport Lisboa e Benfica. Mas todos lhe continuavam a chamar erradamente, Estádio da Luz.
Por isso qual é o celeuma de em vez de ser Estádio Sport Lisboa e Benfica, passar a ter um patrocinador? Vai ser sempre Estádio da Luz. E para aqueles que tem medo de que as gerações futuras não se recordem mais do nome e dão exemplos como o Pavilhão Atlântico, apenas digo que são duas coisas diferentes.
Porque o nome Estádio da Luz sempre irá haver enquanto houver benfiquistas que digam sempre Estádio da Luz e o façam aos seus filhos e netos.
Porque ao contrário do Pavilhão Atlântico, não vamos lá de longe a longe sempre que há um concerto ou outra coisa.
A ida ao Estádio da Luz estará sempre ligado aos jogos do Benfica.
Vamos sempre dizer que "vamos à Luz", "que logo o jogo do Benfica é na Luz", etc, etc, etc. A designação Estádio da Luz nunca vai desaparecer porque vai andar sempre nas bocas dos benfiquistas. E será algo passado de geração em geração.

O meu receio é que isto aconteça durante o mandato desta direcção que se aproveita destas situações para nós destruir.
Fosse outra direcção, uma direcção verdadeiramente benfiquistas, para mim não teria problema.

Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 10:30
Citação de: Parasol em 17 de Março de 2021, 10:26
Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 10:20
Citação de: SLBenfica1904 em 17 de Março de 2021, 07:10
Citação de: Maat em 17 de Março de 2021, 01:55
Se o nome fosse importante, quando o novo estádio foi inaugurado seria Estádio da Luz. Não é esse o nome oficial mas é o nome pelo qual o chamamos mesmo assim. Podem chamar-lhe o que quiserem que o chamaremos sempre Estádio da Luz, e um pouco por isso é que nenhuma empresa pagará um valor justo por ter o seu nome numa placa.

O nome que lhe damos, Estádio da Luz,  vai-se perdendo aos poucos. Em todos os meios de comunicação passa obrigatoriamente a ser chamado pelo nome da marca e pouco a pouco deixa de soar. O Meo Arena era pavilhão Atlântico e se hoje perguntar a um jovem pelo segundo nome ele fica a olhar para mim.
Pois, parece-me que as pessoas não têm muito a noção das obrigações que este negócio implica. O Benfica vai ter de dar indicações a todos os media para pararem de usar "estádio da luz", tal como acontece com o Atlético (Wanda Metropolitano), Bayern (Allianz Arena), Juventus (Allianz Stadium). Entretanto, o "Estádio da Luz" passa simplesmente a memória, vai inevitavelmente perder-se o uso da expressão.

Isso é tão verdade que, oficialmente, o estádio nem se chama Estádio da Luz. Podes também falar do Westfalenstadion, que passou a ser chamado de Signal Iduna Park. Para os adeptos terá sempre o mesmo nome.

É uma má altura para se vender o naming, mas acredito que isso já vinha a ser pensado ao longo da última década. A ver no que dá.
A diferença aqui é que até agora o nome do Estádio pertence ao Benfica, por isso o Benfica só dá indicações aos media sobre referências ao nome do Estádio se quiser - o que, até agora, significa que não dá. Os media chamam-lhe estádio da luz porque para o Benfica é igual. Isso vai mudar se for assinado um contrato de venda do nome do estádio. Ou achas que alguém vai pagar uns milhões por ano para ter uma placa à entrada do estádio e nada mais? Os valores que se pagam incluem o global outreach da marca que se vende, onde se incluem os espectadores de televisão ou rádio que vêm/ouvem os jogos à distância.

Pouco importa como se chama oficialmente. O que interessa è como os adeptos o vão continuar a chamar.
E os adeptos iram sempre chamar Estádio da Luz.
Por toda a Europa é algo que já se faz. E não me estou a referia aos franceses, ingleses, ou espanhóis.
Refiro-me naqueles países onde o futebol ainda é um desporto e não uma empresa.

Só não quero é que seja Estádio Mais Vantagens
Recusas reconhecer a influência que a comunicação social tem nas designações que usamos. Tudo bem. Daqui a 20 anos, quando os teus netos te perguntarem se queres ir ao estádio michelin-benz ver um jogo do benfica, não fiques surpreendido. Terás também prazer em ver uma notícia da RTP a dizer que o Benfica derrotou X no estádio michelin-benz, jogo em casa, presumo.

É só mais um pedaço da alma do clube que se vai. Que mal tem?

bazofio

Citação de: nog_ofloda em 17 de Março de 2021, 13:25
Calma que esses 20 anos passam a 1 ano porque o dinheiro vai ser usado para pagar a dívida logo vão pedir um factoring aos amigos com um juro de 10%!!
Sacam comissão ao meterem uma empresa no meio e sacam comissão ao fazer o factoring!!! Aprendam! 10 anos à frente!

O pessoal das finanças já vem explicar que é um excelente negócio!

É tao isto que só um cego não vê!!

Obi-Juan Kenobi

Se fosse com o antigo, opor-me-ia.

No novo, que tem zero de história e de mística, é-me um bocado irrelevante.

Questiono sim o timing do negócio, que me parece absurdo. Fazê-lo há cinco anos teria sido um bom negócio. Fazê-lo agora, quando a equipa não só está numa queda de forma doméstica e tem sido paulatinamente votada à irrelevância na Europa, em contexto de plena pandemia, parece-me uma idiotice de todo o tamanho.

Já para não dizer que tenho, naturalmente, receio daquilo que vai ser feito com o dinheiro (v.g., antecipação de receitas).