José Augusto

Como médio:

Médio, 87 anos,
Portugal
Equipa Principal: 11 épocas (1959-1969), 382 jogos (32523 minutos), 177 golos

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça de Portugal (3), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Como treinador:

Treinador, 87 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (1969-1970), 17 jogos (12 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Títulos: Taça de Portugal (1)

Manpaz1904

Foi bicampeão europeu e um dos melhores extremos-direitos do Mundo. Pelé ficou impressionado quando o viu jogar.

RECORD – Como é chegar aos 75 anos com tanta saúde?

JOSÉ AUGUSTO – É uma bênção que confirma a ideia segundo a qual quanto mais velhos ficamos, mais coisas temos para fazer. Esta idade permite-nos ver as coisas de outra maneira, com maior tolerância e sensatez. Quando olho para trás, parece que o tempo correu depressa de mais e tudo se passou ontem. Não tenho dúvidas: os momentos mais belos que passei na vida foram os de jogador – isto depois, claro está, do nascimento dos meus filhos e netos.

R – É possível fazer um balanço deste período?

JA – O balanço é simples: foi tudo maravilhoso e não teria sido possível sem o Barreirense, o Benfica e a Seleção Nacional, as minhas maiores paixões desportivas. Só lamento que o meu pai não tenha estado cá para ver tudo o que fiz, ganhei e atingi no futebol. Ele foi a minha grande inspiração. Melhor sorte tive eu, ao ver o meu filho vestir a camisola no basquetebol, ao lado de Pedro Miguel, José Carlos Guimarães, entre outros.

R – O seu pai nunca o viu jogar a sério?

JA – Nunca. Já tinha morrido quando comecei. A minha ligação ao Benfica é muito anterior a 1959, ano em que assinei contrato. Sou benfiquista desde que me conheço mas houve razões para consolidar esse amor. O meu pai jogava no Barreirense e adoeceu gravemente dos pulmões. Em 1947, tinha eu 10 anos, o Benfica disponibilizou a sua equipa no sentido de angariar fundos para ajudá-lo. Vieram fazer um jogo ao Barreiro, com todos os titulares, com a receita a reverter para o meu pai. Naquele tempo punha-se uma caixa aberta à entrada do estádio e as pessoas davam o que queriam. Rendeu 30 mil escudos, uma fortuna para a época. Eu era miúdo e nunca me esqueci nem esquecerei daquele ato extraordinário.

Leia esta entrevista na íntegra na edição impressa de Record desta sexta-feira.

BC

Parabéns José Augusto!

Viva o Benfica

Dudek

Parabéns Grande Zé Augusto! Que conte muitos ao nosso lado  :)

SonicYouth

Muitos parabéns enorme José Augusto!!!
Muita saúde e muitas felicidades!!

Eddie_

Parabéns Grande José Augusto!

faneca_slb4ever


ana_lopes2009


sagan1976

Muitos parabéns, José Augusto. VIVA O BENFICA!!!

VodkaBoy


JoséTorres

#144
Muitos Parabéns Sr. José Augusto!

"Sou benfiquista desde que me conheço mas houve razões para consolidar esse amor. O meu pai jogava no Barreirense e adoeceu gravemente dos pulmões. Em 1947, tinha eu 10 anos, o Benfica disponibilizou a sua equipa no sentido de angariar fundos para ajudá-lo. Vieram fazer um jogo ao Barreiro, com todos os titulares, com a receita a reverter para o meu pai. Naquele tempo punha-se uma caixa aberta à entrada do estádio e as pessoas davam o que queriam. Rendeu 30 mil escudos, uma fortuna para a época. Eu era miúdo e nunca me esqueci nem esquecerei daquele ato extraordinário."

Isto é o Benfica.

Universo Benfica


Messi87

Jornal "O Benfica"
José Augusto: "A minha carreira foi muito bonita"

José Augusto foi um dos melhores jogadores do Futebol português e do Benfica. Durante 11 épocas de "águia ao peito" conquistou 13 títulos, disputou cinco finais europeias e venceu duas. Ele é um símbolo da Mística.

Completa esta sexta-feira 75 anos de vida e grande parte dela foi dedicada ao Sport Lisboa e Benfica. Como se sente?
Os 75 anos não me pesam absolutamente nada! Olha para trás e o ontem parece-me que foi hoje. Foi uma vida vivida e que me enche de orgulho, porque com o Benfica tudo é fácil tudo é bonito. A minha carreira foi uma carreira muito bonita. Penso que preenchi tudo aquilo que é uma exigência de vida, que ia aparecendo pouco a pouco, e que ia preenchendo toda uma vida bastante significativa para mim, porque aquilo que sempre soube fazer foi viver com desportivismo.

Chegou com 21 anos ao Clube do coração. Como viveu esse momento? Ainda para mais a sua contratação foi envolta em alguma polémica – o FC Porto tentou contratá-lo...
É verdade! Mas a última vontade foi sempre minha. Isso, realmente, aconteceu. No primeiro encontro entre direcções do Benfica e do Barreirense, a direcção do Barreirense pediu muito...

Como foi o embate ao chegar ao Glorioso?
Eu já cheguei jogador feito, com percurso nas Selecções Juvenis e conhecia muitos jogadores do Benfica. Não foi difícil para mim. E sempre que chegou um jogador ultramarino ou de outro clube, Leixões, V. Guimarães, etc, eles foram sempre bem recebidos, porque havia um conceito ético de solidariedade, no qual era criado um ambiente bastante familiar.

Como é que o Béla Gutmann vos preparou para a conquista da primeira conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1961?
Ele tinha coisas formidáveis! Dizia-nos que era importante o dinheiro que ganhávamos no final de cada mês. Recebíamos, como ele dizia, um "envelope gorda"! Nessa altura, chegávamos a ganhar 20 a 25 contos por mês. Recebíamos "luvas" de três em três meses...

Leia na íntegra a entrevista na edição desta sexta-feira do Jornal "O Benfica".

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/22275/language/pt-PT/Jose-Augusto-A-minha-carreira-foi-muito-bonita.aspx

slbenfever

Parabéns José Augusto!

Elvis the Pelvis

Parabéns grande José Augusto, um dos melhores jogadores da história do Benfica.

faneca_slb4ever

Na edição desta sexta-feira
José Augusto foi director do Jornal "O Benfica" por um dia


Em paralelo com o que aconteceu com Pedro Mantorras, também José Augusto foi director do Jornal "O Benfica" por um dia, na altura em que celebra 75 anos de vida.

O Bicampeão europeu esteve presente no fecho da edição, tomou conhecimento da azáfama desse momento, observou a paginação do Jornal e como se estrutura uma edição semanal. José Augusto aproveitou ainda para recordar edições antigas, avivou memórias e deu uma "olhadela" no funcionamento do Site Oficial do Clube.

Por fim, dizer que o antigo jogador do Benfica escreveu o Editorial desta edição onde partilhou a felicidade de ter sido por um dia director do Jornal, mostrou-se disponível para voltar a colaborar com a publicação e fez um pequeno resumo do que pode ler na edição que está esta sexta-feira nas bancas. Não perca!

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/22278/language/pt-PT/Jose-Augusto-foi-director-do-Jornal-O-Benfica-por-um-dia.aspx