Vítor Paneira, o Mestre da Finta Curta

Avançado, 58 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Pancho Lopes 67

Citação de: Coiso123 em 16 de Fevereiro de 2021, 18:14
Um grande benfiquista. Na hora decisiva, arregaçou as mangas e fez tudo o pôde para salvar o clube.

Ainda assim nunca superou Rui Costa como figura do Benfica. Nunca teve a classe dele dentro do campo e nunca chorou num amigável contra o clube.

Por amor de Deus, eu pergunto é mais quem é o Rui Costa ao pé do Vítor Paneira como figura do Benfica???

Paneira que recusou ir para Itália em 1993 com 2 clubes de topo atrás dele por amor ao Benfica, Paneira que 2 anos depois é despachado vergonhosamente do clube, e recusa Sporting e Porto por amor e respeito ao Benfica quando tinha mais que razões para se vingar, e assina pelo Guimarães quando ainda estava no pico da carreira com 29 anos. Paneira que faz o pico da carreira no Benfica, Rui Costa os anos mágicos dele são na Fiorentina e não no Benfica. Em 1992-93 e 1993-94 na minha opinião Paneira era uma figura muito mais importante no Benfica do que o Rui Costa, e não tou dizer que o Rui Costa não jogava bem, mas não era o líder e o indispensável que o Paneira era, prova disso mxm é o Rui Costa começar no banco no mítico 3-6 em Alvalade que foi o jogo do título...

Eu smp gostei do Rui Costa e não tem nada a ver com a sua figura de marioneta como dirigente isto que tou dizer, mas quem põe o Rui Costa como uma figura maior que o Vítor Paneira no Benfica, não tem noção do que é o Benfica e a sua história. Dizerem que o Rui Costa foi melhor jogador em termos de carreira ok, agora não representa mais para o Benfica do que o Paneira desculpa lá. Porque até neste pseudo amor a camisola que se vendeu o Rui Costa ter, ele mal deu meteu-se em Itália, o Paneira permaneceu no Benfica até o humilharem com a dispensa. Não são meras lágrimas por nos marcar um golo que o elevam acima do Paneira nem que o jacaré tussa fdx...

Se o Rui Costa está acima do Vítor Paneira como figura do Benfica, então sou adepto de um clube de pobres e mal agradecidos. Na minha lista jamais, Vítor Paneira muito a frente de Rui Costa como símbolo do Benfica.

Não há muita gente que tenha demonstrado tanto amor ao Benfica como o Paneira, muito o dirigente Rui Costa tem de fazer para ultrapassa-lo como uma figura maior do Benfica, talvez se for Presidente e nos fizer ganhar a champions, aí talvez pondere mete-lo a frente. Mas muito honestamente essa marioneta neste momento eu quero-o é longe da liderança...

Alexandre1976

Realmente dizer que enquanto jogador o Rui Costa foi mais importante no Benfica que o Vitor Paneira é não ter noção da carreira de um e outro no nosso clube. Comparar a importancia de um jogador que teve no maximo um ano e meio de protagonismo com um jogador que foi preponderante durante 6 épocas .

Pancho Lopes 67

E nota: Um dos clubes que o Paneira recusou de Itália foi só a Juventus, ao contrário do Rui Costa que enfiou-se lá para jogar na Fiorentina acabada de ser campeã da Serie B. Venham lá falar-me de benfiquismo só porque chora a marcar um golo...

O Mito Rui Costa tem muito a ver com a carência de glórias e ídolos tugas que o Benfica atravessou quando ele estava em Itália, e assim alimentou-se a lenda deste D. Sebastião da Luz...

Atenção, foi um grande jogador, mas não vendam que é mais para história do Benfica do que realmente foi, porque o Rui Costa é mais um símbolo do futebol português que deu certo fora do nosso país (Serie A neste caso), do que um símbolo do nosso clube...

O próprio João Pinto que é da sua geração é um símbolo maior do que ele, que mostrou-se leal a um Benfica a cair aos bocados, quando o melhor que tinha a fazer era meter-se na alheta, para depois tal como Paneira ser humilhado com uma dispensa. Não teve é tanta piedade (que entende-se) como o outro para meter-se a jogar num Guimarães.

Benfiquista_

Paneira sempre foi mais importante que RC, mas de longe.

Jogou mais épocas, e foi decisivo em todos os campeonatos e Taças ganhas.

RC teve aquela coisa  de chorar e por isso ficou sempre no imaginário Benfiquista isso.

Mas Paneira, foi muoto mais importante em todos os aspectos.

Pancho Lopes 67

Citação de: Benfiquista_ em 06 de Março de 2021, 22:26

RC teve aquela coisa  de chorar e por isso ficou sempre no imaginário Benfiquista isso.

Eu achava que qualquer idiota via isso mas parece que não...

O desrespeito ao Vítor Paneira ao mete-lo atrás do Rui Costa, tal como os assobios que recebeu na Luz são de dar a volta ao estomago. Um benfiquista como poucos, estarei aqui sempre para defende-lo, e posso-vos dizer que em 1992-93 ou 1993-94 nem nos meus 3 jogadores favoritos da equipa tava, mas isso não é rebaixa-lo, é mais mostrar o quanto o Benfica cagava craques nessa altura tal era a nossa grandeza...

Benfiquista_

Citação de: Pancho Lopes 67 em 06 de Março de 2021, 22:32

O desrespeito ao Vítor Paneira ao mete-lo atrás do Rui Costa, tal como os assobios que recebeu na Luz são dar a volta ao estomago. Um benfiquista como poucos, estarei aqui sempre para defende-lo, e posso-vos dizer que em 1992-93 ou 1993-94 nem nos meus 3 jogadores favoritos da equipa tava, mas isso não é rebaixa-lo, é mais mostrar o quanto o Benfica cagava craques nessa altura tal era a nossa grandeza...
O Paneira era do tipo que não sendo aquela  estrela, tipo Futre, Rui Águas ou Magnusson, era uma formiguinha e muito importante na manobra da Equipa.

Por vezes até passava despercebido, mas era importante a todos os níveis.

Jogava e fazia jogar e liderava também.

vince1987

Não foi só o chorar , na altura o Rui foi vendido para pagar muita coisa em atraso

Benfiquista_

Citação de: vince1987 em 06 de Março de 2021, 22:37

Não foi só o chorar , na altura o Rui foi vendido para pagar muita coisa em atraso
Sim, mas em termos desportivos não tem nada a ver.

E atenção que RC jogava muito, até  mais na 2a passagem.

Mas Paneira fou muito mais importante em tudo.

Pancho Lopes 67

Citação de: Benfiquista_ em 06 de Março de 2021, 22:36

O desrespeito ao Vítor Paneira ao mete-lo atrás do Rui Costa, tal como os assobios que recebeu na Luz são dar a volta ao estomago. Um benfiquista como poucos, estarei aqui sempre para defende-lo, e posso-vos dizer que em 1992-93 ou 1993-94 nem nos meus 3 jogadores favoritos da equipa tava, mas isso não é rebaixa-lo, é mais mostrar o quanto o Benfica cagava craques nessa altura tal era a nossa grandeza...
O Paneira era do tipo que não sendo aquela  estrela, tipo Futre, Rui Águas ou Magnusson, era uma formiguinha e muito importante na manobra da Equipa.

Paneira cagava talento de forma não vistosa, um jogador como Gaitan que tecnicamente era mais talentoso que o Paneira, para mim nem chegava-lhe aos calcanhares porque perdia-se demasiado com cuecas e cabritos, faltava-lhe a objectividade e inteligência do Paneira.

Benfiquista_

Citação de: Pancho Lopes 67 em 06 de Março de 2021, 22:40
Citação de: Benfiquista_ em 06 de Março de 2021, 22:36

Paneira cagava talento de forma não vistosa, um jogador como Gaitan que tecnicamente era mais talentoso que o Paneira, para mim nem chegava-lhe aos calcanhares porque perdia-se demasiado com cuecas e cabritos, faltava-lhe a objectividade e inteligência do Paneira.
Sim o Paneira era muito objectivo.

Finta curtinha e não inventar muito.

Dava muitos golos mesmo.

Alexandre1976

Indesculpável a sacanice que lhe fizeram.Ainda na plena posse das suas faculdades.

Alexandre1976

Atenção que aqui ninguem quer desmerecer a carreira do Rui Costa.Naquela época de 93-94 ele e o JVP eram por assim dizer os dinamos que davam outro andamento ao nosso jogo.O problema foi que o Rui Costa no ultimo terço da época começou nitidamente a quebrar fisicamente.

Benfiquista_

A malta em jeito de "brincadeira" dizia que quem treinava o Benfica naquela altura era o tumor do AJ e não o Artur Jorge em si devido aos inúmeros disparates.

Houve ali uma altura em que se falava que as decisões dele teriam a ver com o facto de lhe ter afectado a cabeça.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 06 de Março de 2021, 22:44
Atenção que aqui ninguem quer desmerecer a carreira do Rui Costa.Naquela época de 93-94 ele e o JVP eram por assim dizer os dinamos que davam outro andamento ao nosso jogo.O problema foi que o Rui Costa no ultimo terço da época começou nitidamente a quebrar fisicamente.

A noite de Rui Costa foi o jogo com o Parma no dia que fazia 22 anos, e certamente o que ditou a sua contratação pela Fiorentina, uma vez que em Itália esse jogo estava a dar na TV.

Benfiquista_

A malta liga muito o Paneira a essa época de 1993-1994, mas para mim teve outras também muito boas, mesmo quando não fomos campeões.

1988-1989 foi muito importante no título, 1989-1990 foi muito importante na nossa ida a Viena, 1990-1991 super importante no título, 1991-1992 também grande época e aquela de 1992-1993 fantástica.

Mesmo a de 1994-1995 foi muito importante na LC.