Juniores: Estrela da Amadora - Benfica (Crónica)

Rusty Ryan

Fui ver o jogo e o Estrela, como seria de esperar jogou sempre atrás da linha da bola, muito duro e depois teve o Adu, que realmente é bom jogador, rápido e com uma técnica muito acima da média.
Jogámos desconcentrados, principalmente na 2.ª parte, cometemos erros que já não se admitem em Juniores, principalmente se almejam chegar longe.
Mas há que levantar a cabeça, temos equipa, sem dúvida, gostei do apontamento/pormenores de alguns deles, o Sami, que muito sozinho na frente, contra 3 centrais, teve a capacidade de saber segurar sempre bem a bola, está a evoluir bastante, é jogador, e especialmente o Romeu Ribeiro, que é um jogador de outro mundo. É um regalo vê-lo jogar, tem futuro de caras.
Penso que a táctica que temos utilizado não favorece muito os nossos atletas, há que jogar em 4-3-3, mais ao ataque e esplorar muito melhor as suas qualidades. Vejamos: Daniel Casaleiro; André Casaca, Nuno Ferreira, Miguel Victor e Ruben Lima; Dalibor, Romeu Ribeiro e Miguel Rosa; André Carvalhas, Sami e Milan Jeremic. Como "treinador de bancada" deixo aqui também a minha opinião.

Bleach

:(

não se deixem abater , vamos lá rapazes , força ...
ainda vamos ficar em 1º ;)

3kids

Não concordo quando dizem que o Estrela jogou com 3 centrais.

andre_04_SLB

Estrela da Amadora 3-1 Benfica

Sem grandes surpresas no onze inicial, o Benfica actuou da seguinte forma: Rui Santos na baliza, André Casaca no lado direito da defesa, jogando Nuno Ferreira e Miguel Víctor como centrais. Ruben Lima actuou no lado esquerdo da defesa. Romeu Ribeiro foi o trinco, Dalibor Stojanovic jogou no lado direito do meio campo, jogando Kaz Patafta no lado esquerdo. André Carvalhas actuou na posição dez, no apoio a Milan Jeremic e Leocisio Sami que foram os avançados. O Estrela a actuar num 4x3x1x2, fez actuar de inicio André Marques, Hugo Fernandes, Thiago Fumagalli, Wilson Silva e Rui Bouncuette na defesa; Sérgio Semedo, Diogo Dinis e Renato Silva como médios mais defensivos, jogando Fábio Branco à frente do triângulo a meio campo. Na frente, actuou José Maia, apoiado por Adul Baldé.



Ascendente do Estrela

O Benfica não entrou bem na partida, e permitiu que o Estrela conseguisse controlar bem a partida. Numa clara tentativa de colocar bolas nas costas da defesa encarnada para aproveitar a velocidade e capacidade de finta de Adul Baldé. Foi logo aos sete minutos que o perigo rondou a baliza de Rui Santos. Renato Silva, depois de uma boa jogada, rematou forte ao lado da baliza encarnada. O Estrela pressionava e passado dois minutos, Wilson Silva desvia uma bola de cabeça para o coração da área, onde José Maia também de cabeça fez a bola passar rente ao poste da baliza defendida por Rui Santos. O Benfica estava a ser encostado às cordas, e passados três minutos, Renato Silva de bola parada atirou a bola ao lado. O Estrela estava claramente por cima, e o Benfica não tinha objectividade nem capacidade para contrariar a grande defesa do Estrela. Foi ao minuto vinte que se deu um dos casos do jogo.



Num livre para o Estrela, José Maia e Fábio Branco atrapalharam-se e a bola sobrou para Adul Baldé. O jogador da equipa da amadora atirou forte em moínho e a bola bateu no ferro. Na queda do esférico, deu a sensação da bola ter ultrapassado a linha de golo mas era difícil para os auxiliares verem o lance. O Benfica respondeu bem ao lance, e Ruben Lima ia fazendo boas combinações pelo flanco esquerdo do terreno. Jeremic estava muito encostado à direita, e a equipa ressentia-se da falta de um homem capaz de levar o jogo para a frente. Patafta não se notava, e ao minuto trinta e seis, o golo do Estrela. Num livre apontado por Renato Silva, José Maia de cabeça apontou o primeiro golo da partida. Golo muito festejado pelos jogadores da formação amadorense.



O Benfica respondeu bem, e ao minuto quarenta e dois chega ao empate. Ruben Lima bate um livre da esquerda, Sami atrapalha os defesas e a bola acaba mesmo por entrar. O Benfica foi para o intervalo com a consciência que tinha feito uma primeira parte muito pobre, e o Estrela por tudo o que tinha feito, levava o empate como um resultado injusto.

Adul Baldé decide a partida

O Benfica entrou muito nervoso para este segundo tempo. Numa má exibição, Miguel Víctor quase comprometia. Atrapalhou-se, passou a Rui Santos e o guarda-redes encarnado no alívio contra Baldé, quase deixava a bola entrar. O Estrela estava claramente mais forte, e na jogada seguinte, quase golo. Renato Silva num bom pontapé fez a bola fugir das mãos de Rui Santos, e Fábio Branco quase fazia o golo. O técnico Bruno Lage, substituiu ainda antes dos dez minutos da segunda metade dois jogadores. Gregor Balazic rendeu Nuno Ferreira, e Miguel Rosa entrou para o lugar do apagado Kaz Patafta. O Benfica não conseguiu controlar a partida como se esperava, e era André Carvalhas o jogador mais destemido dentro de campo. O camisola dez encarnado fazia boas jogadas, e estava a ser dos melhores em campo. Quem também estava muito bem era Romeu Ribeiro.



Aos 60 minutos, Adul Baldé avisa e quase factura. Valeu Rui Santos. E foi preciso esperar apenas cinco minutos para o segundo golo do Estrela. José Maia numa bela abertura, isola Adul Baldé que ganhando as costas a Ruben Lima apontou o golo. O camisola onze do Estrela teve apenas de desviar a bola do alcance de Rui Santos. O Benfica tentava responder, mas o Estrela matou mesmo a partida. Foi num lance polémico, que Adul Baldé decide o jogo. Renato Silva num grande passe deixa Adul Baldé com Miguel Víctor na jogada. Os responsáveis encarnados pedem um soco de Baldé em Miguel Víctor que permitiu ao amadorista fazer o golo. Do local onde me encontrava não deu para descortinar a jogada, e vi apenas Adul Baldé ganhar as costas a Miguel Víctor, e apontar o golo. 



Este é mais um caso do jogo, que caso se confirme o soco de Baldé em Víctor, poderia mesmo ter sido completamente diferente o resto de jogo para o Benfica. Assim não foi, e o Estrela apenas em contra-ataque criava perigo. Pedro Danilson que entretanto tinha entrado, faz um bom cruzamento da direita, Rosa ajeita e Milan Jeremic em boa posição atira forte ao lado. Adul Baldé já perto dos oitenta minutos, ganha a Casaca e faz um cruzamento para a área. Diogo Pires que entretanto tinha entrado amorteceu e José Maia atira para a defesa de Rui Santos.



O Benfica viveu nos últimos cinco minutos o seu melhor tempo no jogo. Aos quarenta, Carvalhas num canto mete na área e Danilson em boa posição atira por cima. Ruben Lima num livre, mete a bola na cabeça de Romeu que atira ao ferro. Depois, Carvalhas em mais uma boa jogada, tira um cruzamento traiçoeiro e o guarda-redes amadorista conseguiu socar bem. Já em compensação, Pedro Danilson atira ao lado. Vitória justa para o Estrela, que leva os três pontos a premear a grande organização dentro de campo, e um aplauso para o jogador Adul Baldé que foi um autêntico quebra cabeças para a defesa encarnada. O Benfica não esteve bem, jogou muito preso, e o sintético não explica tudo. Esperam-se melhores dias.

Apreciação individual

Rui Santos esteve mal. Mostrou-se nervoso, e podia ter sofrido golos em alguns lances delicados da sua parte. Não agarrou algumas bolas à primeira e não comandou bem a defesa.

A defesa esteve mal. André Casaca é óptimo a atacar, mas tal como tinha referido por várias vezes, mostra-se sempre inseguro a defender. Mau na marcação, viu muitos lances de perigo serem efectuados nas suas costas. A melhorar. Miguel Víctor esteve mal. A sair a jogar, não acertou uma. Em lances aéreos, não foi o jogador que tem habituado e teve algumas dificuldades em conseguir ganhar lances de cabeça e José Maia. Mau jogo. Nuno Ferreira esteve razoável. Enquanto esteve em campo mostrou-se sempre muito seguro a sair a jogar, e esteve bem nos desarmes. Ruben Lima foi dos melhores. Muito bem a defender, esteve muito participativo no ataque. De regresso á melhor forma?

O meio-campo esteve igualmente mal. Romeu Ribeiro, apesar de tudo, foi o melhor em campo. Muito esclarecido, o jogador encarnado é o pilar do meio campo. Dalibor continua a mostrar a segurança defensiva habitual, mas mal a atacar. Kaz Patafta voltou às exibições normais, estando muito mal no campo da objectividade e construção de jogo. Não fez um passe longo. André Carvalhas foi o elemento mais em foco no ataque, muito participativo, subindo de rendimento no segundo tempo.

Jeremic esteve em dia não. Mal na finalização, o sérvio raramente conseguiu explorar a sua velocidade. Sami é muito forte fisicamente, e merece sem dúvida um aplauso pela capacidade que tem em segurar o jogo. Faltam-lhe outros aspectos na partida, e isso será com certeza melhorado.

Miguel Rosa entrou bem no jogo, mas cedo caiu. Jogou os últimos vinte minutos a queixar-se da coxa. Gregor não entrou bem no jogo. Actuou como central, e só nos passes longos conseguiu fazer coisas interessantes. Pedro Danilson entrou esforçado, e conseguiu ainda dar alguma vivacidade ao ataque.

Do lado do Estrela, destaque para o seu central Fumagalli, que não deu uma única hipótese aos avançados encarnados. Renato mostrou classe no meio campo e o avançado Adul Baldé é o melhor em campo. Muito forte na velocidade, é verdadeiramente fantástico no um para um. Excelente!

Notas individuais:

Benfica

1. Rui Santos - 2
2. André Casaca - 2
3. Nuno Ferreira - 3
4. Miguel Víctor - 2
5. Ruben Lima - 4
6. Romeu Ribeiro - 4
7. Milan Jeremic - 3
8. Dalibor Stojanovic - 3
9. Leocisio Sami - 3
10. André Carvalhas - 4
11. Kaz Patafta - 2

13. Gregor Balazic - 2
15. Miguel Rosa - 3
17. Pedro Danilson - 3

Estrela

1. André Marques - 4
7. Hugo Fernandes - 3
3. Thiago Fumagalli - 4
4. Wilson Silva - 3
5. Rui Buncuette - 3
6. Sérgio Semedo - 3
13. Diogo Dinis - 3
20. Renato Silva - 4
9. José Maia - 4
8. Fábio Branco - 4
11. Adul Baldé - 5

16. Hugo Ventosa - 3
17. Diogo Pires - 3
18. Diogo Madeira - 3

Reacções:

Bruno Lage: Penso que o jogo está dividido em duas partes. A primeira parte vai até ao lance do 2-1. Depois, tudo aconteceu a partir do 2-1. Até ao 2-1, controlámos o jogo, não fomos a equipa que costumamos ser mas penso que até então tivemos o pudor ofensivo e o Estrela da Amadora limitou-se a tentar explorar as acções individuais do Adul Baldé. Nós conhecíamos perfeitamente aquilo que o Estrela fazia e estava tudo controlado. Houve um momento significativo que foi a lesão do Nuno, que tem vindo a jogar e bem. Estávamos a controlar bem as iniciativas dos dois avançados do estrela, e a partir da lesão do Nuno tivemos de fazer uma alteração e o Gregor infelizmente não entrou tão bem no jogo como nós queríamos, isto não é responsabilizar um jogador mas isto às vezes acontece. Nota-se claramente que há uma falta de cobertura no segundo golo, o Adul ganhou ao primeiro central e faltou a cobertura do segundo central. No terceiro golo, o Adul agride o Miguel Víctor, dá-lhe um soco, o Miguel fica no chão, o árbitro vê tanto que depois foi dar cartão amarelo ao jogador e não percebo porque não parou o jogo. Tentámos arriscar tudo depois, já mais com o coração do que com a cabeça. Temos de colocar a mão na consciência, é verdade que esta equipa é jovem mas o nível de exigência tem de ser maior e eles têm de compreender isso porque se querem chegar á primeira divisão, se querem vestir a camisola do Benfica nos Seniores temos de ser mais exigentes connosco próprios. Não basta começar a ir ás selecções que são conquistas importantes que estamos a ter, mas temos de evoluir todos os dias e isto hoje vai servir como uma lição. Há muito campeonato, nada acabou, continuamos na segunda posição e temos de guardar esta vantagem até final.

Nós gostamos de jogar num campo largo, que nos dê hipótese de maior mobilidade. Este campo beneficia quem defende, quem joga em contra-ataque. Temos de evoluir cada vez mais como equipa como jogadores, porque o objectivo é o da formação. É mais uma semana, para a semana temos o Portimonense, e depois o Sporting, e temos a mesma atitude em todas as semanas.

Crónica e texto: André Sabino
Reacções obtidas por: André Sabino e Francisco Castro

Rusty Ryan

Não jogamos bem, mas o arbitro foi muito fraquinho. Já estava á espera deste jogo, depois de saber qual iria ser o campo, só favorece as equipas que defendem.

RedFoxSetubal

Será que foi para todos ou o portas deu-me banhada?
Desloquei-me ao Pina Manique para ver os nossos Juniores, e até não sabia bem qual a entrada, então um casal prontificou-se a indicar-me o caminho seguindo á minha frente de carro ( desde já obrigadão). Qual não é o meu espanto na entrada o portas manda-me parar e diz para me dirigir á bilheteira, eu perguntei-lhe o preço do bilhete e ele responde-me! São só 4€ e meio.
Será que foi mesmo para todos

moderador

Citação de: RedFoxSetubal em 28 de Janeiro de 2007, 11:18
Será que foi para todos ou o portas deu-me banhada?
Desloquei-me ao Pina Manique para ver os nossos Juniores, e até não sabia bem qual a entrada, então um casal prontificou-se a indicar-me o caminho seguindo á minha frente de carro ( desde já obrigadão). Qual não é o meu espanto na entrada o portas manda-me parar e diz para me dirigir á bilheteira, eu perguntei-lhe o preço do bilhete e ele responde-me! São só 4€ e meio.
Será que foi mesmo para todos

também paguei esse valor, penso que tenha sido para todos... ou não.

fmb

nao gostei ontem dos nossos miudos!! pareceu-me que estavam acomodados com o empate e so quando se viam em desvantagem queriam atacar!!!

o gr ontem nao esteve nada seguro, o gregor naoe ntrou d efacto bem e a equipa ressentiu-se disto mesmo!!!

o estrela nada fez para ganhar, mas tem la um jogador que ja na 1 volta me pareceu muito bom... este adul é muito bom jogador!!!

ha-que levantar a cabeça...2 jogos no caixa ... la estarei para apoiar a malta!!

RedFoxSetubal

#38
A minha pergunta põe-se porque no Centro de estágio do Seixal, é de borla para todos, mas pelo que me apercebi,os sócios do Casa Pia e os da Amadora não pagavam.
Se assim é, deveriamos começar a fazer o mesmo no Centro de Estágio.
Sócios do SLB não pagavam, todos os outros sim. Pelo menos dáva para pagar á policia é á Prosegur.

Phil Anselmo

Citação de: Anti-Anti em 27 de Janeiro de 2007, 18:12
Num campo muito difícil, mas que era igualmente difícil para ambas as equipas, o Benfica fez uma exibição muito fraquinha, no seguimento do que tem vindo a fazer nos últimos jogos (excepto com o Lusitano que não vi), mas desta vez apanhamos uma excelente equipa pela frente, com 2 ou 3 bons jogadores que fazem toda a diferença...
Aquele Adul Baldé é realmente muito bom, alguém sabe mais pormenores sobre este jogador? 1.º ano ou 2.º? Está emprestado por algum clube? E já agora tem nacionalidade Portuguesa? Penso que é Guineense de nascença, não sei se entretanto adquiriu a nacionalidade Portuguesa ou não.

Quanto ao jogo vou esperar pela crónica do André, mas na minha opinião houve um momento que marcou de alguma forma a partida, a substituição do Nuno Ferreira pelo Balazic, penso que foi com a ideia de ganhar centimetros na defesa, mas psicologicamente afectou negativamente tanto um como o outro... Mais valia ter pensado nisso antes do jogo começar.

De resto, vitória justa do Estrela, e nós só temos de uma vez por todas que assumir aquilo que tem vindo a ser dito desde o inicio da época, temos uma equipa de 1.º ano que defronta equipas essencialmente de 2.º ano, temos que dar tempo a estes jogadores, acredito que na próxima época teremos aqui uma excelente equipa!

Quanto ao apuramento, ainda falta muito jogo, tanto Benfica como Estrela vão perder ainda alguns pontos, e o Benfica tem demonstrado ser mais regular que o Estrela, por isso acredito que vamos garantir o apuramento mesmo perdendo pontos com o Sporting...

O k eu sei é k exe Baldé deve ter uns 22 anos no mínimo.

jp_slb

pk que só ontem é que o benfica perdeu os jornais desportivos fizeram referência aos júniores?que pouca vergonha é esta?

Phil Anselmo

Poucos ou nenhuns se devem lembrar k kd os sapos empataram com o Estrela eu ter dito k para nós um 0-0 tb já ser mt bom. Kt a mim o Lage já fez um milagre, se formos à fase final vamos andar a fazer de saco de batatas

Phil Anselmo

O Belenenses ganhou 3-0. Se alguém ja tivexe posto aí o resultado peço desculpa.

Anti-Anti

Citação de: Phil Anselmo em 28 de Janeiro de 2007, 13:19
Citação de: Anti-Anti em 27 de Janeiro de 2007, 18:12
Num campo muito difícil, mas que era igualmente difícil para ambas as equipas, o Benfica fez uma exibição muito fraquinha, no seguimento do que tem vindo a fazer nos últimos jogos (excepto com o Lusitano que não vi), mas desta vez apanhamos uma excelente equipa pela frente, com 2 ou 3 bons jogadores que fazem toda a diferença...
Aquele Adul Baldé é realmente muito bom, alguém sabe mais pormenores sobre este jogador? 1.º ano ou 2.º? Está emprestado por algum clube? E já agora tem nacionalidade Portuguesa? Penso que é Guineense de nascença, não sei se entretanto adquiriu a nacionalidade Portuguesa ou não.

Quanto ao jogo vou esperar pela crónica do André, mas na minha opinião houve um momento que marcou de alguma forma a partida, a substituição do Nuno Ferreira pelo Balazic, penso que foi com a ideia de ganhar centimetros na defesa, mas psicologicamente afectou negativamente tanto um como o outro... Mais valia ter pensado nisso antes do jogo começar.

De resto, vitória justa do Estrela, e nós só temos de uma vez por todas que assumir aquilo que tem vindo a ser dito desde o inicio da época, temos uma equipa de 1.º ano que defronta equipas essencialmente de 2.º ano, temos que dar tempo a estes jogadores, acredito que na próxima época teremos aqui uma excelente equipa!

Quanto ao apuramento, ainda falta muito jogo, tanto Benfica como Estrela vão perder ainda alguns pontos, e o Benfica tem demonstrado ser mais regular que o Estrela, por isso acredito que vamos garantir o apuramento mesmo perdendo pontos com o Sporting...

O k eu sei é k exe Baldé deve ter uns 22 anos no mínimo.

Duvido, se me falares do número 4, o central, esse sim acredito, agora este parecia-me ser bem novinho, aliás é dos poucos negros que vejo a jogar e quase meto as mãos no fogo pela idade do rapaz...
Pelo menos não tinha nada aspecto de ser mais velho que os outros...

andre_04_SLB

http://www.serbenfiquista.com/artigos/4562

Ainda ninguém se referiu às declarações do mister Bruno Lage. Fiquei extremamente agradado com a atitude e mentalidade do Mister.