Vítor Paneira

Avançado, 59 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

slbenfica_croft

Citação de: green_eyes_slb link=topic=14216.msg1092541893#msg1092541893 https://www.serbenfiquista.com/forum/Smileys/default/2lt3byo.gifdate=1603893722
Citação de: hlourencoam em 28 de Outubro de 2020, 10:18
Citação de: Chepo em 28 de Outubro de 2020, 10:15
Citação de: hlourencoam em 28 de Outubro de 2020, 02:27
Citação de: Chepo em 28 de Outubro de 2020, 01:36
Orgulho naquela intervenção. Ilustrou melhor do que ninguém o que é ser um benfiquista do norte! Enorme Paneira!

E um benfiquista do sul ou das ilhas como são?

Não faço ideia. Se fores, explica-me tu. Será sempre diferente de um Benfiquista do norte que nasceu na década de 90 e teve que levar com a história do futebol português nessa altura e lidar com os mais variados tipos de portistas.

Na minha opinião um benfiquista será um benfiquista. Não diferença.
é pk n vives no norte... Usas uma camisola e tas habilitado
em 95,0% dos locais no norte podes andar com camisola do BENFICA mais do que à vontade.

o norte não é porto, gaia, gondomar e afins.

Esse retrato não é de todo real.

É diferente ser Benfiquista no norte em geral? É, até pelo efeito distância, mas esse retrato representa uma parte muito pequenina do norte do país.

Rei

Citação de: slbenfica_croft em 28 de Outubro de 2020, 14:28
Citação de: green_eyes_slb link=topic=14216.msg1092541893#msg1092541893 https://www.serbenfiquista.com/forum/Smileys/default/2lt3byo.gifdate=1603893722
Orgulho naquela intervenção. Ilustrou melhor do que ninguém o que é ser um benfiquista do norte! Enorme Paneira!

Não faço ideia. Se fores, explica-me tu. Será sempre diferente de um Benfiquista do norte que nasceu na década de 90 e teve que levar com a história do futebol português nessa altura e lidar com os mais variados tipos de portistas.

em 95,0% dos locais no norte podes andar com camisola do BENFICA mais do que à vontade.

o norte não é porto, gaia, gondomar e afins.

Esse retrato não é de todo real.

É diferente ser Benfiquista no norte em geral? É, até pelo efeito distância, mas esse retrato representa uma parte muito pequenina do norte do país.

100% de acordo. Um bocadinho triste esse complexo.

Gondoriz

Citação de: green_eyes_slb em 28 de Outubro de 2020, 14:02

Hahahaha não vivo não. Só vivo em Braga e uso a camisola do Benfica sem problema nenhum.

Slb04Sempre

green_eyes_slb

Citação de: hlourencoam em 28 de Outubro de 2020, 14:34

Hahahaha não vivo não. Só vivo em Braga e uso a camisola do Benfica sem problema nenhum.
eu quando me referia ao Norte era um especifico sitio...onde nao se pode festejar os titulos porque as autoridades ajudam a festa
Eu sou de Oeiras e tenho a perfeita noçao que habilito me mais nessa zona do que em qualquer sitio do pais

Gondoriz

Citação de: green_eyes_slb em 28 de Outubro de 2020, 14:39
Citação de: hlourencoam em 28 de Outubro de 2020, 14:34

eu quando me referia ao Norte era um especifico sitio...onde nao se pode festejar os titulos porque as autoridades ajudam a festa

Braga ainda é mais norte que Porto. Se quisermos ainda mais norte chegamos a Espanha. Duvido que não possas andar no Porto com uma camisola do Benfica. Porto não é só centrado em meia dúzia de sítios.

green_eyes_slb

Braga desde miudo k oico que é mais Benfikistas do k do braga

green_eyes_slb

Adoro ir a um estadio apoiar o Benfica no norte... Nao e nenhum complexo norte sul centro... O estadio da luz virou o estadio da selfie pro.instagram...

Trincao

TeamRocket37

perceptionman

Esta discussão por vezes gera muitos anti-corpos e não é isso que pretendo com o que vou escrever a seguir. Uma das principais razões pelas quais me emocionei ao ouvir o Paneira ontem, foi precisamente por expressar aquilo por que passa um Benfiquista no Norte.

Não é fácil ser Benfiquista no Norte. Isto é factual e nem é preciso pensar muito para chegar a esta conclusão, de tão óbvia que é. Uma criança que é do Benfica numa cidade como Paredes, Gondomar, Penafiel (...) ou mesmo Porto, é sempre olhada de lado pelas outras crianças que são adeptas do fcp. É preciso ser-se mesmo Benfiquista convicto desde puto para enfrentar o lado psicológico desta decisão.

Falo na primeira pessoa. Vivo agora na cidade do Porto mas vivi a infância numa cidade dos arredores. Como nasci no início dos anos 80 tive que atravessar todos os 90s na minha infância/juventude a levar com a pior década possível e imaginária para um Benfiquista. Pior ainda, ter que atravessar esta década que coincidiu com a fase que por norma mais nos define enquanto adeptos de um clube.

Recuando a 28 de Abril de 1991: vitória do Benfica nas Antas com 2 golos do César Brito, dia de aniversário dos meus 8 anos. No dia seguinte, segunda-feira, vou para a escola de peito feito eufórico pela vitória. Fui completamente ignorado e prestado com um "o Benfica aqui não conta" pela grande maioria das outras crianças no recreio da escola. Lembro-me que na minha turma (na altura dizíamos classe) só havia outro puto que também era Benfiquista. Tudo o resto eram crianças para quem só existia um clube: fcp. E as crianças, na sua inocência, conseguem ser bem cruéis. Quem se assumisse como Benfiquista era alguém no mínimo "diferente".

Quando jogávamos futebol no recreio, enquanto a maioria dos putos discutia quem era o Kostadinov, eu já queria ser o Isaías. Se marcasse golo gritava "golo do Benfica!!" e os outros vinham logo atrás corrigir a dizer que não podia ser golo do Benfica porque a nossa equipa era o porto. Esta merda era o prato diário.

Escusado será dizer que sempre que surgiram as vitórias internas e europeias daquele clube, tive que levar com o caralho dos festejos sempre a insultar os Benfiquistas. Aliás, estava na Universidade aquando da vitória na LE com o Mourinho e no final do jogo a primeira coisa que cantaram foi o "fdp slb".

Uma criança que leva com isto anos e anos a fio acumula muita "merda" fodida no seu íntimo. Ser Benfiquista no Norte não é difícil, é fodidíssimo. Pelo menos para mim foi. Por isso, sempre que o Benfica entra em campo no dragão, está ali toda a minha infância e adolescência em jogo.

Em todos os jogos mas nestes em particular, tem que entrar dentro do campo o manto sagrado dos milhares de adeptos Benfiquistas do Norte que tão mal-tratados foram nos últimos 30 anos. Tem que entrar em campo uma vontade de vencer maior do que todas as outras equipas no mundo. Temos que envergar a puta da camisola com o sangue a ferver, olhar no adversário com uma fome de vitória tal que os deixe intimidados. TEMOS QUE ASSUSTÁ-LOS!!! Esta é a palavra certa: assustá-los!. E foi esta palavra que ontem me deixou os olhos em lágrimas. Finalmente alguém expressava perfeitamente aquilo que me vai no coração.

Por isso, e para terminar, falta muito sangue de vitória no Benfica atual. Falta muito Paneira a este Benfica. Falta esta ânsia de vitória que corre nas veias de todos os Benfiquistas que atravessaram os 90s, em particular daqueles que a atravessaram no norte do país.

ccm

O Paneira nunca teve problemas em andar com a camisola do Benfica na cidade dele.

O norte é vermelho.

Miguel23xxx

O Património

Até arrepia só de ver o discurso dele. É quase tangível o Benfica dentro dele, que coisa linda