Nélson

Defesa, 41 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2005-2008), 107 jogos (8825 minutos), 2 golos

Di Nes

Nesta entrevista concedida em exclusivo à Sportis, Nélson recorda os seus primeiros tempos em Portugal, fala dos seus sonhos, da sua vida familiar e da sua paixão pelo futebol.

Foi há 7 anos que Nélson chegou a Portugal, sozinho e com um bilhete de ida e volta: "Se as coisas não corressem bem, voltava para Cabo Verde."

Os primeiros tempos, recorda o jogador, não foram fáceis. Um período de adaptação feito de altos e baixos. Longe da  familia, num país diferente do seu e sem conhecer ninguém, Nélson teve de rapidamente se adaptar a uma nova realidade: novos colegas, novos costumes, novos hábitos....

A sua garra e vontade de vencer, ajudaram-no a superar as saudades da sua Terra Natal (Cabo Verde) e, principalmente, da familia: " Sempre pensei em ser futebolista profissional. Esse sempre foi o meu sonho! Mas admito que não foi fácil, pois tive de abandonar os meus estudos para seguir esta minha paixão pelo futebol. E na altura os meus pais não queriam que eu abandonasse a escola porque sabiam que em Cabo Verde seria muito dificil concretizar este meu sonho de menino. Mas a minha decisão já estava tomada e eu sabia bem o que queria."

Sportis - Como nasceu esta tua paixão pelo futebol?

Nélson - Olha... A minha paixão pelo futebol nasceu logo na barriga da minha mãe. É verdade! A minha mãe conta que eu dava pontapés... Já criança e como é normal em África, jogava à bola na rua, com os outros meninos. Depois comecei acompanhar os jogos na televisão e ficava maravilhado. Já nessa altura era fanático pelo Benfica e era um grande admirador do João Pinto, era o meu ídolo. E tentei seguir os passos dele. E graças a Deus correu bem.

Sportis - Em Cabo Verde chegaste a representar algum clube?

Nélson - Sim, cheguei a jogar pelo Clube Desportivo de Palmeira. Um clube da minha terra. Joguei lá 2 anos antes de vir para Portugal.

Sportis - Já em Portugal, que clubes é que representaste antes de chegares ao estrelato no Benfica?

Nélson - Joguei 3 anos no Vilanovense (Vila Nova de Gaia), depois no Salgueiros, passei entretanto pelo Boavista e, passado um ano, já estava a jogar no Benfica. Considero que foi um crescimento muito rápido. Sinto orgulho de todo o meu percurso, sinto orgulho de mim mesmo porque consegui chegar onde pretendia - consegui concretizar o meu sonho de criança.

Sportis - E a tua familia? Também olha com orgulho para o teu crescimento profissional?

Nélson - Olha vou falar do meu pai. O meu pai adora futebol. Lembro-me de me sentar no sofá a discutir futebol com ele. O meu pai sempre se preocupou comigo, com o meu futuro. Hoje, nem ele nem a minha mãe, estão arrependidos de me terem deixado vir para Portugal. Estão muito felizes por mim.

Sportis - Mudando um pouco de assunto. Como vais passar esta época festiva?

Nélson - Sempre que posso passo o Natal em Cabo Verde, junto da minha família. A minha família é muito numerosa, tenho muitos irmãos. Este ano, infelizmente, vou ter de ficar por cá por dois motivos: por motivos profissionais e por causa do meu pai que está internado. Vai ser uma época um pouco triste por causa da situação do meu pai, mas graças a Deus agora tenho junto de mim a minha mãe e a minha filha e isso dá-me muita força.

Sportis - O Natal em Cabo Verde é muito diferente do Natal em Portugal?

Nélson - Não! É muito parecido. Reune-se a família, também se come o bacalhau e no final da ceia cada um vai para o seu lado porque há várias festas a decorrer nessa noite.

Sportis - Voltando um pouco atrás: como está a decorrer a recuperação do teu pai?

Nélson - O meu pai tem um problema muito delicado....O meu pai está tetraplégico... Está internado há cerca de um ano e meio. Tem tido algumas melhorias ao nível da sensibilidade, nos pés. Hoje já sente os pés. Mas continua deitado.... Não tem sido fácil para nós...

Sportis - Qual o teu maior desejo para o ano de 2008?

Nélson - Tenho muitos desejos.... Eu sei que neste momento é dificil ter o meu pai completamente recuperado, foi sempre isso que eu pedi a Deus. O que eu peço a Deus é que o meu pai tenha saúde, que se recupere. Espero que consigamos esquecer todos estes maus momentos....

Sportis - Não queria terminar a nossa conversa sem antes saber como tens lidado com a fama, com a abordagem dos fãs?

Nélson -  No início foi um pouco difícil, ficava timido. Num clube com a dimensão do Benfica a nossa exposição é maior e temos um número maior de pessoas que nos admiram por isso tive de aprender a lidar com isso. Agora já encaro toda esta situação com naturalidade e fico feliz pela abordagem dos meus fãs. Eu sei que eles são muitos, recebo muitas mensagens de apoio através do meu site.

Sportis - Como costumas ocupar o teu tempo livre?

Nélson - Eu passo muito tempo em casa.... Dedico muito tempo à música. Adoro música. Gosto de escrever letras, gosto de cantar, se bem que ultimamente não tenho dedicado muito tempo a este meu hobbie. Como tenho cá a minha filha tenho-lhe dedicado todo o meu tempo livre.

Sportis - Sei que és uma pessoa preocupada com os outros? É verdade?

Nélson - Sou.... Desde criança que eu tento ajudar os que mais precisam. A minha mãe pode confirmar isso. Em Cabo Verde pegava nos miúdos mais carenciados e levava-os para minha casa para lhes dar comida, banho e uma roupa lavada. Desde criança que eu gosto de ajudar.... Não é só nesta época do ano. Sou assim o ano inteiro. Tenho consciência que há muita gente que passa fome e que precisa de ajuda. Por isso, sempre que posso tento auxiliar os que mais precisam. É o minimo que eu posso fazer.

Sportis - Nélson, no final uma mensagem para os teus fãs.

Nélson - Só posso agradecer pela simpatia, pelo carinho e pelo apoio que me têm dado, mesmo nos momentos menos bons que tenho tido. Essas mensagens de força chegam quer pessoalmente, quer através do meu site. Fico feliz por isso. E já agora um Feliz Ano Novo para todos.

http://www.nelson22.com/

KingSize

No meio de tanta merda, ninguém se lembra de realçar... :disgust:

Na minha opinião, começasse a assistir á recuperação deste jogador...em termos defensivos tem evoluído com Camacho, e espero que assim continue..

Força Netcha  O0

KingSize

Só para realçar que fê-lo numa posição que não é a sua, e fê-lo muitíssimo bem.. :coolsmiley:

lonstrup

Não foi pelo Nelson nem pelo Luis FIlipe que o Benfica esteve mal.

Aliás, na 1ªparte fizemos uma exibição exemplar a que só faltou o golo.

S-Line

hahahahahahah ok....

JM21

Ettelbreck

Parece que o nosso Netcha tá a voltar à boa forma... :slb2:

Yashin®

Esperemos que seja desta.

fmb

para mim foi o melhor em campo!!! perdeu la uma bola estupida na 2 parte, mas fez uma exibiçao sem amcula!!!

tem um potencial tremendo....saiba usa-lo!!!

Dixi

Com o regresso de Léo à lateral esquerda quem irá para lateral direito?

bolas10

Para mim foi dos melhores

JM21

Tou a gostar!!!  :slb2:    :slb2:   :slb2:

geslb

Foi um dos unicos que deu luta ontem, nao entendi o porque da sua substituçao

franciscoafonso

O Nelson está a defender bem porque abdicou de atacar. Estando sozinho contra dois gajos, nem o Cristiano Ronaldo se safava a extremo direito.

aguia1

nelson e david luis foram os jogadores q mais me agradaram nos ultimos 2 jogos.cartao vermelho po camacho pela sua substituicao.