Vítor Paneira

Avançado, 59 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Obi-Juan Kenobi

Aconteça o que acontecer, que nos lembremos todos que o Mestre da Finta Curta esteve do lado certo da História.

Honra a Paneira!

riccky

é pena que isto das eleições leve a inevitáveis criticas a quem apoie uma ou outra canditatura e a uma inevitável divisão, mas mas uma coisa é certa ganhe quem ganhe pessoas como o Paneira e todos os que sentem o Benfica assim têm que estar  no Benfica de uma forma ou outra. infelizmente quase nunca é assim

AndreCruz11SLB

Citação de: vince1987 em 28 de Outubro de 2020, 19:38
Citação de: AndreCruz11SLB em 28 de Outubro de 2020, 18:41
Citação de: vince1987 em 28 de Outubro de 2020, 18:38
Citação de: AndreCruz11SLB em 28 de Outubro de 2020, 18:29
Citação de: perceptionman em 28 de Outubro de 2020, 15:20
Esta discussão por vezes gera muitos anti-corpos e não é isso que pretendo com o que vou escrever a seguir. Uma das principais razões pelas quais me emocionei ao ouvir o Paneira ontem, foi precisamente por expressar aquilo por que passa um Benfiquista no Norte.

Não é fácil ser Benfiquista no Norte. Isto é factual e nem é preciso pensar muito para chegar a esta conclusão, de tão óbvia que é. Uma criança que é do Benfica numa cidade como Paredes, Gondomar, Penafiel (...) ou mesmo Porto, é sempre olhada de lado pelas outras crianças que são adeptas do fcp. É preciso ser-se mesmo Benfiquista convicto desde puto para enfrentar o lado psicológico desta decisão.

Falo na primeira pessoa. Vivo agora na cidade do Porto mas vivi a infância numa cidade dos arredores. Como nasci no início dos anos 80 tive que atravessar todos os 90s na minha infância/juventude a levar com a pior década possível e imaginária para um Benfiquista. Pior ainda, ter que atravessar esta década que coincidiu com a fase que por norma mais nos define enquanto adeptos de um clube.

Recuando a 28 de Abril de 1991: vitória do Benfica nas Antas com 2 golos do César Brito, dia de aniversário dos meus 8 anos. No dia seguinte, segunda-feira, vou para a escola de peito feito eufórico pela vitória. Fui completamente ignorado e prestado com um "o Benfica aqui não conta" pela grande maioria das outras crianças no recreio da escola. Lembro-me que na minha turma (na altura dizíamos classe) só havia outro puto que também era Benfiquista. Tudo o resto eram crianças para quem só existia um clube: fcp. E as crianças, na sua inocência, conseguem ser bem cruéis. Quem se assumisse como Benfiquista era alguém no mínimo "diferente".

Quando jogávamos futebol no recreio, enquanto a maioria dos putos discutia quem era o Kostadinov, eu já queria ser o Isaías. Se marcasse golo gritava "golo do Benfica!!" e os outros vinham logo atrás corrigir a dizer que não podia ser golo do Benfica porque a nossa equipa era o porto. Esta merda era o prato diário.

Escusado será dizer que sempre que surgiram as vitórias internas e europeias daquele clube, tive que levar com o caralho dos festejos sempre a insultar os Benfiquistas. Aliás, estava na Universidade aquando da vitória na LE com o Mourinho e no final do jogo a primeira coisa que cantaram foi o "fdp slb".

Uma criança que leva com isto anos e anos a fio acumula muita "merda" fodida no seu íntimo. Ser Benfiquista no Norte não é difícil, é fodidíssimo. Pelo menos para mim foi. Por isso, sempre que o Benfica entra em campo no dragão, está ali toda a minha infância e adolescência em jogo.

Em todos os jogos mas nestes em particular, tem que entrar dentro do campo o manto sagrado dos milhares de adeptos Benfiquistas do Norte que tão mal-tratados foram nos últimos 30 anos. Tem que entrar em campo uma vontade de vencer maior do que todas as outras equipas no mundo. Temos que envergar a puta da camisola com o sangue a ferver, olhar no adversário com uma fome de vitória tal que os deixe intimidados. TEMOS QUE ASSUSTÁ-LOS!!! Esta é a palavra certa: assustá-los!. E foi esta palavra que ontem me deixou os olhos em lágrimas. Finalmente alguém expressava perfeitamente aquilo que me vai no coração.

Por isso, e para terminar, falta muito sangue de vitória no Benfica atual. Falta muito Paneira a este Benfica. Falta esta ânsia de vitória que corre nas veias de todos os Benfiquistas que atravessaram os 90s, em particular daqueles que a atravessaram no norte do país.

É isto! Como benfiquista do norte identifico-me

Acredito, nunca passei por isso, como benfiquista de Benfica as minhas lutas sempre foram com o sporting, o porto pouco contava pro totobola.

O Sporting para mim não é mais que um Braga. Sou de 1998. Não me recordo de ver o Sporting campeão. No entanto levei com imensos campeonatos e uma superioridade do Porto. Tal como o Vítor disse "não temos rivais, temos adversários", mas é simplesmente impossível torcer pelo porto na Europa. Pelo Sporting é me indiferente, complemente...

Entendo, eu sou de 87 também pouco os vi serem campeões, a questão é mesmo ser de Lisboa a guerra Benfica vs sporting é grande nos grupos de amigos era tipo 10 do Benfica 4 5 do sporting e muito raramente lá aparecia um gajo do porto hoje já não é bem assim... pra mim o sporting será sempre o adversário do Benfica mas obviamente que desportivamente o porto ultrapassou o sporting.

Aqui no norte ou não há sportinguistas no grupo ou são muito reservados  :rir:

Obi-Juan Kenobi

20Nico Gaitan20

Um gajo vê  isto...e depois vê  um gajo como o Pizzi a passear a braçadeira  de capitão e a camisola em campo....enfim.

Enorme paneira

Cob92

Fodeu Vitor..

Eles não sabem o que fazem mas eu não perdoou.

Jayson Tatum

PARA A PRÓXIMA NÃO FAÇAM ASNEIRA!

VOTA PANEIRA!

:bandeira1:

Roy Kent

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 29 de Outubro de 2020, 00:02
Um gajo vê  isto...e depois vê  um gajo como o Pizzi a passear a braçadeira  de capitão e a camisola em campo....enfim.

Enorme paneira

O Pizzi é o símbolo do Vieirismo, um frouxo do crl pago a peso de ouro.

perceptionman

O Pizzi nem para levantar a voz serve quanto mais para mobilizar as tropas... devia ser proibido mencionar sequer esse nome neste tópico.

O mais próximo que tivémos com o sangue do Paneira nos últimos anos foi o Rúben Dias mas trataram logo de o despachar.

Ramiro Lopes

Uma palavra ao Paneira que se aliou ao lado certo da história, sabendo como isso o poderia prejudicar pessoal e até profissionalmente.
O Benfiquismo falou mais alto e será sempre recordado por isso. Uns já sabem isso agora, outros só perceberão daqui a uns anos.

Gugans

Enorme Vitor Paneira, grande respeito por ti e o que representas para o nosso clube.

SuperBalo

Citação de: G-Man em 29 de Outubro de 2020, 06:12
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 29 de Outubro de 2020, 00:02

Enorme paneira

O Pizzi é o símbolo do Vieirismo, um frouxo do crl pago a peso de ouro.

https://youtu.be/Z9u_K_hfWYg?t=5709

Paneira sobre Pizzi. Tirem as vossas conclusões.