Bruno Pais (Triatlo)

catviegas

Citação de: Meio_metro em 30 de Novembro de 2007, 16:08
li ag no jornal do benfica!!
mas que grande noticia!! o benfica esta a apostar forte nas modalidades!! axo que é uma atitude mt correcta pk temos que estar no topo em tds as modalidades!!

É bom ver estes atletas de topo no SLBenfica. Mas para quando uma escola de triatlo? Tantos jovens benfiquistas tem como exemplo o Bruno e a Vanessa e depois vão para outros clubes treinar a modalidade...

46Rossi

Exclusivo: Entrevista a Bruno Pais
«Tenho condições para vencer grande prova internacional»

Acabadinho de se sagrar, pela quinta vez, campeão nacional de triatlo, Bruno Pais fechou com chave de ouro o ano em que cumpriu o sonho de ir aos Jogos Olímpicos (onde obteve um brioso 17.º lugar). Considerado, por muitos, o melhor triatleta masculino português, aquele que há quatro anos foi campeão europeu domina em território luso, embora procure ainda novas vitórias fora de portas.

Símbolo do Fundão, terra que adoptou ainda criança, Bruno Pais tem 26 anos e, a par de Vanessa Fernandes, veste de águia ao peito, enchendo de orgulho, prova após prova, os adeptos do Glorioso e os amantes da modalidade em Portugal.

Dos jogos à nova aposta

Conquistou nos últimos dias o Campeonato Nacional. Um fecho de temporada em grande. Qual o balanço que faz deste ano?
Foi, de facto, um ano especial, em grande parte devido à minha primeira participação nos Jogos Olímpicos. Este até foi um ano em que competi menos do que em momentos anteriores, pois já tinha obtido os pontos necessários para me qualificar para Pequim. O que é certo é que as provas não me correram muito bem até Junho, altura em que as coisas começaram a fluir melhor. Depois, nos Jogos, também penso que estive bem, apesar de achar que poderia ter ido mais além. Dei o meu melhor e estou contente por isso. Competi ainda em algumas provas em Portugal e França e finalizei a temporada com esta conquista do título, que me deixou muito contente.

E, agora, as merecidas férias...
[Sorri] Sim, é um mês em que treino muito menos, pois preciso de recarregar baterias para a próxima época.

Baterias essas que apontam para que objectivos na próxima época?

Irei apenas às provas mais importantes, a nível internacional, sendo que também gostava de experimentar provas mais longas. Também vou apostar nas provas nacionais.

Que ilações retira da experiência de Pequim, nos Jogos Olímpicos?
Bom, começando pela preparação, é um pouco complicada. Quando ainda faltavam alguns meses antes da prova, já estávamos um pouco nervosos, mesmo que tentássemos não pensar muito nisso. É que era um objectivo de há muito e queríamos estar bem numa prova que era, ainda assim, uma incógnita. Fizemos uma boa preparação e chegámos lá na melhor forma possível. Na prova, senti que era como se estivesse numa Taça do Mundo, com os mesmos adversários. Já nos conhecemos bem. Quanto ao ambiente olímpico, só o conhecemos após a prova, pois antes ficámos num local perto do percurso. A aldeia olímpica, essa, é uma prova viva do são convívio que pode existir entre todos os atletas. Penso que foi aí que se notou a diferença do que são uns Jogos Olímpicos ou uma Taça do Mundo, pois a nível competitivo temos pela frente os mesmos adversários de sempre.

O início (sobre rodas)

O ponto alto de uma carreira intensa. Mas regressemos ao início. Onde e como surgiu este gosto pelo triatlo?
Lembro-me que tinha ido morar há pouco tempo para o Fundão. Comecei a fazer ciclismo e conheci o senhor Fernando Feijão, que já fazia triatlo, pelo que foi com ele que tomei contacto com a modalidade. Ainda assim, comecei por representar um clube de ciclismo e só quando este terminou é que experimentei o duatlo. Fiz duas ou três provas e fui logo chamado para a Selecção Nacional de duatlo. Só depois comecei a nadar, nos estágios, e comecei realmente a apaixonar-me pelo triatlo. Em 2000, vim para o centro de alto rendimento, em Lisboa, e aí tudo começou mesmo a sério.

Considera-se um triatleta equilibrado?
Depende das provas. Se olharmos para as provas nacionais, sinto-me equilibrado, mas nas internacionais sei que tenho de trabalhar e evoluir mais em especial na natação e na corrida. É uma evolução permanente e não podemos perder o comboio.

Qual a sensação de correr, nadar e pedalar de águia ao peito? Sente um apoio especial devido a esse motivo?
Sinto e de que maneira. É totalmente diferente um atleta representar o Benfica ou outro clube. Havendo muitos benfiquistas em todo o lado, sente-se muito o apoio das pessoas e isso é sempre um ponto importante a nosso favor.

Diferenças e... vitórias

É certo que, entre outros feitos muito importantes, já se sagrou campeão da Europa. No entanto, até por ser considerado um dos 10/15 melhores triatletas mundiais, muitos portugueses estão sempre à espera que possa obter triunfos internacionais com uma regularidade idêntica à que a Vanessa Fernandes apresenta. Acha tal possível?

Sinto que posso chegar mais além, mas nunca ao que a Vanessa tem feito. Além disso, o sector masculino é muito diferente, pois quase nunca ganha a mesma pessoa. É muito competitivo, obtendo-se tempos muito parecidos. Note que nos Jogos Olímpicos eu cheguei a um minuto e meio do primeiro classificado e fiquei em 17.º, enquanto a Vanessa, à mesma distância da vencedora, ficou em segundo lugar. Isso prova o quão complicado é vencer uma prova de triatlo em termos masculinos, pois existem muitos atletas ao mesmo nível. Isto, claro, sem qualquer desprimor para as concorrentes femininas, também elas tremendamente valiosas e capazes. A Vanessa, então, é uma fora de série!

De qualquer forma, para quando a tal arrebatadora vitória internacional?
Sinto que vai acontecer esse dia e que me vai dar ainda mais força. Seria fantástico, mas, ao mesmo tempo, é mais do que um sonho pois sei que tenho condições de vencer uma grande prova internacional. Simplesmente, ainda não chegou esse momento...

Triatlo... até que idade?
Sabe que o triatlo é um desporto de resistência e quanto mais velho, melhor. Os líderes mundiais chegam em grande nível até aos 36 ou 38 anos. Se o meu corpo aguentar, acredito que ainda farei dois Jogos Olímpicos. Vamos ver o que acontecerá no futuro.

Praticamente uma década, pois, pela frente?

Sim, e sinto que tenho muito para dar e que ainda não cheguei a um limite. Quero ir mais além e evoluir. Sei que o vou conseguir.

slbenfica.pt

vieira

Tenho um autógrafo deste tri-atleta, da Vanessa Fernandes e de outro que nao me lembra o nome.. Curiosamente o Boa Morte ia no mesmo aviao, a quem também saquei um autógrafo  :D

Freire

Parabéns Bruno pelo titulo nacional de triatlo longo.

zerocool

grande vitoria de um grande atleta... :slb2:

O_Glorioso


JM21

Parabéns Bruno!   :slb2:       

faneca_slb4ever


zerocool

o bruno ganhou uma prova de duatlo este fds.... :slb2:


O_Glorioso


JM21


zerocool

penso que deveria realizar mais provas no estrangeiro pois no nosso país n tem adversários à altura...parabens por mais uma vitória!!!

Freire

Como ficou hoje no Algarve?