Marc Zoro

Defesa, 40 anos,
Costa do Marfim
Equipa Principal: 1 época (2007-2008), 7 jogos (497 minutos), 1 golo

Jon

PS: O Nélson fez uma 2ª volta da Liga de quem está estourado.. também não tem culpa que mesmo em péssima forma seja obrigado a jogar todos os fds, e até muitas vezes a meio da semana, durante meia época.


Informação variada sobre Zoro:

CitaçãoAo lado de Drogba

Com apenas 23 anos, Marc Zoro já contabiliza 13 internacionalizações ao serviço da selecção principal da Costa do Marfim, sendo uma presença constante ao lado de Drogba – jogador do Chelsea e o principal futebolista marfinense –, Eboué e Touré, do Arsenal, Zokora, do Tottenham, ou Koné, do PSV. O defesa conta mesmo, no seu palmarés, com uma importante presença no Campeonato do Mundo de 2006, realizado na Alemanha.

CitaçãoEmbaixador contra o racismo no futebol

Marc Zoro nasceu na Costa do Marfim, mas emigrou para Itália ainda na adolescência – tinha 15 anos –, completando assim a sua formação como jogador de futebol já em terras transalpinas, ao serviço do Salernitana, ingressando em 2002/03 no Messina, emblema onde demonstrou as suas qualidades, o que motivou mesmo a sua convocatória para a selecção nacional do seu país.

O defesa tornou-se, no entanto, conhecido a nível mundial, não só pelo seu futebol, mas também por ter sido alvo de atitudes racistas num encontro com o Inter, o que o levou mesmo a ameaçar abandonar a partida. A 27 de Novembro de 2005, Zoro interrompeu o Messina-Inter, demonstrando a intenção de sair do relvado, depois de ser vaiado e assobiado pelos adeptos do actual campeão italiano, tendo sido, porém, convencido a continuar a jogar por Adriano e Obafeme Martins, jogadores "nerazzurri". Depois do embate, o defesa marfinense confessou que tinha de suportar atitudes xenófobas constantemente, não escondendo, na altura, a sua tristeza: "Jogo em Itália há três anos e vejo isto a acontecer quase diariamente. Tudo isto me deixa muito triste. Não é fácil para mim, e magoa. Não mereço isto." O caso foi alvo de atenção mundial e despertou a consciência do mundo do futebol para o combate ao racismo, motivando mesmo uma forte reacção por parte da FIFA, organismo que superintende o desporto-rei a nível mundial.

Zoro tornou-se mesmo um embaixador contra o racismo e, apesar da sua juventude, é um jogador bastante popular na Costa do Marfim, contando mesmo com diversos clubes de fãs no país onde nasceu. Aliás, a transferência para o Benfica não passou despercebida no sítio pessoal do futebolista, merecendo mesmo comentários de alguns aficionados, que fizeram questão de desejar boa sorte ao marfinense para este novo desafio na sua carreira.

CitaçãoBortolo Mutti elogia antigo pupilo
"Defesa muito útil"


Bortolo Mutti, treinador do Modena, conhece bem Zoro, que orientou no Messina nas épocas de 2004/05 e 2005/06. Sobre o reforço encarnado, não tem dúvidas em dizer que se trata de "um defesa muito útil a qualquer equipa", explicando: "Para ser um grande central, deve ainda crescer um pouco, mas joga muito bem como lateral-direito." O treinador italiano salienta que Zoro "tem uma enorme margem de progressão" e que "o facto de ir jogar para o estrangeiro pode ser positivo na sua carreira".

Sobre as principais qualidades do internacional da Costa do Marfim, não tem dúvidas: "É explosivo, forte a jogar de cabeça e difícil de ultrapassar no um-para-um. Tem muitas qualidades defensivas, que pode ainda aprimorar. Terá ainda de se disciplinar um pouco tacticamente, mas tem boa técnica."

CitaçãoRicardo Esteves
Fisicamente forte e muito polivalente


Ricardo Esteves, jogador português da Reggina, já teve oportunidade de defrontar, em mais de uma ocasião, Zoro. E, por aquilo que conhece do defesa marfinense, não tem dúvidas em dizer que "é o género de jogador que pode ser muito útil ao Benfica". Como principal característica do ainda atleta do Messina, Ricardo Esteves frisa que "é muito forte fisicamente", adiantando que "as suas características se adequam mais para jogar a central, porque um dos seus pontos fortes é a marcação." Ainda assim, reconhece: "Tem sido frequentemente utilizado como lateral-direito e está rotinado a fazer essa posição, mas não é um lateral ofensivo."

A terminar, refere ainda que Zoro "tem feito alguns golos na sua carreira, surgindo frequentemente na área contrária nos lances de bola parada, onde consegue ser um jogador perigoso".

CitaçãoMamede
"É extrovertido e brincalhão"


Foi colega de Zoro três épocas no Messina e ainda hoje, apesar de representar o Perugia, Mamede continua a falar com o novo reforço encarnado, com quem, aliás, teve oportunidade de conversar ainda ontem. O jogador português augura, aliás, sucesso ao defesa marfinense: "Não terá quaisquer problemas em adaptar-se ao futebol português."

Mamede adianta que, além da polivalência e de uma "impressionante" capacidade física, Zoro é "tecnicamente evoluído" para um defesa, acrescentando que, "em termos tácticos, melhorou muito, graças à experiência que acumulou no futebol italiano, podendo também jogar no corredor direito, e ainda pode ser perigoso nos lances de bola parada".

Da experiência de balneário que partilhou com Zoro, Mamede revela o seguinte. "É extrovertido, brincalhão e um bom colega", recorda, sendo estas razões suficientes para acreditar que "se adaptará facilmente", até porque "domina bem o italiano" e isso pode ajudar.

O jogador português refere ainda que Zoro "superou bem" o problema de racismo que viveu e confidenciou que este lhe disse que "conhece bem o Benfica, um clube de 'top', onde gostaria de jogar".

Shoky

Citação de: asa_delta em 19 de Maio de 2007, 14:52
Citação de: Shoky em 19 de Maio de 2007, 14:46
Zoro - Luisão - David Luiz - Léo

Já temos um quarteto defensivo de muita qualidade...
Faltam agora é as soluções de banco...Miguelito, tudo bem...Mas o Anderson e o Nélson têm de mostrar muito mais...


A mesma questao relativamente ao Andreson e Nelson, será k kando chegaram enganaram, ou estão só passar má fase???

Eu no Nélson confio...
Penso que este ano foi um ano mau demais...Em tudo, não tinha concorrência e deixou-se levar pela fama...Se atinar, temos um bom lateral...
Já o Anderson, tenho as minhas duvidas, e espero que venha mais um bom central, sinceramente...

Kampz

Acho que está tudo a festejar antes de tempo... A informação que vemos é toda baseada no tal artigo do jornal da Costa do Marfim que diz que o Zoro vai ganhar 9M€ em 4 épocas e que o Veiga disse que ia trazer equilíbrio ao centro da defesa. Acho um valor nada "à Benfica" e o Veiga, para além de supostamente não andar metido nisso, nunca comenta as transferências. Por isso acho algo suspeito até porque o jogador já disse que não sabe de nada do Benfica (o que às vezes é verdade) e o FS não faz a menor ideia de quem o gajo é... Espero estar enganado mas desconfio que é uma cenoura monumental infelizmente. Que esteja errado!! 

:slb2:

Jon

Parece-me a mim que o jogador já assinou e está seguro no Benfica, até pelo que o seu representante falou, mas que o Benfica não deu autorização para falar do seu ingresso no Benfica porque ainda falta esta jornada e ainda há hipóteses de se ser campeão (diminutas mas há). E na próxima semana estaria tudo acertado e divulgado.

Parece-me.. é a conclusão que tiro, de tudo que li.


nuno golos 21

Citação de: Jon em 19 de Maio de 2007, 15:33
Parece-me a mim que o jogador já assinou e está seguro no Benfica, até pelo que o seu representante falou, mas que o Benfica não deu autorização para falar do seu ingresso no Benfica porque ainda falta esta jornada e ainda há hipóteses de se ser campeão (diminutas mas há). E na próxima semana estaria tudo acertado e divulgado.

Parece-me.. é a conclusão que tiro, de tudo que li.



gostaria tanto que fosse verdade.....mas ainda tenho  caso rushfeld em memoria...
certo era com o Vale Azevedo mas no futebol tudo vai rapido....
passa por ai um barcelona ou outro e tudo vai de agua a baixo

flsb

A Liga só acaba domingo e por isso as novidades só podem ser assumidas a partir de segunda-feira . O Fábio Coentrao também ainda nao foi assumido na Luz .

skydevil

Como S. Tomé: ver para crer.

Troglodite

Eu quero é o plantel bem definido antes do inicio da pre-epoca, até porque quase de certeza q vamos jogar uma pré-eliminatória.

Jon

Citação de: Troglodite em 19 de Maio de 2007, 15:59
Eu quero é o plantel bem definido antes do inicio da pre-epoca, até porque quase de certeza q vamos jogar uma pré-eliminatória.

E a época começa mais cedo que o habitual, salvo erro a 18 de Agosto..


Deve ser porque também irá terminar mais cedo para o ano, por causa do Euro2008.

flsb

A 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeoes deve ter a 1ª mao no principio de Agosto , nao é ?

skydevil

Sim, flsb, costuma ser por volta dessa altura.

Kampz

Citação de: flsb em 19 de Maio de 2007, 15:56
A Liga só acaba domingo e por isso as novidades só podem ser assumidas a partir de segunda-feira . O Fábio Coentrao também ainda nao foi assumido na Luz .

Já foi pelo FS...

Mesmo que já estejam mais contratados para a próxima época duvido muito que o benfica "abra o jogo", é costume é tapar todo o planeamento e todas as movimentações até às apresentações dos jogadores. Às vezes com razões para isso, outras vezes mesmo quando já não é necessário encobrir nada. Por isso não esperem grandes novidades para a semana...

Benfica Eagle

o Zoro e uma boa contratação...

Jovem, polivalente (lateral e central) e desejado por grandes clubes europeus.

O Benfica não tem de pagar o passe.. (paga-o diluido no ordenado)

Exemplo:
5M (passe) + 4 anos * 1M€/ano = 9M€
4 anos * 2,25M€/ano = 9 M€

Será certamente titular... creio inicialmente a central ao lado de luisão. Se o nelson não corresponder pode passar para a lateral.

Daqui a um ano vale mais de 10M€!!!

É destas contratações que eu defendo!!!!

Kampz

Citação de: Benfica Eagle em 19 de Maio de 2007, 16:11
o Zoro e uma boa contratação...

Primeiro é preciso que seja mesmo uma contratação!! E vocês sabem como é o jornalismo desportivo em Portugal e não só........ Tenham calma, seria uma óptima contratação!  :drunk:

Benfica Eagle

o Zoro é uma boa contratação!!!

a malta deve achar que as boas contratações são os manducas, betos, marcos ferreiras, etc.