Wallace and Grommit (VP)

JoKeRs

O Mantorras ja é um Akwa e quanto mais tempo permancer no banco mais será, o adepto benfiquista que nao quer pensar muito e gosta de julgar pensando ter conhecimento de causa, sim porque todos somos treinadores de jogos de pc e futebolistas do cantinho de amigos, achando isso suficiente condenam um jogador que entra sempre a 10 minutos do fim e obrigatoriamente tem que fazer mais do que os outros em 80 minutos, parece que esse é o jogo do mantorras, maravilhar os adeptos impacientes em 10min, agora digam-me nestas condiçoes qual é o jogador que consegue fazer isso? Criticam os aplausos e a excitaçao à volta da entrada do Mantorras em jogo, ja se perguntaram porque? Procurem no passado recente do jogador, do que lhe aconteceu, da luta pessoal que travou frente a uma lesao que para muitos fracos d espirito era o fim da carreira, o mantorras não só ganhou a batalha pessoal como demonstrou ser decisivo em muitos jogos, e advinhem como? a entrar a 10 minutos do fim.

Bola7

Citação de: JoKeRs em 04 de Novembro de 2005, 11:04
O Mantorras ja é um Akwa e quanto mais tempo permancer no banco mais será, o adepto benfiquista que nao quer pensar muito e gosta de julgar pensando ter conhecimento de causa, sim porque todos somos treinadores de jogos de pc e futebolistas do cantinho de amigos, achando isso suficiente condenam um jogador que entra sempre a 10 minutos do fim e obrigatoriamente tem que fazer mais do que os outros em 80 minutos, parece que esse é o jogo do mantorras, maravilhar os adeptos impacientes em 10min, agora digam-me nestas condiçoes qual é o jogador que consegue fazer isso? Criticam os aplausos e a excitaçao à volta da entrada do Mantorras em jogo, ja se perguntaram porque? Procurem no passado recente do jogador, do que lhe aconteceu, da luta pessoal que travou frente a uma lesao que para muitos fracos d espirito era o fim da carreira, o mantorras não só ganhou a batalha pessoal como demonstrou ser decisivo em muitos jogos, e advinhem como? a entrar a 10 minutos do fim.

Olha olha...para quem me aborreceu bem cedo tenho de dizer que concordo em absoluto com tudo. Tens aqui a minha resposta ó Renton...e acrescento...vale mais a pena ele estar uma temprada nos b ou ser emprestado do que mingar no banco...ou ele ganha confiança e dá o grito do ipiranga ou então não vale a pena...

JoKeRs

Citação de: Bola7 em 03 de Novembro de 2005, 09:46
eheheheh...tens de substituír o João Lopes...eheheheh...belo texto sim senhor...até fiquei com saudades dos meus antigos textos, embora longe da categoria deste...belo recado no final...
Chamo a atenção às prstações do manUtd nos primeiros anos da liga dos campeões...vejam e digam lá se imaginavam na altura os resultados seguintes...às vezes neste site sorrio um pouco quando vejo alguns foruistas, nomeadamente os mais jovens questionarem as possiveis aquisições de jogadores, porque na opinião deles os lugares estão todos bem preenchidos...que os lê tem a sensação que temos o melhor plantel da europa...lamento meus caros mas não temos...temos uma boa equipa, com bons jogadores e praticamos um bom futebol...mas temos muitas lacunas que se revelam nestas circunstancias...tenho dito e redito que necessitamos de pelo menos 3 jogadores...um Gr, um médio defensivo e um ponta de lança...pelos menos...não falo dos extremos porque é possível jogar sem eles...ou pelo menos readapta-los...e como o dinheiro não estica...
Ontem foi evidente a falta de qualquer um dos que falei...explico: O gredes é evidente...o médio defensivo...penso que foi no meio campo que perdemos o jogo...como Simão estava em deficit fisico não ajudou muito na recuperação de bolas...do Geovanni não espero muito...sobraram os médios centro...Karagounis, excelente jogador não aguanta 75 minutos...o Manuel fernandes fica sozinho na recuperação e transporte de bola, noemadamente depois da saída do grego...sobra Petit...este já não é o jogador do passado...hoje não consegue fazr aquilo que fazia como ninguem...corte e transporte...é nesta posição que precisamos de sangue novo...alguem com grande disponibilidade fisica, tactica e tecnica...que limpe o meio campo e acrregue a equipa para a frente...na frente é o vazio que sabemos...faltando Miccoli fica apenas o bravo NGomes...mas não esperemos milagres...já disse e repito...com 3 contratações o bi é nosso...

Até podia insultar o teu comentario, era mutio faz fácil, pelo menos para ti parece..

1º- Que historia é essa de dar o exemplo do manUtd? é completamente ridiculo dar um exemplo a seguir de uma equipa que evoluiu graças ao poder economico que tem. Realidades diferentes, se existem "esquemas" de evolução de qualidade de equipa o do Benfica
certamente nao passa pelo mesmo que grandes equipas como o manutd. diga-se de passagem, comprar por milhões.

2º- Não censures os mais jovens que neste passado recente se habituaram a ter pringles, tahars, Chanos e companhia que comparados com os que temos, estes parecem os "galacticos". Agora este Benfica tem um plantel gerido pela inteligencia, não gastou milhões, e faz frente a todas ou quase todas equipas que existem, e é isso que nos faz sonhar, porque todos nós tivemos aquela sensação que poderiamos ter ganho às equipas que cedemos pontos estupidamente, possivelmente haverá arestas a limar.

Eu acredito nesta equipa, mas enganem-se aqueles que esperam muito mais com reforços, as vitorias cada vez mais são dos clubes ricos e nós nao passamos por um deles, reforçar com inteligencia tem servido porque felizmente temos tido bons jogadores, mas apenas bons, um conjunto deles forma uma boa equipa, mas os melhores nunca irão pertencer ao Benfica como um dia chegaram a pertencer, porque esses sao inacessiveis e se por acaso algum deles se formar no nosso clube é facil perceber a sua duraçao no mesmo, por exemplo, o simão é um deles, se sair em janeiro possivelmente ate podera ser substituido por um jogador ao nivel dos que la tao, mas sao esses que são criticados num jogo menos conseguido para as competiçoes europeias, são esses que se começam a ver as limitaçoes nos jogos com mais adversidades e são esses que permitem sonhar aos mais jovens um lugar de destaque na uefa porque melhores jogadores (habituem-se agora ou calem-se para sempre) nunca teremos por longos periodos de tempo, porque quem dita as regras no futebol de hoje, são aqueles que enchem sempre os estadios, que vendem milhoes em publicidade, que têm milhoes pra gastar, por aqueles que hoje perdemos e nos sentimos sempre injustiçados, porque nos faltou aquela $orte.

pteixeira

Citação de: JoKeRs em 03 de Novembro de 2005, 20:56
Grommit nao leva 2 M's  :(

Era mesmo preciso um texto de uma critica de um filme destes 2



para falar do Benfica de uma maneira diferente?

Talvez amanha faça um topic com o rato mickey e o donald com jogos de personificaçao lá pro meio e passe por um pseudo intelectual.


O ser necessário... não era, mas é de todo louvável e assinalável quando alguém "perde" algum tempo para bem escrever por forma a que os outros users ganhem (sem aspas propositadamente) um certo descanso às aberrações literárias que muito por aqui se lê (eu sei que o que importa é o conteúdo).

Apesar de respeitar a tua opinião, não concordando com a sua essência, penso que se torna mais desnecessário o teu comentário do que qualquer outra metáfora criada para os fins que o user Renton pretendeu. Ainda para mais (continua a ser a minha opinião), quando imensos tópicos abertos neste fórum se limitam a sondagens e parágrafos soltos na ânsia de se ver até que ponto o "assunto se estica". Olha... esta conversa toda até me fez mudar de opinião: era necessário, sim, esta forma de escrever e parabéns ao Renton.

Quanto ao Mantorras... eu já expressei a minha opinião noutro tópico, mas reitero o que nele disse. O povo deseja um novo Eusébio e viu nele a "reencarnação" do mesmo. Alguns, de forma esperançosa, continuam a acreditar que ele ainda chega lá. Outros (onde eu também me incluo), vão esperando que o Mantorras valha mais do que tem mostrado. Outros há ainda que nunca acreditaram no seu valor.

Apesar de serem jogadores diferentes e com potenciais igualmente díspares, Karadas também marcou alguns golos importantes (sem os quais não teríamos ganho alguns jogos) e não é por isso que vale mais do que na realidade vale. A lesão afectou e muito o rendimento de Mantorras. Não é o jogador explosivo que conhecemos e, pelo que temos visto, o seu estilo de jogo alterou-se apenas no sentido da perda de agressividade quando ataca, na perda do "ir para cima" do adversário. Hoje, Mantorras protege-se, defende-se... e prejudica o Benfica. Não sei é se algum dia a situação terá volta.

Uma coisa ele não perdeu: o apoio do público... resta saber até quando. Não sou apologista de idolatrias porque, mais cedo ou mais tarde, as pessoas acabam por entrar em contradição e então "atiram pedras" àqueles que outrora elevavam em ombros. Nesta situação, como noutras, pede-se racionalidade e capacidade de análise. O "fenómeno" Mantorras, cada vez mais, parece-me ter sido criado pela massa adepta e associativa. Só espero que o dia do "acerto de contas" não chegue.

renton

Cumpre fazer um pequeno esclarecimento que talvez ajude a explicar o porquê de ter optado por escrever sobre este jogo utilizando para tal uma critica cinéfila a um filme que anda aí na berra agora. É que o texto em si foi escrito primeiramente para ser inserido aqui http://forumdabola.com/forum/viewtopic.php?t=2451, não se assustem o user Superman Torras sou eu mesmo não se trata portanto de um caso de plágio, e a questão que se passa ali é que lá não é como neste fórum, as pessoas conhecem-se quase todas mas existe uma rivalidade latente entre os benfiquistas e os portistas. Acontece que eu e outros 2 users costumavamos (na altura em que perdíamos mais vezes do que acontece hoje em dia) brincar com as derrotas do Benfica, fugindo ao assunto e dizendo que nem tinhamos visto o jogo porque tinhamos ido....ao cinema.

Ora, lembrando-me disso e como não me apetecia muito escrever sobre o jogo de quarta mas ao mesmo tempo não queria ser acusado de fugir com o rabo à seringa, fiz aquela crónica...não era para ser muita pretensiosa mas acabou por me bater a veia poética e como o texto me pareceu engraçado decidi postá-lo aqui tambem. Felizmente deu para discutir algumas coisas interessantes por isso acho que valeu (está a valer) a pena.

Quanto a uma afirmação do Jokers relativamente a uma comparação que o bola7 fez da carreira intermitente do Benfica europeu dos ultimos anos com as primeiras épocas do Man.Utd após ter regressado à ribalta do futebol inglês, há que recordar que apesar de ser um clube riquissímo, porventura o mais rico, houve um factor fundamental para a afirmação da equipa no panorama europeu na década de 90: a manutenção da espinha dorsal do 11, no qual figuravam muitos elementos vindos das camadas jovens do clube (assim de cabeça lembro-me do Giggs, dos irmãos Neville, do Beckham, do Scholes, do Butt,...) e penso que nesse aspecto podemos muito bem copiá-los e almejar presenças na LC que se revistam de sucesso superior relativamente ao que podemos esperar este ano onde a passagem aos oitavos de final já seria um feito.

Não posso nem quero tapar o sol com uma peneira e tirar o mérito aos jogadores que o dinheiro do Man.Utd permitiu adquirir extra-fronteiras, mas penso que é um valor residual quando comparado com a dita base da cantera que quanto a mim teve um valor preponderante nas conquistas europeias do clube nos supracitados anos 90.


peace

Bola7

Citação de: renton em 04 de Novembro de 2005, 12:01
Quanto a uma afirmação do Jokers relativamente a uma comparação que o bola7 fez da carreira intermitente do Benfica europeu dos ultimos anos com as primeiras épocas do Man.Utd após ter regressado à ribalta do futebol inglês, há que recordar que apesar de ser um clube riquissímo, porventura o mais rico, houve um factor fundamental para a afirmação da equipa no panorama europeu na década de 90: a manutenção da espinha dorsal do 11, no qual figuravam muitos elementos vindos das camadas jovens do clube (assim de cabeça lembro-me do Giggs, dos irmãos Neville, do Beckham, do Scholes, do Butt,...) e penso que nesse aspecto podemos muito bem copiá-los e almejar presenças na LC que se revistam de sucesso superior relativamente ao que podemos esperar este ano onde a passagem aos oitavos de final já seria um feito.

Não posso nem quero tapar o sol com uma peneira e tirar o mérito aos jogadores que o dinheiro do Man.Utd permitiu adquirir extra-fronteiras, mas penso que é um valor residual quando comparado com a dita base da cantera que quanto a mim teve um valor preponderante nas conquistas europeias do clube nos supracitados anos 90.


peace
Obrigado renton...poupaste-me trabalho...mas se o exemplo do ManUtd não agrada então junte-se o PSV ou o Lyon...o exemplo mais perto...do asqueroso fcp...

JoKeRs

Renton estás a dar razão a minha opinião quando dizes que o factor fundamental do manchester foi manter a espinha dorçal, pergunto-te eu agora, e como achas que foi possivel? Exactamente, nao pensem mais, graças ao dinheiro. O teu erro está qnd dizes que o podemos copiar. E mais uma vez a minha teoria ganha razão, quando se olha em volta do nosso plantel e se percebe que os melhores saem todos os anos.

O nosso capitão ja todos sabemos, a duvida nao é saber se vai ou fica, a duvida é saber se é em janeiro ou no final da epoca.
Obvio que quando isso acontecer perdemos um elemento fundamental da dita espinha dorçal e quem é que acredita que vamos ter um substituto à altura? Sinceramente nao acredito que tenhamos sorte de novo como tivemos com o nelson, desses jogadores não existem aos potes, e ao minimo erro do proximo que o irá substituir todos nos o vamos criticar mesmo que incoscientemente e compara-lo ao simão.

A preocupação dos adeptos já começa a estar em sintonia, hoje perante um bom futebolista que defende as cores do clube, a necessidade nao é mante-lo no clube mas sim, e reparem no promenor, mante-lo o mais tempo possivel , pq ja todos entendemos, ou quase todos, a nossa realidade.

Resta saber qual o proximo.. como disse no post anterior, as regras são feitas por aqueles que têm dinheiro e quanto mais expostos na montra que é a liga dos campeões mais probabilidades temos que este ano nao seja só o simao, nao é por acaso que no jogo com o vilareal estiveram olheiros de grandes clubes europeus.

E é por estas e por outras que nunca poderemos copiar o crescimento do manutd, tanto a nivel de contractaçoes, como (e esta custa dizer) manter os principais do nosso clube por muito tempo.

Bola7

O facto de sairem os melhores jogadores não invalida que se mantenha na alta roda...o melhor exemplo é o PSV que perdeu metade da equipa nos últimos 2 anos e é cada ano que passa mais forte. O que eu quiz dizer e sempre disse que é normal nos 1ºs tempos falhar-se muito na euroliga...falta de arcaboiço que só o tempo compensa...o exemplo do ManUtd foi para mostrar que uma grande equipa demora a engrenar na euroliga...o manUtd dos 1ºs tempos falhava consecutivamente por deficit de exeperiencia...outro exemplo: quando ganhamos ao arsenal os Ingleses reconheceram na falta de traquejo internacional o facto de não podrem competir com o Benfica...porquê?...porque eles estiveram alguns anos fora das competições europeias...o dinheiro ajuda mas não joga...

slutsky

Acho que o futuro de SL Benfica tem de passar obrigatoriamente pelo aparecimento nas camadas jovens de novos craques.
Tem-me parecido que a entrada do António Carraça na área da formação veio trazer algo de novo, que ainda não é visível mas que deverá começar a dar frutos a médio prazo.
Pela primeira vez em muitos anos há um projecto traçado com objectivos claros e uma meta a atingir.
Os protocolo assinados com clubes de todo o país e estrangeiro e o aumento substancial do número de observadores, vulgo olheiros, dará certamente novos frutos .
Outro ponto importante e que julgo fulcral nesta área é a expansão da rede de captação ao estrangeiro, ou melhor, à contratação de jovens promessas do futebol internacional que começam a despontar e cuja contratação é possível a baixo custo.
Nesta vertente, deverei destacar o adjunto Tonny Bruins Slot que possui uma carteira de jogadores jovens referenciados e da qual o Benfica poderá tirar partido no imediato e no futuro. É um estudioso e minucioso do futebol e acompanha atentamente os torneios que vão acontecendo nos escalões mais jovens.
Falando agora em relação às contratações do futebol sénior, deveremos seguir a política actual, ou seja, vender bem e comprar melhor. Vide por exemplo, Alex e Miguel por Nélson e Fyssas por Léo.

JoKeRs

#39
O psv? Não acredito que o psv seja um exemplo a seguir pelo Benfica.

O lyon? segue quase a mesma linha de ideias que escrevi e voltei a escrever sobre o manchester, sem duvida, o mais aproximado que o Benfica poderia conseguir, mas de onde vinha o dinheiro para john carew's e tiago's ? entre outros, possivelmente ate poderia vir, se vendessemos o manuel fernandes e o luisão, mas tapava de um lado destapava de outro, ja agora também convem dizer que aquele juninho quase apetece dizer, leva aquela equipa as costas.

Quanto ao fcp, também é facil perceber que tiveram sucesso por razoes extraordinarias, por muito que custe aos anti-mourinho, ele foi fundamental, não so da maneira como fez gerir um plantel, como fez uma equipa em 1 ano, e reforçou-a noutro valorizando os jogadores, esses saem sempre a ganhar como um treinador daqueles. Obvio que os melhores rapidamente sairam para os grandes, os valorizados a mais, hoje sao o que sao, derlei, postiga e companhia. Se é um exemplo a seguir, apenas o é devido ao treinador, pq hoje todos sabemos que deste fcp nada temos a invejar.

ps. o dinheiro nao joga mas faz jogar, nao se iludam mais, é ele que faz isto tudo funcionar (dependendo dele) melhor ou pior..

slutsky

#40
Caro JoKeRs, quero que reflicta um bocadinho comigo, não poderemos exigir mundos e fundos neste momento ao Benfica e aos seus dirigentes. Talvez se tivesse sido construído o Estádio Municipal de Lisboa e se o Centro de Estágio do Seixal continuasse a ser uma miragem, provavelmente houvesse dinheiro para investimentos.

Normalmente copiar modelos completos não dá resultado, agora se tirar as boas ideias deste, as boas ideias daquele, poder-se-á fazer um excelente projecto.
Acho sinceramente que o modelo que está a ser levado para a frente pelos actuais dirigentes do Benfica no que toca à formação é um bom modelo, e acima de tudo é um modelo à BENFICA!

pteixeira

Citação de: JoKeRs em 04 de Novembro de 2005, 12:25
Renton estás a dar razão a minha opinião quando dizes que o factor fundamental do manchester foi manter a espinha dorçal, pergunto-te eu agora, e como achas que foi possivel? Exactamente, nao pensem mais, graças ao dinheiro. O teu erro está qnd dizes que o podemos copiar. E mais uma vez a minha teoria ganha razão, quando se olha em volta do nosso plantel e se percebe que os melhores saem todos os anos.

O nosso capitão ja todos sabemos, a duvida nao é saber se vai ou fica, a duvida é saber se é em janeiro ou no final da epoca.
Obvio que quando isso acontecer perdemos um elemento fundamental da dita espinha dorçal e quem é que acredita que vamos ter um substituto à altura? Sinceramente nao acredito que tenhamos sorte de novo como tivemos com o nelson, desses jogadores não existem aos potes, e ao minimo erro do proximo que o irá substituir todos nos o vamos criticar mesmo que incoscientemente e compara-lo ao simão.

A preocupação dos adeptos já começa a estar em sintonia, hoje perante um bom futebolista que defende as cores do clube, a necessidade nao é mante-lo no clube mas sim, e reparem no promenor, mante-lo o mais tempo possivel , pq ja todos entendemos, ou quase todos, a nossa realidade.

Resta saber qual o proximo.. como disse no post anterior, as regras são feitas por aqueles que têm dinheiro e quanto mais expostos na montra que é a liga dos campeões mais probabilidades temos que este ano nao seja só o simao, nao é por acaso que no jogo com o vilareal estiveram olheiros de grandes clubes europeus.

E é por estas e por outras que nunca poderemos copiar o crescimento do manutd, tanto a nivel de contractaçoes, como (e esta custa dizer) manter os principais do nosso clube por muito tempo.


Concordo com esta ideia. Para manter os melhores jogadores há que pagar por isso. E nem pagando (como acontecia com o Miguel e outros) os jogadores se sentem motivados a continuar num campeonato sem grande projecção. Querem outros desafios e, na esmagadora maioria das vezes, acabam mesmo por sair, se tiverem qualidade para isso, é claro.

Quanto mais andarmos na alta roda do futebol europeu, maior visibilidade terão os nossos jogadores e mais "iscos" os "tubarões" do futebol mundial lançarão às nossas "estrelas". Não é só uma questão de dinheiro, como atrás referi, é uma questão de experiência de outras Ligas, outros desafios.

O Manchester manteve a sua "cantera" porque teve dinheiro para isso, obviamente, mas também porque, em termos de projecção e sobretudo de competição, encontra-se em muito melhor posição que nós. O Manchester é, quer queiramos quer não, um clube que gera receitas astronómicas e não é dos que mais gasta, de facto. Pode dar-se ao luxo de comprar quando quiser e cobrir propostas superiores para manter os seus jogadores. Nós não temos desafogo financeiro para tal. Ainda assim, jogadores como o Beckham não se deixaram impressionar e procuraram novos desafios.

Conscientemente, o que impedirá o Simão ou o Nélson de fazer o mesmo?

Nuno_SLB

Esquecem-se que vivemos em Portugal, e infelizmente nunca poderemos ser um clube competitivo a nível internacional enquanto o nosso pais for pobre.

Qualquer clube de meia tijela inglês, espanhol ou italiano tem um orçamento superior ao nosso...

JoKeRs

Citação de: slutsky em 04 de Novembro de 2005, 12:56
Caro JoKeRs, quero que reflicta um bocadinho comigo, não poderemos exigir mundos e fundos neste momento ao Benfica e aos seus dirigentes. Talvez se tivesse sido construído o Estádio Municipal de Lisboa e se o Centro de Estágio do Seixal continuasse a ser uma miragem, provavelmente houvesse dinheiro para investimentos.

Normalmente copiar modelos completos não dá resultado, agora se tirar as boas ideias deste, as boas ideias daquele, poder-se-á fazer um excelente projecto.
Acho sinceramente que o modelo que está a ser levado para a frente pelos actuais dirigentes do Benfica no que toca à formação é um bom modelo, e acima de tudo é um modelo à BENFICA!


Mas isso é exactamente aquilo que eu defendo, se voltar a ler desde o inicio a "discussao" em torno de exemplos a seguir, eu defendo a ideia que devemos seguir o nosso com exclusividade, mas sem sonhar alto, sem seguir exemplos de clubes que se fazem mover por milhões e seguir o nosso caminho mas sempre com os pés bem acentes no chão.

hoje temos uma equipa que eu considero fantastica e valorizando-a ainda mais pela evolução que tem tido, e sou o primeiro a defende-la e sonhar com melhores resultados desportivos esperançado apenas pelo facto de o futebol nao ser uma ciencia exacta

JoKeRs

Citação de: Nuno_SLB em 04 de Novembro de 2005, 13:18
Esquecem-se que vivemos em Portugal, e infelizmente nunca poderemos ser um clube competitivo a nível internacional enquanto o nosso pais for pobre.

Qualquer clube de meia tijela inglês, espanhol ou italiano tem um orçamento superior ao nosso...

Embora exagerado na parte de "nunca poderemos ser um cluble competitivo a nivel internacional" é bom saber que afinal alguem partilha a essencia da minha opinião