Apitos Dourado e Final

BENFICA1975

Título: Apanhado no Furacão Data: 21-05-2008
Fonte: Sábado Páginas: 84/86
Autor: ANTÓNIO JOSÉ VILELA

FRAUDE FISCAL. FUTEBOL CLUBE DO PORTO INVESTIGADO

Apanhado no Furacão

Uma busca efectuada no âmbito da operação Furacão encontrou indícios defraude fiscal por parte do clube de Pinto da Costa. Estão em causa transferências de muitos milhões

ANTÓNIO JOSÉ VILELA

A 6 de Dezembro de 2006, sob a supervisão de representantes da Ordem dos Advogados, vários inspectores da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos, militares da Brigada Fiscal e procuradores do Ministério Público entraram na consultora Deloitte Portugal e apreenderam milhares de documentos sobre actividades financeiras de diversas empresas. A busca acabou nesse dia. Mas só mais tarde é que o procurador titular da operação Furacão, Rosário Teixeira, percebeu que tinha também em mãos um conjunto de informações onde constavam movimentos bancários, via offshores, alegadamente usados em negócios de transferências de futebolistas. Foi assim que o Futebol Clube do Porto (FCP) entrou no rol de suspeitos de fugas ao fisco.

O processo Furacão, que incide sobre alegados crimes de fraude fiscal com recurso a esquemas financeiros que passam pela circulação de dinheiro por contas e empresas localizadas em paraísos fiscais, continua assim a somar alvos. Depois dos bancos, das construtoras e de um sem-número de empresas, é agora a vez do FCP. O processo-crime, aberto em Março deste ano, é o resultado de mais uma certidão (já terão sido retiradas cerca de uma dúzia do inquérito principal) ordenada pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público (MP).

Durante a segunda fase de buscas do processo Furacão, o MP visou a Deloitte Portugal, em Lisboa e no Porto, uma empresa especializada em auditoria e consultadoria fiscal que prestava serviços a empresas suspeitas de usarem esquemas de fuga aos impostos. Contactada pela SA- BADO, a empresa não respondeu às questões enviadas por email, mas fontes policiais e judiciais garantem que foi na sede da Deloitte, no Edifício Atrium Saldanha, em Lisboa, que terá sido apreendida a documentação referente à transferência de jogadores do FCP. Segundo apurou a SA- BADO, o MP acredita que há indícios de fuga ao fisco em diversas operações de venda de jogadores do FCP realizadas entre 2003 e 2006.

Em causa, poderão estar negócios de muitos milhões de euros, com destaque para as transferências de Deco (Barcelona), Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira (Chelsea) ou Maniche, Costinha, Derlei e Seitaridis (Dínamo de Moscovo). Mas estes são apenas alguns dos negócios de milhões efectuados sob a gestão de Pinto da Costa, tendo a SAD do FCP, em todos eles, cumprido na íntegra os regulamentos da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que obrigam os clubes a informarem publicamente

ccm

Citação de: RC10Forever em 22 de Maio de 2008, 13:17

ha hoje um blog que chama a atenção para o facto de o Reco-Reco ter retirado a secção do Apito Dourado do site...

já alguem tinha reparado. So vi agora...

Futebol > Nacional > arbitragem > a. dourado  O0

Di Nes

Escutas publicadas no CM

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=238955

    2007-04-18 - 13:01:00

    Uma rede de informação bem montada
    As conversas proibidas

    As escutas do 'Apito Dourado', anexas ao processo em investigação, mostram Pinto da Costa a conversar com frequência com Pinto de Sousa, combinando os árbitros que iriam dirigir os jogos da Taça.

    Revelam também que o dirigente portista – que ontem completou 25 anos sobre a data em que pela primeira vez foi eleito presidente do FC Porto – sabia antecipadamente os castigos dos seus atletas (nas edições de domingo e segunda-feira o CM já tinha revelado que Pinto da Costa soube antecipadamente dos castigos a aplicar a Deco e Mourinho) e mostram também o presidente portista a conversar com Pinto de Sousa sobre as classificações dos árbitros.

    Nem todas as escutas que hoje revelamos deram origem a inquéritos autónomos, mas todas foram usadas por Carlos Teixeira, o magistrado de Gondomar responsável pelo inquérito, para demonstrar o poder de Pinto da Costa no mundo do futebol.

    Um poder relacionado com os 45 anos que leva como dirigente do FC Porto em várias modalidades, mas desde 1976 sempre ligado ao futebol, primeiro como chefe do departamento de futebol e depois como presidente do clube, a partir de 1982.

    Só entre 1980 (ano do chamado 'Verão Quente' portista) e 1982 Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, que completará 70 anos no próximo dia 28 de Dezembro, esteve afastado do clube, mas não do futebol pois nesse período continuou a ter muitos contactos com jogadores e treinadores, nomeadamente José Maria Pedroto.

    José António Pinto de Sousa, que aparece nas escutas como presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, era um dos vários amigos de juventude que também fizeram carreira no desporto. Esta é aliás uma das justificações que tem apresentado nos vários interrogatórios a que foi sujeito para justificar a aparente familiaridade com o dirigente.

    VALENTIM PEDIU PARA SER OUVIDO

    Valentim Loureiro foi ouvido na semana passada pelo Ministério Público do Porto, a seu pedido. O ex-presidente da Liga respondeu no âmbito da acusação relacionada com o jogo Naval 1.º de Maio-Chaves e que envolve também o árbitro Paulo Baptista, da 1.ª categoria.

    A inquirição de Valentim Loureiro foi então requerida pela defesa que pretendeu demonstrar não ser verdadeira a tese do Ministério Público. Em causa está um contacto com o árbitro de Portalegre que Valentim assegura não ter como objectivo beneficiar o clube da Figueira da Foz. Recorde-se ainda que neste processo já foram arquivadas as suspeitas relativas a Aprígio Santos, presidente do Nacional, e também Júlio Mouco, ex-vogal da Comissão de Arbitragem.

    ADELINO CALDEIRA

    23/12/2003

    Pinto da Costa recebe uma chamada de Adelino Caldeira, administrador da SAD azul-e-branca. Mais uma vez, o dirigente portista consegue saber por antecipação qual vai ser o castigo que a Comissão Disciplinar vai aplicar a um determinado atleta.

    Pinto da Costa (PC) – Estou.

    Adelino Caldeira (AC) – Estou! Presidente?

    PC – Sim...

    AC – Adelino Caldeira. Como está?

    PC – Tudo bem?

    AC – Tudo bem, está tudo bem. Olhe o que lhe vou dizer agora é para si mesmo!

    PC – Sim, sim.

    AC – Só pode dizer ao Mourinho, a mais ninguém! [...] É assim, o McCarthy vai ser despenalizado por um jogo! [...] Portanto, vai poder jogar no próximo. Mas atenção que não se pode saber porque a reunião só vai ser na terça-feira! Foi tomada a decisão hoje, de baixarem um jogo, mas a decisão formal, o acórdão, só pode ser redigido na terça-feira e formalmente é só na terça-feira que é decidido.

    PC – Não, eu nem ao Mourinho digo.

    AC – Pronto, é só para lhe dizer... se não eles podem voltar atrás [...] Terça-feira fica espantado, pronto!

    PINTO DE SOUSA

    03/02/2004

    Pinto da Costa e Pinto de Sousa conversam sobre as incidências do jogo Sporting-FC Porto (onde se verificou depois o incidente da camisola alegadamente rasgada a Rui Jorge por José Mourinho) e falam de Lucílio Baptista, o árbitro que apitou aquele jogo. Pinto da Costa não poupa críticas ao juiz do jogo.

    Pinto da Costa (PC) – O sr. Lucílio Baptista acha que é um penálti, porque é um vigarista!

    Pinto de Sousa (PS) – É!

    PC – Aliás. Estava tão comprometido.

    PS – Sim...

    PC – Estava tão comprometido,que os meus jogadores chamaram-lhe tudo, de filho da puta para cima e ele ria-se deles. Estás a perceber?

    PS – Também não achas que ia expulsar aquela malta toda. Estragava o jogo, não é?

    PC – Não, se ele estivesse de consciência tranquila, expulsava carago! Agora, foi de filho da puta para cima. 'És um vigarista, és um filho da puta'!

    PS – Até se vê na televisão.

    PC – O gajo só se ria. Chamaram-lhe de tudo, filho da puta, gatuno, ladrão, vendido e o caralho. E o gajo ria-se.

    PS – Ah, ah, ah!

    PC – Um dia, quando eu encontrar esse gajo, vou dizer-lhe: 'Você é um vigarista do caralho!'. Só quero ver se ele tem jogo hoje!

    PC – Olha, da Taça vai ter, pá! Mas eu já te tinha avisado pá! Já estava montado isso há muito tempo

    PC – Não, digo se vai ter domingo.

    PC – Ah, para domingo vamos ver.

    PC – Pode ser que o fodam na Figueira. Que ele tenha lá uma surpresa.

    PINTO DE SOUSA

    02/02/2004

    Pinto da Costa e Pinto de Sousa comentam as incidências de um jogo Boavista-Guimarães arbitrado por Paulo Baptista. Depois, o presidente dos azuis-e- -brancos pede a Pinto de Sousa para falar com Luís Guilherme, de forma a combinarem as nomeações da jornada seguinte.

    Pinto da Costa – Não! Eu disse-te a ti, os dois penáltis, são penáltis, não houve nenhum erro crasso [...] E apitar o Boavista, para um gajo que não esteja ali a pensar que o major é o presidente da Liga, é complicado... porque com aquelas palhaçadas todas, o gajo tem de os pôr na rua.

    Pinto de Sousa – Pois é...

    [...]

    PC – Agora, tudo isto nasce de uma má nomeação do imbecil...

    PS – É, sem dúvida!

    PC – Olha, não te esqueças mas é de comunicar ao gajo, para ele não queimar nenhum [...] Devias pedir por escrito, para ficar.

    PS – É, vou-lhe mandar por escrito. Vou-lhe telefonar e dizer [...] vou-lhe mandar por escrito, os jogos.

    PC – Os jogos, esses quatro vão fazer esses jogos! Diz mesmo, esses jogos!

    PS – Digo.

    PC – É, assim ele já não tem desculpa.

    PINTO DE SOUSA

    02/01/2004

    Pinto de Sousa, responsável pela arbitragem na Liga, pergunta a Pinto da Costa se ele aceita Jacinto Paixão para arbitrar um jogo da Taça. Antes disso, Pinto da Costa diz a Pinto de Sousa que deve alterar a classificação de um árbitro.

    Pinto da Costa (PC) – Estou.

    Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!

    PC – Já rectificaste a nota do homem?

    PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!

    PC – Ah???

    PS – 8... 8,4

    PC – É uma boa nota!

    PS – É uma boa nota!

    PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!

    PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?

    PC – Ah!

    PS – Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.

    PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!

    PS – Eh, eh, eh!

    PC – Mas não é de muito longe? [...]

    PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.

    PC – Por mim, pode.

    Poucas horas depois, Pinto de Sousa volta a telefonar a Pinto da Costa. Afinal, Jacinto Paixão não pode ser nomeado porque vai apitar um jogo do Estoril.

    Pinto de Sousa (PS) – Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado [...] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.

    Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!

    PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...

    PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?

    PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.

    PC – Qual é o jogo?

    PS – Talvez o Nacional, com o Leiria [...]

    PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.

    PS – É, mas esse vai para Leiria.

    PC – É, está bem.

    PINTO DE SOUSA

    30-11-2003

    Dias antes do jogo FC Porto-Maia, um dos encontros que o procurador de Gondomar investigou, Pinto de Sousa perguntou a Pinto da Costa se estava de acordo com a nomeação do árbitro.

    Pinto de Sousa (PS) – Houve um árbitro pá, que anda assim com problemas... que me pediu para eu jantar com ele e eu fui

    Pinto da Costa (PC) – Quem é?

    PS – O Nuno Almeida.

    PC – Ah!

    PS – Um do Algarve, pá [...] Estou a pensar nomeá-lo para o Porto-Maia... vês algum inconveniente?

    PC – Não, acho bem! É bom árbitro. [...] Mas é um bocado difícil justificar um gajo de tão longe!

    PS – É. mas é taça, é taça. [...] E ele pediu-me para ir o Paulo Januário como assistente.

    PC – Está bem, ajuda.

    PS – É. Ajuda um bocado.

    PINTO DE SOUSA

    01-03-2004

    Pinto de Sousa liga a Pinto da Costa pedindo-lhe que escolhesse o árbitro para a meia-final da taça de Portugal. Pinto da Costa escolhe Bruno Paixão.

    Pinto da Costa (PC) – Estou?

    Pinto de Sousa (PS) – Estou. [...] Olá Jorge. Ouve lá, já tens alguma ideia para a final da taça?

    PC – Para a final?

    PS – Para a meia-final pá, para a meia-final.

    PC – Ó pá, eu... queres internacional, né?

    PS – É, mais ou menos pá.

    PC – Acho que pode ser o Bruno!

    PS – O Bruno?

    PC – Não é?

    PS – Hum...

    PC – Não nos apita há muito...

    PS – Deixa ver, o Bruno só tem um defeito...

    PC – Qual é?

    PS – É ter feito um jogo agora... Mas pode ser. Vamos ver.
    15:43

sanfinense

PC – Estava tão comprometido,que os meus jogadores chamaram-lhe tudo, de filho da puta para cima e ele ria-se deles. Estás a perceber?



Jogar à bola é mais fácil, quando as regras são iguais para todos!


Bleach

Citação de: Di Nes em 24 de Maio de 2008, 13:08
Escutas publicadas no CM

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=238955

    2007-04-18 - 13:01:00

    Uma rede de informação bem montada
    As conversas proibidas

    As escutas do 'Apito Dourado', anexas ao processo em investigação, mostram Pinto da Costa a conversar com frequência com Pinto de Sousa, combinando os árbitros que iriam dirigir os jogos da Taça.

    Revelam também que o dirigente portista – que ontem completou 25 anos sobre a data em que pela primeira vez foi eleito presidente do FC Porto – sabia antecipadamente os castigos dos seus atletas (nas edições de domingo e segunda-feira o CM já tinha revelado que Pinto da Costa soube antecipadamente dos castigos a aplicar a Deco e Mourinho) e mostram também o presidente portista a conversar com Pinto de Sousa sobre as classificações dos árbitros.

    Nem todas as escutas que hoje revelamos deram origem a inquéritos autónomos, mas todas foram usadas por Carlos Teixeira, o magistrado de Gondomar responsável pelo inquérito, para demonstrar o poder de Pinto da Costa no mundo do futebol.

    Um poder relacionado com os 45 anos que leva como dirigente do FC Porto em várias modalidades, mas desde 1976 sempre ligado ao futebol, primeiro como chefe do departamento de futebol e depois como presidente do clube, a partir de 1982.

    Só entre 1980 (ano do chamado 'Verão Quente' portista) e 1982 Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, que completará 70 anos no próximo dia 28 de Dezembro, esteve afastado do clube, mas não do futebol pois nesse período continuou a ter muitos contactos com jogadores e treinadores, nomeadamente José Maria Pedroto.

    José António Pinto de Sousa, que aparece nas escutas como presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, era um dos vários amigos de juventude que também fizeram carreira no desporto. Esta é aliás uma das justificações que tem apresentado nos vários interrogatórios a que foi sujeito para justificar a aparente familiaridade com o dirigente.

    VALENTIM PEDIU PARA SER OUVIDO

    Valentim Loureiro foi ouvido na semana passada pelo Ministério Público do Porto, a seu pedido. O ex-presidente da Liga respondeu no âmbito da acusação relacionada com o jogo Naval 1.º de Maio-Chaves e que envolve também o árbitro Paulo Baptista, da 1.ª categoria.

    A inquirição de Valentim Loureiro foi então requerida pela defesa que pretendeu demonstrar não ser verdadeira a tese do Ministério Público. Em causa está um contacto com o árbitro de Portalegre que Valentim assegura não ter como objectivo beneficiar o clube da Figueira da Foz. Recorde-se ainda que neste processo já foram arquivadas as suspeitas relativas a Aprígio Santos, presidente do Nacional, e também Júlio Mouco, ex-vogal da Comissão de Arbitragem.

    ADELINO CALDEIRA

    23/12/2003

    Pinto da Costa recebe uma chamada de Adelino Caldeira, administrador da SAD azul-e-branca. Mais uma vez, o dirigente portista consegue saber por antecipação qual vai ser o castigo que a Comissão Disciplinar vai aplicar a um determinado atleta.

    Pinto da Costa (PC) – Estou.

    Adelino Caldeira (AC) – Estou! Presidente?

    PC – Sim...

    AC – Adelino Caldeira. Como está?

    PC – Tudo bem?

    AC – Tudo bem, está tudo bem. Olhe o que lhe vou dizer agora é para si mesmo!

    PC – Sim, sim.

    AC – Só pode dizer ao Mourinho, a mais ninguém! [...] É assim, o McCarthy vai ser despenalizado por um jogo! [...] Portanto, vai poder jogar no próximo. Mas atenção que não se pode saber porque a reunião só vai ser na terça-feira! Foi tomada a decisão hoje, de baixarem um jogo, mas a decisão formal, o acórdão, só pode ser redigido na terça-feira e formalmente é só na terça-feira que é decidido.

    PC – Não, eu nem ao Mourinho digo.

    AC – Pronto, é só para lhe dizer... se não eles podem voltar atrás [...] Terça-feira fica espantado, pronto!

    PINTO DE SOUSA

    03/02/2004

    Pinto da Costa e Pinto de Sousa conversam sobre as incidências do jogo Sporting-FC Porto (onde se verificou depois o incidente da camisola alegadamente rasgada a Rui Jorge por José Mourinho) e falam de Lucílio Baptista, o árbitro que apitou aquele jogo. Pinto da Costa não poupa críticas ao juiz do jogo.

    Pinto da Costa (PC) – O sr. Lucílio Baptista acha que é um penálti, porque é um vigarista!

    Pinto de Sousa (PS) – É!

    PC – Aliás. Estava tão comprometido.

    PS – Sim...

    PC – Estava tão comprometido,que os meus jogadores chamaram-lhe tudo, de filho da puta para cima e ele ria-se deles. Estás a perceber?

    PS – Também não achas que ia expulsar aquela malta toda. Estragava o jogo, não é?

    PC – Não, se ele estivesse de consciência tranquila, expulsava carago! Agora, foi de filho da puta para cima. 'És um vigarista, és um filho da puta'!

    PS – Até se vê na televisão.

    PC – O gajo só se ria. Chamaram-lhe de tudo, filho da puta, gatuno, ladrão, vendido e o caralho. E o gajo ria-se.

    PS – Ah, ah, ah!

    PC – Um dia, quando eu encontrar esse gajo, vou dizer-lhe: 'Você é um vigarista do caralho!'. Só quero ver se ele tem jogo hoje!

    PC – Olha, da Taça vai ter, pá! Mas eu já te tinha avisado pá! Já estava montado isso há muito tempo

    PC – Não, digo se vai ter domingo.

    PC – Ah, para domingo vamos ver.

    PC – Pode ser que o fodam na Figueira. Que ele tenha lá uma surpresa.

    PINTO DE SOUSA

    02/02/2004

    Pinto da Costa e Pinto de Sousa comentam as incidências de um jogo Boavista-Guimarães arbitrado por Paulo Baptista. Depois, o presidente dos azuis-e- -brancos pede a Pinto de Sousa para falar com Luís Guilherme, de forma a combinarem as nomeações da jornada seguinte.

    Pinto da Costa – Não! Eu disse-te a ti, os dois penáltis, são penáltis, não houve nenhum erro crasso [...] E apitar o Boavista, para um gajo que não esteja ali a pensar que o major é o presidente da Liga, é complicado... porque com aquelas palhaçadas todas, o gajo tem de os pôr na rua.

    Pinto de Sousa – Pois é...

    [...]

    PC – Agora, tudo isto nasce de uma má nomeação do imbecil...

    PS – É, sem dúvida!

    PC – Olha, não te esqueças mas é de comunicar ao gajo, para ele não queimar nenhum [...] Devias pedir por escrito, para ficar.

    PS – É, vou-lhe mandar por escrito. Vou-lhe telefonar e dizer [...] vou-lhe mandar por escrito, os jogos.

    PC – Os jogos, esses quatro vão fazer esses jogos! Diz mesmo, esses jogos!

    PS – Digo.

    PC – É, assim ele já não tem desculpa.

    PINTO DE SOUSA

    02/01/2004

    Pinto de Sousa, responsável pela arbitragem na Liga, pergunta a Pinto da Costa se ele aceita Jacinto Paixão para arbitrar um jogo da Taça. Antes disso, Pinto da Costa diz a Pinto de Sousa que deve alterar a classificação de um árbitro.

    Pinto da Costa (PC) – Estou.

    Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!

    PC – Já rectificaste a nota do homem?

    PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!

    PC – Ah???

    PS – 8... 8,4

    PC – É uma boa nota!

    PS – É uma boa nota!

    PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!

    PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?

    PC – Ah!

    PS – Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.

    PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!

    PS – Eh, eh, eh!

    PC – Mas não é de muito longe? [...]

    PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.

    PC – Por mim, pode.

    Poucas horas depois, Pinto de Sousa volta a telefonar a Pinto da Costa. Afinal, Jacinto Paixão não pode ser nomeado porque vai apitar um jogo do Estoril.

    Pinto de Sousa (PS) – Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado [...] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.

    Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!

    PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...

    PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?

    PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.

    PC – Qual é o jogo?

    PS – Talvez o Nacional, com o Leiria [...]

    PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.

    PS – É, mas esse vai para Leiria.

    PC – É, está bem.

    PINTO DE SOUSA

    30-11-2003

    Dias antes do jogo FC Porto-Maia, um dos encontros que o procurador de Gondomar investigou, Pinto de Sousa perguntou a Pinto da Costa se estava de acordo com a nomeação do árbitro.

    Pinto de Sousa (PS) – Houve um árbitro pá, que anda assim com problemas... que me pediu para eu jantar com ele e eu fui

    Pinto da Costa (PC) – Quem é?

    PS – O Nuno Almeida.

    PC – Ah!

    PS – Um do Algarve, pá [...] Estou a pensar nomeá-lo para o Porto-Maia... vês algum inconveniente?

    PC – Não, acho bem! É bom árbitro. [...] Mas é um bocado difícil justificar um gajo de tão longe!

    PS – É. mas é taça, é taça. [...] E ele pediu-me para ir o Paulo Januário como assistente.

    PC – Está bem, ajuda.

    PS – É. Ajuda um bocado.

    PINTO DE SOUSA

    01-03-2004

    Pinto de Sousa liga a Pinto da Costa pedindo-lhe que escolhesse o árbitro para a meia-final da taça de Portugal. Pinto da Costa escolhe Bruno Paixão.

    Pinto da Costa (PC) – Estou?

    Pinto de Sousa (PS) – Estou. [...] Olá Jorge. Ouve lá, já tens alguma ideia para a final da taça?

    PC – Para a final?

    PS – Para a meia-final pá, para a meia-final.

    PC – Ó pá, eu... queres internacional, né?

    PS – É, mais ou menos pá.

    PC – Acho que pode ser o Bruno!

    PS – O Bruno?

    PC – Não é?

    PS – Hum...

    PC – Não nos apita há muito...

    PS – Deixa ver, o Bruno só tem um defeito...

    PC – Qual é?

    PS – É ter feito um jogo agora... Mas pode ser. Vamos ver.
    15:43

estas escutas do PC só mostram a sua afinidade com o senhor dos arbitros...é vergonhoso...

BENFICA1975

Giestal Valente, de detido a testemunha
PROCESSO ORIGINÁRIO É RETOMADO ESTA SEGUNDA-FEIRA



 
     
   

O julgamento do processo originário do Apito Dourado - que partiu de uma investigação da Polícia Judiciária do Porto que durou mais de um ano - é retomado esta segunda-feira em Gondomar. Será a 37.ª sessão. Uma das últimas, antes das alegações finais, previstas para meados de Junho. Isto se os arguidos permanecerem em silêncio. O que está longe de ser líquido...

Na sessão deste início de semana, a "estrela" será o antigo árbitro Fernando Giestal Valente. Detido no dia 20 de Abril de 2004, quando a PJ percorreu quase todo o país cumprindo mandados de detenção e de busca. Mas o árbitro que vivia então em Barcelos passou rapidamente de arguido a testemunha. Porque faltou numa audiência anterior, será finalmente ouvido mas através de vídeoconferência, pois reside na Madeira e o tribunal não lhe solicitou meios, conforme solicitou, para se deslocar ao continente.

O julgamento prosseguirá terça-feira e ficará depois à espera das alegações finais dos advogados dos 24 arguidos. Estas prometem ser longas, bem assim como a explanação do Ministério Público. O juiz-presidente, António Carneiro da Silva, prometeu para o dia 14 de Julho a leitura do acórdão que condenará ou não aqueles que neste momento se sentam no banco dos réus, entre os quais Valentim Loureiro, acusado de 26 crimes de corrupção activa sobre a forma de cumplicidade e de um crime de prevaricação na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Gondomar.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
Data: Domingo, 25 Maio de 2008 - 22:13

http://www.record.pt/noticia.asp?id=788144&idCanal=2497

RDBravo

 O que se passou ( e passa ) nos "bastiadores" do futeebol português é vergonhoso! Mas a justiça desportiva não ficou quieta e retirou-lhes 6 pontos ahah Pensavam que a justiça não tinha coragem? Tomem lá para aprenderem!  :buck2:

scoop

Citação de: Di Nes em 24 de Maio de 2008, 13:08

    Pinto da Costa (PC) – O sr. Lucílio Baptista acha que é um penálti, porque é um vigarista!

    Pinto de Sousa (PS) – É!

    PC – Aliás. Estava tão comprometido.

    PS – Sim...

    PC – Estava tão comprometido,que os meus jogadores chamaram-lhe tudo, de filho da puta para cima e ele ria-se deles. Estás a perceber?

    PS – Também não achas que ia expulsar aquela malta toda. Estragava o jogo, não é?

    PC – Não, se ele estivesse de consciência tranquila, expulsava carago! Agora, foi de filho da puta para cima. 'És um vigarista, és um filho da puta'!

    PS – Até se vê na televisão.

    PC – O gajo só se ria. Chamaram-lhe de tudo, filho da puta, gatuno, ladrão, vendido e o caralho. E o gajo ria-se.

    PS – Ah, ah, ah!

    PC – Um dia, quando eu encontrar esse gajo, vou dizer-lhe: 'Você é um vigarista do caralho!'. Só quero ver se ele tem jogo hoje!



Deve ser a primeira vez na vida que concordo com o pdc. Quer dizer, ou o lucilio é um vigarista ou é dos piores árbitros que jamais existiu na história do futebol mundial...

CelsoMedeiros


Fundado1904

Acho que infelizmente tudo irá continuar no mesmo...apesar deste caso a montanha pariu um rato.


Contudo a fama dos bimbos já é conhecida no mundo inteiro.

vejam este link:

http://www.urbandictionary.com/define.php?term=fc+porto

Manuel Costa

«Salada de fruta»

PJ SELECCIONOU EXPRESSÕES DE UMA CONVERSA DE PINTO DA COSTA... EM CÓDIGO

   

O processo, relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora da época de 2003/2004, que já motivou uma acusação ao FC Porto e a Pinto da Costa no processo Apito Final, está à espera de decisão instrutória no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Tudo estará dependente da avaliação da forma como as três brasileiras envolvidas no "caso da fruta" foram ouvidas para memória futura. Hannah Danielle Matias do Nascimento, Cláudia Cristiano de Oliveira Gomes e Celina Santos Fonseca estavam em situação ilegal em Portugal e encontram-se hoje no Brasil, em parte incerta.

Muito já se falou deste processo mas ainda sobram algumas originalidades. Record apurou novas expressões de uma conversa que a Polícia Judiciária considerou "terem sido elaboradas com base num código de fácil percepção". Segundo os investigadores, na conversa entre Pinto da Costa e o empresário António Araújo, "JP" significava Jacinto Paixão, "rebuçado para logo à noite" era uma forma de dizer "prostitutas para logo à noite" e "café com leite muito claro ou escuro será uma alusão à raça das prostitutas: brancas, mulatas ou negras". Isto é o que já se sabia.

A novidade está nas expressões, usadas nessa conversa, "número de habitação social" e "salada de fruta". Segundo a PJ, a primeira quer significar o hotel onde ficaria alojada a equipa de arbitragem chefiada por Jacinto Paixão (compostas ainda por Manuel Quadrado e José Chilrito) e a segunda seria uma referência "a várias prostitutas de diferentes raças".

Esta conversa motivou, por outro lado, um pedido à juíza de instrução Ana Cláudia Nogueira para que o telemóvel de António Araújo fosse também escutado.


http://www.record.pt/noticia.asp?id=788279&idCanal=2497


Di Nes

João Rocha: ANTIGO PRESIDENTE EM ENTREVISTA CONTROVERSA

RECORD – Um projecto que encheu de esperança todos os sportinguistas...

JOÃO ROCHA – O Projecto Roquette liquidou o Sporting. Ninguém soube o que era o projecto, porque ele não dizia. Sabia-se, apenas, que era uma dezena de sociedades, dirigentes e funcionários superiores a ganhar centenas de milhares de contos. O projecto foi reduzir os sócios de mais de 100 mil para pouco mais de 30 mil, foi acabar com as modalidades amadoras, foi vender património, foram dezenas e dezenas de milhões de contos de prejuízo que não aparecem nos resultados, porque parte deles foram executados pelo Sporting. No caso da SAD deram-se informações falsas aos associados e à própria CMVM para a entrada na bolsa.


RECORD – Comos se explica isso?

JOÃO ROCHA – O que lhe posso dizer é que era tudo tão bom que ele próprio, José Roquette, ia subscrever capital e a primeira coisa que fez quando saiu foi vender todas as acções da SAD que tinha comprado. Isto levou os sócios a perderem quase 14 milhões de contos só na subscrição e nos resultados negativos.

RECORD – Você assistiu a isso sem nenhum tipo de reacção?

JOÃO ROCHA – Antes pelo contrário. Numa assembleia da SAD e para defender os interesses do Sporting, lembrei que ao abrigo do Artº 35, a Sociedade tinha de acabar, mas havia uma possibilidade que era a reavaliação dos jogadores, repondo capital necessário na SAD para esta não ser extinta.

RECORD – Muito objectivamente, na sua opinião, José Roquette é o responsável pelo actual passivo do Sporting?

JOÃO ROCHA – O Projecto Roquette liquidou o Sporting. Disso já não restam dúvidas. Queria gerir o clube ditatorialmente e a primeira coisa que fez foi fechar as portas aos jornalistas nas assembleias gerais. No meu tempo, havia uma bancada só para os jornalistas. Não tínhamos receio de nada.

RECORD – Recordo-lhe que na altura da entrada de José Roquette foi dito por muitos elementos do universo leonino que o clube se encontrava em falência técnica. Lembra-se?

JOÃO ROCHA – Quando José Roquette entrou, o clube estava numa situação caótica, mas ele aceitou um passivo de 4 milhões de contos e, actualmente, ascende a 60 milhões de contos. É uma diferença enorme. Mas esse não é o grande problema. É preciso ter em conta os prejuízos, os quais foram colmatados com a venda de património e a reavaliação de todo o activo, incluindo jogadores. Esses prejuízos não foram contabilizados.

RECORD – Mas o clube também se valorizou patrimonialmente. Concorda?

JOÃO ROCHA – Fez-se a Academia e o estádio, mas nada disso é do Sporting. Mesmo que se venda aquilo que se está a propor vender, ainda vamos continuar a dever o estádio, que é fruto de compromissos com a banca e do contributo de alguns sócios que ajudaram em muitos milhares de contos, comprando lugares cativos.

RECORD – Um projecto totalmente falhado, no seu ponto de vista. Porquê?

JOÃO ROCHA – É muito simples. José Roquette julgava que o Sporting era uma operação tão fácil com a do Totta, em que ele, numa operação ilegal, ganhou 20 milhões de contos sem pagar um tostão de impostos e, ainda por cima, acabou por comprometer aquele que foi recentemente eleito Presidente da República, Cavaco Silva.

RECORD – Uma forte acusação. O que sabe desse processo?

JOÃO ROCHA – Não quero falar nisso neste momento, porque me interessa mais o Sporting.

RECORD – Lembro-me que durante o mandato de José Roquette,você se revoltou com acordos que nunca ficaram esclarecidos, nomeadamente entre o Sporting e o FC Porto. Quer revelar pormenores em relação a isso?

JOÃO ROCHA – Havia um projecto com o FC Porto que era muito prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável. Insurgi-me num Conselho Leonino e numa assembleia geral. Era um projecto gravíssimo que só podia sair da cabeça de um indivíduo sem responsabilidades. José Roquette dizia que era um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem sempre representados na Liga dos Campeões.

RECORD – Vai concretizar ou continuar a guardar trunfos?

JOÃO ROCHA – Não digo mais nada sobre isso. Foi falado no Conselho Leonino e eu disse ao líder da AG para mandar calar sobre essa informação, que foi longe demais. Disse-lhe ainda que o resumo do acordo com o FC Porto devia ser gravado de tão grave que era, porque talvez fosse necessário que essa gravação viesse a ser pública na defesa dos interesses do Sporting e dos seus sócios. Não vejo o desporto assim.
[leia a entrevista completa na edição impressa de Record desta quarta-feira]

http://ogolpedeestadio2.blogspot.com/2006/12/so-muitos-no-so.html

PS: Depois os lagartos dizem que são santos e prejudicados.

Batistuta

Citação de: RDBravo em 25 de Maio de 2008, 22:59
O que se passou ( e passa ) nos "bastiadores" do futeebol português é vergonhoso! Mas a justiça desportiva não ficou quieta e retirou-lhes 6 pontos ahah Pensavam que a justiça não tinha coragem? Tomem lá para aprenderem!  :buck2:

E desceu o Boavista de divisão!  :dance:

TuBaS

O Benfica tinha (tem) sempre de jogar a 200% e tinha (tem) de estar sozinho contra tudo e todos uma vez que todos os outros clubes têm "pactos" com os tripas, até o Sporting, que preferia ficar em 2ºlugar e ir à liga dos Campeões em prol da vitória no campeonato. Trocavam-se uns jogadores aqui e acolá, a pressão na Liga com os votos de ambos era sempre favorável aos 2 clubes e o Benfica saía, supostamente, sempre a perder...enfim...é por isso que digo, e sempre disse, que temos de unir cada vez mais porque para nos f****erem já nos bastam os outros.

.:VMPT:.