Plantel para o resto da época

Olho de Aguia

Citação de: TuBaS em 02 de Fevereiro de 2007, 00:21
Kramxel é uma boa perspectiva.
Nunca pensei que o FM pudesse "lançar" jovens promessas com tanta visão de jogo ao ponto de se estar a discutir o sentido tátctico num forum deste calibre  ;)
Estou no gozo!!!
Bom tópico, mais destes e menos do bota abaixo é que é preciso. Falemos de bola.

Com educacao, com civismo e sentido critico construtivo, estou com o TuBas. Falemos de bola.

Menino Do Rio

Por mim, o Benfica joga num 4x3x3, com dois extremos a flectir constantemente (Simão na esquerda e Miccoli ou Manú à direita, fazendo ambos sempre as movimentações flanco --> centro) e dois médios box-to-box a organizar o jogo. Além disso, teria laterais muito ofensivos, com liberdade de percorrer as alas por completo.

A atacar, os laterais sobem (um mais que o outro, obviamente), o trinco fica, mas o box-to-box sobem um pouco também, organizando o jogo lateralmente, circulando constantemente a bola de um lado para o outro. Cada vez que a bola chegasse num lateral, o extremo desse lado surgiria aberto e o do lado oposto fechava já como um segundo avançado. O ponta-de-lança recuava uns 3/4 metros no terreno para poder dar espaço à entrada do extremo como falso ponta-de-lança. Com isso, a equipa ganhave sempre várias opções de passe, e conseguiria fazer uma movimentação no sentido de subir a defesa, uma vez que o ponta-de-lança recuava, e abria um espaço nas costas da defesa para que o extremos recebessem a bola já com sentido de baliza.

Com isso, no ataque o Benfica teria 2 laterais na linha de fundo, 2 médios a 20/25 metros da baliza, um ponta-de-lança que serviria de pivot ofensivo na entrada da área, e dois extremos surgindo no espaço nas costas desse ponta-de-lança. Talvez fosse um balanceamento muito ofensivo, demais até, mas penso que se circulasse bem a bola isso daria certo. Teríamos a opção de cruzar para os extremos finalizarem, ou para o ponta-de-lança mais recuado; teríamos a opção de jogar no ponta-de-lança para este servir os extremos que estão flectindo, ou ainda para que virasse e rematasse; teríamos a opção dos remates de meia distância dos dois médios, e sempre teríamos 3 jogadores atrás da 2ª bola no ataque. Teríamos 3 jogadores de área, e não um ou dois.

Em compensação, teríamos apenas 3 jogadores na defesa no início da manobra defensiva. Seria fundamental uma pressão alta para que o axdversário demorasse a passar pela linha do meio-campo e a equipa pudesse recuar e se posicionar defensivamente.

Neste sistema, os jogadores que eu poria a titular seriam, do meio para a frente:

Katsouranis
     Karagounis     Rui Costa

Miccoli     Nuno Gomes     Simão

kramxel²

Citação de: Olho de Aguia em 02 de Fevereiro de 2007, 03:35

Sinceramente nao entendo bem isso de pressao baixa (sem nenhuma ironia). Se isso quer dizer que recuamos para a nossa area para pressionar o adversario ai, entao e o mesmo que dizer que das duas uma: ou que e o adversario que nos empurra para a nossa baliza (e porque la se fazem os golos - que e o que interessa- colocando-nos em aflicoes), ou por outro lado temos uma equipa masoquista instruida para sofrer e nos fazer sofrer a todos convidando o adversario a estar mais proximo da nossa baliza - estou a recordar-me do jogo com o Man. United, que nos retirou da liga dos Campeoes e pergunto-me qual destas duas hipoteses foi?

A maioria das equipas italianas jogam em pressão baixa.
A pressão baixa consiste em deixar o adversário entrar no nosso meio campo com a bola controlada, e só depois fazer a dita pressão.
Neste caso a defesa recua um pouco, para diminuir o espaço nas suas costas, e a pressão é mais eficaz porque é feita num curto espaço de terreno.

Explicando melhor a outra equipa soube com a bola e entra no nosso meio campo. A partir daí surge a nossa pressão.
Ora nessa situação a equipa tem tendencia a recuar para trás da bola, e como a outra equipa subiu no terreno, o espaço de jogo útil, por assim dizer, fica reduzido a menos de meio campo.
Este tipo de pressão é mais fácil de implementar que o modelo de pressão alta, pois este último requer que todos os jogadores pressionem. E para além disso a equipa tem de reagir de acordo com a posição do adversário.
Se o adversário vai para a esquerda, os avançados pressionam esse lado, mas o resto da equipa movimenta-se também nesse sentido, tapando o flanco.
Como num plantel é dificil encontrar, pelo menos, 6 ou 7 jogadores que saibam pressionar sem ser à toa e ter a resistencia necessária para o fazer o jogo todo, é dificil encontrar equipas que jogem em pressão alta.

Pelo outro lado, a pressão baixa é utilizada por equipas que tenham uma defesa sólida. Porque nesta situação, os adversários ao depararem-se com meio campo com 16 ou 17 jogadores, têm tendencia a fazer jogo directo, e para o suster convém ter centrais que sejam bons no jogo aéreo.
É por esta razão que a maior parte dos centrais em Itália têm mais tendencia a ser mais fortes na marcação, do que a serem rápidos.

Se alguém acha que as equipas italianas sofrem muitos golos, é uma conclusão muito duvidosa...
E olha que em mais lado nenhum do mundo vês defesas a jogar tão perto da sua baliza.

CitaçãoConclusao ou ha pressao, ou de todo nao ha pressao. Quando se diz pressao alta, entende-se por uma pressao exercida numa zona mais avancada do terreno, logo feita pelos avancados. Ok?
Pressao baixa, em futebol nao existe.
Significa que o Benfica nao pressiona pura e simplesmente

Um bom exemplo duma equipa que não pressiona é o SCP do ano do Jardel.
Eles deixavam a equipa adversária avançar sem oposição nenhuma, recuando a equipa cada vez mais, ou seja, pura e simplesmente não pressionavam.
Isso chama-se jogo de contenção.
A equipa recua, sem pressionar o adversário e só quando estes se aproximam da grande área há um aperto nas marcações.

Só uma nota para acrescentar que a selecção também joga em pressão baixa, embora alterne muitas vezes com a tal contenção dependendo do adversário.

CitaçãoEu nao aprecio isto, nao gosto, nao, nao e nao.

Lamento mas a opção não está nas nossas mãos...

CitaçãoVamos ao Luisao. Posso dizer que aprecio imenso o Luisao. E Verdade. Comigo sera sempre titular, porque tem muito valor e e fundamental no Benfica. Carissimo, nao e os jogadores que eu critico. E o tecnico. O Sr. Eng.! Esse e que eu acho que nao "pesca" nada disto. nadinha de nada. O Luisao na seleccao do Brasil nao pode querer ele passar a bola como a passa aqui directamente da defesa para o Ronaldinho, ou para o Robinho. Nao, o Luisao joga muito mais do que aquilo que este Sr. Eng. nos deixa ver.

O Luisão na selecção brasileira pura e simplesmente não joga...
Além disso, porquê desculpar o jogador que faz o passe e ao mesmo tempo culpar o treinador que está no banco... Não me parece que seja o FS a dizer ao Luisão para mandar as ditas charutadas.
Uma excepção para o jogo com o SCP, no qual a equipa usou e muitas vezes abusou do futebol directo, mas nesse caso sempre para lançar contra-ataques.

CitaçãoPara mim, um grupo de jogadores so faz uma equipa quando o que todos eles juntos fazem e maior do que a soma do que cada um deles faz sozinho. Deu para entender?

Nesse ponto 1000000000% de acordo.

CitaçãoRemate final. O Mourinho disse um dia que com 2 ou 3 jogadores do Leiria no Benfica seria Campeao, lembra-se? Esses 2 foram com ele para o Porto e o HOMEM disse: -" Pro ano o Porto e Campeao. E... va por aqui e pense nisto, no valor de cada um desses jogadores. No que eram, no que se tornaram e o que aconteceu a cada um deles no depois.

Eles revelaram-se pelo seu espirito de equipa, pela capacidade motivadora do Mourinho, mas também porque no fundo tinham essa capacidade.
E o Mourinho fez-lhes acreditar (descobrir) que a tinham.

P.S: Mas o que é que o Mourinho tem a ver com o resto da estória?

kramxel²

Citação de: Menino Do Rio em 02 de Fevereiro de 2007, 03:53

Katsouranis
     Karagounis     Rui Costa

Estou de acordo contigo em tudo o que escreveste, excepto no escalonamento da equipa.
E se fores a ver essa esse sistema está lá no post original, na versão 4x3x3.

O único problema é a tua colocação do Katsouranis a médio mais defensivo.
Como referiste no teu post, esse médio teria uma missão exclusivamente defensiva, cobrindo as subidas dos laterais e o balanceamento atacante da equipa.
Se o Katsouranis jogar nessa posição, a sua excelente capacidade de aparecer em zonas de finalização desaparece.
E não me parece que o Karagounis seja um jogador para o substituir nessa tarefa, pois é muito mais jogador de bola no pé (de drible), do que um jogador cerebral que se movimenta de acordo com as necessidades da equipa.

Daí a minha colocação do Petit a médio defensivo, e do Katsouranis mais à frente.

zikoli

Citação de: Kramxel em 01 de Fevereiro de 2007, 04:44
Agora que o mercado fechou e o plantel está definido para o resto da época, vamos olhar para ele e considerando todos os aspectos possíveis, encontrar as principais virtudes e defeitos.

Vamos ao mais simples
Entradas: Derlei, David Luiz
Saídas: Ricardo Rocha, Kikin, Alcides, Diego

Plantel Actual

GR: Quim, Moretto, Moreira

DC: Luisão, Anderson, David Luiz

DD: Nélson, Pedro Correia

DE. Léo, Miguelito

MD /MC: Petit, Katsouranis, Beto

MO/Nº10: Rui Costa, Karagounis, João Coimbra, Karyaka

EX: Simão, Manu, Paulo Jorge, Marco Ferreira

AC: Nuno Gomes, Miccolli, Derlei, Mantorras

Equipa tipo:

Sistema de jogo

O SLB joga normalmente em 4x4x2 losângulo, mas este é um sistema que se molda à equipa, ou seja, apesar de no papel ser um losângulo, a equipa joga de maneira diferente de acordo com a posse de bola.

Dinâmica de jogo

Se para defender, Nuno Gomes e Miccolli, ficam muitas vezes sozinhos na frente, e Simão cobre a zona central, quando tem a bola a equipa desdobra-se num 4x3x3 com Rui Costa e Katsouranis como apoio aos 3 da frente, subindo Simão para Extremo esquerdo e Miccolli fechando (nunca encostando à linha), no lado direito.

A dinâmica da equipa depende muito desta troca e por isso mesmo, a equipa prefere muitas vezes um estilo de jogo mais pausado, de forma a poder subir no terreno de forma controlada.
Uma nota para os Laterais que na fase ofensiva, especialmente Nélson, funcionam como autênticos extremos, libertando Katsouranis e Rui Costa para posições mais centrais, onde se sentem mais confortávies.

A equipa encontrou assim um verdadeiro equilibrio, quer a atacar quer a defender.
Na defesa a equipa recua em bloco e de modo organizado, encostando Katsouranis a Petit e ficando Simão um pouco mais à frente sempre à espera da opurtunidade de lançar o contra-ataque.
No ataque a equipa explana-se em 4x3x3 com laterais ofensivos e com Miccolli sempre encostado a Nuno Gomes abrindo assim o flanco a Nélson.

Problemas de transição

Os muito discutidos problemas de transição de ínicio de época foram resolvidos, com a mudança de estilo de jogo do Benfica.

Inicalmente a equipa tinha tendência, quando recuperava a bola, a explanar-se rapidamente para o ataque, e fazia-o como um bloco. Uma imagem de marca de Ronald Koeman

Ora quando a equipa perida a bola neste momento especifico, a equipa encontrava-se balanceada para o ataque, isto traduzia-se em laterais desposicionados e os falsos extremos bem abertos nas alas.

Ronald Koeman contrariava esta situação deixando os laterais, especialmente Alcides, sempre atrás, o que permitia combater esta situação com mais homens permanentemente atrás.

Fernando Santos sempre foi apologista dos laterais ofensivos, e em combinação com a habituação dos médios em subir para apoio ao contra-ataque, isto desiquilibrava a equipa.

2 Aspectos fundamentais

Recentemente o SLB joga de outra forma:
Quando recupera a bola, esta situação é dividida em 2 momentos.
Num primeiro momento quem sobe é Simão que ao receber a bola (o que acontece sempre, se virem com atenção aos jogos), em posição recuada, quase como médio centro.
Nesta altura Nuno Gomes e Miccolli abrem nas alas e juntamente com Simão tentam a jogada rápida.
Caso não seja possível, surge o 2º momento.

Neste 2º momento, há um jogador chave: Rui Costa.
É ele que vai segurar a bola de modo a que o resto da equipa suba no terreno,e a partir daí efectuar o chamado ataque organizado.

Principais Defeitos

Já vimos a maneira na qual a equipa se move no terreno.
E após essa observação e olhando atentamente para as características individuais dos jogadores, cedo se chega à conclusão que a equipa funciona melhor no 1º Momento do que no 2º.

A média de alturas é de 1,76 , o que obviamente leva à conclusão que a equipa apresenta algumas dificuldades no jogo aéreo.
Porque apesar de ter centrais de elevada estatura, quer os laterais, quer o médio mais defensivo, apresentam um défice nesta área.

O estilo de jogadores da equipa principal deixa transparecer jogadores mais de velocidade, do que jogadores de grandes contactos físicos.
Isto reflecte-se principalmente contra equipas que defendem muito atrás, e obrigam a uma disputa física entre avançados e centrais.

Nesse aspecto a falta de um Ponta de Lança, no verdadeiro sentido da expressão, possante e com capacidade de desgastar as equipas adversárias é a nossa principal lacuna.

Banco

Na análiise da equipa, o banco sai obviamente com uma imagem descolorida.
Neste se encontram alternativas, que eu caracterizo de escassas, face à qualidade do 11 titular.

Na baliza Quim depois de um início algo trémulo, agarrou o lugar e com a confiança do FS, só em caso de lesão será substituido. Neste momento está em grande forma.

Nas laterais quer Miguelito quer Pedro Correia, não se vislumbram com qualidade suficiente para preencher devidamente as ausências dos titularíssimos Nélson e Léo.

No centro da defesa David Luiz não será certamente alternativa credível a curto prazo (escrevi a minha opinião no tópico de boas-vindas). Se trabalhar com segurança, talvez na próxima época se afigure como titular. Só se Anderson repetisse os erros de início de época haveria alguma alteração.

No meio campo Petit e Katsouranis têm lugar cativo. Rui Costa vai necessitar de ter um jogador para a sua posição, presumivelmente Karagounis (o bombeiro de serviço), pois não vai aguentar sempre jogar os 90 minutos.
Beto, Karyaka e João Coimbra só em caso de lesão de algum titular, poderão espreitar a titularidade, e mesmo assim o mais provável é a troca de sistema base...

Na frente Simão é indiscutivel, Nuno Gomes também (apesar de algumas exibições claramente mediocres esta época) e Miccolli, se continuar a apresentar a irregularidade em termos de lesões, ficará com o lugar em risco, isto se Derlei cumprir com o que dele é esperado.
Mantorras é carta fora do baralho como, de resto, FS já admitiu.
Manu é uma incógnita mas aos 24 anos tarda em mostrar o seu valor.
Paulo Joprge apesar dum bom iníco de época, no qual se assumiu como jopgador importante, depois da lesão parece que perdeu algo, e agora com a chegada de Derlei menos espaço terá.
Quanto ao Marco Ferreira, a sua contratação foi para muitos uma verdadeira surpresa. O seu nível futebolistico no SLB anda muito longe do que já fez, principalmente no V.Setúbal. Como tal não se vislumbram muitas hípóteses, sequer para estar no banco, quanto mais para titular...

Perspectivas para o resto da éopoca

Campeonato: Continuar com o que temos feito ultimamente pois é 5 estrelas e aproveitar os deslizes do FCP. Não está nas nossas mãos, mas também não anda muito longe.

Taça UEFA : Neste tipo de competição a sorte desenpenha um aspecto enorme, sorte nos sorteios (lembrem-se dos adversários do FCP no ano da Taça UEFA), e também sorte nos próprios jogos uma vez que não há lugar para "dias não".

Taça de Portugal : O troféu que mais hipóteses temos de conquistar, e o FS também já demonstrou, e muito bem, que não há lugar para facilitismos numa prova que dá acesso às competições europeias (pormenor que muito boa gente se esquece, especialmente nos anos que ficavamos em 5º)

Conclusão

Após isto tudo resta-me agradecer a quem (poucos) se deu ao trabalho de ler este post, e a certeza de que com a sorte do nosso lado, especialmente em termos de lesões na equipa titular, podemos conseguir alguma coisa.

Saudações Benfiquistas
este homem e um grande benfiquista ..parabens!! espero ser campeao nos merecemos essa alegria mais do k kualker ekipa temos sido os melhores em todos aspectos..viva o benfica :) :) :) :uglystupid2:

Menino Do Rio

Citação de: Kramxel em 02 de Fevereiro de 2007, 06:20
Citação de: Menino Do Rio em 02 de Fevereiro de 2007, 03:53

Katsouranis
     Karagounis     Rui Costa

Estou de acordo contigo em tudo o que escreveste, excepto no escalonamento da equipa.
E se fores a ver essa esse sistema está lá no post original, na versão 4x3x3.

O único problema é a tua colocação do Katsouranis a médio mais defensivo.
Como referiste no teu post, esse médio teria uma missão exclusivamente defensiva, cobrindo as subidas dos laterais e o balanceamento atacante da equipa.
Se o Katsouranis jogar nessa posição, a sua excelente capacidade de aparecer em zonas de finalização desaparece.
E não me parece que o Karagounis seja um jogador para o substituir nessa tarefa, pois é muito mais jogador de bola no pé (de drible), do que um jogador cerebral que se movimenta de acordo com as necessidades da equipa.

Daí a minha colocação do Petit a médio defensivo, e do Katsouranis mais à frente.

A minha intenção ao colocar o Katsouranis a médio-defensivo, é fazer com que a circulação de bola seja melhor desde o início da transição defesa/ataque. O Katsouranis defende bem à zona, passa bem e remata bem de longe, além de ser bom no jogo aéreo. Penso que é um médio-defensivo muito completo, e seria com ceretza um acréscimo de qualidade ao jogo da equipa recuá-lo no terreno. Talvez perdêssemos um pouco de poder de fogo, mas penso que a equipa ganharia o domínio do meio-campo. Escolhi o Karagounis porque achei muito ousado pôr o João Coimbra na equipa titular assim, porque ele é o jogador que penso ser capaz de organizar o jogo ao lado do Maestro. O Nuno Assis está suspenso, e o Karyaka não pressiona muito em termos defensivos. O ideal mesmo era buscar um jogador que defendesse bem e que passasse muito bem a bola, mas não há necessidade vital de se buscar um jogador com essas características.