Bruno Pais (Triatlo)

Messi87

#135
TM Tiszaujvaros: Bruno Pais, na 17ª posição, foi o melhor português           

Disputou-se hoje em Tiszaujvaros, na Hungria, a 5ª etapa da Taça do Mundo de Triatlo. De entre os 3 portugueses em competição Bruno Pais foi o que melhor prestação teve, terminando na 17ª posição.

Na 21ª posição classificou-se João Pereira e na 46ª Duarte Marques. O forte calor que se fez sentir e o desgaste acumulado pela por duas competições em fins-de-semana sucessivos acabaram por ser os grandes adversários da maioria dos atletas.

A prova ficou marcada pela formação por um grupo de 7 elementos à saída do segmento de natação. Este grupo registou um entendimento pertfeito, acabando por chegar isolado à segunda transição e permitindo aos seus 7 elementos decidir a prova entre si. Neste grupo incluíam-se os russos Igor Polyansky e Andrey Bryukhankov (os primeiros à saída da água), o canadiano Brent McMahon, o Húngaro Akos Vanek. Neste grupo estava ainda o britânico Aaron Harris que liderou na maior parte do segmento de corrida final, para já na última volta ser relegado para o 2º lugar por Brent McMahon que assim venceu a primeira Taça do Mundo da sua carreira. Na terceira posição terminou o atleta da casa, Akos Vanek.

Com excepção de Bruno Pais, que só mais tarde recuperou, os portugueses nadaram junto dos grandes favoritos ao triunfo e integraram o grande pelotão que ia perseguindo os 7 fugitivos.  Apesar da superioridade numérica o grande pelotão nunca se mostrou capaz de se entender e anular a diferença para os 7 da fente. Perante este cenário criaram-se as condições para que se formasse uma outra fuga que chegaria à segunda transição em posição intermédia.

À chegada à segunda transição o pelotão principal estava já a 2 minutos dos primeiros a calçar os sapatos de corrida, pelo que a hipótese de lutar por um lugar no pódio era remota. No inicio do segmento de corrida João Pereira ainda surgiu entre os corredores mais rápidos mas acabou por quebrar, sendo ultrapassado por Bruno Pais que seria o melhor sobre a linha de meta (17º), alguns segundos à frente de João Pereira (21º). Duarte Marques completaria a prestação dos portugueses na 46ª posição.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1254&Itemid=1

Classificação:

http://www.triathlon.org/results/results/2011_tiszaujvaros_itu_triathlon_world_cup/5994/

Vinagre

parece que desaprendeu...

faneca_slb4ever

Citação de: Vinagre em 14 de Agosto de 2011, 16:15
parece que desaprendeu...
sempre esteve pela média europeia. Nunca chegou sequer perto dos melhores.

Vinagre

Citação de: faneca_slb4ever em 14 de Agosto de 2011, 16:19
Citação de: Vinagre em 14 de Agosto de 2011, 16:15
parece que desaprendeu...
sempre esteve pela média europeia. Nunca chegou sequer perto dos melhores.

mas destacava-se em Portugal

faneca_slb4ever

Citação de: Vinagre em 14 de Agosto de 2011, 16:39
Citação de: faneca_slb4ever em 14 de Agosto de 2011, 16:19
Citação de: Vinagre em 14 de Agosto de 2011, 16:15
parece que desaprendeu...
sempre esteve pela média europeia. Nunca chegou sequer perto dos melhores.

mas destacava-se em Portugal
Porque não tinha adversários. Em Portugal conta pouco.

zerocool

Já foi uma classificação melhor.
Força Bruno!!!!!

Messi87

Mundial de Triatlo: Pequim recebe a Final           

A cidade de Pequim, na China, volta a receber uma grande competição de Triatlo. Desta feita, o palco dos Jogos Olímpicos de 2008 vai decidir quem são os Campeões do Mundo de Triatlo 2011.

Nos masculinos, os irmãos Brownlee estão na frente da competição. João Silva é o atleta português melhor colocado na classificação do mundial, ocupando a 11ª posição.

Na competição feminina, que se realiza no domingo, é a também britânica Helen Jenkins que lidera a classificação mundial.

Depois de em 2008 ter recebido a prova de Triatlo dos Jogos Olímpicos a localidade de Changping, situada a poucos quilómetros do centro de Pequim, voltou desde o início desta semana a receber triatletas de todo o planeta para disputar os Mundais de Triatlo. Para os atletas do escalão Elite, entre os quais se incluem 4 atletas nacionais, esta é a 7ª etapa da competição, mas para os atletas Júnior e Sub23 o título mundial é definido na prova de Pequim.

A equipa nacional

A comitiva nacional, composta por Bruno Pais, Duarte Marques, João Pereira e João Silva chegou ontem a Pequim e já se vai adaptando às condições do local.

Para Bruno Pais e Duarte Marques o local não é desconhecido, já que ambos participaram nos Jogos Olímpicos de 2008.

Para a competição deste ano João Silva é o atleta melhor colocado para obter um resultado de relevo na classificação final do Mundial de Triatlo. Com 22 anos de idade, João Silva ocupa o 11º lugar da World Championship Series. Em 2010 o atleta da Benedita foi 4º classificado na etapa final e aproveitou os pontos extra em disputa para terminar o ano como 5º classificado absoluto final

Por outro lado, a prova de Pequim atribui pontos extra tanto para a classificação do Mundial como para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Foi com o objectivo de somar pontos para Londres 2012 que a equipa nacional preparou Pequim da melhor forma possível. Pais, Marques, Pereira e Silva concentraram-se nos Pirenéus Franceses e ali trabalharam em conjunto com o objectivo de chegarem a Pequim na máxima força.

Em termos da qualificação olímpica Portugal ocupa actualmente o 5º lugar do ranking de nações, um posicionamento determinado pela posição do 3º elemento de cada país no Ranking de Qualificação Olímpica. No final, apenas 8 países vão poder participar com 3 atletas na prova de Triatlo dos Jogos de Londres 2012. Os britânicos lideram este ranking, seguidos de Alemanha, França, Austrália e Portugal.

Individualmente Portugal tem 4 atletas bem colocados no ranking olímpico: João Silva é 8º, Bruno Pais é 26º, João Pereira 30º e Duarte Marques 64º. 

Os dias que antecedem a prova

Durante o dia de hoje a chuva fez-se sentir com alguma intensidade no local da prova. Assim, o treino de corrida foi cumprido debaixo de chuva forte. Um aperitivo para a trovoada e chuva forte que se espera para sábado, o dia da prova.

Para já o ambiente é de descontracção e os atletas vão demonstrando estar adaptar-se da melhor maneira à diferença horária. No seio da comitiva nacional reina o optimismo em relação à obtenção dos resultados desejados.

Amanhã, quinta-feira, realizam-se o Congresso da International Triathlon Union e os diferentes briefings para atletas e técnicos.

Horários e informações sobre a prova:

http://www.triathlon.org/news/article/coverage_of_2011_beijing_grand_final/

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1271&Itemid=1


Messi87

Foi debaixo de condições atmosféricas difíceis que se disputou a Final do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite. Duarte Marques foi o melhor atleta nacional conquistando o 21º lugar, o seu melhor resultado de sempre em Finais do Campeonato do Mundo e que lhe garante uma subida significativa no Ranking de Qualificação Olímpica. Seguiram-se João Silva, na 27ª posição, João Pereira na 34ª e Bruno Pais na 39ª posição.

O britânico Alistair Brownlee venceu a prova e conquista o também o título mundial 2011. Mas a maior façanha do dia foi o 2º lugar do suíço Sven Riederer que relegou para o 3º lugar do pódio Jonathan Brownlee.

A prova foi disputada exactamente no mesmo percurso da prova de Triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. No final dos 1500 metros de natação que compunham o primeiro segmento só Duarte Marques e João Silva conseguiam colocar-se no grupo da dianteira. João Pereira e Bruno Pais atrasavam-se e integravam um segundo grupo.

Ao longo dos 40Km de ciclismo Marques e Silva mantiveram as suas posições no grupo dos principais candidatos ao triunfo, embora João Silva tenha logo neste segmento evidenciado algumas dificuldades físicas. No segundo grupo João Pereira e Bruno Pais iam trabalhando para tentar diminuir a diferença para a frente mas acabaram por chegar à segunda transição já a mais de um minuto da liderança.

À saída para o segmento de corrida João Pereira foi ainda penalizado com 15 segundos (parado) por ter saído para o ciclismo ainda sem ter o capacete devidamente afivelado. Neste segmento final o grande destaque vai para o excelente segmento de corrida protagonizado por Duarte Marques que o manteve sempre na luta por um lugar no top20 da prova. No final, Marques terminaria na 21º posição, logo atrás de Bevan Docherty (prata em Pequim) e de Steffen Justus (3º no mundial 2010).
Sem melhora da indisposição João Silva apenas conseguiu recuperar alguns lugares na última volta ao percurso de corrida. Por seu turno João Pereira foi um dos melhores atletas no segmento de corrida mas o atraso com que o iniciou não lhe permitiu ir além do 34º lugar. Bruno Pais também subiu algumas posição na corrida final terminando no 39º lugar.

Na frente da competição, logo que se iniciou o segmento de corrida os irmãos Brownlee colocaram-se na liderança da prova, mas a partir do momento que Alistair arrancou isolado para a conquista do título mundial o seu irmão mais novo, Jonathan, ficou à mercê do grupo perseguidor onde estavam Javier Gomez, Sven Riederer, David Hauss, Maik Petozold, Laurent Vidal e outros. No sprint final o suiço Riederer (Bronze em Atenas) acabou por bater Jonathan que ainda assim segurou um lugar no pódio.

Nas contas finais do Campeonato do Mundo Alistair Brownlee conquista o seu segundo título mundial Elite, seguido do seu irmão Jonathan e do espanhol Javier Gomez.

Em termos do ranking de qualificação olímpica a prova de hoje acaba por não trazer alterações de maior uma vez que os terceiros elementos dos mais directos perseguidores, nomeadamente Estados Unidos e Rússia, não ganharam pontos aos atletas nacionais. Individualmente Duarte Marques é quem mais beneficia da prova de hoje, já que conquistou oseu melhor resultado em finais do Campeonato do Mundo de Triatlo.

Dentro de 10 dias disputa-se em Yokohama, com a presença de atletas nacionais, a etapa da WCS que foi adiadada de Maio para Setembro devido do terramoto registado no Japão. Uma que o título mundial foi hoje atribuído aos pontos WCS em disputa contarão já para o Mundial 2012 mas, por outro lado, vai permitir aos atletas disputar pontos de qualificação olímpica do primeiro período, que terminou a 31 de Maio de 2011.

Resultados Finais
1.   ALISTAIR BROWNLEE GBR   1:48:07
2.   SVEN RIEDERER SUI   +0:08
3.   JONATHAN BROWNLEE GBR   +0:11
21.   DUARTE SILVA MARQUES POR   +1:56
27.   JOAO SILVA POR   +2:27
34.   JOAO PEREIRA POR   +2:52
39.   BRUNO PAIS POR   +3:40

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1277&Itemid=1

zerocool

Está claramente na curva descendente e acredito que os JO 2012 serão a sua ultima prova internacional.

faneca_slb4ever

Citação de: zerocool em 14 de Setembro de 2011, 10:06
Está claramente na curva descendente e acredito que os JO 2012 serão a sua ultima prova internacional.
Isso se atingir a qualificação para os JO 2012.

zerocool

Citação de: faneca_slb4ever em 14 de Setembro de 2011, 10:15
Citação de: zerocool em 14 de Setembro de 2011, 10:06
Está claramente na curva descendente e acredito que os JO 2012 serão a sua ultima prova internacional.
Isso se atingir a qualificação para os JO 2012.
Acredito que consiga, mas com algumas dificultades.

Messi87

Vai participar na Taça do Mundo de Huatulco (México). Prova tem inicio às 10:45 (hora local) de domingo.

Start List:

http://www.triathlon.org/events/start_list/2011_huatulco_itu_triathlon_world_cup/6000/

Messi87

Run - Lap3

1.   RICHARD MURRAY   RSA   01:51:41
2.   MATT CHRABOT   USA   +00:14
3.   BRUNO PAIS   POR   +00:29
4.   RYAN BAILIE   AUS   +00:57
5.   IVAN RANA   ESP   +01:02
6.   MANUEL HUERTA   USA   +01:39
7.   ALESSANDRO FABIAN   ITA   +01:45
8.   DAVIDE UCCELLARI   ITA   +01:49
9.   AARON ROYLE   AUS   +01:54

faneca_slb4ever

Não devem estar os melhores nesta prova.

Messi87

#149
Finish

1.   MATT CHRABOT   USA   02:00:37
2.   RICHARD MURRAY   RSA   +00:13
3.   BRUNO PAIS   POR   +00:28
4.   RYAN BAILIE   AUS   +01:10
5.   IVAN RANA   ESP   +01:24
6.   MANUEL HUERTA   USA   +01:46
7.   JOAO SILVA   POR   +01:58
8.   DAVIDE UCCELLARI   ITA   +02:01
9.   AARON ROYLE   AUS   +02:04
10.   BRENT MCMAHON   CAN   +02:07
11.   PETER CROES   BEL   +02:18
12.   MARIO MOLA   ESP   +02:37
13.   RUEDI WILD   SUI   +02:54
14.   ALESSANDRO FABIAN   ITA   +02:57
15.   ARTURO GARZA   MEX   +03:02
16.   ANDREW RUSSELL   CAN   +03:16
17.   KEVIN COLLINGTON   USA   +03:18
18.   DUARTE SILVA MARQUES   POR   +03:21
19.   DANYLO SAPUNOV   UKR   +03:45
20.   JESSE FEATONBY   AUS   +04:10