Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

You'll Never Drink Alone

Citação de: matilde_1990 em Hoje às 02:41So leio críticas e se vai a eleições ganha de novo com 80%

O fórum para o bem e para o mal não representa a maioria. Esteve mais que visto em eleições anteriores.

Tamen

Citação de: Nenad25 em Hoje às 05:31Malta, tendo em conta que aqui na Austrália um gajo tem que enfrentar o dia todo com esta azia brutal, avanço, ao melhor estilo Mauro Xavier, com os meus 9 motivos para esta época desastrosa. Peço desculpa pelo tamanho do texto, que será certamente longo.

1. Guarda-Redes: Fomos atrás do Bento e acabámos humilhados pelo Presidente do Athletico Paranaense. A época começou com a saga do Vlachodimos. Iniciámos o Campeonato com o Ody, que claramente não era opção para o Schmidt. Tentámos resolver a situação com o Trubin. Na minha opinião, é um guarda-redes com muito futuro. No entanto, terá as suas dores de crescimento, e vamos sofrer com isso.

2. Lateral Direito: Falhámos na contratação do miúdo do Estoril. Acreditámos que o João Vitor seria a solução. Não só não o foi, como amuou e criou um problema disciplinar por não ser opção. Não tivemos alternativa ao Bah, obrigando a recuar o Aursnes. Não resolvemos a situação em Janeiro. Falhámos ou desistimos do Malheiro (e ainda bem). Tínhamos o Costinha aqui ao lado.

3. Lateral Esquerdo: Falhámos na contratação do Kerkez. Fomos buscar o Jurasek, que não se adaptou. Fomos buscar o Bernat e fomos literalmente enganados pelo PSG. Fomos buscar o Carreras, que não estava preparado para ser titular do Benfica. Falhou a estrutura e o treinador. Tentámos adaptar o Morato (para alegria da namorada que andava a mandar bocas no Instagram). Um desastre total. Fomos obrigados a recuar o Aursnes.

4. Extremos/Médios: Arrancámos com um plantel com bastantes opções, com o Aursnes, João Mário, Schjelderup, Guedes, Neres, Gouveia, Di Maria, Rafa, Tengstedt (começou a pré-época como suplente do Rafa). Nem todos estavam cientes do seu lugar no plantel. O Schjelderup amuou. O Guedes quis sair. Veio o Rollheiser em Janeiro, para nada. Devido aos problemas acima citados, nunca fomos capazes de usar o Aursnes aqui. Nunca conseguimos utilizar a segunda linha de pressão, porque o Di Maria foi (quase) sempre inexistente na reacção à perda.

5. Avançados: Falhámos na contratação do Gimenez e do Taty. Fomos buscar o Arthur, sem perfil para o sistema de "Gegen-press" do treinador (já debilitado na segunda linha de pressão). Fomos buscar o Marcos Leonardo, claramente sem intensidade para o futebol europeu. Sobrava o Tengstedt, que, apesar de bom rapaz, não tem nível para isto.

6. Roger Schmidt: Sempre o defendi, mas creio que chegou a altura de avaliar este ano: um total desastre. Incompetente nos mais diferentes pontos. Na minha opinião, errou principalmente em 3 aspectos:


- Gestão do Grupo e Liderança (em parte, culpas divididas com a estrutura e com os próprios jogadores): desde a pré-época, viu-se que algo estava errado no grupo. Foi o Schjelderup a fazer birra e querer sair. Foi o Ramos a abandonar o barco a 2 dias de decidir um troféu, depois de ter sido utilizado a titular em todos os jogos de pré-época. Foi a saga do Di Maria no Bessa. Foi a namorada do Morato a chorar no Instagram. Foi a mulher do Lucas. Foi o João Vitor. Foi a namorada do Neres. Entrevista do Kocku. Férias aos Argentinos, porque sim. Abdicar de estágios no dia anterior. Tudo deu péssimo resultado.

- Construção do Plantel: vários problemas, como já detalhado acima, foram causados por péssimas escolhas na formação do plantel. Se foi ele a escolher o Jurasek, o Carreras, o Arthur, errou. Se não foi ele a escolher e aceitou, errou. Se não exigiu um defesa-direito, errou.

- Opções tácticas e leitura de jogo: a famosa reacção à perda, o famoso "gegen pressing", este ano raramente se viu. Em certas alturas, deu a impressão de que queria manter todos os "pesos-pesados" do plantel em campo, fosse qual fosse a posição. Insistência no João Mário, por exemplo. O Aursnes em todo o lado, menos na sua posição. O Di Maria 90 minutos atrás de 90 minutos. O Rafa idem.

- Comunicação: para se ser treinador do Benfica, tem-se de ser, de certa forma, populista. Nunca o conseguiu. Disse frases que abriram a porta a sensacionalismo por parte da comunicação social. Na minha opinião, o discurso dele não é desrespeituoso para o adepto do Benfica. É apenas e só realista, "alemão". O facto do seu inglês não ser perfeito também não ajuda. Nunca foi protegido, quando foi literalmente vítima de um ataque por parte de toda a comunicação social.


7. Estrutura: Falhou em toda a linha. Tanto na construção do plantel (quem escolheu o Bernat? quem escolheu o Carreras?), na falta de protecção ao treinador, na defesa do próprio clube e adeptos. Neste momento somos um clube aburguesado, em que se privilegia o caminho mais fácil ao trabalho (veja-se novo empréstimo obrigacionista)

8. Jogadores (alguns deles): Todas as birras lhes foram permitidas, críticas nas redes sociais, entrevistas. Tiveram a papinha toda feita. Férias, sem estágio no pré-jogo. Exigia-se pelo menos profissionalismo. Exigia-se pelo menos agradecer mais do que 20 segundos aos adeptos.


9. Adeptos: Talvez o ponto mais polémico. Considero que se confunde exigência com estupidez. Nas alturas mais complicadas, os adeptos do Benfica são nocivos ao próprio clube. É por isso que quando caímos, caímos com estrondo, enquanto outros, apelando à união contra factores externos, são capazes de aguentar o barco. Nós não, ajudamos a empurrar para o fundo. Não digo que não deva existir exigência. Tem, sim, de haver ponderação, principalmente no estádio. Tem de haver cultura de apoio. Temos dos piores ambientes da Europa.
Nesta eliminatória, o ambiente na Luz foi vergonhoso!  Entre duas equipas fracas, passou a única que teve apoio no próprio estádio. Talvez tenha sido o ponto diferenciador.
No final da época, ou em dias como hoje, sim, que demonstremos toda a nossa indignação.

Restam-nos 5 jogos para tentar encontrar maneira de desfrutar (e olhem que não é fácil, para quem acorda às 4h30 am para os poder ver).

Citando o saudoso Vítor Oliveira, "o bonito do futebol é que começa tudo do zero todos os anos". Sei que temos um problema estrutural, mas agarremo-nos a esta frase.

Ganhar em Faro.


Além da péssima definição do plantel, tudo se agudiza com a situação do Ody. A forma como fala dele na CS, pareceu q o plantel n gostou, e até parecia ser bem visto no balneário e se calhar com razão na discussão. O plantel parece ter ficado do lado do jogador. 

De resto, excelente post! 

player12

Citação de: matilde_1990 em Hoje às 02:41So leio críticas e se vai a eleições ganha de novo com 80%
É a mágia dos votos eletrónicos ou então é porque a maioria dos sócios são tão bananas como os que estão á frente do clube.

onnel

Também não te tens de justificar?tem vergonha

flexter

Fds ganha tomates e faz o que tem de ser feito...

Mais de um ano a jogar uma merda