Vítor Paneira

Avançado, 59 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

LuigiSLB83

"Artur Jorge foi o responsável pela minha saída"

Vítor Paneira esteve esta quinta-feira na Redacção do JN para participar num conversa interactiva com os leitores.

O ex-jogador do Benfica fez a antevisão do clássico de depois de amanhã no Dragão, recordou a enorme rivalidade entre os dois clubes que havia no seu tempo, mais até do que agora, e não escondeu alguma desilusão pela forma como Quique Flores tem posto a jogar a equipa da Luz desde o início da temporada.

Esta sexta-feira não perca o debate com Eduardo Luís, antiga glória do F.C: Porto, a partir das 21.00 horas.

8:59
   Miguel Conde Coutinho:  Boa noite a todos!
9:00
   Miguel Conde Coutinho:  Como prometido, temos aqui o Vítor Paneira, que vai conversar com os leitores sobre o FC. Porto/ Benfica a sobre a sua carreira de jogador

9:00   
9:01
   Vítor Paneira: 

Boa noite a todos.
9:02
   [Comentário de Luís]
Boa noite Vítor, que previsão faz para o jogo de domingo? O seu Benfica vai ganhar?
9:02
   Vítor Paneira:  Espero que seja um bom jogo e espero que ganhe o melhor (todos sabem qual é a minha costela).
9:03
   [Comentário de Luís]
O Benfica actual ainda tem semelhanças com o Benfica do seu tempo?
9:04
   Vítor Paneira:  Acho que não. Não tem nada a ver com o Benfica do meu tempo. Parece-me que tínhamos melhor equipa e víviamos o clube de forma diferente.
9:05
   Miguel Conde Coutinho:  Há no Youtube uns vídeos com Vítor Paneira, fomos buscar alguns, queria que o Vitor comentasse.

9:05   [Ficheiro de vídeo]   YouTube: Riwbu5XyiHs Reproduzir
9:06
   Miguel Conde Coutinho:  Lembra-se disto?

9:07
   Vítor Paneira:  Foi no célebre Porto-Benfica, que ficou 3-3, na primeira jornada do campeonato, em 1993/94.
9:07
   [Comentário de João Pedro]
Olá Vítor. Lembra-se do discurso do Eriksson antes do F. C. Porto-Benfica, nos dois golos do César Brito?
9:08
   Vítor Paneira:  Sim, claro. O Eriksson falava muito pouco nas palestras. Era rápido e objectivo naquilo que era pretendido para o jogo.
9:08
Como é que o Benfica pode vencer o Porto no Dragão?
9:09
   Vítor Paneira:  O Benfica terá de ser uma equipa compacta, jogando de uma forma sólida e concentrada. Será uma das formas do Benfica contrariar o F.C. Porto.
9:09
Conte-nos o que se passou no túnel das Antas no tal jogo do César Brito
9:11
   Vítor Paneira: 

Foi um final de jogo complicado, porque o Porto perdeu o jogo e praticamente perdeu o título, passaram-se algumas coisas não muito normais. A tensão do jogo levou a situações mais complicadas, mas não com os jogadores do Benfica.
9:11
   [Comentário de antónio]
Sou Benfiquista e tenho saudades do tempo em que o Vítor jogava. Qual foi o melhor momento ao serviço do Benfica?
9:12
   Vítor Paneira:  Todos aqueles em que conquistámos troféus são importantes, mas há um dia marcante, o do primeiro dia em que joguei a titular, penso que com o Portimonense. Ganhámos 1-0.
9:12
   [Comentário de Eduardo]
Boa noite Vítor, acha que a equipa do Porto estará em melhores condiçoes físicas depois da poupança feita pelo Jesualdo ontem contra o Sporting?
9:13
   Vítor Paneira:  Claramente beneficiou não ter utilizado alguns jogadores que são titulares. Mas num clássico quem tiver melhor mentalmente tem mais benefícios.
9:14
   [Comentário de João santos]
Quais foram os momentos não muito normais que falou há pouco?
9:14
   Vítor Paneira:  A tensão vivida pelo árbitro Carlos Valente após o jogo.
9:15
   [Comentário de João]
Quem foi o jogador mais genial com que jogou no Benfica?
9:16
   Vítor Paneira:  Vários jogadores foram importantes, cada um na sua posição. O central Ricardo Gomes era extraordinário. O Valdo, o Rui Costa, o João Pinto...
9:16
   [Comentário de Tiago Ferreira]
Qual lhe pareçe ser o jogador do actual plantel do benfica que mais se assemelha a si?
9:17
   Vítor Paneira:  Não muito parecido, mais ou menos o Ruben Amorim.
9:17
   [Comentário de Didi]
Acha que Quique Flores é treinador para o Benfica?
9:18
   Vítor Paneira:  Não é dos meus preferidos e de alguma forma estou desiludido com a qualidade do futebol que tem apresentado.
9:18
   [Comentário de Rui]
Vítor nos tempos do benfica nunca tiveste uma proposta para jogar no estrangeiro?
9:19
   Vítor Paneira:  Sim tive. Na altura em que os clubes só podiam ter três estrangeiros, o que era mais complicado. Na altura em que o Paulo Sousa foi para o Juventus, era eu que estava para ir.
9:19
   [Comentário de luis paulo]
Qual foi o jogador que melhor marcava o Victor Paneira?
9:20
   Vítor Paneira:  Havia um que era terrível, que era o Laureta.
9:20
   [Comentário de Tiago Ferreira]
Qual o clube do seu coração, o Benfica ou Vitória de Guimarães?
9:21
   Vítor Paneira:  São dois clubes que são especiais para mim. O Benfica é o meu clube de sempre. O Vitória é o meu segundo clube, onde me realizei como futebolista.
9:22
   [Comentário de André Gonçalves]
Qual a sua opinião em relação ao Artur Jorge enquanto treinador?
   Vítor Paneira:  Enquanto treinador do Benfica, foi uma grande desilusão.
   [Comentário de alexandre]
O que falhou para o Benfica não ter sido campeão europeu em 1990?
9:23
   Vítor Paneira:  Foi um jogo equilibrado. Qualquer um dos clubes que marcasse o golo ganharia. Infelizmente foi o Milão.
9:23
   [Comentário de Fábio Leite]
Gostaria um dia de ser treinador de um grande, em especial, o Benfica?
9:24
   Vítor Paneira:  Jogar no Benfica já foi um sonho, treiná-lo era um paraíso.
9:24
   [Comentário de Sara Oliveira]
Como classificaria a selecção de agora?
9:25
   Vítor Paneira:  A Selecção está aquém das expectativas, especialmente do que vivemos na era de Oliveira, e mais tarde,  com Scolari.
9:25
   [Comentário de Pinto]
Vitor explica-nos porque o Benfica já não é tão forte como era no teu tempo e o que tem de fazer para voltar a ser aquilo que era
9:26
   Vítor Paneira:  Há pormenores que são importantes. O facto do Benfica ter poucos jogadores portugueses no seu plantel e especialmente a jogar de início.
9:27
   [Comentário de Sara Oliveira]
Achas que lançar culpas à arbitragem quando se perde, "é desculpa de mau pagador"?
9:28
   Vítor Paneira:  Quando se perde com erros evidentes dos árbitros é normal que seja uma das formas de justificar o insucesso.
   Miguel Conde Coutinho:  Para orientar a conversa, sugiro que se debata agora o clássico do fim de semana
   [Comentário de Pedro]
Para o Dragão será melhor o 4-4-2 classico ou losango?
9:29
   Vítor Paneira:  Acho que o Benfica tem jogado no clássico 4-4-2. Eu jogaria em Losango com Aimar por trás de Nuno Gomes e Suazo.
9:30
   [Comentário de Nuno Marques]
Boas vitor , nao achas que o benfica está a jogar deficientemente com 4-4-2 , em vez de apostar no 4 3 3 com o reyes aimar e suazo na frente soltos , criando um triangulo no meio campo com yebda katsouranis e Carlos martins ?
9:31
   Vítor Paneira:  Acho que o Benfica trabalhou para o 4-4-2. O Benfica não tem extremos, especialmente do lado direito, por isso é que não pode jogar em 4-3-3.
   [Comentário de Miguel Oliveira]
O que pensa da pouca utilização de Cardozo e do sub-rendimento de Di Maria?
   [Comentário de renato silva]
vitor ,disse á pouco que apostaria no suazo e nuno gomes com aimar nas costas..entao e o cardozo? nao mereçe jogar? afinal de contas foi o melhor marcador no ano passado
9:32
   Vítor Paneira:  Merece. Mas é um jogador que está claramente com os índices de confiança em baixo, independentemente de ser o melhor marcador do Benfica actual.
9:33
   [Comentário de João Martins]
Boa noite, Vitor. O que acha da forma como Quique Flores tem lidado com os jogadores que não estão a corresponder? Concorda com "puxões de orelha" na praça pública?
9:33
   Vítor Paneira:  Concordo, se o treinador teve conversas em particular ou no balneário com os jogadores. Senão, discordo totalmente.
9:34
   [Comentário de CC]
caro Vitor, falta ao Benfica um ala que vá à linha e cruze para trás (tal como o Vitor), rasteiro, pois não temos hoemens para jogar de cabeça. Daria jeito ao Benfica um homem para este sistema do Quique?
9:35
   Vítor Paneira:  Pessoalmente, adaptava-me no 4-4-2 do Quique. Mas é claro que o Benfica não tem, até porque o Balboa está aquém das expectativas.
9:35
   [Comentário de Miguel CASTELHANO]
Sr. Vitor Paneira,jogador que tanto estimei,não consideras que o Quique é um treinador conservador no que a tácticas diz respeito??Não precisará o Benfica de um Toni ou Jesualdo Ferreira?
9:36
   Vítor Paneira:  Já disse que não sou grande fã do estilo de jogo do Benfica. Toni é um homem da casa, pelo qual tenho o maior respeito, e que gostaria de o ver de novo no Benfica.
9:36
   [Comentário de Elói]
analisando os laterais esquerdos do benfica ,pensa que seriam adversarios faceis de enfrentar?
9:37
   Vítor Paneira:  No meu tempo, estes laterais eram mais acessíveis... Leo era o mais complicado.
Quais são, na sua opinião, as reais possibilidades de o Benfica conseguir impor o seu futebol num campo dificil como é o do estádio do dragão?
   Vítor Paneira:  Acho que o Benfica tem condições, se encarar o jogo com grande responsabilidade. Um clássico é sempre um jogo imprevisível.
   [Comentário de Tiago R]
Vê possíveis reforços portugueses para o benfica? Não tem vontade de ligar ao Rui Costa e dizer "contrata aquele puto pah que tem futuro!" Um abraço!
9:38
   [Comentário de Elói]
sendo um conhecedor do futebol portugues que jogador aconselharia o benfica a contratar?
9:39
   Vítor Paneira:  Essa é boa!... hummm. Se fosse possível Cristiano ROnaldo,  Kaká ou Messi.
9:39
   [Comentário de Miguel Castelhano]
Sendo tu Benfiquista e um conhecedor profundo de futebol,não axas que darias um bom treinador para o SLB?Convidarias para adjunto o Luis Freitas Lobo comentador de futebol?
9:40
   Vítor Paneira:  O Luís Freitas Lobo, pessoa que estimo e sou amigo, seria um grande observador de adversários e de futebol internacional.
9:41
Não axas que o Rui Santos analista da SIC Noticias para o futebol,não daria um bom presidente da Liga?
9:42
   Vítor Paneira:  É um bom analista de futebol e de análise diária do que se passa nos clubes. Para ser presidente da Liga precisaria de apoios, que não teria.
   [Comentário de Gonçalo Braz]
Como já estiveste em vários clássicos, achas que de ano para ano a rivalidade entre Benfica e Porto têm vindo a aumentar, ou pensas que no teu tempo com um maior número de Portugueses nos plantéis a rivalidade era mais intensa?
   Vítor Paneira:  Era muito mais intensa. Muito mais.
9:43
   [Comentário de Tiago R]
Para o fcp-BENFICA, quem preferia na baliza, caso ambos estivessem em forma? Quim ou Moreira? E em que dupla de centrais apostaria?
   Vítor Paneira:  Apostaria em Quim na baliza. Luisão e David Luiz como centrais.
   [Comentário de Pedro Neto]
Sou um grande fã dos teus tempos de jogador, Vítor. Foste dos melhores que vi no Benfica. Do plantel actual, quem pensas que poderá fazer de César Brito em 91, ou de Nuno Gomes em 2005?
9:44
   Vítor Paneira:  Suazo.
9:44
   [Comentário de Ruben]
O teu onze para o derby com o Porto seria?
9:46
   Vítor Paneira:  Moreira, Maxy Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, Katsouranis, Rúben Amorim, Aimar, Reyes, Suazo e Nuno Gomes.
9:46
   [Comentário de Salu]
Consideras este o jogo do titulo? Ou es da opiniao que depois destes ainda ha muitos jogos para disputar?
9:47
   Vítor Paneira:  Os clássicos não resolvem os títulos. Nesta fase do campeonato ainda é muito cedo para resolver títulos.
9:47
Qual foi o clássico que jogaste com ambiente mais escaldante nas bancadas?
9:48
   Vítor Paneira:  Quase todos foram vividos de uma forma muita intensa.
9:48
   [Comentário de Tiago R]
Peço desculpa por voltar ao passado. Quando era puto usava o nr 7, jogava na direita e dizia que era o Paneira. E achei que deveria ter sido o capitão pós-veloso, de 1995 até ao fim da carreira. Acha que pagou o preço por alguma frontalidade? Ou quiseram livrar-se dos historicos do plantel?
9:49
   Vítor Paneira:  Acho que paguei as duas coisas, por ser frontal e eliminarem aqueles a quem assentava a mística.
9:50
   [Comentário de Didi]
Como treinador do Benfica o que mudavas para melhorar o futebol praticado?
   Vítor Paneira:  Claramente uma dinâmica diferente daquela que o Benfica apresenta.
   [Comentário de José Lima]
Não acha que o Artur Jorge foi o grande responsável pela sua saída?Fikei mt triste...sou seu grande fan
9:51
   Vítor Paneira: 

Foi o responsável pela minha saída e pela saída daqueles que eram a base e a estrutura do Benfica.
9:52
   [Comentário de Miguel Damaia]
Considero-o um Cristiano Ronaldo do antigamente,não axa que hoje em dia teria um estilo de jogo parecido com ele?
9:52
   Vítor Paneira:  Gostava de ser o Cristiano Ronaldo actual e ter a mesma conta bancária!
9:53
   [Comentário de João Gil]
Considera falhada a prestação de Aimar no papel de playmaker ? uma vez que o Benfica tem jogado várias vezes com 2 trincos deveria ser ele a assumir o jogo mas o que se vê é que não ninguém a fazer jogar e o futebol que se vê é de baixa intensidade
9:54
   Vítor Paneira:  Jogando a dez, o Benfica ganha um jogador na construção do jogo, claramente com qualidade no último passe.
9:54
   Miguel Conde Coutinho:  O debate vai terminar às 22h. É tempo de fazer as últimas perguntas.
9:55
   [Comentário de Mr. Shinfai]
A frase " o Paneira faz sempre a mesma finta... passa sempre!" ficou para sempre ligada ao estilo do Paneira jogar, quer comentar?
9:55
   Vítor Paneira:  Era a finta do Paneira, mas que passava sempre.
9:56
   [Comentário de João Gil]
Acha que o Benfica este ano é campeão ?
   Vítor Paneira:  Quero acreditar que sim. Mas terá que jogar muito mais daquilo que tem feito.
   [Comentário de ze eduardo]
Na sua carreira alguma vez teve vontade de agredir um arbitro?
9:57
   Vítor Paneira:  Claro.
9:57
   [Comentário de MasterPT]
Vítor Manuel da Costa Araújo, 289 Jogos / 44 Golos ... Obrigado Paneira! "Viva o Sport Lisboa e Benfica"
9:58
   [Comentário de Pedro Fluorescente]
Quem é que cheirava mais mal, o Mozer ou o Yuran?
   Vítor Paneira:  Nunca cheirei nenhum!
   [Comentário de António Reis]
Se não for incómodo, gostaria de saber o seu prognóstico para o clássico?
Uma previsão para o jogo de domingo? 0-2 Paneira e Isaias!!!!
   Vítor Paneira:  2-2.
9:59
   [Comentário de Ruben]
Obrigado Paneira
   [Comentário de Miguel Oliveira]
O Benfica tem q ir buscar as glórias para junto dele, e nao afastar-se delas...Paneira, Rui Costa, Carlos Manuel, etc, etc,etc devem estar junto do clube, um muito obrigado por tudo o que fez pelo Benfica, como Benfiquista tenho um orgulho muito grande de Ti. Sempre estarás no meu coração! Muito obrigado
Obrigado Vitor Paneira, por teres sido o estandarte da mistica benfiquista no teu tempo! um até sempre!
Obrigado por tudo, Paneira o 7 para Sempre!!!
   [Comentário de Lena Vinagre]
Foste o maior!
10:00
   [Comentário de José Lima]
Sr. Paneira obrigado por tudo o que nos deu.Não acha que teria lugar neste Benfica?
   [Comentário de Pedro Fluorescente]
OBRIGADO POR TUDO PANEIRA. FELICIDADES
   [Comentário de Pedro]
Parabéns JN e obrigado
Força Paneira, Força Benfica
   [Comentário de Pedro Fluor]
PANEIRA AMIGO O #BENFICA ESTÀ CONTIGO
   [Comentário de Salu]
O 7 mitico e do Paneira e so depois veio Figo e Ronaldo!
   Vítor Paneira: 

Um grande abraço para todos os leitores do Jornal de Notícias. Foi um grande prazer estar convosco em directo online no site do JN.
   [Comentário de cremilde navalhinhas]
obrigado paneira, com essa idade ainda tens lugar na equipa do benfica
Parabens JN!
   [Comentário de Nuno Gonçalo]
Grande Paneira!!! Viva o Paneira e Viva o Benfica!!!
FORÇA PANEIRA!!!VOLTA PARA O BENFICA
PArabens
10:01
   Miguel Conde Coutinho:  Vamos encerrar o debate. Muito obrigado a todos. Obrigado ao Vítor Paneira por ter aceite o nosso convite!

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1131810

Corrosivo

Grande Pedro Neto, eh, eh

E grande Vitor, eu nesse tempo tb tinha o numero 7 na minha camisola do Benfica

Pedro Neto

eheh

O Paneira é um tipo 5 estrelas. Jogador colossal, dos melhores de sempre.
Agradeço ao pica_foices que meteu ali o link nas usernews.

Ainda fiz uma pergunta sobre o Artur Jorge mas os gajos não ma aceitaram.

Elvis the Pelvis

Grande entrevista! :clap1:

Um jogador fora de série, um benfiquista do coração, só o critico nos seus comentários na sporttv.

Rui_Costa

9:43 [Comentário de Tiago R]
Para o fcp-BENFICA, quem preferia na baliza, caso ambos estivessem em forma? Quim ou Moreira? E em que dupla de centrais apostaria?
Vítor Paneira:  Apostaria em Quim na baliza. Luisão e David Luiz como centrais.
9:43 [Comentário de Pedro Neto]
Sou um grande fã dos teus tempos de jogador, Vítor. Foste dos melhores que vi no Benfica. Do plantel actual, quem pensas que poderá fazer de César Brito em 91, ou de Nuno Gomes em 2005?
9:44 Vítor Paneira:  Suazo.
9:44 [Comentário de Ruben]
O teu onze para o derby com o Porto seria?
9:46 Vítor Paneira: Moreira, Maxy Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, Katsouranis, Rúben Amorim, Aimar, Reyes, Suazo e Nuno Gomes.
:crazy2: ;D

fmb

ele na sporttv, para tentar esconder o seu benfiquisimo, só diz asneira contra nós!!!
não havia nexessidade...oh Paneira!!!
grande camisa 7.... dos melhores que vi com a nossa camisola!!! :pray: :pray: :pray:

Vitor84

Uma das maiores referências do nosso glorioso dos últimos 20 anos, talvez o meu preferido.
Grande Paneira :slb2:

Eagle Fly Free

Magnusson, Vítor Paneira... Ambos completamente lúcidos sobre o estado actual do Benfica...

:-X

Golden

para quem tinhas dúvidas da sua filiação clubística, estão desfeitas.

"
Jogar no Benfica já foi um sonho, treiná-lo era um paraíso."

jborges

Grande Paneira. Grande jogador e enorme benfiquista, a quem tive o prazer de apertar a mão.

Joga Bonito

unum

Citação de: Joga.Bonito em 15 de Fevereiro de 2009, 12:28
Vítor Paneira é Benfica... de alto a baixo!

Por vezes exagera nas críticas à nossa equipa quando comenta os nossos jogos.

Suponho que seja para tentar mostrar que é imparcial. Prefiro não acreditar que seja para não comprometer a carreira aqui no futebolinho Português. 

Pedro Neto

E faz muito bem em criticar a equipa.
O Benfica actual não é o Benfica do Paneira.

VitorPaneira7

Deus Ex-Machina

Citação de: Pedro Neto em 15 de Fevereiro de 2009, 15:12
E faz muito bem em criticar a equipa.
O Benfica actual não é o Benfica do Paneira.

nem mais.

o trabalhinho do Bigodes ainda continua à vista de todos. E quando o comandante da nau não aprende com os erros do passado é complicado mudar a situação.

Quanto ao Paneira, que falta faz ao Benfica um jogador com metade das qualidades do nosso número 7.