Entrevista a Aleksander Donner

FaithNoMore

"Desporto não é para os anjos"

Há pouco mais de um ano que Aleksander Donner começou a treinar a equipa de andebol do Benfica. Do nada fez um excelente plantel, tanto ou tão pouco que, neste último fim-de-semana, 13 anos depois de uma Supertaça conquistada por Ângelo Pintado, os encarnados voltaram a vencer uma prova do calendário nacional da modalidade: neste caso a Taça da Liga, disputada em Portimão. O ucraniano fala da experiência no Algarve e conta um pouco mais de si próprio.

A seguir à vitória de domingo, na Taça da Liga, disse que está na hora de começar a pagar as dívidas aos adeptos do Benfica. Que dívidas são essas?
Há 13 anos que o Benfica estava em jejum, sem ganhar nada. E o Benfica não pode ficar em quarto, terceiro ou segundo lugar... É um grande clube, é o maior do mundo em adeptos e a única coisa que as pessoas querem é títulos. Se não ganhamos, estamos em dívida.

Também disse a seguir ao jogo que um factor de motivação para a final tinha sido o brilho dos olhos das crianças abandonadas numa instituição que visitaram em Portimão...
É uma tristeza ver crianças sem os pais, mesmo quando a instituição tem boas condições para os acolher. Para eles, a nossa presença foi uma festa e nós prometemos levá-los a ver o Águas Santas - Belenenses ao nosso lado na bancada. Não posso descrever o que senti, quando chegámos para os buscar e eles estavam todos colados às janelas e nas portas à nossa espera... Depois, todos nos desejaram a vitória e isso deixou uma enorme marca na alma de todos os jogadores.

Trouxe-vos força interior?
Sim, e desta vez eu até nem dei grandes discursos técnicos ou tácticos. Disse-lhes só: vamos lembrar-nos daqueles que acreditam na nossa vitória.

Gosta de usar factores psicológicos para motivar os seus atletas?
Em Espanha ou na Alemanha os clubes trabalham com psicólogos, mas aqui a situação financeira não o permite. Mas se o clube o não tem, isso não significa que o treinador não tenha que contar com essa parte do trabalho. Estou a tentar fazer algo nesse campo, estou a ler livros de psicologia, nomeadamente do desporto.

"Músculos não resolvem nada"

Também costuma dizer que gosta mais de ensinar os seus jogadores a trabalhar mais com a cabeça do que com os músculos...
É evidente. Os músculos não resolvem nada.

Nestes três jogos da Taça da Liga, o Benfica foi melhor essencialmente nas segundas partes. Isso foi um acaso ou deve-se também a essa sua forma de trabalhar?
Não foi inesperado para mim, fomos fisicamente melhores do que os adversários. O nome andebol significa braços e bola, mas na realidade é mais pernas e cabeça. Temos que perceber bem o que dizemos quando falamos de músculos. Quanto mais um atleta corre, melhor ele é. Músculos de peito e de braço é diferente, porque isso é só rematar. Isso para mim é secundário.

Carlos Resende e Paulo Faria, dois ex-atletas seus, são agora treinadores. Não tem receio de lhes ter ensinado demasiado sobre o andebol?
Não. Ninguém se ensina a ser treinador, até há muitos que não conseguem obrigar os atletas a fazer o que querem, talvez porque são demasiado bondosos ou demasiado educados. Há muita gente que me considera um homem bruto, isso é verdade, mas o desporto não é para os anjos. Eu não sou um diabo, mas não sou um anjo de certeza absoluta e sempre estou a dizer aos meus atletas que o que me interessa é o respeito deles e não o amor. Mas eu não quero que me copiem, isso é errado, todos devem procurar o seu caminho e o seu estilo e juntando exigência e firmeza no trabalho, isso pode fazer deles grandes treinadores.

"Muitos sócios do Benfica são apenas do futebol..."

Até onde pode ir Aleksander Donner no emblema encarnado? O técnico é uma espécie de Rei Midas do andebol, ou seja, tudo o que toca transforma em ouro, mas será que tem condições para fazer na Luz um projecto particularmente ambicioso? Para já, o ucraniano, prefere não elevar muito as expectativas...

Este grupo permite-lhe sonhar já para este ano?
Sim, acho que este grupo de atletas, com a experiência que tem, e com o banco que temos, forte e com motivação, temos tudo para lutar pelo título.

O que gostava de fazer no andebol do clube com mais sócios em todo o mundo?
Falamos no número de sócios do Benfica, mas não nos podemos esquecer que esse é o número de sócios do futebol do Benfica. Chamamos os sócios, mas aposto que metade deles talvez nem sabe que exista andebol aqui. Não estou a culpar ninguém, porque com os resultados que tivemos nos últimos anos, não podemos exigir nada. Mas estamos no bom caminho para conquistar esses sócios. Em Portimão estava casa cheia e mais de metade eram adeptos do Benfica. É isso que gostaria de ver em Lisboa.

Mas tem ou não grandes projectos para o andebol do Benfica?
Não sou eu que posso ter grandes projectos. Eu trabalho no campo, tento ganhar jogos e ganhar títulos. Projectos é para o presidente, para o vices das modalidades. Espero que todos eles tenham esse projecto, a minha tarefa é torná-los realidade. É assim que estamos a trabalhar.

"Faltam estrangeiros ao andebol português"

Nestes 16 anos, como evoluiu o nosso andebol?
Não está nada bem. O campeonato espanhol ou o alemão não são melhores que o português, mas são muito mais ricos e têm muito mais jogadores estrangeiros. Se cada equipa tivesse três ou quatro jogadores de nível internacional, o nosso campeonato ficava igual ao alemão ou à Liga Asobal.

E é possível virmos a ter mais estrangeiros?
É impossível, porque o dinheiro não cai do céu. Até melhorar a situação económica do país, fica praticamente impossível. Por isso, não espero milagres e a única solução para Portugal é melhorar o trabalho na formação.

Gostava de modificar muita coisa no nosso país?
Claro que sim. Quando visito aquele lar, com aquelas crianças, logo dá enorme vontade de melhorar o nível de vida para nunca acontecerem casos daqueles. Era só um lar, mas de certeza que há muitos aqui...

E nas mentalidades, mudava muita coisa?
Não. Quando alguém não quer trabalhar a sério, fazer esforços ou sacrifícios, tenta esconder-se e diz: 'Ah, nós somos portugueses e por isso não fazemos isto ou aquilo...' É mentira pura, porque também conheço centenas de russos do mesmo género. Quem não quer trabalhar sempre procura justificações...

"Ser emotivo é o meu ponto fraco"

Dezasseis anos depois de ter chegado a Portugal, este é o 22º título que conquista...
Não sei, sinceramente não os contei. Sei que a Taça da Liga é o único que nunca tinha ganho.

São muitos títulos. Não se pode dizer que tenham surgido por acaso, por certo há-de ter algum dom ou talento especial... Como analisa o seu próprio sucesso como treinador?
Eu tive excelentes professores. Tenho experiência como jogador, mas tive a grande sorte de trabalhar com Vladimir Maximov, que era o melhor treinador do mundo e via o andebol como o xadrez. Sempre falávamos nesses termos, em ganhar, não porque se tem os atletas mais fortes ou mais altos, mas sim porque se sabe obrigar os adversários a cometer erros. Não se deve esperar que os adversários cometam erros, deve-se, sim, obrigá-los a cometê-los.

Há quem o considere muito agressivo no relacionamento com os atletas ou os árbitros...
Não é ser agressivo, mas talvez demasiado emotivo. Tenho vários valores como treinador, mas esse é o meu ponto fraco. Às vezes, eu, que exijo cabeça fria dos atletas, não consigo demonstrar isso pessoalmente. Estou a a lutar contra isso, espero ainda conseguir melhorar, mas tenho esse defeito, é verdade.

Em Portugal, se calhar isso acaba por ser uma vantagem, porque teoricamente os portugueses são também muito emotivos...

Acho que não tem nada a ver com raça, porque, por exemplo, se compararmos o português José Tomás com o homem de leste Donner, é tudo ao contrário. Ele é uma pessoa calma, com muita dignidade no campo e às vezes até tenho inveja dele, porque não consigo agir da mesma maneira... E neste caso ele é que o russo e eu é que sou o português...

in o jogo

FaithNoMore

Fernando Tavares vice para as modalidades falou tambem a 'o jogo'
"Por mim, Donner não sai mais do Benfica"

Fernando Tavares é o homem-forte das modalidades do Benfica. Com dois mandatos no currículo, assumiu o desafio de colocar as modalidades no topo. Entregou o andebol a Aleksander Donner e acabou de ganhar a Taça da Liga. Há mais de uma década que o Benfica não festejava. Fê-lo, no domingo, em Portimão. O JOGO aproveitou e trocou impressões com um dos responsáveis do "novo Benfica".

Quando, pela primeira vez, pensou em lançar-se no desafio de devolver os títulos ao Benfica, pensou que só o podia fazer com Aleksander Donner?
Quando repensámos as modalidades, sabíamos que um projecto desportivo ganhador tinha de ter um grande treinador e Donner é o grande treinador em Portugal. Ele é uma pessoa de grande rigor. Sabíamos que com ele íamos regressar às vitórias. Foi uma aposta acertada.

É um treinador que quer manter por muitos anos no Benfica?
Enquanto eu fôr responsável pelas modalidades, Donner não sairá do Benfica. Por mim, ele não sai mais. Será ele a decidir o momento de sair.

Fala muito com ele?
Sim, bastante. No dia em que ele assinou, levei-o a ver o Benfica-Chelsea. Vamos, às vezes, ao futebol e falamos dos objectivos e de futuros ajustamentos. Por detrás da imagem dura que ele tem, há um homem sensível. Antes da final da Taça da Liga, e depois de uma visita à Catraia, uma instituição de solidariedade de Portimão, transmitiu a toda a equipa a necessidade de ganhar para dar uma alegria às crianças.

Acredita que este troféu vai interferir no factor motivacional e levar o Benfica ao título?
Aumenta os indíces de confiança e quebra a ansiedade que se cria quando não se ganha há muito tempo.

Recebeu muitas felicitações?
Luís Filipe Vieira foi a primeira pessoa a falar comigo. Estava muito satisfeito. Sem ele, isto não teria sido possível. Mas outras pessoas me ligaram, de dentro e fora do clube.

Luís Santos também lhe deu os parabéns?
Não!

Os clubes que vivem do futebol não têm a prioridade de investir nas modalidades. Qual é o segredo da aposta do Benfica no andebol?
As modalidades têm uma forte carga histórica. O Benfica tem a obrigação social de promover as modalidades, desde que encontre equílibrio financeiro através de uma gestão rigorosa. Nesse sentido, temos objectivos, como, por exemplo, fazer com que as cotas das modalidades sejam um pilar financeiro importante.

Nos anos em que disputou o campeonato federativo, sonhava estar ao lado dos clubes que integravam a Liga?
Quando tomei posse, tive uma reunião com a Liga e disse que um dia estaríamos todos numa competição única, mas que aquele não era o momento. O Benfica tinha problemas financeiros graves e eu sabia que precisava de tempo para colocar o clube na primeira linha.

Amigo das modalidades

Falamos no número de sócios do Benfica, mas não nos podemos esquecer que esse é o número de sócios do futebol do Benfica.

lol abstenho-me de mais comentarios

Slbstriker

O Donner tem razão, e eu estou incluido nesse grupo de sócios que não acompanha o andebol no pavilhão.
Tenho de começar a ir ver esta equipa jogar.
FORÇA BENFICA.

Afonso

grande entrevista, o factor psicologico foi determinante na conquista da Taça, o amor das crianças á camisola do Glorioso foi fundamental para os jogadores perceberem o quanto importante são as vitorias neste clube. Grand elição de Benfiquismo temos neste texto

Freire

Citação de: Amigo das modalidades em 30 de Janeiro de 2007, 20:42
Falamos no número de sócios do Benfica, mas não nos podemos esquecer que esse é o número de sócios do futebol do Benfica.

Realmente.

O numero de sócios que aderiu à quota das modalidades é absurdo.

Polaco

Eu acho que geriram este ano muito mal esta coisa da Quota das Modalidades.
Em vez de mandar a carta de forma a poder ser paga por Multibanco, não veio nada. Eu pessoalmente tive de mandar um email para a Secretaria PARA PODER PAGAR !!!
E agora mandam um impresso para as pessoas preencherem e dar ordem de débito directo. Ora as pessoas têm alergia a preencher papeis.
Tenho a certeza que muita gente não necessita de débito directo e está em condições de pagar todo o ano ou apenas seis meses se lhe mandarem uma simples referência Multibanco.
Espero que tenham entendido o problema e melhorem para o ano.

ednilson

Pá, este treinador é qualquer coisa de fantástico.................................

MUITOS E MUITOS PARABÉNS.

dvfer

Citação de: Freire em 31 de Janeiro de 2007, 10:50

Realmente.

obviamnte que é...se tivessemos a riqueza per capita do Qatar ou Bareihn ate pagava a a quota-casa de banho... é ridiculo essa quota....eu n vou mais as modalidades pq o preço mm p socios é mt elevado p certos jogos! agora inventaram essa da quota modalidades q simplesmente n pago pq acho um absurdo....deixem-se de quotas especiais q é um escandalo e metam preços bons p tds os socios e vao ver q têm mais pessoas...

Amigo das modalidades

Citação de: dvfer em 31 de Janeiro de 2007, 11:47

Realmente.

obviamnte que é...se tivessemos a riqueza per capita do Qatar ou Bareihn ate pagava a a quota-casa de banho... é ridiculo essa quota....eu n vou mais as modalidades pq o preço mm p socios é mt elevado p certos jogos! agora inventaram essa da quota modalidades q simplesmente n pago pq acho um absurdo....deixem-se de quotas especiais q é um escandalo e metam preços bons p tds os socios e vao ver q têm mais pessoas...

comentario triste, lamentável e de quem não está a par da realidade.

Eu vou só fazer contas: se visses 1 jogo por mês de cada modalidade de alta competiçao, (futsal, volei, basket, hoquei e andeboll), sem quota das modalidades, pagarias 27€. Se fosses socio das modalidades, pagarias mais 5€ de quotas e 0€ de bilhetes, logo vias cada jogo por 1€.

E eu disse 1 jogo de cada modalidade por mês, elas jogam entre 2 a 4 vezes por mes em casa, cada uma.

È como ir ao futebol todos os jogos em casa e não ter cativo.

Magnusson

Citação de: Amigo das modalidades em 31 de Janeiro de 2007, 16:07
Citação de: dvfer em 31 de Janeiro de 2007, 11:47

Realmente.

comentario triste, lamentável e de quem não está a par da realidade.

Eu vou só fazer contas: se visses 1 jogo por mês de cada modalidade de alta competiçao, (futsal, volei, basket, hoquei e andeboll), sem quota das modalidades, pagarias 27€. Se fosses socio das modalidades, pagarias mais 5€ de quotas e 0€ de bilhetes, logo vias cada jogo por 1€.

E eu disse 1 jogo de cada modalidade por mês, elas jogam entre 2 a 4 vezes por mes em casa, cada uma.

È como ir ao futebol todos os jogos em casa e não ter cativo.

Comparação errada Solnado, o Cativo pagas todo de uma vez, o que pode ser dificil para MUITA gente, a Quota são 5€ por mês e podes ir ao jogos todos, é diferente pagares 5€ por mês do que no minimo 80€ de uma vez...

P.S. Péssimo post Dvfer, PÉSSIMO, por falar em DV, talvez fosse boa ideia terem mesmo dado o € ao hóquei em vez de se abarbatarem a ele.

Amigo das modalidades

errada sim, no modo de pagamento. mas na questão da poupança, é comparavel! Era isso que queria transmitir.

pro futebol realmente é compreensivel que se perfira pagar 10€ por jogo do que 110 de uma vez. mesmo assim poupa-se (a longo prazo..) com o cativo.

Voltando à quota das modalidades, as vantagens sao obvias.

Magnusson

Citação de: Amigo das modalidades em 31 de Janeiro de 2007, 16:19
errada sim, no modo de pagamento. mas na questão da poupança, é comparavel! Era isso que queria transmitir.

Nos tempos que se corre interessa mais o modo de pagamento do que a poupança, ou pelo menos é equiparado...

Amigo das modalidades

Citação de: Magnusson em 31 de Janeiro de 2007, 16:21
Citação de: Amigo das modalidades em 31 de Janeiro de 2007, 16:19

Nos tempos que se corre interessa mais o modo de pagamento do que a poupança, ou pelo menos é equiparado...

tivesses esperado pelo edit!!!  :D :D :D

Magnusson