Maxi Pereira

Defesa, 40 anos,
Uruguai
Equipa Principal: 8 épocas (2007-2015), 333 jogos (27269 minutos), 21 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (6)

André Sousa



Depois disto, qualquer treta que possam dizer em relação ao Maxi, neste lance, é só... Escusado.

E, como estes lances, há muitos outros que podia falar, mas que não chegam a ser oportunidades porque o adversário não tem grandes índices de tomada de decisão.

Lima #11

Citação de: orlando77 em 29 de Abril de 2013, 23:54
Citação de: Lima #11 em 29 de Abril de 2013, 23:48
As fragilidades são postas em causa porque há outros jogadores de equipa que não fazem o que lhes compete:

1 - Os centrais devem subir um pouco a linha defensiva, encurtando distâncias com o meio-campo.

2 - O meio-campo não deve perder a bola na primeira fase de construção.

3 - Os avançados e os extremos têm de passar mais a bola, face as solicitações dos laterais.

muito bem dito...
o problema é que o JJ assume funções diferentes para os nossos alas...
não explica tudo, mas o Melgarejo não tem à sua frente o Lima... por isso é que está a fazer a época que está a fazer...
Apesar da maior experiência do Maxi, ele benefecia muito de ter como companheiro o completo Salvio...
Como normalmente é o Garay que conduz a bola pela centro-esquerda, é natural que o Maxi abra para dar largura e depois quando se perde a bola não esteja defensivamente muito bem posicionado, mas por isso é que existem os médios, para não permitir que a equipa contrária facilmente vascule o jogo... e aí o Matic tem estado fantástico esta época...

E às vezes os médios não assumem posicionamentos de equilíbrio nessas subidas dos laterais, porque têm como referências os atacantes que ficam colados aos defesas adversários, quando deveriam recuar. Ou seja, a equipa deveria funcionar como um todo e há muitos ali que não estão a fazer bem o seu papel.

Agora, será por teimosia do jogador ou será porque o treinador quer mesmo assim?

HJDK

O Maxi dá tudo em campo. Facto. É verdade que defensivamente nunca foi esplendoroso mas compensava ofensivamente. Só que para minha estranheza com as épocas têm ficado menos lesto e astuto. Quase contra natura apetece dizer que com 29 anos não tem a experiência que devia ter. Deveria ser bem mais competente quer tacticamente quer nas abordagens aos lances(amadoras algumas). E parece-me que as pernas já começam a pesar.

orlando77

#36348
Citação de: André Sousa em 29 de Abril de 2013, 23:49
Citação de: orlando77 em 29 de Abril de 2013, 23:36
Amigo, acredita que depois da vitória de hoje, não nos vamos chatear por causa do Maxi...
Na imagem que colocas, a responsabilidade é do DD? explica-me porque estão dois defesas na zona do jogador adversário mais subido? Já viste que os nossos laterais estão na mesma linha? Não serão os centrais que deviam estar a colocar o avançado em fora-de-jogo? Na zona onde a bola está, temos 5 jogadores para 3... o que o Maxi tem a ver com isso? está a fazer falta nessa zona? não me parece...
Não tenhas pena dos meus júniores... não há treinadores perfeitos...
Queres duas grandes achas para a fogueira? Nunca fui fã do Luisão nem do Nuno Gomes... e sabes porquê? porque para mim um jogador tem que antes de tudo mais cumprir a sua posição... e o Luisão tem dois pés parecem duas talochas... pode ser bom a tudo o resto... capitão, desarme, etc,... mas sair a jogar... tá keto... aponta para o Artur a dizer... passa para o Garay... vi isso vezes sem conta no estádio... espero não ter sido o único... Passando para avançados... prefiro goleadores... ou pelo menos jogadores com sentido de baliza... matadores... Cardozo, Lima... podem passar ao lado do jogo... mas existe uma grande probabilidade de a colocar lá dentro...
Felizmente esta época temos o Salvio que foge ao meu jogador tipo que é o cumpridor da sua posição... o Salvio para mim é o único que está um passo à frente...

Eu não me vou chatear com ninguém.

É do lateral direito, sim.

E então? Tens uma situação de 3x5 na imagem, da mesma forma que tens uma situação de 2x2. Elias e Ricky contra Garay e Luisão. Porquê? Porque o Maxi está no vértice bem para lá da área. Será que não está a fazer falta na zona onde o Elias se está a desmarcar, com o caminho todo livre? Hmm, talvez até pareça. E, mesmo qu

O Luisão tem dois pés que parecem duas talochas, mas não é por isso que um jogador fraco em posse. Porquê? Porque é inteligente. Não é criativo, nem adiciona nada que outro não pudesse fazer, mas é inteligente e cumpre. Não é um Garay. O Nuno Gomes... Pá, foi dos melhores avançados que tivemos, mas nem vale a pena falar nisso.

O Matic está bem à frente de todos os outros.
são opiniões... só temos que respeitar...
mas basta dizer que quando existe um jogador, seja ele qual for, que metade adoram e a outra metade "detestam"... é sinal que certamente existe alternativa melhor...
jogadores que unem toda a gente... Artur, Garay, Matic, Salvio, Lima, Enzo... todos os outros têm qualidade e limitações evidentes... só que uns são mais úteis que outros... ou seja, têm uma percentagem maior de "culpa" quer quando se tem sucesso ou insucesso...
Em relação ao nuno gomes já perdi demasiado tempo neste fórum a teclar sobre ele... mas como felizmente já cá não está, já nem perco tempo... Em relação ao luisão, apenas digo que uma equipa da dimensão do BENFICA devia ter duas claras opções no centro da defesa para sair a jogar... mas desde que o BENFICA tenha sucesso com a actual fórmula... por mim tudo bem... pois mais do que nomes, o que eu quero é que o BENFICA erga títulos...

Lima #11

Essas fotos não demonstram nada porque não são contextualizadas.

Para analisar os erros, é preciso ver o "filme" da jogada. A forma como o Sporting recuperou a bola e o posicionamento da equipa do Benfica nesse momento, é fundamental para auferir responsabilidades.

Estou certo é que o Maxi é mais vítima do que culpado, na maioria dos casos criticados por aqui.

orlando77

Citação de: Lima #11 em 29 de Abril de 2013, 23:59
Citação de: orlando77 em 29 de Abril de 2013, 23:54
Citação de: Lima #11 em 29 de Abril de 2013, 23:48
As fragilidades são postas em causa porque há outros jogadores de equipa que não fazem o que lhes compete:

1 - Os centrais devem subir um pouco a linha defensiva, encurtando distâncias com o meio-campo.

2 - O meio-campo não deve perder a bola na primeira fase de construção.

3 - Os avançados e os extremos têm de passar mais a bola, face as solicitações dos laterais.

muito bem dito...
o problema é que o JJ assume funções diferentes para os nossos alas...
não explica tudo, mas o Melgarejo não tem à sua frente o Lima... por isso é que está a fazer a época que está a fazer...
Apesar da maior experiência do Maxi, ele benefecia muito de ter como companheiro o completo Salvio...
Como normalmente é o Garay que conduz a bola pela centro-esquerda, é natural que o Maxi abra para dar largura e depois quando se perde a bola não esteja defensivamente muito bem posicionado, mas por isso é que existem os médios, para não permitir que a equipa contrária facilmente vascule o jogo... e aí o Matic tem estado fantástico esta época...

E às vezes os médios não assumem posicionamentos de equilíbrio nessas subidas dos laterais, porque têm como referências os atacantes que ficam colados aos defesas adversários, quando deveriam recuar. Ou seja, a equipa deveria funcionar como um todo e há muitos ali que não estão a fazer bem o seu papel.

Agora, será por teimosia do jogador ou será porque o treinador quer mesmo assim?
O Melgarejo não tem à sua frente o Salvio e não o Lima... lol
O JJ já o assumiu publicamente que o Gaitán e na altura o Di Maria, tinham mais liberdade para ficarem na ala quando a equipa estava a defender... para assim que se ganhásse a posse de bola, eles fossem uma referência para o colega que a ganhava...
Não é a toa que os nossos laterais esquerdos têm dificuldade em se impor... já o brasileiro que veio de frança foi igual... à medida que a época avançava cada vez era pior... Só mesmo o grande Fábio Coentrão é que esteve noutro patamar... mas esse é de nível mundial!

André Sousa


orlando77

Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2013, 00:12
Pega lá a vítima.
Se não estou em erro é o André Gomes que está a marcar na frente do jogador e a passo... O Maxi está claramente preocupado com outro jogador que nem entra na jogada... o DD não tem que fechar aí...
O grande problema de muita malta é que coloca a missão de defender apenas aos defesas...

Kyoto

hoje gostei, parece que esta a reaparecer neste final de epoca, e que falta faz

André Sousa

Citação de: orlando77 em 30 de Abril de 2013, 00:24
Se não estou em erro é o André Gomes que está a marcar na frente do jogador e a passo... O Maxi está claramente preocupado com outro jogador que nem entra na jogada... o DD não tem que fechar aí...
O grande problema de muita malta é que coloca a missão de defender apenas aos defesas...

Citação de: orlando77 em 29 de Abril de 2013, 23:45
aqui não há marcação homem a homem...


Adiante. O Maxi tem de fechar por dentro, sim. E, tendo em conta que és treinador, é-me inconcebível que não percebas isso. E isto aprende-se nos infantis. Nem é nos iniciados, juvenis, juniores.

orlando77

Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2013, 00:27
Citação de: orlando77 em 30 de Abril de 2013, 00:24
Se não estou em erro é o André Gomes que está a marcar na frente do jogador e a passo... O Maxi está claramente preocupado com outro jogador que nem entra na jogada... o DD não tem que fechar aí...
O grande problema de muita malta é que coloca a missão de defender apenas aos defesas...

Citação de: orlando77 em 29 de Abril de 2013, 23:45
aqui não há marcação homem a homem...


Adiante. O Maxi tem de fechar por dentro, sim. E, tendo em conta que és treinador, é-me inconcebível que não percebas isso. E isto aprende-se nos infantis. Nem é nos iniciados, juvenis, juniores.
Esquece o Maxi... explica-me o que o André Gomes devia ter feito...
Pergunto isto pois estás apenas focado no papel do DD... pensa na organização defensiva no seu todo...
O lateral tem que fechar por dentro... muito bem dito... queres um exemplo de insucesso... o Melga na 1ª mão contra o Newcastle... estava demasiado afastado do central... e a bola entra entre o lateral e o central... mas entra nessa ala...
Aqui não tem nada a ver com isso... a bola vai do lado contrário... quem tem de fechar é o meio campo...

Shoky

Jogou mal hoje...é um facto.
O Sami fez o que quis dele.

KATSO75

grande entrega mas a chama está no final! já não tem pedalada para este ferrari!

tiagoterceira

um extremo qq com inteligência acima da média..faz do Maxi um pino

vincitore

#36359
Citação de: BC em 29 de Abril de 2013, 23:24
Citação de: Roronoa em 29 de Abril de 2013, 22:59
Só um pormenor, o Maxi é defesa direito.
A sério? Todos pensávamos que era ponta-de-lança.

Eu pensava que era medio-avançado-esquerdo/centro/direito. Tudo menos defesa  :whistle2: