Juniores: Benfica 5-0 União de Leiria (Crónica e fotos)

klik

Citação de: Elpimba em 14 de Outubro de 2007, 13:22
Citação de: fmb em 13 de Outubro de 2007, 19:21
o andre soares que nao acorde para a vida que nao é preciso...

precisa de ir aquecer o banco!!!

Antes que comecem todos a mandar "bocas" destas, com todo o respeito, tens uma opinião e respeito-a... Mas queria aqui deixar uma opinião própria, pelo jogo de ontem (vou defender um bocado o André Soares). A mim parece-m que com esta táctica, que parece muito ofensiva, e é, mas conforme as equipas... O André Soares e outros , perdem o seu estilo natural de jogo... por exemplo, com esta táctica, o André Soares é obrigado a defender muito mais, ao que ele estava habituado... Todos sabemos que é um jogador ofensivo, que gosta de jogar (ou jogava) "livre" a nivel defensivo (quando tinha que acompanhar o defesa, acompanhava, mas não obrigatoriamente... era como se fosse um avançado, que fechava uma das alas)... Actualmente, devido a esta táctica (3-5-3), o André Soares tem que fazer de "defesa"-médio ala (o que o Paneira fazia nos ultimos anos, mas este tinha anos e sabedoria suficiente para isso), que é totalmente diferente, de um extremo ou avançado... A obrigação defensiva tira-lhe a criatividade ofensiva... visto ser um jogador que esta habituado a receber bolas do meio campo para a frente (frequentemente)... em que por vezes apanha a defesa contrabalançada... E actualmente, ao descer tanto apanha a equipa contrária quase sempre já posicionada e fechada (exemplo Leiria, normalmente, tinha sempre 2 jogadores em cima dele... e como não jogamos com laterais, fica muito sozinho...e a sua liberdade para falhar é minima... pois se falhar tem que recuperar rapidamente... a tal obrigatoriedade defensiva).
Resumindo e concluindo... esta táctica, principalmente, tira-lhe a criatividade e a liberdade de falhar... que é uma coisa muito importante para um jogador criativo...

Falando do jogo:

Esta táctica retira alguma liberdade ofensiva a alguns jogadores... directamente mais ao André Soares como ja mencionei... Rosa e Simão, idem... Nota-se mais quando se joga contra equipas bem organizadas e fechadas. É uma táctica que obriga a equipa que a usa, a jogar constanemente no meio campo adiversário... onde a linha média tem que recuperar rapidamente, ate essa própria linha de meio campo, e os restantes jogadores ofensivos a fazerem logo pressing... É bom ofensivamente quando estamos a atacar, mas defensivamente, requer muito atenção, dos defesas principalmente... devido aos contrataques (bolas nas linhas e nas costas, principalmente)... contra uma equipa que saiba jogar em contrataque, que tenha um bom cérebro e bons extremos, acho que é/vai ser complicado...

Individualmente, do jogo de ontem, gostei do Andre Carvalhas e do Ruben Lima (deviam receber a estrelinha os dois André, lol)... um pela criatividade e desempenho a atacar... e outro pela segurança la atrás...

O Simão, o Rosa (estes 2 futuramente ainda vão dar que falar no meio campo senior), o Abel, o J. Pereira, Airton, Magalhães, Daúd,(em espaços), Freire (tem que melhorar o jogo de pés... um bocado nervoso com a bola nos pés), Lassana (que jogador... mas isso ja todos sabem), Andre Soares (não foi o Soares que conhecemos, mas esteve bem na sua obrigação... no jogo de ontem talvez tivesse jogado melhor do lado contrário, pois faltou-le um pe direito de vez em quando... e do outro lado era mais fácil... e porque o Ruben, daria-lhe mais confiança para errar, talvez...)... estiveram bem... uns mais que outros, mas estiveram todos a um bom nível...

Deixei para último os dois pontas de lança... porque na minha opinião foram os que estiveram menos bem... estiveram bem a nivel de trabalho, mas a nível de finalização, que desastre...
O Guido, tem que perder uns kg's, tem bons pés... mas tem que mostrar mais... foi o primeiro jogo que vi dele, por isso vou esperar.. que perca mais peso e que mostre mais...

O Wang Gang... decepcionou-me... tinha uma ideia um bocado diferente dele... Como diziam aqui... é um jogador de diagonais, de velocidade... mas peca na recepção (  por vezes não sabe como o vai ou deve fazer mais rapidamente, para se desemvenselhar melhor do lance... por exemplo, pôr a bola a jeito logo para o remate ou passe), passe e outras coisas... que vou ver melhor durante a época... (percebo o porquê de o André dizer, que apesar dos golos, tem uma tendencia preferencial pelo Dabao)...

E por hoje é só... desculpem o texto... mas não via um jogo dos Juniores a muito tempo, entusiasmei-me...

Saudações

Não está habituado a defender e achas mal que ele comece a aprender a defender??? Hj em dia todos os jogadores tem de saber atacar e defender....

Elpimba

Não é assim que se aprende a defender... ou melhor, aprende... mas perde qualidades de jogo, principalmente ofensivo... Ele é do tipo de jogador que tem que aprender a defender aos poucos, de ano para ano... não assim... do estilo Cristiano Ronaldo no M. United...
E não é bem assim... do "todos têm que aprender a defender"... é aprender a preencher/recuperar espaços defensivos... defender mesmo é outra história, difere de jogador para jogador... jogadores que via/vejo a defender bem, e que jogam na frente... tens o Liedson e Derlei (quando estava em forma)... de momento são os que me lembro, mas existem outros...

Este tipo de táctica, para jogadores naquela posição, é pra jogadores ja sabidos a nivel defensivo ou experiencia posicional ou cultura de jogo, como por exemplo, Paneira, e recentemente no Benfica, Maxi Pereira (isto falando de médios com cultura defensiva, o Maxi, e cultura de jogo Paneira)... ou laterais ofensivos, como o Nelson (em forma), Miguel, Bosingwa, Paulo Ferreira... Resumindo, é o mesmo que pores um Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão (jogadores muito ofensivos)... dos inicos de carreira senior ou juvenil  a fazer um corredor... Não sei se fui explicito...

Ponho-t uma questão... achas que o André Soares dava um lateral esquerdo no minimo mediano??

Consoante a tua repsosta vais perceber mais ou menos o que digo...

Saudações

fmb

so disse o que disse do andre soares porque sei a enorme qualidade que ele tem ... por isso tem que se exigir muito mais!! é um jogador fabuloso que este ano nao fez um unico jogo a andre soares!!!!

este 3-5-2 nao obriga os extremos a defender muito...é uma tactica mesmo muito ofensiva e so muito raramente os extremos têm de ajudar a fechar!!!!

acho que uns jogos no banco nao lhe fariam mal...

Elpimba

Citação de: fmb em 14 de Outubro de 2007, 13:57
so disse o que disse do andre soares porque sei a enorme qualidade que ele tem ... por isso tem que se exigir muito mais!! é um jogador fabuloso que este ano nao fez um unico jogo a andre soares!!!!

este 3-5-2 nao obriga os extremos a defender muito...é uma tactica mesmo muito ofensiva e so muito raramente os extremos têm de ajudar a fechar!!!!

Nesta táctica... os extremos não chegam bem a ser extremos... são médios... e tal como mencionei... é muito ofensiva consoante a equipa que se apanhar... Se apanharmos Equipas com jogadores evoluidos no um para um e rápidos... vai ser complicado...

Tenho uma ideia e opinião diferente desta táctica, em relação à tua... mas respeito-a, e compreendo o que dizes... mas não concordo (pela tal ideia e opinião diferente da táctica)...

Red skin

André Soares é um prodígio ao nível do Quaresma... só que está ainda em formação... falta ganhar massa muscular!

giocas

Citação de: Elpimba em 14 de Outubro de 2007, 14:28
Citação de: fmb em 14 de Outubro de 2007, 13:57

Nesta táctica... os extremos não chegam bem a ser extremos... são médios... e tal como mencionei... é muito ofensiva consoante a equipa que se apanhar... Se apanharmos Equipas com jogadores evoluidos no um para um e rápidos... vai ser complicado...

Tenho uma ideia e opinião diferente desta táctica, em relação à tua... mas respeito-a, e compreendo o que dizes... mas não concordo (pela tal ideia e opinião diferente da táctica)...
Desculpem meter-me na conversa, mas penso que qualquer jogador que possa ser corrigido nas suas lacunas ou, até, defeitos nas camadas jovens (principalmente no(s) último(s) ano(s) de formação) atenuará as diferenças existentes entre o futebol de formação e o futebol sénior. E este é o grande problema de alguns jovens que com grande potencial ficam pelo caminho ou perdem-se em equipas medianas. A existência da extinta equipa B nunca foi aproveitada para colmatar esta dificuldade que existe na transição junior/sénior. Agora ou cria-se um protocolo com algum clube que, com a supervisão do benfica, reduza as dificuldades e diferenças com o atrás comparado (o que acho difícil algum clube aceitar) ou, então, criar dentro do clube e englobando o futebol sénior um gabinete(chame-se-lhe o que se quiser) de apoio à formação que serviria, essencialmente, para minizar as dificuldades na passagem ao futebol sénior.
Parece que João Alves já percebeu estas dificuldades e está a tentar aperfeiçoar os jogadores à sua(deles) breve e próxima realidade. O que, voltando atrás, deveria ser feito por um gabinete de apoio à formação.

fcouto

Espero que a lesão do Rosa não seja grave... só o vi jogar naquela digressão aos EUA e do pouco tempo que jogou gostei muito daqueles pésinhos e pelo que voces dizem aqui dele, parece que o rapaz é mesmo bom jogador...

Hugo Mig.L

Citação de: andre_DV04_SLB em 14 de Outubro de 2007, 09:00
Citação de: Hugo Mig.L em 14 de Outubro de 2007, 05:09
a lesão do m.rosa se for mm no joelho acho que ele devia ser tratado pelo departamento medico dos seniores não menespresando o dos juniores mas em principio ira ter uma recuperação mais favoravel.

Neste momento os Fisioterapeutas da Formação são dos Seniores, e vice-versa. O novo Departamento Médico veio "ligar" as duas estruturas.

por acaso n sabia, mas é optima noticia não só pq são exeperiencias valiosas para os mais novos(situações ligadas aos seniores) como tambem os probelemas fisicos sejam resolvidos com mais eficacia parece-me que este departamento ta a trabalhar bem, a recuperação do petit prova isso.

klik

Citação de: Hugo Mig.L em 14 de Outubro de 2007, 19:33
Citação de: andre_DV04_SLB em 14 de Outubro de 2007, 09:00
Citação de: Hugo Mig.L em 14 de Outubro de 2007, 05:09
a lesão do m.rosa se for mm no joelho acho que ele devia ser tratado pelo departamento medico dos seniores não menespresando o dos juniores mas em principio ira ter uma recuperação mais favoravel.

Neste momento os Fisioterapeutas da Formação são dos Seniores, e vice-versa. O novo Departamento Médico veio "ligar" as duas estruturas.

por acaso n sabia, mas é optima noticia não só pq são exeperiencias valiosas para os mais novos(situações ligadas aos seniores) como tambem os probelemas fisicos sejam resolvidos com mais eficacia parece-me que este departamento ta a trabalhar bem, a recuperação do petit prova isso.

Se fosse só a a do Petit?? Moreira, e o proprio David Luiz vão aparecer mais cedo do que se previa.

Corrosivo

Excelente temporada até agora dos comandados do Mr. João Alves

Miguelg

Citação de: andre_DV04_SLB em 13 de Outubro de 2007, 21:54
Existia iluminação mas artificial.
André com a lesão do Rosa naminha modestas opinião só vejo um jogador para o substituir Lassana Camará, grande jogador, mexeu e muito com a equipe neste jogo...já agora o Romeu Ribeiro e Miguel Vitor emprestados??? por favor nos Juniores serão indiscutiveis se forem rodar para a 1ªLIga dificilmente vão jogar anda tudo louko queimam-se jogadores que ~tanto dinheiro custam ao clube....

David Simão não engana