Provavelmente a melhor equipa de sempre do desporto Português!

diogo32

Deu ontem na Rtp Memoria o 5º e decisivo jogo da liga de basketball que vencemos por larga margem, com um pavilhao a abarrotar, num ambiente de festa impressionante, os jogadores a 2min do final ja festejavam com os adeptos. Nesse ano ganhamos o campeonato(fase regular e play off), taça da liga, taça de portugal, supertaça e ainda ficamos nas 16 melhores equipas da europa.

fantastico...este era o meu benfica...com carlos lisboa, pedro miguel, steve rocha, carlos seixas, jean jacques, etc. comandados pelo grande mário palma!

espero que voltem a apostar nas modalidades, e que coloquem o mais brevemente possivel o nosso basketball na rota europeia, contrariando aquilo que tem sido noticiado!

Eagle Fly Free

Primeiro é preciso recolocar o nosso basquetebol na rota nacional.  :buck2:

Jarnac

Alguém gravou este jogo, se sim que coloque aqui um resumo.

Jarnac

Lembro-me prefeitamente deste jogo, estava no topo norte em pé e não conseguia ver o recinto de jogo, pois estava atrás do muro por cima da bancada e como havia pessoas de pé em cima do muro não consegui ver nada do jogo, só vivi o ambiente dos mais infernais que me lembro naquele pavilhão.
O meu filho estava nos meus ombros e ia relatando o que se passava.
Loucura total.

diogo32

Citação de: Jarnac em 20 de Junho de 2007, 13:40
Lembro-me prefeitamente deste jogo, estava no topo norte em pé e não conseguia ver o recinto de jogo, pois estava atrás do muro por cima da bancada e como havia pessoas de pé em cima do muro não consegui ver nada do jogo, só vivi o ambiente dos mais infernais que me lembro naquele pavilhão.
O meu filho estava nos meus ombros e ia relatando o que se passava.
Loucura total.

realmente o ambiente estava infernal!

Bakero

Citação de: Jarnac em 20 de Junho de 2007, 13:35
Alguém gravou este jogo, se sim que coloque aqui um resumo.

Gravei o jogo em dvd, e em princípio vou fazer um resumo nos próximos dias para pôr no www.memoriagloriosa.blogspot.com  ;)

Bakero

Devia colocar este tópico na secção basket, ou na multimédia, ou na saudade, ou até na off-topic. Mas os moderadores que me perdoem e compreendam o porquê de o colocar na secção principal do fórum.

É que o Benfica não é só futebol! E a verdade é que muitos não sabem ou já esqueceram, que já tivemos entre nós um grupo de jogadores e homens que representavam tudo o que este clube significa!

No período 1984-1996 o Benfica teve uma equipa de basket que entrou nos anais da História do desporto Português. Para quem já não se lembra ou está esquecido, os factos são esclarecedores:

84/85: Campeões Nacionais, Supertaça de Portugal
85/86: Campeões Nacionais
86/87: Campeões Nacionais
87/88: -
88/89: Campeões Nacionais, Supertaça de Portugal
89/90: Campeões Nacionais, Taça da Liga
90/91: Campeões Nacionais, Taça da Liga, Supertaça de Portugal
91/92: Campeões Nacionais, Taça de Portugal
92/93: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga
93/94: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça de Portugal
94/95: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça de Portugal
95/96: Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça de Portugal

Assombroso, não é? Mas os factos muitas vezes não descrevem tudo. Esta equipa bateu-se de igual para igual com as grandes equipas da europa (Real Madrid, Panathinaikos, Bologna, etc) e deu espectáculos ao nível da NBA!

E o pavilhão da Luz, que rebentava pelas costuras para ver esta equipa? E o Carlos Lisboa, que jogava como nunca nenhum português jogou ou jogará basket, e que ainda por cima tinha uma empatia extraordinária com o público da Luz? Quantos de nós, não cantámos deliciados o "Cheira bem, cheira a Lisboa!" depois de mais um triplo dessa lenda?

Aproveitando o facto da RTP Memória ter feito o favor de transmitir todos os jogos da final do play-off 94/95 com o FCPorto, posso apresentar uns videos que nos permitem recordar aqueles fabulosos tempos:

O Carlos Lisboa em 2 minutos:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/06/cheira-bem-cheira-lisboa.html

O festival dado ao FCPorto, o antigo pavilhão da Luz em delírio, a empatia entre equipa e adeptos, a festa de campeão:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/06/melhor-equipa-de-sempre-do-desporto.html

Depois disto tudo, é impressionante como temos a lata de (practicamente) abandonar este desporto, não é?

E acima de tudo, como é que este grupo nunca teve o reconhecimento e a grande homenagem que merecem?

Confesso, eu não sou grande adepto de basket. Mas acreditem que esta equipa fez tanto pelo meu benfiquismo, como a influência familiar, ou a nossa grande equipa de futebol do início dos anos 90. E é por isso que gostava de os ver homenageados. O Mário Palma, o Mário Gomes, o Carlos Lisboa, o Jean Jacques, o Carlos Seixas, o Pedro Miguel, o Steve Rocha...TODOS!  :bow2:

Ps: Fotos retiradas deste excelente blog: http://pelicanosaudade.blogspot.com/, e que recomendo a todos os que admiraram esta equipa.

Ps2: Bom, se os moderadores entenderem que este tópico deve ser movido para um local mais conveniente, façam favor... O0

Bola7

Do desporto não profissional?...talvez...grande equipa sim senhor...

joaopedropj

Tá excelente, o Benfica n é só futebol...Grande equipa, dominou durante tantos anos o basket português e fazia grandes resultados no estrangeiro...Mereciam uma homenagem

1904_SLB

Exacto, o Benfica não é só futebol, o Benfica é ecletico...
Pena que o clube não honre a secção de basket e se auto-despromova... Mas pronto, num tópico tão bom, não quero chamar esta discussão para aqui.

jpmacedo

isto devia era ser mostrado àquele sujeito que (infelizmente) está à frente das modalidades do Benfica, e que decidiu mandar o Benfica para a segunda divisão!

ednilson

Belos momentos vivi com essa equipa....................ainda eu jogava................e apanhava esses craques nos campos de férias de Basket...............Lisboa, Vieira, Plowden, Jean Jaques, José Carlos Guimarães, Luis Silva, Seixas, Pedro Miguel.............Baltasar Galheto e Calado (estes 2 nem vocês devem saber quem são)...........perdoem se esqueço alguém........... :slb2: