A mística na formação do Benfica

Corrosivo

Vem hoje um artigo no Jogo bastante interessante sobre como algumas das nossas glórias trabalham para ajudar o nosso clube a formar talentos. Vejamos:

Equipa formação
Nome: JAIME da Silva GRAÇA

Função: Coordenador técnico na área da especialização (iniciados, juvenis e juniores)
Títulos no clube: 7 campeonatos nacionais e 3 Taças de Portugal
Nome: Tamagnini Gomes Baptista (NENÉ)
Função: Coordenador do departamento de instalações e equipamentos (formação)
Títulos no clube: 10 campeonatos nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira

Nome: JOSÉ HENRIQUE Rodrigues Marques

Função: Treinador de guarda-redes na área da especialização (iniciados, juvenis e juniores)
Títulos no clube: 8 campeonatos nacionais e 3 Taças de Portugal

Nome: FERNANDO Albino de Sousa CHALANA

Função: Treinador-adjunto da equipa principal
Títulos no clube: 6 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal 2 Supertaças Cândido de Oliveira

Nome: SHÉU HAN

Função: Secretário-técnico da equipa principal
Títulos no clube: 9 campeonatos nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira

Nome: ANTÓNIO José BASTOS LOPES

Função: Treinador dos iniciados (A)
Títulos no clube: 7 campeonatos nacionais, 4 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira

Nome: ADOLFO António da Cruz CALISTO

Função: apoio logístico na área da pré-iniciação (escolas)
Títulos no clube: 6 campeonatos nacionais e 3 Taças de Portugal

Nome: José RUI Lopes ÁGUAS

Função: Por definir
Títulos no clube: 3 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira

Elpimba

dipo

Acho uma excelente politica por parte da direcção. Temos que apostar nas camadas jovens  :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

memorex

Que bela treta! Em vez de apostarmos em profissionais competentes e com formação para treinar jovens jogadores andamos a recrutar ex-jogadores. Vamos longe, devemos ser a Santa Casa da Misericórdia ou algo do género.

andre_04_SLB

Citação de: memorex em 05 de Junho de 2007, 12:57
Que bela treta! Em vez de apostarmos em profissionais competentes e com formação para treinar jovens jogadores andamos a recrutar ex-jogadores. Vamos longe, devemos ser a Santa Casa da Misericórdia ou algo do género.

Exceptuando o Mister Bastos Lopes, que já mostrou toda a sua competência como treinador, mais nenhum ex-jogador é técnico principal de qualquer equipa da Formação do Benfica. Vamos longe pois, com ex-glórias a transmitir a mística, a dar conselhos extremamente pertinentes e de muita sabedoria aos jovens, e com treinadores de enorme qualidade, que dia a dia, demonstram os seus conhecimentos e as razões porque a formação do SLB está a todo o vapor.

futuroslb

Andre és capaz de ter razão.
Mas como conhecedor das várias equipas da formação do slb quantos treinadores mandavamos embora para substituir por essas velhas glorias? Não te peço nomes mas de certeza que deves ter uma opinião de quantos.
André a mistica não se "arranja" com a colocação de velhas glórias a treinar. O treino actual não se coaduna com esquemas de trabalho à antiga. Com essa posição só estás a colocar em causa todo o trabalho desenvolvido nestes ultimos 3 anos e que tão bons resultados estão a começar a dar.
AP

Corrosivo

Citação de: andre_DV04_SLB em 05 de Junho de 2007, 13:00
Citação de: memorex em 05 de Junho de 2007, 12:57

Exceptuando o Mister Bastos Lopes, que já mostrou toda a sua competência como treinador, mais nenhum ex-jogador é técnico principal de qualquer equipa da Formação do Benfica. Vamos longe pois, com ex-glórias a transmitir a mística, a dar conselhos extremamente pertinentes e de muita sabedoria aos jovens, e com treinadores de enorme qualidade, que dia a dia, demonstram os seus conhecimentos e as razões porque a formação do SLB está a todo o vapor.

Não podia estar mais de acordo contigo André.

E lembro que muitos dos jogadores formados pelas nossas escolas (Rui Costa, Paulo Sousa, etc...) dizem maravilhas do trabalho que era feito nas camadas jovens pelo Angelo e pelo Néné, duas ex-glórias do nosso clube.

Só pelas mãos do Angelo devem ter passado 3 ou 4 gerações de jogadores do Benfica desde os tempos do Vitor Martins

andre_04_SLB

Citação de: futuroslb em 05 de Junho de 2007, 13:16
Andre és capaz de ter razão.
Mas como conhecedor das várias equipas da formação do slb quantos treinadores mandavamos embora para substituir por essas velhas glorias? Não te peço nomes mas de certeza que deves ter uma opinião de quantos.
André a mistica não se "arranja" com a colocação de velhas glórias a treinar. O treino actual não se coaduna com esquemas de trabalho à antiga. Com essa posição só estás a colocar em causa todo o trabalho desenvolvido nestes ultimos 3 anos e que tão bons resultados estão a começar a dar.
AP

Mas ninguém falou em treinos pois não? As velhas glórias fazem actualmente o que eu defendo, que é aconselhar, acompanhar e transmitir sabedoria aos mais novos. Não falei em serem treinadores, falei sim em acompanharem as equipas e transmitirem a mística. Claro que existem outros (velhas glórias) com capacidade para tomar cargos mais importantes, e aí, sou de acordo que treinem e que escolham, tal como acontece com o Mr. Bastos Lopes e o Mr. Jaime Graça.

No entanto, em relação aos técnicos principais das equipas, estou totalmente de acordo com a estratégia que foi delineada esta temporada, pois os resultados, não só dentro de campo, têm sido fantásticos com os treinadores actuais. Defendo que assim continue.

Em conjunto, todos realizam o trabalho que está à vista de todos.

futuroslb

Agora e neste caso estou perfeitamente de acordo contigo
AP

Eagle Fly Free

Concordo absolutamente contigo andre_DV04_SLB.

coristaslb

Gostava de colocar uma questão. Voçês acham que as velhas glórias não vão querer intometer-se no trabalho de campo? Para quê mais velhas glórias? Eles deram muito ao benfica mas o benfica também deu muito a eles. Parece que voltamos ao antigamente que temos de ser a santa casa da mesericordia. Temos algumas antigas glórias do benfica que custam muito dinheiro e servem só para transmitir mística? Será que o próprio nome Benfica não incute por si só a mística? Nunca precisei de nenhuma antiga glória para me transmitir o amor e gana que sinto por este clube. O meu pai é sportinguista e aprendi sozinho a amar este clube. Se descutirmos a competência das pessoas tudo bem e na minha opinião o Rui Águas é competente. depois de jogar tem tentado adaptar-se aos tempos actuais. Já deu mostra de ter olho para jogadores, penso ser uma boa aposta para o futebol global e não só da formação do SLB.

Corrosivo

Citação de: coristaslb em 05 de Junho de 2007, 16:59
Gostava de colocar uma questão. Voçês acham que as velhas glórias não vão querer intometer-se no trabalho de campo? Para quê mais velhas glórias? Eles deram muito ao benfica mas o benfica também deu muito a eles. Parece que voltamos ao antigamente que temos de ser a santa casa da mesericordia. Temos algumas antigas glórias do benfica que custam muito dinheiro e servem só para transmitir mística? Será que o próprio nome Benfica não incute por si só a mística? Nunca precisei de nenhuma antiga glória para me transmitir o amor e gana que sinto por este clube. O meu pai é sportinguista e aprendi sozinho a amar este clube. Se descutirmos a competência das pessoas tudo bem e na minha opinião o Rui Águas é competente. depois de jogar tem tentado adaptar-se aos tempos actuais. Já deu mostra de ter olho para jogadores, penso ser uma boa aposta para o futebol global e não só da formação do SLB.

desculpa lá que te diga mas transmitir a mistica para um adepto como tu é muito diferente de transmitir a mistica para um miudo que no futuro pode ter a responsabilidade de vestir a camisola da equipa principal do Benfica.

E se temos antigos jogadores do clube que são competentes porque não hão-de eles ensinar os nossos miudos?

coristaslb

É a tua opinião. No meu entender não é necessário. Qualquer dia tens rodos ex jogadores a transmitirem mística aos miudos e o mais importante?

Corrosivo

Citação de: coristaslb em 05 de Junho de 2007, 17:15
É a tua opinião. No meu entender não é necessário. Qualquer dia tens rodos ex jogadores a transmitirem mística aos miudos e o mais importante?

temos outros treinadores que ajudam a dar o resto: Mr. Laje, Mr Couto, e por aí fora.

coristaslb

Não compreendes que o trabalho desses treinadores fica condicionado por essas ex glórias. O grande problema é esse. Esses ex jogadores miutas vezes minam o trabalho que é feito por esses treinadores e isso não pode acontecer. O nosso falecido Bento era muito crítico em relação a muitos coegas seus mas esse era um elemento muito valido porque trabalhava mais que os outros.