Miki Fehér, o Eterno 29

Avançado, (1979-07-20 - 2004-01-25),
Hungria
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2004), 37 jogos (1514 minutos), 8 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

pauliter

Impressionante como quase que já passaram 20 anos..

No entanto está cá sempre a memória e em cada ano que passa continua viva e continua a marcar este dia pela emoção que cada um de nós sentiu em 2004.

A única camisola do Benfica que comprei tem o seu nome.

Eterno Fehér.

Festivus

Na altura eu nem tinha pensado nisto pois era ainda um miúdo. Mas após este tempo todo, quando alguém menciona o Feher eu penso na seguinte questão:

Quantos clubes tiveram um caso parecido com este, com um jogador a morrer em campo num jogo oficial e em directo para a televisão? Pouquíssimos. Assim de repente só estou a ver o Benfica, mesmo.

É preciso azar. Pior que este caso na história do futebol de mortes de atletas só estou a ver os casos dos desastres aéreos que mataram as equipas do Torino e do Manchester United. Ou aquela equipa Africana no final dos anos 90 que morreu atingida com um raio ou lá o que foi.

Citação de: tiago1991 em 20 de Julho de 2022, 22:13
mais de 20 anos depois faria hoje meros 43 anos

fodam, bebam e comam

um gajo nunca sabe quando chega a hora
Mas também convém não abusar se se quiserem ter uma vida longa.

The_Riggs

Lá em casa não havia Sporttv nem nada do género, estava a ouvir na rádio, ainda miúdo, sem entender bem o que se estava a passar. Lembro-me que o Marcelo comentava na TVI e de imediato o comentário passou a ser apenas e só sobre isso, com o professor sempre a mencionar " ele ainda não morreu" como que a tentar evitar o sensacionalismo ao mesmo tempo que mantinha o optimismo.

É um momento inesquecível para qualquer pessoa daquela altura.
Numa vida normal o Fehér teria sido uma nota de rodapé na história do Benfica e era bom que tivesse mesmo sido isso que tivesse acontecido.

Festivus

Citação de: The_Riggs em 21 de Julho de 2022, 05:26
Lá em casa não havia Sporttv nem nada do género, estava a ouvir na rádio, ainda miúdo, sem entender bem o que se estava a passar. Lembro-me que o Marcelo comentava na TVI e de imediato o comentário passou a ser apenas e só sobre isso, com o professor sempre a mencionar " ele ainda não morreu" como que a tentar evitar o sensacionalismo ao mesmo tempo que mantinha o optimismo.

É um momento inesquecível para qualquer pessoa daquela altura.
Numa vida normal o Fehér teria sido uma nota de rodapé na história do Benfica e era bom que tivesse mesmo sido isso que tivesse acontecido.
Foi contratado pelo Porto mas fez pouco lá. Esteve emprestado em clubes como o Salgueiros e o Braga. Foi neste último onde se destacou mais. E o Cajuda gostava dele e queria-o tentar contratar ao Benfica até para ter de volta numa equipa dele.

No Benfica também não era titular. Era um mero jogador suplente. Marcou 8 golos em duas épocas mas não me lembro de nenhum, sinceramente.

Nunca se discute sobre as qualidades do Feher como jogador. O que é compreensível, mas pergunto-me se realmente a maioria lembra-se dele como jogador sequer? Jogou no Porto e no Benfica e era um mero suplente. Quando foi para o Porto ainda era muito novo, daí a ser emprestado a dois clubes diferentes.

Se Feher ainda hoje fosse vivo, acho que só mesmo os adeptos do Braga se lembrariam vagamente bem dele. Ele singrou num Braga que ainda não era o Braga do Salvador que vaj à Liga Europa com regularidade e luta pelo quarto e as vezes até pelo terceiro lugar.

O Feher seria realmente uma mera nota de rodapé na história do Benfica. O mais provável seria ser vendido após 2003/2004 ou assim. Como nos lembraríamos dele hoje em dia se ele nunca tivesse falecido naquela noite em Guimarães?

Não era um craque mas também não me lembro de ninguém o considerar um cepo. Acho que seria lembrado numa escala parecida à do Alan Kardec talvez? Quem sabe...

Francescoli

Citação de: Festivus em 21 de Julho de 2022, 01:00
Na altura eu nem tinha pensado nisto pois era ainda um miúdo. Mas após este tempo todo, quando alguém menciona o Feher eu penso na seguinte questão:

Quantos clubes tiveram um caso parecido com este, com um jogador a morrer em campo num jogo oficial e em directo para a televisão? Pouquíssimos. Assim de repente só estou a ver o Benfica, mesmo.

É preciso azar. Pior que este caso na história do futebol de mortes de atletas só estou a ver os casos dos desastres aéreos que mataram as equipas do Torino e do Manchester United. Ou aquela equipa Africana no final dos anos 90 que morreu atingida com um raio ou lá o que foi.

fodam, bebam e comam

António Puerta morreu em campo pelo Sevilla e o Marc-Vivien Foé morreu em campo com a camisola da selecção dos Camarões.

Só me lembro destes 3 casos.

A equipa africana de que falas deve ser a selecção da Zãmbia em 93 e foi desastre aéreo também.

P245RS

tiago1991

Citação de: Festivus em 21 de Julho de 2022, 01:00

fodam, bebam e comam

em direto existiu o foé na seleção dos camarões

jogadores que morreram de ataque cardíaco infelizmente existe uns quantos

tiago1991

lembro-me na altura que ele começou a época em evidencia, depois foi desaparecendo até esse fatídico dia que entre a 10 minutos do fim

era um jogador mediano, mas só tinha 24 anos, acredito que pudesse fazer uma carreira jeitosa em clubes do nível do Braga

GTtdi_SLB

Hoje despertei-me, melancólico, a pensar neste rapaz.

https://www.youtube.com/watch?v=jsg9hNOYdf0

Descanso Eterno, amigo. Közely Helieken.

hugoPT92

Kurt Cobain 10

hugoPT92

Faroleiro

bruno_slb_