Juniores: Benfica 3-0 Lusitano VRSA (Crónica)

Rui Costa

Eu não acredito na fabrica super-ultra-fantastica de alcochete. A verdade é que eram os unicos que tinham este genero de condições em Portugal, logo era normal serem os melhores.

Basta ver o trabalho realizado pelo Benfica nestes ultimos anos, não só os apanhamos como já os ultrapassamos em varios aspectos. Portanto o trabalho deles não tem nada de fantastico, é apenas trabalho feito dentro do que deve ser feito. Se fosse fantastico nunca o Benfica os apanhava em tão pouco tempo... ou então o que realizou o Benfica é que é digno de outra galaxia. E eu sou o pai natal, é apenas o resultado de um projecto bem pensado, bem estruturado e com pessoas competentes para o realizar sem no entanto ser uma coisa do outro mundo. O que de mais fantistico tem o projecto do Benfica são as pessoas que ajudam para o seu sucesso, eles sim tem um empenho e uma vontade de trabalhar bem fantastico. Não faltam clubes por esse mundo fora a fazer o que o Benfica faz, em Portugal os centros de formação são algo de ainda muito novo.

Exemplo do que eles fazem de positivo dispenso. Ha melhores exemplos noutros paises onde escolher... Na verdade a unica coisa de positiva que eles fazem é lançar jovem na equipa principal, mas isso é por falta de dinheiro para contratações antes de tudo. Gostava de os ver com 20milhões para contratações, e 10 recem-seniores... lançavam os putos lançavam...

MJV1

á aqui muitas pessoas que falam tanto no sporting que chego a pençar que são mesmo sportinguistas!!!
agora falando a sério,é natural que o projecto do centro de formação ainda tenha(e continuara a ter)alguns problemas de planeamento e gestão,pois é muito recente,agora é indesmentivel o muito que se evoluiu em tão pouco tempo.só quem acompanhou mais de perto a nossa formação nos ultimos 3 anos é que tem a noção do quanto se evoluiu,estamos no bom caminho,e não tenho duvidas que a continuar assim,dentro de um ou dois anos teremos a esmonia do futebol de formação em portugal.em relação aos estudos,não basta o benfica ter responçabilidade,é preciso os miudos(e as suas familias)tambem a terem.
queria tambem deixar uma palavra de apreço ao andre sabino pêlo muito que tem feito,econtinuara a fazer em prol dos nossos miudos,dando a conhecer a milhares de benfiquistas(que de outra maneira não tinham epoteses)as suas equipas de formação.

estadio_luz

Righteous, queres saber estórias engraçadas do Sporting, então fica a saber que aquele internacional sub-21 o Lourenço que saiu das escolas do sporting tem pelo menos mais dois anos do que vem no BI e não foi por isso que o sporting não o usou para ganhar jogos e campeonatos sabendo que ele dificilmente seria alguém no futebol profissional da sua equipa sénior. O Hemut Calvet também foi usado bastantes vezes apesar de saberem que ele é mais velho. Este ano nos Juvenis B do Sporting está um miudo que os pais dos outros jogadores do sporting diziam que fez o teste e era mais de um ano mais velho(deste não me lembro o nome).
Boas notas!? interessa obviamente ajudar todos os miudos a evoluirem fisica e mentalmente e a escola é importante nesse aspecto. Mas obviamente que um clube de futebol profissional escolhe os jogadores pela qualidade em campo e não pelo resultado escolar. A ida do miudo a Milão é um bom exemplo para premiar os miudos, mas existem muitos outros que provam que nesse clube como em todos os clubes o que mais importa é a qualidade futebolistica. O Benfica para além de uma psicologa que acompanha os miudos no centro de estágio tem um protocolo com uma empresa de explicações que presta esses serviços de borla aos atletas do Benfica que necessitem. A estabilização no seixal também permitirá um maior acompanhamento e interligação com as escolas locais.
Exemplos do sporting temos os bons e os maus. O jogador Helder Rosário quando jogava no sporting, não se limitava a não ir às aulas como a fazer pequenos furtos aos colegas. Temos mais o Paím, o Pedro Eugénio e muitos outros que sairam do sporting e não tendo vida como jogadores se viram sem qualquer habilitação.
Já percebi que no meio futebolistico querem denegrir a imagem do Benfica nesse campo. Corre um boato de que da equipa de Iniciados do Benfica nenhum jogador teria passado de ano o que é totalmente mentira.

saudações

Righteous

Quanto a essa de ser sportinguista, dispenso por completo essa retórica de loja dos 300.

estadio_luz: Essa do Lourenço já conhecia, só foi usado pelo seu poderio físico e depois no futebol sénior não deu nada. By the way, vamos ver no que dá o Pedro Gomes. Essa dos iniciados é que nunca ouvi.

Já disse que no çeportem o trabalho não era perfeito, mas acho bem quando eles premeiam um puto que é certinho (na escola *e* em campo) e acho mal quando o Rosa vai treinar aos séniores a defesa esquerdo. O nosso approach a esta questão tem de largar o actual estilo "monty python" e começar a ser mais sério no sentido de não só formar e conquistar títulos de formação mas aproveitar também para o futebol sénior, que assim evitava empréstimos a 3 anos tipo Alcides ou flops tipo Kikin. Sai mais barato, são jogadores já habituados ao clube e que vivem mais o emblema, penso eu.

Sei que isto não depende só da estrutura da formação mas também (e até mais) da estrutura dos séniores que agora tem um director em part time. De qualquer modo, considero que ainda há arestas para limar e vou esperar como tu que a estabilização no Seixal melhore isto. Matéria prima há, e prospecção também.

estadio_luz

Ao menos o Pedro Gomes tem de certeza a idade que vem no BI. E se hoje tem características físicas boas, aos 18 ou 20 anos também as terá relativamente aos outros jogadores. Mas concordo que não é o tipo de jogador que me agrade, apesar de dar tudo pelo clube.

Ao nível do aproveitamento dos jogadores jovens concordo contigo, mas atenção porque apostar em jovens tem os seus riscos. Jogadores menos experientes cometem mais erros e perdem muito daqueles lances de matreirice que ajudam uma equipa a ganhar os jogos. Quanto aos flops, por muito que se aposte em jovens e em bons jogadores, eles acontecem sempre, seja no Benfica, no Chelsea, no Barcelona ou noutro clube qualquer. Muitos são os motivos que levam os jogadores a não render num clube aquilo que renderam noutro lado e todos nós nos lembramos de muitos exemplos.

Relativamente ainda aos estudos. Queres um exemplo melhor para os jovens do que o João Coimbra?!

Abraço

Bleach

exelente mais uma vez andré..
parabéns aos nossos rapazes , principalmente pela 2ªparte :)
ainda vamos chegar ao 1º ;)